Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 21 de setembro de 2008

BRASILEIRÃO 2008: GRÊMIO 0 x 0 Atlético Paranaense

Mesmo em menor número, os 1.500 GREMISTAS presentes na Arena cantaram o tempo todo, calando os atleticanos!

Num jogo onde o GRÊMIO jogou melhor e teve chances de sair com a vitória, empate de 0 x 0 não foi um bom resultado. Porém, continuamos LÍDERES isolados, mesmo que não seja pelos 6 pontos de rodadas atrás, mas sim de apenas 1 ponto hoje.

O jogo que acabou a pouco deixou a impressão de não ter sido um bom resultado para o GRÊMIO, mas nos deu a impressão também que o bom futebol voltou à equipe de Celso Roth. Desde o início da partida o GRÊMIO mostrou estar afim de dominar a partida, mas um pouco afobado e sem colocar a bola no chão não conseguia atacar com qualidade. O Atlético-PR muito desorganizado em campo tentava crescer com apoio da torcida, mas os erros de passe do meio campo para frente, juntamente com as falhas da zaga atleticana deixou impaciente a torcida e a equipe rubro-negra pressionada não conseguia jogar. O TRICOLOR viu isso e passou aos poucos a dominar o meio campo, a volta do atacante Perea foi no momento certo, ele com sua velocidade e força incomoda muito a zaga adversária, e foi através disso que ele teve duas chances de marcar, mas ou esbarrou na zaga atleticana ou nas mãos do goleiro Galatto, de grande atuação no jogo (pô Galatto, custava ter ajudado o GRÊMIO num lancezinho só!). Mesmo com o domínio da partida, nos minutos finais da 1ª etapa a equipe GREMISTA deixou espaço e o Atlético ameaçou duas vezes na bola aérea.

O 2° tempo começou, e com ele o GRÊMIO voltou a ser o melhor em campo. Na pressão o GRÊMIO passou a trocar passes com autoridade em busca do gol da vitória, faltava sorte, um pouco mais de insistência. Celso Roth esperou os 15 minutos para realizar sua primeira mudança no jogo, tirou Anderson Pico para colocar Souza pela esquerda, não funcionou muito, o jogador não habituado a jogar por aquelas bandas não chegou a realizar boa partida. O tempo passava, as chances de gol aconteciam, o dito "Furacão" se encolheu em seu campo parecendo uma leve "brisa", mas a bola não entrava. Na grande chance, Tcheco cruza, Jean cabeceia em cima de Galatto, a bola fica viva na área e de voleio Réver chuta em cima da zaga e a bola sai para escanteio. O técnico Celso Roth reclamava, chutava o chão, xingava, mas não parecia querer mudar a equipe, algo tão claro para se fazer tendo no banco um legítimo artilheiro, o "Gigante" Morales. Mas só após os 30 minutos, Celso Roth chama o grandalhão para realizar sua estréia, Morales entra e em poucos minutos prova o quanto poderá ser uma arma perigosa contra os adversários. Do alto dos seus 1,96m de altura o jogador não perde uma dividida na bola aérea, não perde uma no jogo de corpo e ainda incomoda a zaga, na única chance que teve foi com a bola nos pés, mas chutou para fora. Aos 40 minutos Roth chama Soares, um pouco tarde para mudar um jogo, mas em um passe de Tcheco, Soares corre para pegar a bola e é criminosamente acertado por um carrinho feito por trás do zagueiro atleticano, o juiz não marca nada, num lance que era além de pênalti, um digno lance de expulsão, aos 45 minutos. Mas paciência, não vencemos, fomos um pouco roubados por um árbitro que não fez uma péssima arbitragem, mas que comprometeu no final, coisas do nosso bom e velho futebol. Mas valeu pela volta do bom futebol, faltou mesmo o gol, mas ele virá no GRE-nal, ah, claro, a vitória também virá no próximo domingo de Clássico. Para a próxima rodada de GRE-nal, Celso Roth não poderá contar com Réver, o jogador levou o terceiro cartão amarelo hoje contra o Atlético-PR, o zagueiro Jean deve continuar na equipe no seu lugar, e o zagueiro Pereira, se tudo der certo na sua recuperação nesta semana GRE-nal, estará de volta à equipe titular.

Análise TRICOLOR: o goleiro Victor fez uma boa partida, apesar de não ter sido muito ameaçado durante a partida, nos momentos que se exigiu fez boas defesas. A zaga teve boa atuação, Leo mostra raça e personalidade, Jean fez um jogo seguro como líbero, e Réver como sempre foi um monstro na partida. Paulo Sérgio faz boas jogadas, mas se enrola em outras, não sei se Felipe Mattioni não poderia render mais defensivamente e ofensivamente do que ele, já pela esquerda Anderson Pico é uma bomba relógio, quando levou o cartão amarelo já pensei "esse lôko vai ser expulso", depois se acalmou em campo, mas não fez um bom 1° tempo, já no 2° tempo quando melhorou foi retirado para dar lugar a Souza, que não conseguiu ser melhor que Pico. O meio de campo do GRÊMIO só dá problemas bons para Celso Roth: começando por Rafael Carioca, o legítimo dono da meia cancha GREMISTA, é sem dúvida o jogador mais regular da equipe, fez hoje mais um partidaço, desmarca sem falta, tem um passe de qualidade, é verdade que assusta às vezes com sua tranqüilidade ao sair com a bola dominada para o ataque, mas é um jogador seguro e erra muito pouco (um veterano de 19 anos), ao seu lado jogou o uruguaio Orteman, o experiente meia jogou com extrema categoria, jogador de alta técnica e passe refinado, jogou bem e deixou claro que quer a vaga de William Magrão, porém por Rafael Carioca ser um jogador lento e Orteman também, o meio campo GREMISTA perde em explosão e velocidade no contra ataque, algo que com William Magrão não acontece, pois essa é a sua principal qualidade. Para completar o meio, Tcheco, o jogador pode não ter feito hoje uma partida exemplar, mas pelo seu cruzamento, sua visão de jogo e sua individualidade é um jogador de extrema importância para o conjunto TRICOLOR. No ataque a minha dúvida, o colombiano Perea voltou e voltou bem, merece ser o titular da equipe, enquanto que Marcel eu não tenho tanta certeza, eu até passei a gostar dele, pois ele mostra raça com a camisa TRICOLOR, briga pela bola, mas pouco aparece para finalizar e fazer gols, e o "Gigante" Morales me deu uma boa impressão nos poucos minutos que jogou, tem imposição física, não perde uma pelo alto e ainda levou perigo ao gol adversário pelo seu tamanho, não sei vocês, mas gostaria de ver Morales titular no Gre-nal, não por achar que Marcel vem jogando mal, mas porque Morales mostra que pode ser titular. Além disso, o centroavante uruguaio nos tempos de Nacional era o terror do Peñarol, pois todo Clássico ele deixava o seu gol no fundo das redes do rival, vai ver isso pode vir a acontecer por aqui, num GRE-nal. O técnico Celso Roth arma bem a equipe: ela se defende, leva poucos sustos, e ainda empilha chances de fazer gol, mas o treinador perde muito tempo enquanto não muda certos jogadores, para mim se Morales tivesse entrado ao mesmo tempo que entrou Souza o placar seria outro, e o resultado seria uma bela vitória do GRÊMIO.

Agora tudo é GRE-nal, e o TRICOLOR irá chegar ao Clássico ainda LÍDER isolado do Brasileiro, mas agora colado nele está o Palmeiras com 1 ponto atrás. Vitória no Clássico serve para assegurar a LIDERANÇA, e dar novo ânimo ao GRÊMIO e à sua torcida em busca do TRICAMPEONATO BRASILEIRO! Vamos lá GRÊMIO, na sua vida nada é fácil, e não vai ser desta vez que o TRI virá com certa facilidade! Dá-lhe GRÊMIO! Na boa ou na ruim, sempre TRICOLOR!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 0 : Victor, Leo, Jean, Réver, Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Orteman, Tcheco, Anderson Pico (Souza), Perea e Marcel (Morales). Técnico: Celso Roth.

Atlético Paranaense - 0 : Galatto, Danilo, Rhodolfo e Antônio Carlos; Alberto, Alan Bahia (Márcio Azevedo), Chico, Ferreira e Netinho; Júlio César (Pedro Oldoni) e Rafael Moura (Zé Antônio). Técnico: Geninho.

Estádio Arena da Baixada (Curitiba - PR)

Público Pagante: 20.052 - Público Total: 21.839 torcedores - Renda: R$ 328.185,00

Cartões amarelos: Anderson Pico, Orteman, Paulo Sérgio e Réver (GRÊMIO), Antônio Carlos, Rafael Moura e Ferreira (Atlético-PR).

Árbitro: Alicio Pena Junior (MG).
Auxiliares: Jair Albano Felix (MG) e Rodrigo Otávio Baeta (MG).

Nenhum comentário: