Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

HÁ 31 ANOS - GRÊMIO, CAMPEÃO GAÚCHO DE 1977

A equipe Campeã > Em pé: Eurico, Victor Hugo, Corso, Cassiá, Oberdan e Ladinho. Agachados: Tarciso, Tadeu, André Catimba, Iura e Éder. Entraram no decorrer do jogo Vilson e Alcindo, num time treinado pelo saudoso e eterno técnico Telê Santana.

André Catimba > Após fazer o gol da vitória, o atacante vai comemorar, mas quando tenta fazer um salto mortal, ele dá errado. Fim da história: André Catimba sai machucado do jogo, mas o GRÊMIO é o CAMPEÃO GAÚCHO DE 1977, quebrando a hegemonia colorada de oito anos. Curiosidade: a torcida do Inter levou ao jogo várias faixas com a inscrição "ENEA", em razão do possível 9° título a ser conquistado seguidamente, mas ao final do jogo os GREMISTAS souberam realmente o que aquelas faixas significavam: ENEA - "Eles nunca esquecerão André!".

- Coluna de Paulo Sant'Ana, publicada em Zero Hora no dia 26 de setembro de 1977:

'Enfim campeão

O GRÊMIO é o legítimo campeão de 1977. Venceu ontem o quarto GRE-nal deste ano. Marcou nas suas quatro vitórias incontestáveis sobre o Internacional 8 gols. Sofreu apenas 3 do seu adversário. Em apenas 3 minutos de jogo o Internacional não poderia ontem desfazer a vitória GREMISTA. André acertou bem o pé e fez o que já é normal fazer este ano: gol da vitória do GRÊMIO sobre o Internacional.

Campeão o GRÊMIO, Luiz Torres esperou 30 minutos para que o Internacional voltasse. Foi pública a espera de Torres e outra coisa ele não poderia ter colocado na súmula senão o abandono do Internacional do campo de jogo. Apesar dos acontecimentos lamentáveis de ontem, o GRÊMIO é o campeão legítimo. Provou no campo.

Não ontem. Mas no quatro GRE-nais que venceu: 3 a 0, 2 a 1 e 1 a 0.

Chega? Ou vão fazer o GRÊMIO jogar mais GRE-nais? Não poderão haver outros resultados que não sejam vitórias do GRÊMIO. Porque aquilo que venho dizendo há meses é a única verdade: o GRÊMIO é melhor.

A invasão acontecida ontem no Olímpico é comum em todas as decisões. Em 1969 houve invasão no Beira-Rio. Em outros GRE-nais aconteceram, por ocasião de decisões — e até mesmo em Inter x Gaúcho, invasões no Beira-Rio. Nem por isso os times visitantes, entre eles o GRÊMIO, se retiraram. Se Luiz Torres foi agredido, como sugere uma foto, aquela agressão só poderia ter partido de um torcedor do Internacional. Aos torcedores do GRÊMIO não interessava a paralisação da partida. O GRÊMIO vencia com um gol de André e com um pênalti perdido por Tarciso.

Mas o que interessa é o futebol. E o que se viu foi uma única equipe organizada em campo. O que se viu foi um único time à procura do gol. O GRE-nal de ontem acima de tudo provou que não há remédio para o Internacional que seja a reconstrução do seu time, em cima da contratação de novos valores. Joguem-se quantos GRE-nais quiserem jogar, o GRÊMIO os vencerá sempre. É mais time, tem mais estrutura. E só não vê quem não quer ver: só o GRÊMIO tem treinador à altura de um componente da dupla GRE-nal.

Terminou o campeonato. Venceu o melhor. Perdeu apenas um turno e assim mesmo aos 91 minutos de um GRE-nal em que o GRÊMIO não teve o seu centroavante titular. Todas as quatro vezes que o GRÊMIO teve ou André ou Alcindo, venceu os clássicos. Perdeu um com os reservas. Mas time contra time, jogador por jogador, parece claro a todos a quem só interessa a discussão sobre futebol que o GRÊMIO é um oceano de diferença mais time que o Inter.

Ontem foi o coroamento da campanha mais especular de um time nos últimos anos em nosso campeonato. Defesa menos vazada, ataque mais positivo, marcando a impressionante soma de 65 gols, em tudo e por tudo a torcida merece a grande comemoração de ontem em todo o Estado e na capital, que ainda hoje é vista em todos os cantos. O GRÊMIO melhor e volta para o pedestal da vitória. Parabéns a Telê, a Dourado, a Olmedo, aos jogadores e à torcida, que foi maior também em arrecadações. Vibra o Rio Grande GREMISTA, o GRÊMIO se reencontra com o seu destino de grande campeão, uma equipe capaz do recorde de não ter contra sua meta ou sua linha de fundo uma bola sequer chutada pelo Internacional no GRE-nal de 2 a 1, primeiro tempo, e uma só bola chutada por Valdomiro, assim mesmo de falta, na primeira etapa de ontem. O resto é conversa e reação, já esperada por mim, no sentido, de contestar o GRÊMIO. Mas não se pode contestar o melhor.'

You Tube > GRÊMIO 1 x 0 Inter - GRÊMIO CAMPEÃO GAÚCHO DE 1977

OS CAMPEÕES GAÚCHOS DE 1977

Jogadores: Corbo, Eurico, Ancheta, Cassiá, Oberdan, Vitor Hugo, Ladinho, Tadeu Ricci, Iura, Éder, Tarciso, André Catimba, Alcindo, Vilson, Leandro, Jerônimo, Zequinha, Claudinho, Tadeu Vieira, Valderez, Luís Carlos, Gino, Remi.

Técnico: Telê Santana.

Há 31 anos atrás este time GREMISTA comandado por um dos maiores técnicos de todos os tempos, o treinador Telê Santana, fez o nosso IMORTAL TRICOLOR tomar novamente o caminho de VITÓRIAS. Dali em diante o GRÊMIO concluiu seu sonho, o Estádio Olímpico Monumental, e conquistou o Brasil em 1981, a América e o Mundo em 1983, e muitas outras CONQUISTAS! Parabéns aos CAMPEÕES GAÚCHOS DE 1977! Parabéns GRÊMIO!

Nenhum comentário: