Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quarta-feira, 9 de julho de 2008

HÁ 25 ANOS - BATALHA DE LA PLATA

Ontem, 8 de julho de 2008, fez 25 anos da Batalha de La Plata. GRÊMIO 3 x 3 Estudiantes. Segundo o nosso técnico campeão da América e do Mundo, Valdir Espinosa, "era empatar ou morrer!".

Matéria do ClicRBS.com.br

'Libertadores 1983: O empate e a vida na Batalha de La Plata
Guerra, violência e futebol marcaram uma das partidas mais emocionantes da história

O dia 8 de julho de 1983 ficou marcado por ser a data de um dos mais incríveis jogos da história do GRÊMIO. Em campo, o TRICOLOR lutava contra o Estudiantes de La Plata por uma vaga na grande decisão da Libertadores. Fora dele, um suposto auxílio do Brasil aos ingleses na Guerra das Malvinas provocou a ira dos argentinos, que viam no TRICOLOR GAÚCHO um inimigo que ia muito além das quatro linhas.

O GRÊMIO chegou para o jogo em La Plata com uma vantagem de dois pontos sobre América e Estudiantes. Uma vitória asseguraria ao TRICOLOR uma vaga nas finais do maior torneio interclubes de futebol das Américas. Um empate deixaria o clube gaúcho na dependência do resultado entre América e Estudiantes, na Colômbia.

Na chegada da delegação gremista ao acanhado Estádio Jorge Luis Hirschi, várias pedras foram arremessadas contra o ônibus brasileiro. No gramado, a situação não era diferente. Cusparadas, violência e muita confusão antecederam a partida.

Para se ter uma idéia do clima belicoso em La Plata, antes mesmo da bola rolar o árbitro uruguaio Luis de La Rosa (que substituiu Martinez Basan em cima da hora) apresentou cartão amarelo para o atacante Trobbiani.

E os argentinos não se intimidaram nem um pouquinho com a advertência do árbitro. Nos primeiros 45 minutos de partida, dois jogadores do Estudiantes foram expulsos.

A confusão que deixou o Estudiantes com nove homens começou depois que China cometeu uma falta sobre Trobbiani e foi chutado pelo argentino. Depois de ter expulsado o primeiro, o árbitro uruguaio foi empurrado por diversos argentinos, até que Ponce também foi mandado para o chuveiro.

Depois da cobrança da falta que originou as duas expulsões, Gugnale se aproveitou e chutou na saída de Mazarópi, aos 38 minutos, para abrir o placar. Aos 44, Osvaldo recebeu pela esquerda e chutou cruzado para empatar.

O empate no final do primeiro tempo soou como ofensa aos fanáticos torcedores argentinos. No túnel que levava os times aos vestiários, Caio foi agredido covardemente e teve como resultado uma fratura na tíbia. César voltou para o segundo tempo no seu lugar.

E o próprio César foi o responsável pelo gol da virada TRICOLOR, aos oito minutos da etapa final. Já com quatro homens a menos, os argentinos presenciaram um golaço marcado por Renato Gaúcho. Em uma jogada pela direita de ataque, o ponta deixou dois marcadores no chão e chutou para o fundo das redes. Eram 18 minutos do segundo tempo.

Tomados por uma ira nunca antes vista em um campo de futebol, os argentinos partiram para o ataque e conseguiram acuar os GREMISTAS, mesmo estando em considerável desvantagem numérica. Gurrieri descontou aos 31 minutos. Osvaldo marcou o quarto gol do GRÊMIO, que foi anulado inexplicavelmente pelo árbitro da partida.

A pressão do Estudiantes era imensa e, faltando quarto minutos para o fim da Batalha de La Plata, Russo marcou o gol de empate.

Mesmo tendo permitido a igualdade para uma equipe com apenas sete homens em campo, o GRÊMIO comemorou ter conseguido deixar La Plata com vida. O TRICOLOR dependia agora de, pelo menos, um empate do já eliminado América de Cali contra os argentinos para chegar à final.'
______________________________________

Vídeo ClicRBS.com.br

GRÊMIO 3x3 Estudiantes, pela Libertadores de 1983 > um pequeno documentário com depoimentos dos ex-jogadores Mazarópi e Paulo Roberto, e do jornalista da Zero Hora Luiz Zini Pires.


Vídeo TV COM (TV COM Esporte Clube)

GRÊMIO 3x3 Estudiantes - Libertadores, 08/07/1983 > Reveja os lances do jogo entre GRÊMIO e Estudiantes pela semifinal da Libertadores de 83.

______________________________________

Quer saber mais sobre a nossa 1ª Libertadores da América em 1983, então é só conferir nos links abaixo as retrospectivas do ClicRBS.com.br e do GREMIO.net.

- ClicRBS.com.br

1ª reportagem do ClicRBS > Libertadores 1983: Osvaldo marca, GRÊMIO despacha o Blooming e ruma às semifinais > clique aqui.

2ª reportagem do ClicRBS > Libertadores 1983: GRÊMIO vence Bolívar e se vinga do Flamengo > clique aqui.

3ª reportagem do ClicRBS > Libertadores 1983: Tita relembra vitória do GRÊMIO sobre Flamengo > clique aqui.

4ª reportagem do ClicRBS > Libertadores 1983: Derrota em Cáli não abala grupo do GRÊMIO > clique aqui.

5ª reportagem do ClicRBS > Libertadores 1983: O empate e a vida na Batalha de La Plata > clique aqui.

- GREMIO.net

Veja a retrospectiva do site oficial do GRÊMIO clicando aqui. Dá-lhe GRÊMIO!

Nenhum comentário: