Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 30 de março de 2008

ARENA SERÁ NO HUMAITÁ!

Na imagem, a maior verdade a ser dita, a partir de 2012, além da melhor torcida, o melhor estádio.

Quinta-feira, 27 de março de 2008, um dia que entrou para história do GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE, no Estádio Olímpico, na Sala do Conselho Deliberativo, uma escolha importantíssima nas mãos dos conselheiros, a escolha em questão, o Projeto Arena, a definição do local e do consórcio responsável pela construção da Arena TRICOLOR.

Por volta das 23 horas da noite a definição quase unânime do Conselho, a Arena será construída no bairro Humaitá, pelo consórcio liderado pelo grupo português TBZ (o projeto ainda conta com a construtora barsileira OAS, Plarq Estudos de Arquitetura e Urbanismo, Banco Efisa S.A. e Companhia Província de Crédito Imobiliário). Como Paulo Odone falou após a reunião, "uma escolha certa, com todos os conselheiros cientes do que estavam votando e um dia histórico para o GRÊMIO", pois é, a Arena começa a sair do papel e agora eu vou mostrar aminha opinião sobre a escolha. Mãos à obra!

Muitos ficaram sentidos por saber que em menos de quatro anos o Estádio Olímpico Monumental não existirá mais, mas se todos tem bom senso sabem que a escolha pela proposta do grupo TBZ-OAS era a melhor. Primeiro, porque construir no Humaitá vai nos dar a garantia de que teremos onde jogar enquanto é construído a Arena, pelos próximos quatro anos poderemos nos despedir do nosso estádio aos poucos, algo que não aconteceria se fosse escolhida a opção de construção no mesmo lugar do nosso atual estádio, pois ele seria implodido para dar lugar a nova Arena, e nós teríamos que escolher em jogar no estádio da "beira do rio" ou em outro menor e sem conforto algum. Acho que isso já mostra a diferença de um projeto para outro. Muita diferença.

Vamos nos desligar da Azenha e focar no bairro Humaitá. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o bairro Humaitá está em pleno crescimento, viário, residencial e comercial. Crescimento viário porque a partir deste ano o bairro ganha o Viaduto Leonel Brizola, que ligará a 3ª Perimetral ao bairro Humaitá, logicamente ligará a zona sul à Arena TRICOLOR, além disso, a Arena terá acesso pela Free-Way, facilitando para quem vem do litoral gaúcho, para quem vem do Centro de Porto Alegre pela Castelo Branco, até para quem vem da região sul do Estado (Pelotas, Rio Grande,...), pois pegará a ponte do Rio Guaíba e entrará na Free-Way até o estádio, para quem vem da região metropolitana (Canoas, São Leopoldo) e Serra (Caxias do Sul, Bento Gonçalves) pela BR-116 fica muito mais fácil, fora tudo isso, outras vias por dentro do bairro Humaitá serão duplicadas e asfaltadas para melhor atender a Arena. Lembrando ainda que o bairro é abastecido por linhas de ônibus (algo que deve ser acrescentado após a conclusão da Arena) e pela Linha 1 do Metrô (a área da Arena fica a 200 metros da Estação Anchieta do Trensurb).

O bairro Humaitá já é um bairro populoso, mas nos próximos anos deve ficar ainda mais, nos últimos meses a procura por imóveis no bairro cresceu muito, tanto que uma grande construtora de Porto Alegre está construindo pelos menos até agora, dois grandes empreendimentos (condimínios residenciais) chamado "Novo Humaitá". Junto com a expansão demográfica do bairro, vem o crescimento comercial, e isso a Arena irá ajudar muito, pois no projeto tem especificado a construção de um graande shopping, um hotel, um centro de convenções, além de vários prédios comerciais (na verdade não está decidido ainda se serão prédios comerciais ou residenciais), hoje o bairro já conta com alguns centros comerciais, algumas empresas de transportes (como logística) e empresas de distrbuição em geral.

Finalizando o pensamento, a área da Azenha é bem menor do que a área a ser construída na zona norte de Porto Alegre (bairro Humaitá), ou seja, tudo que será construído no Humaitá, como shopping center, centro de convenções, hotel, escritórios, não poderia ser construído na Azenha, isso não beneficiaria o lucro que o GRÊMIO espera do empreendimento, no Humaitá o lucro tende a ser maior pelo tamanho do empreendimento no local.

Concluindo, teremos quatro anos para nos despedir do nosso Olímpico, palco de grandes conquistas TRICOLORES, e teremos quatro anos de ansiedade para ver e entrar naquele que deve ser o estádio mais moderno e belo da América do Sul, a Arena passou a ser uma realidade e o GRÊMIO deu um grande passo para a profissionalização do clube, para o crescimento do seu patrimônio e um passo que pode-se transformar lá adiante em conquistas para o nosso IMORTAL TRICOLOR. É isso, o Projeto Arena beneficiará a todos, todos mesmo! Parabéns a diretoria GREMISTA e ao Conselho pela ótima escolha! Dá-lhe Arena! Dá-lhe GRÊMIO!

Projeto Arena TRICOLOR - Agora além da melhor torcida, o melhor estádio!

Na imagem, vista lateral do projeto Arena a ser construído no bairro Humaitá.

Na imagem, vista aérea da Arena, segundo Eduardo Antonini (responsável por coordenar o Projeto Arena por parte do GRÊMIO) esse é um projeto inicial, provavelmente mudanças ocorrerão no projeto final, que a partir de agora terá 90 dias para ser apresentado.

Eu acabo de criar mais uma enquete aqui no Blog, obviamente é sobre a escolha do Humaitá para a construção da Arena, então se liga, a enquete fica na lateral direita do Blog, vote e participe!

Um comentário:

Anônimo disse...

O dono desta empresa Cia Provincia é um senhor chamado José Antonio Carchedi, colorado fervoroso e membro do conselho deliberativo do Sport Clube Internacional, conforme informa o site oficial do Inter:
http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=1&setor=6&secao=18
No minimo, curioso !