Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

SEGUNDO DIA DO ANO MOVIMENTADO

Foto: Ricardo Duarte
Alguns detalhes separam o atacante Herrera do Olímpico. O acerto e o anúncio da contratação devem ocorrer até a próxima segunda-feira.

- A VOLTA DE HERRERA!
No dia 20 de dezembro de 2008, num post que eu publiquei aqui no Blog, eu comentei a possibilidade de a direção GREMISTA buscar informações sobre a situação do atacante Herrera, que não havia acertado o seu futuro com o Corinthians e aguardava o Gimnasia de La Plata (ARG), time que detém os direitos do jogador, decidir o seu futuro. Passados mais de 10 dias, na passagem do ano, a imprensa informa que Herrera está perto de ser anunciado pelo GRÊMIO como novo reforço para 2009. Uma informação que me agrada muito, e deve ser comemorada pelos GREMISTAS! A contratação ainda não está acertada, por isso mesmo não vou me animar e nem alongar este texto. Vamos aguardar a confirmação vinda da direção, e aí sim comemorar a volta de Herrera!

- HERRERA VOLTANDO, FALA AÍ! Chega a ser engraçado ler os comentários de GREMISTAS sobre a possibilidade de Herrera voltar ao GRÊMIO. Muitos comemoram como eu esta possível contratação, por se tratar de um jogador muito voluntarioso com o time, pela aplicação e raça já demonstradas na sua passagem pelo GRÊMIO em 2006, e também por ter evoluído como jogador, chegaria mais experiente e com mais gols no currículo, uma das principais críticas a ele em 2006.

Mas já outros GREMISTAS julgam que se trata de um jogador para compor o grupo apenas, não vem para ser titular, posso até concordar em parte, mas quem seria o titular senão ele. Reinaldo? Perea? Acho o Reinaldo um bom jogador, mas devido às suas contusões constantes, não é um jogador confiável para ter uma continuidade na equipe, e sim um jogador para ser alternativa em certos momentos do jogo, mas não titular. Já Perea também considero um bom jogador, mas teve altos e baixos em 2008, e por isso não tem mais a compreensão do torcedor. Portanto, a meu ver, Herrera chega para ser titular.

Já tem GREMISTAS que se iludiram com o nome de Maxi López, que tem mais renome internacional do que o Herrera, e agora criticam a vinda do argentino teoricamente menos badalado. Para esses digo que Maxi López é uma eterna promessa do River Plate, não faz muitos gols, na verdade não faz muitos jogos, e até hoje vem sendo repassado de clube em clube sem conseguir se afirmar em nenhum. Assim como chamam Herrera de "quase gol", Maxi López talvez mereceria um apelido parecido. Às vezes os torcedores se deixam levar por nomes, e esquecem que às vezes aquele jogador mais próximo pode ajudar mais. A esses torcedores eu digo o seguinte: o argentino Maxi López chegaria com badalação, não seria uma má contratação, mas seria uma aposta, já que ele não tem demonstrado nos últimos anos tudo o que lhe foi projetado no início de sua carreira. Quanto ao argentino Herrera, podemos dizer que ele viria no auge de sua carreira, depois de um ano no Corinthians sendo o destaque da equipe, e é ainda um jogador que conhecemos e sabemos do seu profissionalismo e do seu futebol solidário para com a equipe, ou seja, não seria uma aposta, ele já é uma afirmação. Sem contar que acredito que Herrera é melhor opção para atuar ao lado de Alex Mineiro, pelo seu jeito de jogar, enquanto Maxi López me parece ter um estilo de jogo mais parecido com o de Alex Mineiro, ou seja, não combinaria como dupla de ataque.

Foto: Júlio Cordeiro
O diretor executivo Rodrigo Caetando pode estar indo para o Vasco. Decisão se fica no GRÊMIO ou sai deve ser anunciada na segunda-feira.

- RODRIGO CAETANO DE SÁIDA!
Se já não bastasse termos alguns jogadores assediados por outras equipes, agora até dirigente GREMISTA sofre assédio. O atual diretor executivo GREMISTA, Rodrigo Caetano, recebeu uma proposta tentadora do vice-presidente administrativo do Vasco da Gama, José Hamilton Mandarino, e pode trocar o belo trabalho desenvolvido no GRÊMIO (em ano de Libertadores da América), por uma mala de dinheiro e um trabalho que começará do zero, já que o clube vascaíno está em maus lençóis financeiros, sem contar o rebaixamento à Segunda Divisão, sendo o objetivo principal fazer o clube retornar à Série A. A boa proposta balançou o diretor GREMISTA, e mudou o jeito de falar do cara. Há pouco tempo Rodrigo Caetano falava que ficaria no GRÊMIO por acreditar na continuidade do trabalho, já agora ele diz que irá pensar na proposta do Vasco e decidir até segunda-feira o seu futuro.

"Existiu uma consulta sobre a possibilidade de eu trabalhar no Vasco no ano que vem. Fizeram uma proposta para eu ser o diretor executivo do clube, coordenando o futebol" - confirmou Rodrigo Caetano, balançado com a proposta.

"Realmente existiram contatos, sondagens, mas eu vou procurar pensar isso com muita calma. Tentar fazer a opção mais adequada para o momento. Realmente, é uma decisão difícil, mas o profissional tem que estar aberto a ouvir este tipo de situação. No momento, afirmo, que a minha intenção é permanecer, mas vejo com muito carinho e fico orgulhoso por ter o meu trabalho reconhecido. Vou procurar definir isso com calma, juntamente com a família, durante este final de semana para iniciar os trabalhos na próxima semana aqui no GRÊMIO, porque essa é a minha intenção no momento" - declarou Rodrigo Caetano, concentrado no momento no GRÊMIO.

"Vejo com bons olhos essa proposta do Vasco. O clube não é de Segunda Divisão, o Vasco está na Segunda Divisão. Confesso que ainda não defini a minha situação e vou pensar em tudo no fim de semana. Tenho uma questão ética com o GRÊMIO e precisa ser algo sem traumas" - disse Rodrigo Caetano, já deixando o GRÊMIO de escanteio.

"Nos faz pensar. Como eu falei, realmente, é uma valorização. Não só pelo fato de ser um grande clube no Brasil que passa por dificuldades, mas principalmente pelo projeto de reconstrução. De transformar esta queda do Vasco em uma grande oportunidade de reestruturação do clube. Volto a frisar que sempre a minha prioridade é de permanência, mas é algo que será decidido com muita cautela, com muito cuidado, para não tomar uma decisão equivocada" - ressaltou Rodrigo Caetano, que com seu trabalho bem feito no GRÊMIO é cobiçado por muitos.


Caso Rodrigo Caetano decida sair do GRÊMIO, eu não sei quem perderá mais com isso! Será que é o próprio Rodrigo Caetano, que deixaria um clube com um bom trabalho que ele ajudou a desenvolver, com perspectivas ótimas em relação a 2009, com uma Libertadores batendo as portas, para pegar uma "boca braba" que é o Vasco atual, com boas intenções mas sem boas perspectivas. Ou será que é o GRÊMIO, que pode perder um excelente profissional, um excelente trabalho desenvolvido pelo diretor executivo Rodrigo Caetano, que resgatou as Categorias de Base do clube, que ajudou a equilibrar as finanças graças às revelações de craques nos últimos anos, e ao trabalho sério que ele passou a fazer a partir de 2008 quando chegou ao cargo de diretor executivo e ajudou a montar a equipe de 2008. Enfim, não sei quem perderá mais, mas creio que ambos perdem algo, caso Rodrigo Caetano decida mesmo sair.


- MAKELELE FICA, MORALES E ORTEMAN TAMBÉM!
O diretor executivo Rodrigo Caetano confirmou que a renovação de contrato do volante Makelele está quase acertada com o Palmeiras, time que detém os direitos do jogador. Renovado o contrato, o volante ficará por mais um ano no Olímpico. Em 2008, nas poucas oportunidades que Roth lhe deu, Makelele mostrou qualidades até de atacante, é uma boa contar com ele no grupo GREMISTA de 2009. Outros dois jogadores tiveram suas permanências confirmadas para 2009: são os uruguaios Orteman e Morales. O meia Orteman deve permanecer por ter experiência na Libertadores, e pelo GRÊMIO ter poucas alternativas para o meio campo, onde conta somente com Tcheco, Souza e Douglas Costa. A possibilidade de o GRÊMIO ainda tentar a contratação de um meia armador nos próximos dias, pode fazer com que a direção negocie Orteman, o Peñarol estaria interessado em contar com ele em 2009. Já o "Gigante" Morales ganhou espaço com as saídas de Marcel e Soares, e apesar da chegada de Alex Mineiro e da possivel contratação de um atacante nas próximas horas ou dias, o uruguaio permanecerá por duas razões: tem contrato com o clube até a metade do ano, e conta com muita experiência em Libertadores, fator que falta à equipe do GRÊMIO no momento.

- ESTRANGEIROS TRICOLORES! Eu ainda não entendi a questão de estrangeiros no GRÊMIO em 2009. Somente três estrangeiros podem jogar numa equipe do Brasil, dessa maneira caso Herrera ou outro atacante estrangeiro seja contratado, um estrangeiro terá que sair. O colombiano Perea deve permanecer por um pedido de Roth, Morales dificilmente irá sair, pois o número de atacantes ficaria abaixo do pretendido pelo GRÊMIO, já o meia Orteman dificilmente será utilizado, pois a concorrêcia é grande com Tcheco e Souza, sem contar com o jovem Douglas Costa, e sendo assim eu vejo ele como o provável estrangeiro a sair do TRICOLOR em 2009. Vamos ver o que acontece nos próximos dias!

- ANDERSON PICO DEVE SAIR, AMARAL VOLTA AO VASCO! As últimas notícias vindas do Olímpico dão conta que o lateral esquerdo Anderson Pico está de saída. O jogador deve ser emprestado à outra equipe após ele se reapresentar no próximo dia 7 de janeiro. Segundo um dirigente, o jogador é acusado de não ter comprometimento profissional e não ser um jogador "bom de balança". Já Pico não admite esse problemas e afirma que não entende o seu afastamento da equipe no Brasileirão, porém acredita que uma nova equipe pode lhe fazer bem.

"Posso sair agora e voltar melhor e mais experiente" - disse o lateral Anderson Pico.

O volante Amaral não ficará no GRÊMIO para 2009. O jogador, que veio por empréstimo até o fim de 2008, voltará para o Vasco da Gama à pedido do novo técnico vascaíno, Dorival Júnior. E cá entre nós, o GRÊMIO não fez questão de renovar o seu contrato, e nós não fazíamos questão de que ele permanecesse, pela possibilidade de ele vir a jogar.

- RETORNAM, MAS NÃO FICAM! O lateral esquerdo Bruno Telles e o atacante Jonas irão se reapresentar no GRÊMIO no dia 7 de janeiro, mas não ficarão para a pré-temporada. Na verdade esperarão o TRICOLOR decidir os seus futuros. O lateral Bruno Telles ao que parece não recebeu proposta de clube algum até o momento, e enquanto não for negociado, treinará em separado no Olímpico. Já o atacante Jonas tem mercado, e o GRÊMIO já deve ter recebido diversas propostas pelo jogador. A intenção do GRÊMIO é incluir o atacante em uma negociação para trazer outro em troca. Com o atual grupo GREMISTA, sem dúvida o atacante Jonas não teria espaço para jogar, sendo sensato negociar o atleta com outra equipe, já quanto ao lateral Bruno Telles eu discordo. No atual grupo temos dois laterais da posição: Anderson Pico, que deve ser negociado por empréstimo, e Hélder, que não aproveitou muito bem as chances que recebeu no decorrer do Brasileiro. E nenhum deles me parecem mais regulares ou melhores do que Bruno Telles. Ao lado do novo lateral esquerdo GREMISTA, Fábio Santos, Bruno Telles deveria ganhar um voto de confiança e permanecer como uma alternativa em 2009.

- NUNES NOS AFLITOS! O Naútico (PE) confirmou nesta tarde de sexta-feira a contratação junto ao GRÊMIO do volante Nunes. O jogador ficará por contrato de empréstimo de um ano lá no Estádio dos Aflitos, em Recife.

- RUDNEI FORA DOS PLANOS! Com a permanência do volante Makelele no Olímpico em 2009 quase garantida, o GRÊMIO deve emprestar o volante Rudnei para outro clube nesta temporada que se inicia. Por incrível que pareça o jogador estava cotado para subir a Serra para a pré-temporada agora em janeiro, mas como Makelele ficará, as chances de ele permanecer diminuíram. Tchau, Rudnei!

- PAULO BAIER LIVRE! O lateral e meia Paulo Baier rescindiu o seu contrato com o Goiás de acordo com o seu procurador, Neco Cirne, e está livre para negociar com qualquer clube que seja. Segundo informações da imprensa, o jogador estaria negociando com duas equipes, mas nenhuma seria de clubes gaúchos. No fim do ano passado o jogador havia comentado que seria um sonho seu vestir a camisa do GRÊMIO, mas na mesma época o GRÊMIO tratou de afirmar que o clube não tinha nenhum interesse em contratar o jogador. Mas e agora, será que não seria uma boa trazê-lo? Não vejo como prioridade, vejo como uma possibilidade do mercado interessante.

- PATROCINADOR NOVO? O vice-presidente do GRÊMIO, César Pacheco, revelou à imprensa que uma empresa (multinacional) teria feito proposta ao clube com a intenção de ser o novo patrocinador, já que na metade do ano o contrato com o Banrisul, patrocinador desde 2001, se encerra. Segundo Pacheco, a multinacional estaria disposta a investir um valor acima de R$ 15 milhões por ano no GRÊMIO. O valor proposto seria 5 vezes maior do que o valor que o GRÊMIO recebe atualmente do Banrisul, algo em torno R$ 3,6 milhões anuais.

O GRÊMIO aceitou a parceria com o Banrisul em 2001 para saldar dívidas com o banco, dívidas de empréstimos. O valor em dinheiro recebido anualmente pelo GRÊMIO é baixo em razão disso. Com o fim do contrato com o Banrisul, o GRÊMIO tem duas alternativas: renovar o contrato por mais tempo, algo que o banco já demonstrou interesse, ou procurar novo patrocinador, tendo a perspectiva de ganhos anuais com publicidade muito maiores do que na atualidade.

O vice-presidente do GRÊMIO não revelou o nome da multinacional, mas já tem gente dando palpite que seria a FIAT. Veja o que Pacheco falou a respeito:

"Existe sim a possibilidade da gente lançar uma camisa para a Libertadores. Acho que ela fica pronta até o fim de janeiro. Tem uma empresa fora do país que quer a camisa limpa e estamos negociando. Conversamos com o Banrisul e com a Tramontina, que pretendem continuar com o clube, sobre isso e vamos ver o que acontece" - disse César Pacheco.

Na boa, não sei qual a situação financeira do GRÊMIO com o Banrisul, mas está na hora de faturar um pouco mais em prol do clube. Negocia a dívida com o banco, e vai procurar um novo patrocinador, vamos ganhar dinheiro! Já tá na hora de se ver livre do Banco do Estado do Rio Grande do Sul!

Nenhum comentário: