Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 1 de novembro de 2008

ACREDITAR QUE ELES ACREDITAM - CRISTIAN BONATTO

“E aí? Tua acha que dá?”. Essa é a pergunta que substituiu nas últimas semanas os tradicionais “Como é que tu tá?” ou “Tem visto o pessoal?” quando dois ou mais GREMISTAS se encontram no buteco ou no supermercado. Deveria ser um pergunta simples e fácil de responder, bastando apenas analisar a tabela, o rendimento do time no 2º turno, o histórico de chegada do Roth ou ter lido a coluna do Sant'Ana. Usar a racionalidade. Seria simples, se não fosse o fato de o GRÊMIO ter, ao longo de sua história remota ou recente, transformado essa pergunta numa armadilha que deixa até o mais pessimista como refém.

O GRÊMIO nos subtraiu o direito ao realismo por mais evidente que seja a forma que ele se apresente. Insistir no realismo é viver no constante risco de ter a língua queimada em praça pública. Afinal, quantos já pagaram caro pelo menos uma vez pela heresia de ser realista quando questionados se dava para reverter o 3x0 contra o Caxias, se dava para passar da primeira fase da Libertadores 2007, se após o desastre do primeiro semestre escaparíamos do rebaixamento este ano? Só para ficar em exemplos mais recentes e não transformar isso em livro. Também não é necessário citar Aflitos 2005, covardia.

Os jogadores também acreditam, mas por uma questão quase contratual. A grande questão é o QUANTO eles acreditam e o QUANTO eles tem noção do QUANTO que esta crença é importante para os GREMISTAS fora das paredes do cárcere. Será que em meio à sinuca, videogames, ipods, livros de auto-ajuda ou marias-chuteira online, há tempo para perder o sono ou se preocupar 24 horas por dia com o problema de quem CERTAMENTE estará no Olímpico ano que vem, seja qual for a competição a ser disputada, acreditando sempre, mesmo que da boca para dentro?

Aos jogadores: Esperamos que sim. Ou queremos ACREDITAR que sim. Mais que isso, nesta reta final queremos VER essa crença materializada em atitude, correria, indignação consigo próprio, pressão nos 90 minutos, costas esfoladas de buscar bolas impossíveis, câimbras, nada de fôlego para entrevistas no final e amor à causa (nem estamos pedindo que seja à camisa). Pois nos mostrem, não apenas digam. Afinal foram vocês mesmos que nos fizeram ACREDITAR no impossível que era este título. Agora os outros dizem que o líder não vai chegar, a própria vaga na Libertadores é questionada. Contam com isso torcendo para que vocês NÃO SE LEMBREM que são o GRÊMIO. Pois isto bastaria para desafiar o difícil, o improvável e até o impossível.

Mas TEM que ser o GRÊMIO. Lembram dele?


Texto publicado neste sábado, 1° de novembro, no Blog do Torcedor do GRÊMIO, do GloboEsporte.com. Clique aqui e confira o texto no Blog, e aproveite para conferir mais textos do Cristian Bonatto no Blog.
______________________________

Tem que acreditar, GREMISTA tem que acreditar. Após a Inacreditável Batalha dos Aflitos, em 2005, nós GREMISTAS sempre nos veremos com a obrigação de acreditar, acreditar sempre. Amanhã a torcida irá empurrar o time, acreditando que o TRI está cada vez mais vivo, mas se os jogadores não acreditam, de nada adianta, é necessário que os jogadores renovem as esperanças deles, e de nós GREMISTAS. Então como diz o texto acima: "TEM que ser o GRÊMIO", amanhã.

Para ampliar a imagem acima, clique para ela abrir em nova janela!

Nenhum comentário: