Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

4-4-2 OU 3-5-2? QUAL SERÁ O ESQUEMA GREMISTA EM 2009?

Após dias de trabalhos físicos na pré-temporada GREMISTA em Bento Gonçalves, enfim começou os trabalhos técnicos e táticos sob o comando do técnico Celso Roth. Desde o início do ano, Roth vinha falando que o esquema que deu certo em 2008, o 3-5-2, provavelmente seria o esquema a ser adotado desde o início de 2009. Entretanto, diante dos reforços apresentados, e do recomeço do trabalho, parece que o técnico GREMISTA vem trabalhando a hipótese de testar primeiramente o 4-4-2, e posteriormente o 3-5-2. Qual será o resultado deste tira-teima? Em breve saberemos!

TIME GREMISTA NO 4-4-2 * > Victor no gol, Ruy pela lateral direita, Leo pela direita e Réver pela esquerda são os zagueiros, e Fábio Santos é o lateral pela esquerda, no meio campo temos Diogo na primeira função, William Magrão fazendo a segunda função, e à sua frente são dois armadores: Tcheco um pouco mais recuado trabalha pela esquerda e Souza um pouco mais adiantado pela direita, no ataque: Reinaldo pela direita e Alex Mineiro mais centralizado.

* Pode haver alterações de jogadores em certas posições da equipe.

O QUE SE GANHA COM O 4-4-2 > Ganha a defesa, pois os dois laterais darão sustentação à zaga GREMISTA, pois não terão necessidade de atacar sempre. Ganha o meio campo, que terá mais uma "mente pensante" para a função de armar a equipe e distribuir as jogadas. Ganha a equipe, pois o esquema 4-4-2 é um esquema tradicional, não sofre alterações durante a partida, e cada jogador tem a sua função certa.

O QUE SE PERDE COM O 4-4-2 > Ver o ítem "O QUE SE GANHA COM O 3-5-2" mais abaixo.

TIME GREMISTA NO 3-5-2 * > Victor no gol, uma linha de três zagueiros com Leo pela direita, Réver centralizado e Heverton pela esquerda, Souza é o ala pela direita, Diogo atua na contenção pelo meio campo, William Magrão trabalha aberto na direita, e Tcheco trabalha aberto pela esquerda, ao seu lado o ala esquerdo Jadílson, na frente Jonas é o atacante pela direita e Alex Mineiro é o atacante centralizado.

* Pode haver alterações de jogadores em certas posições da equipe.

O QUE SE GANHA COM O 3-5-2 > Ganha o trabalho do líbero, zagueiro que tem características de ficar na sobra (na cobertura dos outros zagueiros) e de ser o jogador surpresa quando tem liberdade de subir ao ataque. Ganha a ousadia dos alas, que dão auxílio ao meio campo na armação e na opção de jogadas. Ganha a característica de preencher e ganhar o meio campo, devido ao maior número de jogadores naquele setor, fator que no futebol atual é importante. Acredita-se que a equipe que ganha o meio campo, ganha a partida.

O QUE SE PERDE COM O 3-5-2 > Ver o ítem "O QUE SE GANHA COM O 4-4-2" mais acima.

> OPINIÃO <

Tanto um esquema como o outro já provaram ser eficazes, já mostraram ser vencedores. Não é sempre que vencem é bem verdade, não é infalível, mas qual esquema o é?

Vamos analisar o esquema que poucos criticam, e muitos utilizam.

- O esquema 4-4-2 é um esquema que funciona, que o torcedor facilmente decora. Suas jogadas são sempre previsíveis, mas quando bem treinadas e entrosadas são "mortais". É um esquema que trabalha com a troca de tarefas entre as laterais do campo. De fácil assimilação entre o lateral direito e o esquerdo. É o seguinte, enquanto o lateral direito sobre para apoiar, o lateral esquerdo recua, e vice-versa. Isso torna a defesa numa constante de três zagueiros, ou quase isso. Portanto, a zaga ganha com o equilíbrio que terá sempre. Outro fator que o esquema 4-4-2 tem é a do revezamento e da parceria de contar com dois armadores no meio campo, isso dá mais criatividade ao cérebro da equipe. Não existe muito o que falar do 4-4-2, pois a característica de ser um esquema padrão, que pouco sofre de alterações de posicionamento durante o tempo de jogo, e a sua tradição de ser o mais utilizado esquema tático do mundo inteiro, faz cokm que ele não sofra muitas resistências por parte dos treinadores, dos torcedores e também dos "treinadores" da imprensa. O mesmo não se pode dizer do 3-5-2, muito funcional em certas partidas, mas um desastre em outras.

Vamos analisar primeiro o 3-5-2 GREMISTA em 2008, e analisar o possível 3-5-2 em 2009.

- O esquema 3-5-2 do GRÊMIO no ano passado não me serve, mesmo que alguém diga que fomos bem com ele. Era um esquema que na teoria aparecia com três zagueiros, cinco jogadores preenchendo o meio campo e dois atacantes, mas na prática mostrava-se uma equipe nada ousada no ataque, e tendo como papel principal marcar no seu campo. Ora bolas, este não é o 3-5-2 vencedor que o técnico Tite fez no GRÊMIO da Copa do Brasil de 2001. Aquele 3-5-2 se tornou referência no país do futebol, todos queriam decifrar aquela equipe. Era uma equipe que levava poucos gols, devido a marcação no campo adversário, e fazia muitos gols, devido ao mesmo fator de marcação no campo adversário, mas também porque trabalhava com seus alas no ataque, sempre apoiando até a linha de fundo. Esse é o 3-5-2 ideal, não o do ano passado, que tinha a característica de deixar seus dois "alas" no seu próprio campo, quase nunca indo à linha de fundo. Os alas eram na sua maioria do tempo Paulo Sérgio na direita e Hélder pela esquerda, dois jogadores nada ousados, fator primordial para um ala, como Felipe Mattioni e Jadílson sempre demonstram quando jogam. Portanto, se os alas não trabalharem juntamente com os meias, de nada adiante jogar no 3-5-2, pois teremos uma equipe que leva poucos gols como em 2008, mas teremos também uma equipe que faz poucos gols como em 2008.

Entretanto, esse ano o TRICOLOR contratou o lateral esquerdo Jadílson, e pode contar ainda com o lateral Felipe Mattioni nos próximos dias. Dois jogadores, dois alas perfeitos para o esquema 3-5-2. Ambos tem a característica de apoiar muito o ataque, devido a muita ousadia e muita velocidade. Com esses jogadores escalados, o GRÊMIO jogará com o verdadeiro 3-5-2. Onde os alas apoiam com total dedicação o ataque, tendo aí sim que trabalhar muito a cobertura de ambos com os três zagueiros do esquema.

Comparando os esquemas.

Na zaga o 4-4-2 tem a facilidade de trabalhar com os dois zagueiros sendo auxiliados nas pontas do campo pelos laterais direiro e esquerdo, algo que não ocorre no 3-5-2, quando o líbero fica responsável pela cobertura dos zagueiros que saem para marcar as laterais. Porém, bem trabalhado o esquema 3-5-2, é o meio campo o responsável por fazer a primeira marcação no adversário, dando poucas brechas para ser atacado.

Nas laterais e alas mora o grande diferencial dos esquemas. Enquanto o 4-4-2 trabalha com os dois laterais mais fixados na zaga, mas tendo sempre a caracteristica de liberar um para atacar. Vide o GRÊMIO de Felipão, que tinha Arce no apoio, e Roger mais na contensão. Eu sei, faz muito tempo, mas ainda funciona hoje em dia. Já o 3-5-2 deixa os alas liberados para atacar, sem claro se descuidar da marcação, mas isso não é a sua maior responsabilidade. A responsabilidade fica para o técnico que optou por aquele esquema. Como eu analisei anteriormente, no ano passado Celso Roth fez um tipo de alas às avessas no GRÊMIO, pois Paulo Sérgio e Hélder mais pareciam laterais fixos que não atacavam nem por decreto, ficavam somente na marcação. Está nas laterais do campo o diferencial entre esses dois esquemas.

No meio campo o 4-4-2 tem a sua força graças aos dois armadores que dispõe. No GRÊMIO, o meio campo teria Tcheco e Souza lado a lado. No 3-5-2 o meio campo tem a sua importância, porém se confunde com os alas. Num bom 3-5-2, os meias e os alas tem parceria na armação, são ambos fundamentais para o bom andamento da equipe na partida. Com Jadílson pela esquerda, e possivelmente Mattioni na direita (não admito Souza atuando como ala direito, é desperdício de talento colocá-lo ali, mas...vai saber!), Tcheco ganharia opções e auxílio, e não ficaria sobrebarregado. Nem o GRÊMIO ficaria tão dependente do "bom humor" do nosso capitão!

No ataque há uma mudança de jogadores que não sei bem qual é a explicação. Qual a diferença de Reinaldo no 4-4-2 ou no 3-5-2, e o Jonas, qual é a diferença também? Acredito que por não ter em ambos os esquemas uma mudança caracteristica e primordial no estilo de jogo dos atacantes, Celso Roth vem apenas testando um uma hora, e outro em outra hora. A mudança pode até existir se penssarmos que com alas sempre apoiados no ataque, a bola terá a caracterítica de chegar mais vezes dentro da área, enquanto no 4-4-2 o atacante talvez tenha que buscar mais o jogo fora da área. Mas como são suposições, e como acredito que o estilo de jogo tanto do atacante Reinaldo como o do atacante Jonas são semelhantes, não vou ligar para esse detalhe. Até porque eu disse que deve ser isto em que o nosso "querido" treinador está pensando!

Particularmente gosto mais do 4-4-2, pois teríamos Tcheco e Souza atuando juntos, mas não vejo problemas no 3-5-2 com as contratações que vieram, principalmente caso Mattioni volte e Jadílson jogue. Mas como disse o Técnico Celso Roth: "Eu gosto do esquema que ganha jogo!". Pois é, eu concordo com ele. Sendo 4-4-2 ou 3-5-2, e o GRÊMIO em campo estiver vencendo, tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas realmente...

É melhor eu parar de falar sobre isso por aqui, pois não vejo mais nada além de números na minha cabeça, e também porque é capaz de eu concordar mais uma vez com o Celso Roth! E isso minha gente, é um grande problema!

Nenhum comentário: