Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

BRASILEIRO OU SUL-AMERICANA?

À uma semana da estréia do GRÊMIO na Copa Sul-Americana, em meio ao final do 1° turno do Brasileiro, com o TRICOLOR LÍDER DO CAMPEONATO, a pergunta do título é inevitável, vamos jogar as duas "às vera"? Vamos em busca somente do Brasileiro? Ou ainda em busca do título inédito sul-americano?

Eu diria que como torcedor que sou, quero o GRÊMIO 100% nas duas competições, mas deixando o lado torcedor de lado, vemos que o importante mesmo é o Brasileiro, é um título difícil de ganhar, tem mais projeção do que a Sul-Americana na minha opinião, fora que nos leva a nossa obsessão chamada Libertadores da América, já a Sul-Americana é um título que ainda não temos, mas nos leva para onde? Sendo campeão da Sul-Americana o clube joga a Recopa Sul-Americana no outro ano, além de viajar a Tóquio para disputar um título com o campeão japonês, não é nada mal isso, além é claro do dinheiro que a Sul-Americana oferece, principal atrativo da competição. Mas a Sul-Americana acontece em meio ao Brasileiro, na sua parte mais decisiva, por isso muitas vezes é descartada rapidamente pelos clubes brasileiros.

Jogar as duas competições com a equipe titular é complicado, primeiro pelas viagens, você pode ter que viajar a Colômbia na quarta, e no sábado tem que estar em São Paulo, ou vice-versa, ou seja, por questão de logística já é complicado, outro empecilho é o cansaço, o desgaste, a falta de treino, e por conseqüência lesões. Por isso a pergunta, Brasileiro, Sul-Americana ou as duas? Hã?

Como na 1ª fase da Sul-Americana é um GRE-nal, nada disso que eu falei ali em cima vale para esses dois jogos iniciais, pois o GRÊMIO jogará em Porto Alegre, então para mim contra o Inter, o GRÊMIO provavelmente irá jogar com um time misto, até porque alguns jogadores poderão nestes jogos mostrar serviço ao técnico e pegar ritmo de jogo, já que num campeonato como o Brasileirão é necessário que os reservas estejam prontos sempre para jogar, devido às lesões e suspensões.

Abaixo coloco quatro opções para esse 2° semestre:

Time Titular nas duas competições: Victor, Paulo Sérgio, William Thiego (Leo), Pereira, Réver, Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco, Anderson Pico, Perea e Marcel.

Time misto para a Sul-Americana: Victor, Felipe Mattioni, William Thiego (Leo), Jean, Réver, Makelele, Orteman, Souza, Anderson Pico, Soares e Reinaldo.

Time reserva para Sul-Americana no esquema 3-5-2: Marcelo Grohe, Felipe Mattioni, Wagner*, Jean, Heverton*, Makelele, Orteman, Souza, Hélder, Soares e Reinaldo.

Time reserva para Sul-Americana no esquema 4-4-2: Marcelo Grohe, Felipe Mattioni, Wagner*, Jean, Hélder, Makelele, Amaral, Orteman, Souza, Soares e Reinaldo.

* juniores do GRÊMIO

O GRÊMIO teria para o meio-campo outras opções, e de qualidade: Adílson, Rudnei e Maylson. No ataque André Luís é uma possibilidade no lugar de Soares. Na zaga coloquei Leo entre parênteses pois não sei se ele ainda vai estar por essas bandas, se ficar no GRÊMIO, William Thiego vira opção para a zaga reserva.

E aí, com esses times dá para sonhar em dois títulos neste 2° semestre?

- O presidente Paulo Odone foi ao Bate-Bola, programa da TV COM, e falou sobre a Sul-Americana. Odone comentou que a competição não tem importância, não nos leva a nada, e ainda é feita para argentino vencer. Ele também falou que Boca Juniors e River Plate estão classificados para a 2ª fase diretamente devido a um pedido da TV argentina para que a audiência fosse garantida. Outro detalhe que Odone citou foi que a Conmebol e a sua Copa Sul-Americana não valoriza time brasileiro, e portanto não vale a pena lutar por ela.

Pois bem, a Sul-Americana não nos valoriza, mas nós também nunca a valorizamos, é só ver os últimos anos, poucos clubes brasileiros valorizaram ela, a prova é que nunca ninguém foi campeão, sendo ainda um título inédito para o Brasil. Não seria hora de valorizarmos a competição, como um dia já valorizamos a Libertadores, é preciso pensar que somente o Brasil não valoriza a Sul-Americana, e enquanto não valorizarmos, os argentinos continuarão a ter privilégios e a conquistar a competição. Temos que mudar a mentalidade, assim a Conmebol também irá mudar!

Nenhum comentário: