Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 24 de janeiro de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 5 X 0 Esportivo

Fotos: Fernando Gomes
No reencontro com a torcida, o GRÊMIO atropelou por 5 x 0 a equipe do Esportivo e mostrou aos seus torcedores que o time está no caminho certo.

Lateral direito ou atacante? Ruy "Cabeção" fez seu segundo gol em dois jogos e ouviu das arquibancadas um coro em sua homenagem: "...Ruy é Cabeção...".

O atacante Jonas teve boa movimentação na partida, fez um gol e agradeceu muito por isso, e apesar de algumas chances de gol perdidas, deve permanecer na equipe que enfrenta o Novo Hamburgo semana que vem.

Foto: Fernando Gomes (montagem)
O meia Souza (esquerda) foi o melhor jogador da partida, e fez um golaço de falta. Já o meia Tcheco (direita) não teve uma de suas melhores atuações, mas fechou o placar fazendo de pênalti o quinto gol GREMISTA.

Foto: GREMIO.net

Quando o juiz assinalou pênalti aos 9 minutos do 2° tempo, a torcida pediu para ele cobrar. Com paradinha e tudo, o atacante Alex Mineiro foi pra a cobrança e chutou fazendo o seu primeiro gol com a camisa do GRÊMIO. No final do jogo, o atacante falou que espera muitas outras avalanches acontecendo no Olímpico graças aos seus gols.

Sabe aquele papo de que essas primeiras partidas no Gauchão não podem servir de parâmetro e nem ser levadas tão a sério para uma análise profunda do que será a equipe mais pro futuro, muito pela razão de os adversários serem frágeis e fáceis de serem batidos, e também por ser apenas o começo da temporada, é a pura verdade. Porém, esta vitória do GRÊMIO sobre o Esportivo no primeiro encontro com o torcedor no Estádio Olímpico serviu para mostrar que a equipe já tem personalidade, já tem um esquema tático assimilado, ainda sendo aprimorado. Foi uma grande vitória, não só pelo placar elástico, mas pela forma em que jogou.

Primeiro vou destacar a diferença entre os esquemas 3-5-2 do ano passado com o 3-5-2 de 2009 que nesses dois primeiros jogos eu constatei. No ano passado jogávamos exatamente com os "mesmos" três zagueiros, dois alas, meio campo e atacantes, porém a funcionalidade dos alas não era nada ofensivo, e sim defensivo, eles jogavam como zagueiros. No meio campo, Tcheco era auxiliado por William Magrão, mesmo assim para armar a equipe nosso capitão ficava sobrecarregado, se ele não jogava o time não jogava. Tudo diferente nesse ano que se iniciou há dois jogos, quando vemos que o 3-5-2 está sendo praticado na sua essência, com dois alas (Ruy e Fábio Santos) ofensivos, quase ponteiros, e com dois zagueiros (Leo e Rafael Marques) quase alas, sem contar o meio campo com Souza e Tcheco, dois armadores que ainda são auxiliados por Willliam Magrão vindo de trás e pelos atacantes (Jonas e Alex Mineiro) que estão à frente. É óbvio que essa ofensividade aconteceu graças a facilidade da partida, em jogos com equipes mais qualificadas isso não deve acontecer, porém, mesmo assim é necessário ressaltar que independente do adversário o esquema funcionou. O 3-5-2 está sendo efetivamente bem realizado na prática, bem diferente do que foi no ano passado diga-se de passagem. Vamos ao Jogo.

O jogo mal tinha começado, e o GRÊMIO em 20 segundos abria o placar com o atacante Alex Mineiro, entretanto, o bandeirinha viu impedimento e o árbitro acatando a decisão do seu assistente anulou o gol. Mesmo o gol sendo anulado, vale dizer que o toque sútil por cima do goleiro feito pelo Alex Mineiro foi de quem sabe marcar gols. Com este início já arrasador, o GRÊMIO já dava pintas ao torcedor do que seria a tarde ensolorada no Monumental.

Pouco depois do gol anulado, houve um dos poucos momentos de perigo ao goleiro Victor no 1º tempo. O Espotivo cobrou uma falta, e o goleiro Victor teve que se esticar todo para defender e tocar a bola para escanteio. Depois disso, pressão total GREMISTA.

Com quase os 11 jogadores no campo adversário, o GRÊMIO não parava de atacar. Pela direita, Leo, Ruy e Souza eram responsáveis pelas principais jogadas, muitas vinham para o meio, onde Alex Mineiro e Jonas faziam a parede para quem vinha de trás, pela esquerda, Fábio Santos atuou mais timidamente, mas junto com Rafael Marques (de boa atuação) também buscava o ataque.

O GRÊMIO empilhava chances de marcar, primeiro com o atacante Jonas, que em combinação com Alex Mineiro, chutou fraco em cima do goleiro, depois com Rafael Marques chutando forte de fora da área e o goleiro fazendo uma bela defesa, e mais uma chance com o meia Souza, que recebeu livre na grande área e bateu cruzado rente à trave.

Finalmente, aos 19 minutos, bela jogada de Ruy para Jonas, de Jonas para Alex Mineiro, que com um leve toque devolveu para Ruy, que com um belo chute tirou do goleiro para marcar seu segundo gol em dois jogos com a camisa do GRÊMIO. GRÊMIO 1 x 0.

Após o gol, o GRÊMIO quase entregou um gol de bandeja ao Esportivo. O bom e regular zagueiro Réver fez bobagem (algo raro aliás), quis ele fazer embaixadinhas e atrasar para o goleiro Victor de cabeça, isso se caracteriza como anti-jogo, como se o jogador quisesse retardar a partida. Não sendo permitido tal atitude o árbitro assinalou tiro livre indireto. Na cobrança, o jogador do Esportivo isolou a bola que ainda desviou no zagueiro Leo para escanteio. Passado o susto, o jogo continuava sendo do GRÊMIO, e o segundo gol não demoraria a acontecer.

Aos 28 minutos, em mais uma boa combinação de Alex Mineiro passando para Jonas, o atacante foi derrubado à frente da área. Na cobrança da falta, o meia Souza com maestria chutou para o fundo das redes, o goleiro do Esportivo nem se mexeu, era o segundo gol GREMISTA. GRÊMIO 2 x 0.

Até então com boa movimentação na partida, o atacante Jonas queria provar a Celso Roth que merecia mesmo a chance que está sendo lhe dada. Entretanto, por duas vezes ele teve condições de marcar, mas desperdiçou. Em uma jogada pela direita, o goleador Ruy cruzou na medida na cabeça de Jonas, que desta vez não errou, cabeceou para o fundo das redes. Na comemoração, o atacante que seria negociado com qualquer equipe por aí, agradece a DEUS, beija a camisa e vibra ciente que está fazendo direitinho o que lhe foi pedido. GRÊMIO 3 x 0.

Esse terceiro gol tem no esquema tático algo muito importante de se destacar. A jogada foi pela direita, onde o lateral direito Ruy cruzou para dentro da área, procurando o atacante Jonas, que concluiu de cabeça perto da marca do pênalti, se formos prestar atenção na jogada, entrando na grande área, atrás de Jonas, está o zagueiro Rafael Marques e pela esquerda, na sobra do cruzamento, aparece o lateral esquerdo Fábio Santos. Como se pode ver o esquema está bem ofensivo, tendo os dois alas ao mesmo tempo à frente, e ainda um dos três zagueiros sempre liberado para auxiliar na armação e para ser o homem-surpresa. É lógico que a liberdade, o espaço para criar que o Esportivo deu durante a partida ao GRÊMIO tem que ser ressaltada. São poucos jogos em que o TRICOLOR irá encontar essa facilidade, daqui para frente as dificuldades tendem a aumentar, porém é interessante ver que para um início de trabalho, onde o time não está entrosado completamente, os jogadores já se sintam à vontade e seguros para atacarem desta maneira, independente de quem for o adversário.

Com o placar de 3 x 0 e a partida ganha (convenhamos, já sabíamos que isso aconteceria), o TRICOLOR voltou ao 2º tempo com a intenção de cadenciar o jogo, entrosando melhor a equipe, com o Celso Roth tratando de fazer experiências, e quem sabe se possível fazer mais alguns gols. O jogo estava sob controle, e o Esportivo pouco ameaçava, apesar de o GRÊMIO ameaçar a si mesmo pela segunda vez. Depois de Réver, foi a vez de Victor quase falhar feio, num chute fraco do jogador do Esportivo, o goleiro quase levou um "frango" quando tentou encaixar a bola e ela escapou indo para dentro do gol, mas à tempo ele se recuperou e evitou o vexame. Mas peraí, alguem achou mesmo que o Victor levaria um "frango"? Tão confundindo ele com um outro goleiro das redondezas!

Após o susto, o GRÊMIO tratou de atacar, e aos 9 minutos o meia Tcheco deu a bola para Ruy, o lateral cruzou para dentro da área e o jogador Evilásio, do Esportivo, botou a mão na bola. O árbitro viu e marcou penalidade máxima. Quando Tcheco já era esperado para a cobrança, a torcida pediu por Alex Mineiro. E foi atendida, o atacante preparou a bola, foi para a cobrança, titubeou, deu aquela paradinha e chutou no mesmo canto em que o goleiro caiu, mas fora do alcance dele. É o primeiro gol de Alex Mineiro de muitos que ainda virão. Amém! GRÊMIO 4 x 0.

Aos 24 minutos, o volante William Magrão na sua melhor qualidade, avançou com a bola dominada em velocidade e só foi parado dentro da grande área, derrubado pelo goleiro adversário. Mais um pênalti marcado, agora com Tcheco na cobrança, pois Alex Mineiro já havia sido substituído. Na cobrança, o capitão chutou com perfeição: bola para um canto, goleiro para o outro. GRÊMIO 5 x 0.

O GRÊMIO ainda teve chances de ampliar, mas Jonas e o atacante Reinaldo, que entrou no 2º tempo, desperdiçaram. No fim, grande resultado, grande vitória, e um bom reencontro com o Estádio Olímpico e sua torcida. Foram cinco avalanches de alegria na linda tarde de sol no Monumental. Destaques para o lateral Ruy "Cabeção", goleador da equipe, e para o meia Souza, mais uma vez o destaque da partida. Ficou de bom tamanho!

Uma semana de treinamentos até a próxima rodada do Gauchão, que será no domingo que vem contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale. Uma semana que vem em boa hora para que o técnico Celso Roth aprimore a sua equipe, definindo principalmente o seu esquema tático, aquele a ser adotado provavelmente no decorrer do ano. Vamos GRÊMIO, o ano está começando, e está começando bem para a gente!


Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 5 : Victor, Leo, Réver, Rafael Marques (Diogo), Ruy, William Magrão, Tcheco (Orteman), Souza, Fábio Santos, Jonas e Alex Mineiro (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.

Esportivo - 0 : Fernando, Ramon, Ronan, Juliano Navarini, Adams, Galego, Hélton (Josiel), Dangelo (Neilor), Everton, Valdson (Juninho Botelho) e Evilásio. Técnico: Círio Quadros.

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 11.633 - Público Total: 13.353 torcedores - Renda: R$ 200.555,00

Gols: Ruy, aos 19 minutos, Souza, aos 28 minutos, e Jonas, aos 37 minutos do 1º tempo, e Alex Mineiro, aos 11 minutos, e Tcheco, aos 24 minutos do 2º tempo (GRÊMIO).

Cartões amarelos: Leo e Orteman (GRÊMIO), Ronan, Evilásio e Josiel (Esportivo).

Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS).
Auxiliares: Júlio César dos Santos (RS) e Carlos dos Santos Bittencourt (RS).

Nenhum comentário: