Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

RETROSPECTIVA TRICOLOR 2008

- 2008 TÁ ACABANDO! O que dizer desse ano que se vai depois de amanhã, foi bom, regular, ruim? O certo é que podemos imaginar um 2009 melhor, isso sim! Ano de 2008 passado a limpo, agora aqui no Blog Imortal Sonho!

- DEMISSÕES E ELIMINAÇÕES NO 1° SEMESTRE. Começamos o ano de 2008 desiludidos, sem Libertadores, sem Mano Menezes, sem um rumo. O técnico Vágner Mancini parecia ser uma boa alternativa para o recomeço do trabalho. Eu sinceramente confiava no trabalho do cara, mas aí algumas más atuações, algumas escalações ofensivas(?) depois, e o cara foi demitido invicto, sem perder uma partida. Se a torcida ficou sem entender a saída de Mancini do comando técnico, ficou ainda mais sem entender quando foi anunciado Celso Roth para seu lugar. O resmungão (e péssimo) técnico estava de volta, pela quarta vez! Jogos se sucederam e a impressão de que a troca de técnico nada tinha a ver com esquemas táticos. Com Roth a equipe não melhorou, na verdade piorou, chegando ao cúmulo de ser eliminado dentro do Olímpico duas vezes em uma semana. O "forte" Juventude e e o "poderoso" Atlético Goianiense foram os algozes no Gauchão e na Copa do Brasil, respectivamente. Após isso, a demissão de Celso Roth era certa, pelo menos para a torcida Gremista. Quem foi demitido nessas alturas? O diretor de futebol Paulo Pelaipe. Roth fica, pelo menos até o início do Brasileirão.

- CELSO ROTH NA BERLINDA. Foi um mês parado. Durante esse tempo jogamos três amistosos contra equipes "fortíssimas": o time amador de Ivoti, o Ypiranga de Erechim e o Avaí. O Tricolor se preparava para o início do Brasileirão. Para o infeliz Roth, eram tempos de humilhação pública. Chegou o dia da 1ª rodada do Brasileirão, Celso Roth estava na berlinda, uma derrota para o São Paulo no Morumbi era o fim de mais uma "Era Rothiana" pelas bandas do Monumental. A derrota era provável, mas com um esquema armado no 3-5-2, o Grêmio vence com gol de Pereira, e o resmungão continua. E por muito tempo!

- DE ÍDOLO A TRAIDOR. A grande contratação Tricolor para 2008 chegou sob olhares desconfiados. O meia Roger, ex-Fluminense e Corinthians, chegava ao Grêmio com status de celebridade global e ex-jogador de futebol. Há anos sem conseguir regularidade em clube algum, Roger vinha para se refugiar dos paparazzi aqui em Porto Alegre. Concentrado em retomar a plena forma física, e sem badalações à noite, o meia canhoto passou a ser o craque da equipe Gremista, mostrando ser o diferencial em certas jogadas e fazendo gols. Não demorou muito, já era Ídolo do Grêmio. Mas a história estava muito "conto de fadas", tinha que ter uma tragédia.

E ela veio em julho. Era uma tarde de sexta-feira, quando a imprensa passou a informar que o meia estava de saída para o Catar. Foi um grande baque na torcida, e para o presidente Gremista Paulo Odone, que acusou o jogador de ingratidão, e disse que ele não vestiria mais a camisa do Grêmio. O contrato permitia a saída repentina do jogador e o Grêmio não tinha do que reclamar. Enfim, era o fim do status de Roger como Ídolo Gremista, que por uma boa grana "ia se Catar" lá nas Arábias!

- A MUSA TAMBÉM SE FOI. A atriz e musa global Deborah Secco chegou a Porto Alegre juntamente com o namorado Roger. Bem diferente do que ocorreu em outras equipes, Roger fez questão de envolver a namorada com o clube em que jogaria por pouco tempo. Com Roger por aqui, e de quebra Deborah Secco, o Grêmio atraiu ainda mais holofotes para si. Chegou a abusar, levando Deborah Secco devidamente fardada de Tricolor aos camarotes do Olímpico, onde demonstrando simpatia distribuía autógrafos e tirava fotos com os torcedores, e também às passarelas, onde Secco desfilou na apresentação dos novos uniformes Puma 2008 do Grêmio. Da mesma forma que o meia Roger foi-se embora, Deborah Secco também se foi, só que ela deixou saudades!

- VITÓRIA ESPETACULAR. Numa quinta-feira à noite o Grêmio iria tirar a barriga da miséria. O então time sem ataque, faria INACREDITÁVEIS 7 x 1 sobre o Figueirense fora de casa, com gols marcados somente por atacantes - 3 gols de Perea, 3 gols de Reinaldo e 1 gol de Marcel. Foi a vitória da liderança, uma vitória que marcou o início do sonho do Tricampeonato Brasileiro. Pena que o futuro não teve o mesmo fim!

- CAMPEÃO DO 1° TURNO! Contrariando todo mundo, inclusive os Gremistas, o Tricolor passou a conseguir vitórias importantes no Olímpico e longe dele. Desde o início do Brasileirão o Grêmio não ficou de fora do G-4 e aos poucos mostrava que poderia fazer do desiludido ano de 2008 um ano inesquecível. Depois dos 7 x 1 sobre o Figueirense, o time de Celso Roth chegava à liderança do Campeonato Brasileiro. Era a 14ª rodada e o Grêmio se apresentava como um dos favoritos ao título. Depois da vitória sobre o Figueira, foram mais 5 jogos - 1 empate e 4 vitórias. O Grêmio se sagrava Campeão (simbólico) do 1° Turno do Brasileirão 2008. Para marcar esse feito Gremista, o diário esportivo Lance! entregou ao capitão Tcheco o Troféu Osmar Santos.

- TCHECO É 10! Com a saída do meia Roger em julho, até então peça fundamental à equipe Gremista no campeonato nacional, a necessidade de encontrar um jogador que comandasse o Grêmio e o seu meio campo era grande. Antes mesmo de Roger ir embora, o Tricolor já tinha no seu grupo o jogador que desempenharia melhor ainda a função de armar a equipe. Após seis meses longe do Grêmio, onde jogou lá pelo Oriente Médio, o meia Tcheco voltava, e na hora certa. Demorou um pouco até ter condições legais de jogo, porém foi entrar em campo para ser um dos principais responsáveis pela ótima campanha Gremista no 1° Turno.

- MAIS UMA ELIMINAÇÃO! Com a ótima campanha que se seguia no Brasileirão, o Grêmio definiu que jogaria a Copa Sul-Americana com sua equipe reserva. Um time recheado de Amaral, Makelele, André Luís e Cia., não fez feio. O adversário Gremista era o Internacional. Em dois GRE-nais, primeiro no Beira Rio e depois no Olímpico, se definiria quem seguiria na competição. O Tricolor não fazia muita questão de seguir, já o outro lado sabia que necessitava vencer para salvar o fim do ano. Foram dois empates - 1 x 1 e 2 x 2. O Grêmio não deu o gostinho da vitória aos colorados. Assim acabava a participação Gremista na Copa Sul-Americana, enquanto os nossos rivais seguiriam para salvar o fim do ano conquistando o torneio. E se iludindo com a possibilidade de ir à Libertadores no ano de seu Centenário graças a essa conquista, mas não deu! Observação: não sei se teve relação, mas após a eliminação da Sul-Americana o Grêmio não foi o mesmo que vinha sendo no Brasileiro.

- RUMO AO TRI DO BRASILEIRÃO? A foto aí de cima é da partida entre Grêmio x Goiás, no Olímpico, dia 13 de setembro de 2008. Vitória fácil, tranqüila, mostrando superioridade, no dia do seu Aniversário de 105 Anos. Bem que eu gostaria que isso fosse verdade, pois uma vitória nesse jogo nos daria o título ao final do campeonato. Mas na realidade foi uma derrota vergonhosa para uma equipe um tanto medíocre do Goiás. Ali o Grêmio dava pinta de que não conseguiria ficar como líder por muito tempo. Foram 3 pontos perdidos, foi o começo da derrocada Gremista no 2° Turno.

- UMA DERROTA INEXPLICÁVEL. Perder um Clássico GRE-nal não é o fim do mundo, é horrível, às vezes inadmissível, mas às vezes faz parte. Agora, perder um GRE-nal por 4x1 é inexplicável. Foi dois jogos depois da derrota para o Goiás em pleno Olímpico e o Internacional com um show de D'Alessandro "patrolou" o Tricolor do "brincalhão" Odone. Assim como contra o Goiás, aquela derrota deixou o Grêmio em maus lençóis, foi o jogo que nos tirou da liderança após meses, foi outro jogo que nos tirou a condição de ser Tricampeão Brasileiro ao final da temporada.

- AS TUMULTUADAS ELEIÇÕES. Enquanto o Grêmio brigava pelo Tricampeonato Brasileiro com seus adversários, internamente o clube brigava entre si com seus movimentos políticos e seus conselheiros. As eleições presidenciais em meio ao Brasileirão foi apontado como um dos responsáveis pela perda de foco da direção, e conseqüentemente da equipe na luta pelo título. De um lado o candidato da situação, apoiado por Paulo Odone, Antônio Vicente Martins, do outro o candidato da oposição, apoiado por Fábio Koff, Duda Kroeff. Os dois maiores presidentes da história de lados opostos. Valeu a força de Koff no final, Duda Kroeff sai vitorioso e comandará o Grêmio em 2009 e 2010.

- O NASCER DE UM CRAQUE? Sem a maioria dos titulares disponíveis, o técnico Celso Roth se viu obrigado a chamar jogadores das Categorias de Base. Um deles chamava a atenção, era o meia Douglas Costa, pretendido por Real Madrid e União Européia Ltda. Era o momento de sua estréia contra o Botafogo no Olímpico. Responsabilidade de armar a equipe estava sob suas costas e ele faz o gol, faz belas jogadas e é o nome do jogo ao lado do zagueiro Réver. No jogo seguinte contra o Santos faz um jogo regular e daí em diante vai sumindo, assim como a equipe. Poderia ter sido o nascimento de um craque, mas acho que foi adiado para nascer em 2009.

- AÍ FICOU DIFÍCIL! Mais um erro e 3 pontos vão pelo ralo. Foram somente 14 segundos até o gol do Cruzeiro. Um erro imperdoável! A liderança escapava por entre nossos dedos. A derrota para o Cruzeiro por 3 x 0 no Mineirão deram margens ao pessimismo. Erros não mais poderiam se repetir. Mas sabemos, se repetiram!

- A VITÓRIA ÉPICA! O técnico Celso Roth falou durante todo o 2° Turno que o Grêmio necessitava de uma vitória épica para coroar a campanha Gremista no Brasileirão. E ela veio no Parque Antártica, lotado de palmeirenses, contra tudo e contra todos, num jogo truncado, definido no detalhe, num gol "espírita" do capitão Tcheco. Grêmio 1x0. Eis a vitória épica, Celso Roth!

- UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL! O Grêmio tinha vacilado uma semana antes lá em Salvador, Bahia. Perdeu por 4x2 do Vitória e combinado com a vitória do São Paulo sobre o Vasco, a diferença entre os dois primeiros colocados era de 5 pontos. A 37ª rodada teria São Paulo enfrentando em casa o Fluminense, que prometera não facilitar a vida do clube paulista. Já o Grêmio iria a Minas Gerais, ao Vale do Aço, enfrentar o Ipatinga. Uma vitória simples do São Paulo em pleno Morumbi dava o Hexacampeonato Brasileiro a eles. Mas quis o futebol que a decisão do título ficasse para a última rodada. O Grêmio passa fácil pelo Ipatinga, 4x1. O São Paulo é surpreendido pelos cariocas e fica apenas no empate. Eram 3 pontos separando o Grêmio do São Paulo, e a decisão estava adiada para a próxima semana, dia 7 de dezembro.

- O FIM DO SONHO, E A CONSAGRAÇÃO! Uma semana antes do jogo contra o Atlético Mineiro no Olímpico, dia 7 de dezembro, o Tricolor já havia conquistado a vaga à Copa Libertadores da América de 2009. Chegava então naquele domingo com a única e exclusiva motivação de se sagrar Campeão Brasileiro. Era muito difícil, pois o São Paulo precisava de apenas um empate contra o Goiás. Mesmo assim, Monumental lotado, animação e crença que tudo iria dar certo. Não durou muito tempo e o São Paulo faz 1x0, gol em impedimento. Resultado para coroar o título de Hexacampeão do clube paulista. No Olímpico, jogo feio, time nervoso, empate com sabor de inquietação.

A possibilidade de título está longe, alguns ainda se punem ouvindo pelo radinho o que acontece no jogo do São Paulo e aos poucos constatam a impossibilidade do Goiás de ajudar a nós Gremistas. Mas se eles não nos ajudam, que façamos a nossa parte então. Tcheco, de pênalti, e Soares, de cabeça, marcam e o Grêmio faz 2x0 para a festa da torcida no Olímpico Monumental. Como o jogo aqui começou atrasado, lá acaba primeiro. São Paulo Hexa, sonho do Tri acabou! Foi apenas um segundo de silêncio no estádio lotado de uma torcida que nunca pára de apoiar. Em um piscar de olhos, como se tivesse ocorrido um ensaio, todos passam a aplaudir o time e a cantar. Era uma verdadeira consagração, uma torcida ciente de que torce por um clube que luta, que cala e que apesar de não sair Campeão, o sentimento de orgulho não se acaba! Não era o fim imaginado, mas era o possível naquele momento.

- 25 ANOS DA AMÉRICA E DO MUNDO! No ano que marcou os 25 Anos da Conquista da América e do Mundo pelo Grêmio em 1983, o Tricolor promoveu uma grande festa contando com as presenças dos dirigentes, membros da comissão técnica e jogadores da época. Até uma estrela foi comprada para celebrar a data de 11 de dezembro de 1983, o dia que conquistamos o Mundo! Grêmio, Eterno Campeão do Mundo!

- CAMPEÃO BRASILEIRO SUB-20. O título conquistado no dia 20 de dezembro coroou a gestão do presidente Paulo Odone junto às Categorias de Base. No ano de 2008 foram três grandes títulos da categoria júnior conquistados. Além de ser Campeão Brasileiro Sub-20 em dezembro, vencendo o Sport na final por 2x1 com show do meia Mithyuê, no Passo D'Areia, em Porto Alegre, o TRICOLOR venceu o Trofeo Angelo Dossena, na Itália, e a Taça BH, em Belo Horizonte. Nos juvenis, destaque para a conquista da Copa Santiago de Futebol Juvenil no início do ano. São as categorias de base revelando craques para os profissionais, ou conquistando títulos por aí afora!

- UM NOVO PRESIDENTE. O presidente que reergueu o Grêmio das Trevas da 2° Divisão, trazendo-o de volta à Série A, deu adeus. Paulo Odone não é mais o presidente Gremista, e dá o seu lugar ao presidente eleito em outubro, Duda Kroeff. É o fim da Era Odone, o início da Era Kroeff.

- REFORÇOS PARA 2009 CHEGAM. Com o término da temporada 2008 e nova direção sendo empossada, 2009 passa a ser o objetivo traçado. E os primeiros reforços começam a chegar. Até agora a grande contratação se restringe ao atacante Alex Mineiro. Outros jogadores já vieram: zagueiro Rafael Marques, laterais Ruy e Fábio Santos, e o volante Diogo. O zagueiro Fábio Ferreira deve chegar em breve para ser apresentado oficialmente. Muitos jogadores são especulados para serem os próximos reforços GREMISTAS para 2009, porém a direção descarta inúmeros nomes, mas não anuncia nenhum. O diretor de futebol André Krieger promete dois reforços de qualidade nos primeiros dias do ano que se aproxima.

> O QUE MAIS ACONTECEU EM 2008?

- CELSO ROTH, O INHÂNHA. Vaiado por muito tempo, as vaias cessaram. Não por muito tempo. Veio a Pólícia Federal e o acusou de crime financeiro, ou melhor, intimou ele a depor sobre o assunto. Nada prosseguiu, e até hoje tem gente que desconfia que a Polícia Federal tem ligação com o STJD. Para piorar a situação de Roth com a torcida, o cara concedeu entrevista a uma revista do eixo RJ-SP e botou "os cachorros" na direção Gremista. Não precisava! Em 2009 as vaias devem voltar, com mais entusiasmo ainda!

- VICTOR, A MURALHA. Veio do Paulista, ninguém acreditava no seu potencial. Começou o ano como titular, e aos poucos conquistou a confiança dos torcedores. Uma lesão tirou ele dos gramados por algum tempo. No Brasileirão, recuperado de lesão, foi o grande destaque do Grêmio, sendo o goleiro menos vazado da competição e o escolhido como Melhor Goleiro da competição no Prêmio Craque do Brasileirão 2008. Ano que vem tem mais defesas incríveis de Victor. A Muralha vai conquistar a América!

- RAFAEL CARIOCA, ADEUS! O volante foi a grande revelação Gremista do ano. Habilidade na saída de jogo, boa marcação, poucas faltas cometidas e uma regularidade em todas as partidas. Rapidamente conquistou seu espaço na equipe e virou ao lado de William Magrão peça fundamental no meio campo. Rafael Carioca foi a grande revelação, tanto que já foi vendido. Por míseros 8 milhões de euros.

- ARENA TRICOLOR. Após muita polêmica no Conselho Deliberativo Gremista, com diversas alas diferentes discutindo o projeto, tudo foi aprovado, com algumas ressalvas. O contrato foi assinado com a Construtora OAS e a Arena deve sair do papel e começar a ganhar forma antes de 2010 no bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre. A Câmara de Vereadores da Capital aprovou o projeto e agora resta somente a autorização do Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre para que a construção propriamente dita seja efetivada. Em 2009 os passos necessários para a construção da Arena Tricolor são menos polêmicos, a fase difícil já passou, e sendo assim teremos nossa nova casa provavelmente em 2012!

- A TORCIDA! Mais um ano a torcida Gremista demonstrou seu amor ao Grêmio lotando o Monumental e alentado o time do início ao fim do ano. No último jogo, aplaudiu o time, apesar do Vice-Campeonato Brasileiro. No decorrer do Brasileirão o Estádio Olímpico teve média de público superior a 30 mil torcedores por partida. Até em treino nossa torcida deu show! Ano que vem tem Libertadores da América e com certeza a torcida já está preparando um espetáculo a cada jogo! Vamos Grêmio!

- 2009 TÁ CHEGANDO! O bom de começar um novo ano é que tudo se renova. As esperanças de que 2009 pode ser muito melhor que 2008, o desejo de que o título que não veio em 2008, possa vir em 2009. Enfim, seja bem vindo 2009, e que você seja um ano inesquecível!

Blog Imortal Sonho
ACREDITANDO QUE EM 2009, DEUS NOS RESERVOU ALGO MUITO MELHOR!

Fotos: GREMIO.net, ClicRBS, LanceNet e GloboEsporte.com

Nenhum comentário: