Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 20 de dezembro de 2008

QUEM JÁ FOI, QUEM FICA, QUEM JÁ VEIO E QUEM VAI VIR, E AS INCÓGNITAS

Qual será o GRÊMIO de 2009?

Em meio a dispensas e a contratos encerrados, a equipe GREMISTA vai se desmanchando aos poucos, porém uma boa base da equipe de 2008 ficará para a temporada 2009, e ainda reforços estão chegando. Confira uma perspectiva do GRÊMIO em 2009:

> Goleiros:

FICAM!

- Victor: renovou contrato até 2013. Se uma equipe Campeã começa mesmo por um grande goleiro, a América já é nossa!

- Marcelo Grohe: é um bom goleiro e sempre um bom quebra-galho na reserva. Ficará em 2009!

- Matheus: com contrato, deve ser o terceiro goleiro em 2009.


> Zagueiros:

FICAM!

- Réver: assim como Victor, renovou seu contrato até 2013. O zagueiro é certeza de uma defesa GREMISTA segura em 2009!

- Wágner: teve sua chance nos profissionais no início deste ano e não agradou, voltou aos juniores e mais uma vez vem sendo um destaque na equipe de Julinho Camargo. Com a possível saída de Leo, pode receber mais uma chance nos profissionais.

- Héverton: recebeu uma chance nos profissionais e provou ser a próxima revelação GREMISTA como zagueiro. Tranqüilo em campo, agradou pela boa marcação e pela regularidade nas partidas. Em 2009, pode ser o seu grande ano.

- William Thiego: foi um destaque do GRÊMIO até se machucar perto do fim do Campeonato Brasileiro. Mostrou ser um zagueiro que não tem medo de atacar e por muitas vezes trabalhou muito mais como lateral do que como zagueiro. Com uma pré-temporada bem feita, voltará a ter plena forma física para buscar novamente seu espaço na equipe de Celso Roth, e ser assim um dos destaques em 2009.

JÁ FOI!

- Jean: seria uma boa contar com ele em 2009 pelo que jogou nas últimas partidas do Brasileirão. Mas não conseguiu o que queria da direção TRICOLOR: aumento salarial. Melhor para o Corinthians, que fez uma proposta mais tentadora e contará com o atleta em 2009.

INDEFINIÇÕES!

- Leo: problemas de contusão, suspensões e más atuações em campo, e ainda não foi convocado para Seleção Olímpica, o que foi o fator principal para o mau ano de Leo. Apesar disso, o bom zagueiro ainda atrai olhares europeus e pode ser o próximo GREMISTA a desbravar o Oceano Atlântico em busca dos euros. Se ficasse para a Libertadores, seria melhor para ele e para o GRÊMIO. Enquanto não se resolve a situação, Leo continuará sendo uma incógnita para 2009.

- Pereira: muitos acusam o GRÊMIO de ingratidão por não querer renovar com o Pereirão. Ainda é incerto o futuro do zagueiro, que pode, mesmo que seja improvável, continuar no Olímpico. O GRÊMIO se defende dizendo que o jogador queria além de aumento salarial, um contrato de dois anos, já o GRÊMIO ofereceu apenas renovação por mais um ano. Sendo assim, o jogador já se declara chateado com a situção e esperava mais reconhecimento pelo trabalho que vem desempenhando desde 2005 no GRÊMIO. Sem dúvida, Pereira é um símbolo da superação GREMISTA nos últimos anos, e além disso Pereira virou uma espécie de paizão dos jogadores GREMISTAS, o que seria importante para uma Libertadores, onde experiência e liderança são pontos fundamentais. Agora pelo futebol, Pereira é um bom zagueiro, mas não é insubstituível. Gostaria de ter ele em 2009, mas não só por gratidão.


PODE CHEGAR!

- Fábio Ferreira: pode ser anunciado a qualquer momento como novo reforço GREMISTA para 2009. Jogador que pertence ao Corinthians, teve o seu melhor momento na equipe paulista justamente quando ela caiu para a Série B do Brasileirão, no ano de 2007. Em 2008, o técnico Mano Menezes pouco o utilizou na campanha vitoriosa do Corinthians na Série B que trouxe a equipe à Série A em 2009. Acusado pelos torcedores corintianos de promover verdadeiras festas no seu condomínio, o jogador ganhou fama de baladeiro e indisciplinado, algo que ele nega veementemente. É esperar a confirmação nos próximos dias!

> Laterais/Alas:

FICAM!

- Hélder: foi uma surpresa no início do Brasileirão, chegando a ser elogiado por todos, mas depois caiu de produção e acabou por decepcionar os mesmos que antes o elogiavam. O grande problema de Hélder é a falta de regularidade e a falta de ousadia para apoiar, coisas que não combinam com um ala, já que são primordiais em esquemas ofensivos. Deve continuar no GRÊMIO, mas não deve receber muitas chances de Roth em 2009.

- Anderson Pico: é visível que tem qualidade técnica para jogar, porém problemas relacionados à forma física e ao comportamento extra-campo (indisciplina) o atrapalham. Em 2009, após sofrer uma séria contusão em 2008, estará de volta quem sabe para receber a sua última chance na equipe GREMISTA. Isso se ele continuar no GRÊMIO, pois a possibilidade de ele ser emprestado para ganhar experiência em outra equipe deve ser grande. É esperar para ver se ele fica ou não no GRÊMIO.

JÁ FOI!

- Paulo Sérgio: sabedor que o GRÊMIO não renovaria seu contrato para 2009, o contestado mas voluntarioso Paulo Sérgio já se acertou para jogar no São Januário, atuando pelo Vasco na busca da equipe carioca de retornar à Série A em 2009. Boa sorte ao Paulo Sérgio!

INDEFINIÇÃO!

- Felipe Mattioni: assim como Leo, segue sendo uma incógnita para 2009. Niguém sabe confirmar se ele vai ou se ele fica. A Juventus, da Itália, já teria comprado o jogador e estaria exigindo a sua apresentação imediata já em janeiro, porém os direitos federativos do jogador ainda seriam do GRÊMIO, e desta maneira o clube estaria contando com Mattioni para jogar a Libertadores 2009, e depois aí sim ele iria para a Itália. A nós GREMISTAS, a vontade é contar com ele na Libertadores, por ser de longe a melhor opção para a lateral direita, porém contar com um jogador já com a cabeça na Itália e um bolso cheio de euros deixa qualquer um com um pé atrás.

JÁ CHEGARAM!

- Ruy: o jogador que vem como destaque do Naútico no Campeonato Brasileiro não anima muita gente. Lateral direito que tem no apoio ao ataque sua principal qualidade, vem possivelmente para ser o reserva imediato de Mattioni, se esse ficar no GRÊMIO em 2009. Chega terça-feira a Porto Alegre para assinar o seu contrato com o GRÊMIO no Estádio Olímpico. Confira abaixo o que Ruy declarou após saber do acerto com o TRICOLOR.

"Estou muito feliz. Vou vestir a camisa de uma grande equipe e ter a oportunidade de jogar no futebol GAÚCHO. As coisas demoraram um pouco, mas no final deram certo. Agora é aproveitar o resto das férias para descansar, me apresentar bem e fazer um grande ano com o GRÊMIO" - disse Ruy, que tomara mesmo faça um bom ano em 2009.

"De uns anos para cá, a Libertadores se tornou um campeonato muito benquisto aqui no Brasil. Hoje em dia, os jogadores não olham mais apenas o valor dos contratos, mas também as competições que os clubes estão participando. E quando surge uma proposta de um clube com a tradição do GRÊMIO nessa competição, a gente balança – disse Ruy, conhecedor da equipe "copeira" que o GRÊMIO é.

- Fábio Santos: jogador que vem do Santos, onde atuou apenas 5 vezes no último Brasileirão, é uma (quem sabe) aposta GREMISTA para que dê certo em 2009. Jogador jovem, de apenas 23 anos, já é rodado no Mundo do Futebol. Já jogou no Japão, na França, e no Brasil já passou pelo São Paulo (seu clube formador), Cruzeiro e Santos. Fazia parte da equipe do São Paulo Campeã da América e do Mundo em 2005. Apesar da idade, mostra ter experiência no currículo, mas chega ao GRÊMIO como incógnita! Confira abaixo o que Fábio Santos declarou após saber do acerto com o TRICOLOR.

"Sei que a torcida do GRÊMIO é diferente. Conversei com o Souza sobre isso. É uma força que devemos usar a nosso favor. Estou ansioso para poder jogar e ouvir a torcida gritando meu nome" - disse Fábio Santos, já mimando a torcida do GRÊMIO, que é mesmo diferente.

"É um título completamente diferente de qualquer outro. Valoriza muito o profissional e o clube" - disse Fábio Santos, jogador com experiência de Libertadores, já que foi titular do São Paulo em 2004 e reserva em 2005, quando foi Campeão.

"É um sonho antigo. Estive perto do clube outras duas ou três vezes. Fico feliz com essa grande chance de mostrar meu trabalho" - disse Fábio Santos, declarando que já havia sido pretendido pelo GRÊMIO em outras oportunidades.

> Volantes:

FICAM!

- William Magrão: destaque GREMISTA ao lado de Rafael Carioca, foi sempre citado como principal peça do meio campo GREMISTA. Muito elogiado em 2008, terá a responsabilidade de levar o meio campo "meio que nas costas" em 2009, já que Carioca foi vendido. Junto com Tcheco, fará parte da base GREMISTA mantida de 2008 para o ano que vem.

- Adílson: provável substituto de Rafael Carioca na primeira função do meio campo TRICOLOR, Adílson tem semelhanças no estilo do jogo com o ex-volante GREMISTA. Bom na marcação, na condução de bola e tendo um passe refinado para a saída de jogo, Adílson parece ser a melhor alternativa para começar como titular em 2009.

- Maylson: teve o seu passe comprado pela metade por um grupo de investimentos norte-americano, e vem ganhando oportunidades na Seleção Brasileira Sub-20. Podendo se valorizar no ano que começa em poucos dias, Maylson pode receber chances para jogar no Gauchão, e assim ganhar mais oportunidades no decorrer do ano. Pode até não ser utilizado e sair do GRÊMIO, mas acho isso improvável.


JÁ FOI!

- Rafael Carioca: a revelação GREMISTA em 2008 já foi vendido, como de praxe. Rafael Carioca sequer completará 1 ano de profissional e já não é mais do GRÊMIO. Vendido ao "poderoso" Spartak Moscou (RUS) dias após o fim do Brasileirão, Carioca irá se esconder no leste europeu enquanto ganha alguns milhares ou milhões de euros. Poderia ficar no GRÊMIO por mais seis meses e assim se valorizar ainda mais, conseguindo um clube europeu de primeira linha (em países como Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha), mas não, preferiu faturar antes alguns trocados. Ruim para o GRÊMIO, e na minha opinião, ruim para ele!

INDEFINIÇÕES!

- Makelele: para a torcida seria uma boa continuar com Makelele no grupo GREMISTA de 2009, mas a direção não parece muito afim de contar com o jogador. O jogador que pertence ao Palmeiras, não deve ser utilizado pelo clube paulista, tendo assim um futuro incerto em 2009. Se o GRÊMIO quer o jogador, não deve ter muitos impecilhos para que isso ocorra. Enquanto isso, segue Makelele como uma indefinição!

- Amaral: a direção GREMISTA tenta contar com o jogador para 2009, muito provavelmente por ser um pedido de Celso Roth. O Vasco não estaria interessado em conceder nova renovação de empréstimo ao GRÊMIO, pois o técnico vascaíno Dorival Júnior gostaria de contar com Amaral em 2009. Sendo assim, Amaral não deve continuar no GRÊMIO, boa notícia se pensarmos que ele poderia ser o titular do GRÊMIO na Libertadores, algo que não seria nada bom se formos comparar Amaral com Rafael Carioca, na boa, milhas de distância de qualidade técnica entre esses jogadores. Resta a direção pensar o que é melhor para o GRÊMIO, mas Amaral não seria a melhor solução ao GRÊMIO, apesar de certas boas atuações em 2008 como zagueiro, como zagueiro!

- Rudnei: como tem contrato com o GRÊMIO até não sei quando, o volante Rudnei segue sendo do GRÊMIO. É improvável que ele fique no GRÊMIO em 2009, possivelmente seja emprestado para outra equipe, mas como ninguém confirma nada acerca de dispensas, Rudnei segue como uma indefinição para o ano que vem!


> Meias:

FICAM!

- Orteman: o uruguaio deve continuar no GRÊMIO em 2009. Até agora não existe uma notícia que algum clube estaria interessado no atleta, a não ser o Olímpia (PAR) que teria cogitado o atleta, mas isso já faz tanto tempo que eu acho que era só boato. Orteman não mostrou muito ao que veio, mas também não teve muitas oportunidades para mostar. Se ficar, terá a chance de mostrar já numa pré-temporada a vontade que tem de ficar no GRÊMIO e ajudar a equipe na Libertadores da América, onde já venceu duas, uma pelo Olímpia, em 2002, e outra pelo Boca Juniors, em 2007. É a vez de conquistar uma pelo GRÊMIO!

- Tcheco: para mim o jogador mais identificado com o GRÊMIO, é sem dúvida o representante dos GREMISTAS em campo. Ao chegar no meio deste ano, Tcheco se viu obrigado a ter um desempenho acima da média, pois Roger largou o GRÊMIO e esse pepino no meio campo. Para mostrar que voltou bem e na hora certa, Tcheco não só virou o dono da meia cancha GREMISTA como virou o capitão e a maior liderança do grupo GREMISTA que chegou ao Vice-Campeonato Brasileiro. Em 2009, mais uma vez Tcheco terá a responsabilidade de carregar o piano, de ser o maestro e armador do GRÊMIO na temporada.

- Souza: a grande contratação de 2009, que chegou em 2008 para já ir dando um aperitivo do que pode fazer. Qualidade no passe, no lançamento e no chute à gol, boa condução de bola e ousadia para driblar e partir para cima da marcação adversária, e ainda conta com experiência de Campeão. Souza ao lado de Tcheco terá muito o que fazer em 2009. Começando pela Libertadores.

- Douglas Costa: para Celso Roth 2009 será o ano de Douglas Costa, e nós GREMISTAS esperamos que isso aconteça mesmo. Em duas partidas no Brasileirão, contra Botafogo e Santos, Douglas Costa mostrou muita qualidade no passe, no drible e boa visão de jogo, chegou a fazer um gol e se tornou realmente uma esperança de que o Título Brasileiro ficaria no Olímpico graças ao seu talento individual, mas aos poucos Douglas não manteve sua regularidade nas partidas e foi sacado da equipe titular. Portanto, que em 2009 ele tenha regularidade, e antes de ir embora para a Europa nos ajude a conquistar a América!

> Atacantes:

FICAM!

- Reinaldo: os seus 9 gols no Brasileirão, apesar das poucas partidas disputadas, lhe deram credencial para continuar no GRÊMIO em 2009. O grande problema do atacante é a continuidade do trabalho, devido às suas contusões constantes. Tirando isso, Reinaldo foi o melhor atacante GREMISTA em 2008 e está aprovado pela torcida para continuar no TRICOLOR.

- Perea: veio com o status de grande contratação no início de 2008, e aos poucos mostrou ser um atacante de qualidade mesmo. Porém, aos poucos começou a demonstrar deficiências técnicas e físicas no decorrer do ano. Goleador GREMISTA em 2008 com 17 gols, o colombiano Perea deve continuar no GRÊMIO e assim disputar a Libertadores. Terá a grande chance de mostrar em mais um ano qualidade e gols que faltaram em certos momentos de 2008.

- Morales: com as saídas de Marcel e Soares, o uruguaio Morales ganha espaço e deverá continuar no grupo TRICOLOR para 2009. Jogador experiente em Libertadores e líder por natureza, Morales poderá ser uma peça muito proveitosa para Celso Roth em 2009. Castelhano acostumado com certeza com catimba e com abafa na zaga adversária, poderá ser importante jogador para o 2° tempo. Tem altura, força e a manha para vencer os adversários numa possível pressão pró ou contra o GRÊMIO. Dessa maneira, a permanência do "Gigante" Morales no Olímpico é bem vinda.

- Roberson: uma das revelações das categorias de base, o jovem jogador de 19 anos provavelmente subirá a Serra para treinar com os demais jogadores do plantel profissional na pré-temporada em janeiro. Na última semana, Roberson, que vinha sendo um dos destaques GREMISTAS no Brasileiro Sub-20, teve uma contusão no ombro e deve parar por um mês. Isso pode prejudicar sua ida à Serra, mas que em 2009 Roberson deve começar a ganhar oportunidades no ataque GREMISTA, ah, isso deve!

JÁ FORAM!

- Soares: mesmo mostrando gols e futebol para continuar no GRÊMIO, a direção não lutou pela permanência de Soares no GRÊMIO em 2009. O jogador elogiado principalmente pela torcida TRICOLOR, não recebeu muitas chances para jogar de Celso Roth, o que dificultou uma melhor avaliação do jogador. Mas com certeza Soares deveria ter permanecido no Olímpico, porém isso não aconteceu, e o jogador está fechando contrato com o Cruzeiro.

- Marcel: em sua segunda passagem pelo Olímpico, Marcel mais uma vez não mostrou competência e qualidade para continuar. Com pouco gols, e muitas más atuações, Marcel não tinha a admiração da torcida, mas tinha adimiração de Celso Roth, que por muito insistiu no centroavante sem ele dar um bom retorno. Marcel está indo embora para o Japão, onde jogará pelo Vissel Kobe.

- André Luís: o atacante que sempre entrava graças a insistência de Celso Roth, já foi comunicado pela direção do GRÊMIO que não continuará no TRICOLOR em 2009. Jogador com muita vontade e determinação, mas pouco futebol e qualidade, está indo embora sem deixar boas impressões no decorrer do ano. Desejo uma boa sorte ao André Luís, e agradeço à direção pela dispensa, pois se André Luís continuasse provavelmente estaria nos relacionados para a Libertadores e com certeza jogaria.

JÁ CHEGOU!

- Alex Mineiro: artilheiro do Palmeiras na temporada 2008 (com 37 gols) e no Brasileirão (com 19 gols), Alex Mineiro por onde passa deixa boa impressão com muitos gols. Ele é até agora a grande contratação GREMISTA para 2009. Se o grande problema do GRÊMIO em 2008, e possível fator que tirou o Brasileirão de nossas mãos, foi o ataque e a falta de gols, Alex Mineiro chega com a responsabilidade de fazer o mesmo que fez no Palmeiras: GOLS! O jogador chega segunda-feira para assinar contrato e ser o grande camisa 9 TRICOLOR na Libertadores 2009! Confira abaixo o que Alex Mineiro declarou após saber do acerto com o TRICOLOR.

"Já acertei com o GRÊMIO. Só faltava o meu empresário me dar a confirmação, mas agora está tudo certo. Estava negociando com o Santos, mas apareceu essa proposta do GRÊMIO, que vai disputar a Libertadores, e isso pesou. O contrato é de um ano" - disse Alex Mineiro, confirmando sua vinda para o GRÊMIO.

"A torcida do GRÊMIO é muito fanática. É uma torcida que demonstrou estar sempre com o time. Espero que o torcedor possa me receber bem em Porto Alegre. Vou procurar dar o retorno e fazer os gols que a torcida espera" - diz Alex Mineiro, sabedor da torcida sem comparações TRICOLOR.

PODE CHEGAR!

- Wellington Paulista: a mais certa contratação do GRÊMIO pode não acontecer. O atacante do Botafogo, Wellington Paulista, estava praticamente acertado com o GRÊMIO, quando apareceu o Cruzeiro com uma proposta melhor e pode acabar ficando com o jogador. Apesar disso, o GRÊMIO continua com a possibilidade de contratar o atacante. Resta esperar a definição, mas hoje Wellington Paulista está com quase os dois pés na Toca da Raposa, e bem longe do Monumental.

Mas é isso, alguns seguem como indefinições para 2009, outros são certezas de que não ficam, enquanto outros permanecem e chegam. Outros reforços são prometidos pela direção GREMISTA até o final do ano. Se fala em pelo menos 4 reforços, zagueiro, volante, meia e atacante. A possibilidade de que jogadores da categoria júnior subam para os profissionais em 2009 é bem possível e provável, mas não devem ser muitos. Agora é continuar a ler noticiários de esporte e torcer para que bons jogadores cheguem ao GRÊMIO e poucos bons jogadores saiam do GRÊMIO, os ruins podem ir!

Um comentário:

Escuela para todos Luz ONG disse...

¡Felices Fiestas! Es nuestro deseo que esta noche de paz sea tan solo el comienzo de un año pleno de éxitos.


hermoso blog.

saludos

Alejandra