Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ARENA SAI, OU NÃO SAI?

Pelo jeito que vai as coisas, acredito que a Arena saia sim do papel, mas enquanto não sai, muita discussão ainda irá rolar.

E a discussão não acontece somente no Conselho Deliberativo, na verdade, o que acontece no Conselho é "fichinha" diante das discussões nos Blogs, Sites e Orkuts com cunho GREMISTA. É só procurar na Internet por Blogs e Sites GREMISTAS que você irá encontrar material sobre o assunto.

Olhando as discussões neste variados espaços midiáticos da Internet, e percebendo que os GREMISTAS se dividem em variadas opiniões sobre o Projeto Arena, percebo que o racha político que ocorre no Conselho Deliberativo GREMISTA, só reflete o racha de opiniões da torcida TRICOLOR. Sinceramente, não é de se espantar o que vem ocorrendo fora das quatro linhas do gramado do Estádio Olímpico.

Neste espaços, onde qualquer opinião é aceita e encontra adeptos, encontramos os extremistas, os sentimentais, os futuristas, os que vêem a Arena como o único jeito, os em cima do muro, os que não querem saber da Arena, os que querem o Monumental Eterno, os que estão preocupados com a Libertadores de 2009, e ainda os que querem entender. Enfim, muitos movimentos no meio da torcida TRICOLOR.

> Extremistas: se tratam daqueles que acham que o GRÊMIO está entrando em mais uma fria como foi a parceria com a ISL. Declaram, os extremistas, que na nova Arena os sócios não terão direito algum para entrar, e decretam que o GRÊMIO morreu como clube, deixando de lado sua torcida para conseguir investimentos com a OAS.

- Pergunto aos extremistas: tudo bem, caso os sócios (suponhamos) não tenham direito de entrar na nova Arena (o que não deve acontecer, e assim os sócios terão todo o direito de entrar na Arena), quem serão os 50 mil ou mais pessoas que terão direito a entrar na Arena? Não seriam GREMISTAS? Os não-sócios? Afinal, o GRÊMIO é de todos, ou só dos sócios? A torcida do GRÊMIO é formada por 50 mil, ou milhões de torcedores? E outra coisa: quem de vocês sócios TRICOLORES irá abandonar o GRÊMIO por causa disso? O sentimento se termina por questões de dinheiro e direitos de acesso a um estádio? E os Sócios Patrimoniais se acham donos do Olímpico? O GRÊMIO então tem dono? Eu pensei que não houvesse um ou dois ou mais donos, e sim milhões de donos, a torcida TRICOLOR!

> Sentimentais: se tratam daqueles que querem a Arena, por acreditar ser a forma mais correta de o GRÊMIO se desenvolver patrimonialmente e financeiramente, mas acreditam que o TRICOLOR não precisa mudar de endereço, e sim continuar no bairro da Azenha. Ou seja, implodir o Olímpico atual, para construir o Olímpico Arena do futuro.

- Pergunto aos sentimentais: caso o Olímpico fosse escolhido para ser o local da construção da Arena, e assim tivesse que ser implodido, onde jogaríamos? No Beira Rio? Ou no Passo D'Areia? Ou quem sabe no interior? Durante dois anos ficaremos sem estádio, sem casa? Na boa, no Beira Rio acho difícil a gente jogar, pois eles estarão reformando o estádio deles para a tão falada Copa do Mundo de 2014, e não gostariam de ver GREMISTAS indo lá para destruir tudo, como já ocorreu em 2006 no episódio dos banheiros químicos, fora que o gasto quanto a aluguel do estádio seria altíssimo, e nós GREMISTAS sabemos muito bem, já que a direção sempre nos lembra: não temos dinheiro para isso. Jogar no Passo D'Areia, nada contra, mas fiquem sabendo que nem todos os sócios com acesso livre ao estádio (sem cobrança de ingresso) teriam direito de entrar no estádio, devido ao número de lugares disponíveis no Estádio do Zequinha. Sem contar que os Sócios-TRICOLORES nem teriam direito de comprar ingressos. Seria o fim dos sócios também, e durante dois anos muito mais que a maioria dos GREMISTAS assistiria o GRÊMIO pela telinha da TV. Ah, eu falei no interior, nada contra os GREMISTAS de lá, mas e os de Porto Alegre, ficariam como? Afinal, o GRÊMIO é FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE, ou não?

> Futuristas: se tratam dos que só pensam na nova Arena, sonham com ela, sonham em entrar no shopping, nas lojas, nos restaurantes, e tudo mais que só a Arena TRICOLOR proporcionará a você, fora o estádio para assistir a partida, mas isso é só complemento! Tampouco ligam se os sócios terão direito ou não, estão na verdade entusiasmados com o progresso da região, com o progresso do clube, e o visual arquitetônico do possível novo ponto turístico da cidade. Fora os futuristas corneteiros que após concluída a Arena TRICOLOR poderão tirar sarro do remendão da beira do lago. Pensam no futuro, mas só o lado bom deste futuro. Ah, mais uma coisa, são aqueles que querem a Arena TRICOLOR como sede da Copa do Mundo de 2014.

- Pergunto aos futuristas: você é sócio? Não está preocupado na possibilidade de ficar de fora do novo Estádio TRICOLOR? Ah, claro, você acha que entrará em algum jogo da Copa do Mundo? Vai sonhando!

> Os que vêem a Arena como o único jeito: são aqueles que reconhecem que a Arena além de moderna e necessária, graças aos problemas de manutenção do atual Olímpico, é importante para o desenvolvimento financeiro do GRÊMIO, e a possibilidade de o estádio oferecer marketing, publicidade e dinheiro ao clube. A Arena mais do que um passo à modernidade, é um passo em direção à reorganização do GRÊMIO como clube de futebol, saldando dívidas e investindo no futebol, o que hoje não ocorre efetivamente, do jeito que nós torcedores gostaríamos.

- Pergunto aos que vêem a Arena como o único jeito: teremos que esparar pelo novo estádio para termos boas equipes em campo? Até lá, o negócio é ir com um time mais ou menos e acreditar na IMORTALIDADE?

> Os em cima do muro: se tratam daqueles que não sabem no que acreditar, e acabam por não tomar partido de nenhum dos lados. Até porque todos acham que estão certos, sendo assim quem eu irei apoiar. Prefiro ficar aqui, em cima do muro!

- Pergunto aos em cima do muro: vai sair quando desse muro?

> Os que não querem saber da Arena: esses são os nervosos, e com toda razão. Eles já estão por aqui com tanto assunto Arena para lá e para cá, e mais irritados ainda porque nenhuma solução, nenhum desfecho conciliatório é efetivado. É muito "bafafá", e pouca solução, enquanto o futebol fica a ver navios. Com o dia após dia sem contratações, sem definições quanto ao futebol em 2009, enquanto o assunto Arena domina o espaço, é de qualquer um se estourar e declarar que a Arena que se exploda!

- Nada a acrescentar ou perguntar!

> Os que querem o Monumental Eterno: são os saudosistas, qualquer semelhança com os sentimentais é mera impressão. São aqueles que não admitem a construção da nova Arena no Humaitá, e nem na Azenha. Explico: são as pessoas que preferem uma "simples" remodelação (leia-se reforma, ou remendão) do atual Olímpico Monumental.

- Pergunto aos que querem o Monumental Eterno: na boa, quem vai ou já foi ao Monumental sabe que uma reforma não melhorará o Olímpico, é inviável. O que é melhor, um estádio reformado para durar uns 10 anos? Ou um estádio totalmente construído, "novinho em folha", para durar sei lá eu, mais de 50 anos? O custo não valeria à pena? Outra questão, a quem acha que um novo estádio não eleva um clube de futebol a um outro patamar, desconhece a história do GRÊMIO. Afinal, seria pura coincidência que um ano após a conclusão do Estádio Olímpico o GRÊMIO viria a se sagrar Campeão Brasileiro, e três anos depois se tornaria Campeão da América e do Mundo? Lógico que não, pode perguntar para quem viveu aqueles momentos e eles responderão que foi o Olímpico sim que fez do GRÊMIO um clube Campeão, o clube grande que conhecemos hoje, e não somente regional como era até então! A Arena não se trata de um capricho do GRÊMIO, trata-se sim do futuro do nosso GRÊMIO. Para aqueles que acham que o bom e velho Monumental tem jeito de ser remodelado eu só lamento, pois é visível a quem comparece ao estádio a falta de condições necessárias para uma remodelação, desde o espaço até as dependências, sem contar a falta de condições viárias no entorno do Olímpico. Sei a importância do nosso Monumental para o GRÊMIO, e é por isso que sei da importância da construção da Arena para o nosso GRÊMIO!

> Os que estão preocupados com a Libertadores de 2009: esses querem saber do hoje, ou do amanhã, 2009, e não do ainda distante ano de 2012, quando a Arena deve estar concluída, se tudo correr bem até lá. Eles querem saber de reforços, da Libertadores, querem ver o GRÊMIO Campeão! E nada além disto!

- Nada a acescentar ou perguntar!

> Os que querem entender: são aqueles que como eu procura alguém para explicar detalhadamente as verdades do contrato da OAS e do Projeto Arena. Já que a imprensa, o próprio GRÊMIO, seus conselheiros não tratam de esclarecer, e GREMISTAS através da Internet difundem diversas teorias conspiratórias relacionadas ao Projeto Arena, o que os que querem entender querem é alguém para esclarecer, de fonte oficial, as verdades sobre esse projeto grandioso e importante! Pelo amor de DEUS, alguém!

- Nada a acrescentar ou perguntar!

É isso, muitas teorias, poucas práticas. Muitas opiniões conflituosas. O assunto já é complicado se não houvesse a paixão, mas como o ingrediente principal do futebol e de seu torcedor é a paixão, o assunto fica ainda mais difícil de chegar a um denominador comum. Me simpatizo com vários movimentos da torcida, como os que sabem da importância da Arena para o futuro do GRÊMIO, os que querem saber da Libertadores 2009 e só depois querem falar de Arena, e ainda faço parte dos que esperam esclarecimentos oficiais acerca do assunto Arena.

Agora a pergunta continua: ARENA SAI, OU NÃO SAI? É esperar para ver!

Nenhum comentário: