Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 1 X 1 Internacional (Santa Maria)

Fotos: Charles Guerra
Apesar do horário nada acessível, Estádio Presidente Vargas esteve parcialmente lotado, onde a maioria era GREMISTA.

Como não poderia deixar de ser, o TRICOLOR entrou em campo com uma faixa homenageando o Brasil de Pelotas, devido ao acidente que envolveu o clube na semana passada.

Aos 7 minutos do 1° tempo, uma "bucha" do lateral esquerdo Vainer, da equipe do Inter-SM, foi parar no ângulo do goleiro Victor. A eqquipe da casa abria o placar.

O autor do gol comemorou bastante, e merece, pois foi um golaço!

Pela cara, Celso Roth não gostou nada-nada da atuação da equipe GREMISTA no 1° tempo. Foi preciso uma palavra com os jogadores no intervalo para que tudo mudasse.

E mudou, o meia Souza por exemplo se movimentou mais, jogou tanto por um lado como do outro, arriscou chutes à gol.

Já o meia Tcheco viveu altos e baixos na partida, às vezes sem nenhum fôlego, e às vezes com fôlego demais. Ao que parece tem que ganhar ritmo de jogo, ou se preparar fisicamente melhor.

O atacante Alex Mineiro desde o 1° tempo vinha demonstrando ser um jogador de muita movimentação, sempre buscando jogo junto aos meias, o que agradou, porém decepcionou por não ter feito um chute à gol, portanto, nada de gol.

Já que Alex Mineiro não fez, o jogador que mais parece com o atacante tratou de fazer. Tcheco pela esquerda rolou a bola para o Fábio Santos, o lateral esquerdo cruzou na medida para o lateral direito Ruy só cabecear para o fundo das redes, sem nem mesmo ter saído do chão. Era o empate GREMISTA, logo no início do 2° tempo.

Lateral Ruy mostrou que sabe usar o "cabeção" que DEUS lhe deu. Foi o primeiro gol do jogador na equipe, começou bem o cara, agradou!

E começou o Gauchão para o GRÊMIO, em plena quarta-feira, às 16h30, sob um baita sol, com um bom público na "Baixada Melancólica", apesar dos pesares. Junto com isso um gramado ruim (como é a maioria no interior, acho que é para os jogadores irem se acostumando, mordomia só tem no Olímpico ou Beira Rio), mais uma bola nova da Federação Gaúcha de Futebol, que mais parece um "balão", sem contar no início de temporada, jogadores exaustos devido a pré-temporada em Bento Gonçalves. Diante de tudo isso, demorou até o TRICOLOR engrenar na partida.

E a engrenagem demorou a trabalhar na equipe GREMISTA. Logo de cara o Inter (SM) aproveitou a moleza (momentânea) da equipe GREMISTA, e de passe em passe abriu o placar aos 7 minutos, com um "balaço" do lateral esquerdo Vainer. Inter-SM 1 x 0.

Com o gol tomado, o TRICOLOR passou a ter a iniciativa do jogo, ir em busca do ataque. Mas faltava movimentação e parceria entre os meias Tcheco e Souza, e diante de pouco espaço para criar, os dois sucumbiram durante a 1ª etapa. O GRÊMIO passou a criar jogadas a partir de seus zagueiros, principalmente com Réver, que continua o mesmo de 2008, regularíssimo e soberano na zaga, mas sem muita eficácia. Nas alas, tanto Ruy pela direita como Fábio Santos pela esquerda apoiaram pouco, sem oferecer muito perigo ao adversário. Mas foi com Fábio Santos que aconteceu um pênalti claro, não marcado pelo árbitro Viniciús Costa. No ataque, a dupla Reinaldo e Alex Mineiro não funcionou plenamente. Reinaldo parecia perdido em campo, bem marcado não criava uma boa jogada e não parava em pé, já Alex Mineiro parecia querer jogar, buscava a bola fora da área, ajudava na marcação e armação, tentava criar tabela com os meias, mas fazia excessivamente, perdendo oportunidades de concluir ao gol adversário. Fim de 1° tempo, e o placar não agradava, era necessário uma reação mais forte na 2ª etapa.

Após o intervalo, onde Celso Roth deve ter reorganizado a equipe, o GRÊMIO voltou melhor, voltou com ímpeto, com vontade de chegar ao empate, e depois partir rumo a vitória. Não demorou muito, e assim como o Inter-SM havia aberto o placar logo no início do jogo, o TRICOLOR fez o mesmo na volta do intervalo. Aos 5 minutos, Fábio Santos recebu passe de Tcheco, e cruzou na cabeça do lateral Ruy, que só teve o trabalho de cabecear no contrapé do goleiro, e comemorar seu primeiro gol pelo GRÊMIO. O TRICOLOR empatava a partida, e restava bastante tempo para a virada.

Após o gol de empate a equipe GREMISTA se atirou para o campo adversário. A marcação ficou adiantada, e o adversário já demonstrava falta de preparo físico, sentia que não tinha mais fôlego para combater o TRICOLOR. Dessa forma, o time da casa abdicou de atacar, se recolheu no seu campo. Os jogadores GREMISTAS notaram e passaram a pressionar, a bola passou a ser tocada de jogador em jogador, virando o jogo sempre, principlamente para a direita onde o lateral Ruy aparecia sempre sozinho nas costas da zaga adversária. No 2° tempo, Tcheco e Souza passaram a criar mais. Mas Souza estava melhor na partida, buscou o jogo, marcou, lançou, chutou, fez de tudo. Já Tcheco criava boas jogadas, dava bons lançamentos, mas às vezes prendia muito a bola, facilitando a marcação e a roubada de bola do adversário.

A pressão GREMISTA no campo do Inter-SM foi até uns 20 minutos, a essas alturas o time tratou de administrar e tranquilizar a partida, pois o time de Santa Maria não esboçava nenhuma reação. Souza, Tcheco, Reinaldo e Alex Mineiro receberam boas chances para marcar, mas desperdiçaram. O técnico Celso Roth vendo que a equipe havia já relaxado na disposição do ataque, resolveu trocar Reinaldo pelo jovem atacante Rafael Martins. O guri entrou bem, fez bons passes, buscou o jogo e pressionou a saída de bola do adversário. Outra troca feita por Roth foi de tirar Fábio Santos e colocar o lateral Jadílson.

Perto do fim da partida, o GRÊMIO voltou a pressionar o Inter-SM em busca do gol da vitória, mas a falta de pontaria e as diversas precipitações nos passes e lançamentos não deixaram a vitória GREMISTA acontecer na estreia do Gauchão 2009. No fim, um empate de bom tamanho para ambas as equipes.

A próxima rodada é contra o Esportivo neste próximo sábado. O jogo será no Estádio Olímpico e os ingressos já estão à venda. É a primeira chance no ano para os GREMISTAS matarem a saudade do seu time e conferirem os reforços que chegaram. Vamos GRÊMIO, vamos ganhar!


Ficha do Jogo:


GRÊMIO - 1 : Victor, Leo, Réver, Rafael Marques, Ruy, William Magrão, Tcheco, Souza, Fábio Santos (Jadilson), Reinaldo (Rafael Martins) e Alex Mineiro. Técnico: Celso Roth.

Internacional (Santa Maria) - 1 : Goico, Cassel, Lino, Darzone, Marquinhos, Sandro, Márcio Souza, Jonas (Fabinho), Vainer (Rudimar), Vágner (Jéferson) e Alê Menezes. Técnico: Abel Ribeiro.

Estádio Presidente Vargas (Santa Maria - RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Ruy, aos 4 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Vainer, aos 7 minutos do 1° tempo (Inter-SM).

Cartões amarelos: William Magrão, Ruy, Leo e Reinaldo (GRÊMIO), Darzone, Alê Menezes, Jéferson, Goico e Lino (Inter-SM).

Árbitro: Vinícius Costa da Costa (RS).
Auxiliares: Marcelo Barison (RS) e Marcelo Oliveira e Silva (RS).

Nenhum comentário: