Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 4 de outubro de 2008

BRASILEIRÃO 2008: GRÊMIO 2 x 1 Botafogo

Festa fantástica da torcida TRICOLOR, quase 38 mil GREMISTAS no Olímpico, e graças a isso a vitória veio, graças ao embalo do torcedor. O que seria do GRÊMIO sem a torcida? Alguém saberia responder?

Douglas Costa estréia com gol, com grandes jogadas e com seu nome cantado pela torcida. Tem jeito de fazer uma estréia melhor?

Douglas Costa neles! O "guri" provavelmente será titular contra o Santos, mais uma chance de conferir o talento desse futuro craque!

Na insistência do escanteio, Hélder cruza mais uma bola no primeiro pau e encontra a testa de Réver que cabeceia com força para dentro do gol, decretando a vitória TRICOLOR em um jogo de muito sofrimento, mas que no final valeu a pena!

Em tarde iluminada, zagueiro Réver comemora o seu gol, e sem dúvida sua melhor partida com a camisa TRICOLOR!

A tarde de sábado do Olímpico começou com surpresas. E vieram uma atrás da outra. Quando o locutor do estádio começou a escalar a equipe, veio a primeira surpresa: Felipe Mattioni titular, depois veio outra: William Thiego titular, mal se respirava e lá vinha outra surpresa: Hélder titular. Além disso, a escalação era completada por Douglas Costa, Soares e Morales, todos já os esperavam na equipe, portanto não foi tanta surpresa. Mas outra surpresa veio do torcedor que lotava o Olímpico. Mostrando que ela elegeu o culpado pela má fase do GRÊMIO, a torcida vaiou o técnico Celso Roth quando seu nome era dito locutor, uma surpresa, depois de tanto tempo de paz entre torcida e Celso Roth. Mas depois de tanta surpresa veio o jogo.

Com tantas mudanças ao mesmo tempo, Celso Roth sabia que saíria sem culpa alguma por qualquer resultado que viesse a ocorrer, pois ganhando teria os méritos por ter escalado aquela equipe (mesmo que tenha demorado para escalar), empatando ou ainda perdendo teria a desculpa de falar que a equipe não tinha entrosamento (algo que foi possível constatar no jogo), fora que era capaz de falar que a culpa era do torcedor, que pressionou, pressionou para que eles entrassem. Como todos nós sabemos qual foi o resultado, sabemos que todos saíram sem ferimentos da guerra, todos estamos felizes. Vamos ao jogo.

Sem dúvida faltou entrosamento para a equipe, e o Botafogo soube dominar o meio campo, colocando muitas vezes o TRICOLOR na roda. Faltava colocar a bola no chão, pois a equipe não tinha posse de bola, todo o rebote era da equipe carioca, estava difícil a coisa. E tudo piorou quando o Botafogo abriu o placar aos 30 minutos da primeira etapa, em uma suposta falha de Victor. A partir daí, a torcida viu que a vitória viria através de seu apoio, e para que ela viesse um empate seria necessário antes que acabasse o 1° tempo.

Cerca de 5 minutos após o gol do Botafogo, Leo levanta a cebaça e lança do campo de defesa para o de ataque, o "Gigante" Morales é seguro pela camisa, seri pênalti, mas ele consegue escorar de peito para quem vem de trás, e quem estava ali era o "guri" Douglas Costa, ele domina e chuta, a bola sai desviada e entra, GRÊMIO empata, delírio no Olímpico, o descontrole está formado. Gol de jogador com estrela, gol para o garoto jamais esquecer:

"Sempre estive ali onde estão os torcedores. Sou GREMISTA desde pequeno. Fazer um gol na minha estréia é muito importante" - diz Douglas Costa, o novo craque do Olímpico.

No final do 1° tempo, o GRÊMIO perde Leo expulso, e o Botafogo perde Jorge Henrique, também expulso.

O 2° tempo se inicia, com ele o nervosismo, "será que vai dar?", era o que todos se perguntavam, em campo a equipe atacava com mais perigo. O Botafogo até tentava ficar com mais posse de bola, mas acabou sentindo demais a ausência de Jorge Henrique no ataque, melhor para o GRÊMIO. Douglas Costa começava a brilar no jogo, em dois lances com uma visão de jogo impressionante, deixou Felipe Mattioni duas vezes cara a cara com o gol, na primeira o lateral chutou em cima da marcação, na segunda passou para o lado e Morales perdeu grande chance. A pressão aumentava, e os escanteios se sucediam, em uma deles, o lateral Hélder cruzou a meia altura forte e encontrou a cabeça de Réver que empurrou para dentro, GRÊMIO 2 x 1.

Do gol da vitória em diante, o Botafogo ameaçou pouco, apenas em cobranças de falta, mas poucas ameaçavam a vitória GREMISTA. Quando o árbitro apitou o final de jogo foi só comemorar, e soltar a voz para todo o Brasil ouvir: "...O GRÊMIO VAI SAIR CAMPEÃO! O GRÊMIO VAI SAIR CAMPEÃO!...".

> Análise:

- Victor: falhou ao meu ver no primeiro gol, fato que não comprometeu o resultado. Mostrou segurança nas saídas de gol.
- Leo: estava bem no jogo, havia lançado a bola que resultou no gol de empate, mas se desentendeu com o atacante botafoguense e acabou expulso ainda no 1° tempo. É a terceira expulsão do zagueiro no campeonato. Ô Leo, vamos se acalmar!
- William Thiego: uma das surpresas da tarde, mostrou competência mais uma vez em campo. Mostra que o TRICOLOR está bem servido de zagueiros.
- Réver: apesar da boa estréia de Douglas Costa, Réver foi o craque do jogo. Dando bico para tudo que é lado na hora certa, dominando no peito e saindo em busca do ataque em outro momento, mostrou sim ser o jogador mais regular do GRÊMIO neste campeonato. Pela décima vez: MONSTRO na zaga! Isso que o Réver é! Um MONSTRO!
- Felipe Mattioni: o mais requisitado pela torcida, entrou e entrou bem, num primeiro tempo meio tímido, passou por um segundo tempo de chegada ao ataque, quando teve chance de marcar gols em três oportunidades, é necessário ainda melhorar no setor defensivo, mas... foi mais uma surpresa aprovada na tarde de sábado.
- Rafael Carioca: cadono do meio campo GREMISTA, não fez uma grande partida, chegou pouco ao ataque, ficou preso demais na defesa. Mas é um grande jogador, e talvez a grande revelação GREMISTA do ano.
- William Magrão: com sua velocidade é um jogador necessário. No 1° tempo fez as melhores jogadas de ataque com a bola no chão, no 2° tempo não apareceu muito, mas mostrou ser o dono da vaga na segunda função do meio campo.
- Douglas Costa: melhor estréia impossível. Gol, grandes jogadas (pelo menos três de encher os olhos) e seu nome foi cantado pela torcida. Jogador com visão de jogo, coloca a bola onde quer, um legitimo meia canhoto daqueles especial, camisa 10. Deve jogar contra o Santos, tomara que repita o que fez hoje. Douglas Costa neles!
- Hélder: bem defensivamente, sobe pouco ao ataque. Principalmente no 2° tempo mostrou sua melhor qualidade, cobranças de escanteio. Insistiu tanto a bola no primeiro pau, que o gol acabou saindo. Bom jogador!
- Soares: bom jogador, tem um drible liso e ainda por cima é um cavador de faltas de 1ª classe. Gosto muito do jogador, gostaria de ver mais vezes em campo, mas sei que Perea, quando recuperado de lesão, é o titular da posição. Soares é um reserva de luxo nesse GRÊMIO!
- Morales: pode não ter mostrado muito mais qualidades do que Marcel, principalmente naquele lance perdido após passe de Mattioni, quando ele deu um balão para a Geral. Mas quem viu os gols, percebeu a sua importância no jogo. No 1° gol, escorou a bola para Douglas Costa, mesmo recebendo falta. No 2° gol, puxou a zaga botafoguense para si, deixando Réver sozinho para marcar. Merece continuar titular da equipe, o que deve ocorrer.
- Makelele: não entrou bem como de costume, esteve um pouco lerdo na marcação, mas a vitória veio, e é o que importa.
- Reinaldo: em minutos quase deixou o seu no fundo das redes, mais uma vez mostrou ser um bom reserva com quem o Roth pode contar.
- Marcel: entrou e jogou pouco, nada mais a comentar.

- Técnico Celso Roth: fez o que a torcida pediu, e agora é manter. Celso Roth sabe que esta é a chance de ouro para se tornar Campeão, depois dessa talvez ele não ganhe outra chance.

- Torcida: sem ela o GRÊMIO não seria o que é. Depois do péssimo resultado há menos de uma semana, mais de 37 mil GREMISTAS cantaram do início ao fim, empurrando o TRICOLOR a vitória. Parabéns, maior torcida do Rio Grande do Sul, e melhor do Brasil!

- Delinqüente: não se pode dizer que o cara é um torcedor do GRÊMIO, e sim que é um delinqüente. Todos sabemos que o STJD está esperando ansiosamente qualquer deslize do GRÊMIO, e o rojão atirado no final do 1° tempo contra o túnel do vestiário do Botafogo pode vir a complicar o TRICOLOR. Até quando, inconseqüentes estarão nas arquibancadas dos estádios em todo o Brasil?

- Heber Roberto Lopes: tentou, tentou, tentou, mas não conseguiu empatar a partida. Mais uma arbitragem ruim para um jogo importante. Fazer o quê, é preciso passar por cima destes obstáculos!

E dá-lhe GRÊMIO, contra tudo e contra todos, seremos CAMPEÕES! Como todos sabem, lugar de GREMISTA é no Olímpico!
GRÊMIO x Santos - 08/10 - 22 horas
Todos ao Monumental!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 : Victor, Leo, William Thiego, Réver, Felipe Mattioni, Rafael Carioca, William Magrão, Douglas Costa (Makelele), Hélder, Soares (Marcel) e Morales (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.

Botafogo - 1 : Castillo (Renan), Alessandro, Renato Silva, Andre Luis, Triguinho (Gil), Leandro Guerreiro (Zárate), Túlio, Diguinho, Lucio Flavio, Jorge Henrique e Carlos Alberto. Técnico: Ney Franco.

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 33.740 - Público Total: 37.891 torcedores - Renda: R$ 631.372,50

Gols: Douglas Costa, aos 33 minutos do 1° tempo, e Réver, aos 18 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Renato Silva, aos 30 minutos do 1° tempo (Botafogo).

Cartões amarelos: William Magrão, Morales, Makelele (GRÊMIO), Triguinho, Carlos Alberto (Botafogo).
Cartões vermelhos: Leo (GRÊMIO), Jorge Henrique (Botafogo).

Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR).
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn (PR) e Carlos Berkenbrock (SC).

Um comentário:

Juliana Momberger disse...

Esse time cada vez me deixa mais feliz. E a cada rodada que passa, mesmo com dificuldades, concretiza meu pensamento de que o Tricolor conquista as maiores façanhas; ultrapassa obstáculos que parecem ser impossíveis. Time que me orgulha, torcida que me encanta: é o Imortal Tricolor. JAMAIS NOS MATARÃO. DALE GRÊMIO! COM FORÇA VAMOS EM FRENTE!