Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

OS 25 JOGADORES GREMISTAS INSCRITOS NA COPA

O GRÊMIO divulgou, por meio de seu Departamento de Futebol e sua Assessoria de Imprensa, na última sexta-feira, 20 de fevereiro, a lista dos 25 jogadores GREMISTAS inscritos para a disputa da 50ª Copa Libertadores da América.

Dos 25 jogadores inscritos duas surpresas significativas. Uma a inscrição do até então quarto goleiro Alessandro ao invés de Matheus, terceiro goleiro. Outra a inscrição do volante Julio Cesar, recém promovido dos juniores ao invés de Tiago Dutra, tido no Olímpico como uma provável revelação das Categorias de Base.

O zagueiro Fábio Ferreira e o atacante Perea, ambos se recuperando de lesões, ficaram de fora, sendo substituídos momentaneamente (ou não) nesta Fase de Grupos por Heverton (ou ainda William Thiego) e Reinaldo, respectivamente. Uma inclusão na lista chama a atenção, se trata do volante Maylson. Destaque na Seleção Brasileira Sub-20 neste início de ano, o jogador pouco valorizado no Olímpico ano passado ganhou espaço com o retorno e vai para a Libertadores.

Confira logo abaixo os jogadores GREMISTAS inscritos para a disputa da Libertadores da América e que serão responsáveis pelo começo da busca pelo TRI da América.

A LISTA DOS 25 TRICOLORES

GOLEIROS

> VICTOR - 1 > O melhor goleiro do Brasil em 2008, a "Muralha" Victor terá a responsabilidade de fechar o gol nesta Libertadores. Tranquilo, muito calmo e ponderado, Victor não lembra quase em nada o goleiro Danrlei, Campeão da América em 1995. Eu disse quase, pois quando se trata de defesas espetaculares e verdadeiros milagres, os dois são bem semelhantes. Segurança para a sua defesa e esperança para a torcida. Quem em 2009 repita o que fez em 2008!

> MARCELO GROHE - 12 > Parece ser aquele segundo goleiro GREMISTA eterno. Deixou passar Galatto, Saja e agora Victor. É um dos poucos remanescentes do Vice-Campeonato da Libertadores de 2007, tem muita experiência no banco de reservas. Quando foi necessário a entrada dele em campo não fez feio, mas não demonstra ser um goleiro seguro e frio para a torcida. Mais uma vez estará no banco, e dali poderá ver o GRÊMIO se tornar TRICAMPEÃO. Pelo menos vai colocar seu nome na História!

> ALESSANDRO - 22 > Quarto goleiro GREMISTA, fisgou a vaga que seria do terceiro goleiro Matheus. Não sei se por lesão, avaliação técnica ou por simples opção sem justificativa (que é o que parece), Alessadro é o terceiro goleiro do GRÊMIO na Libertadores deste ano. Campeão Brasileiro Sub-20 no fim do ano passado, deve ter ganhado respaldo da comissão técnica para ganhar a vaga. Na minha sincera opinião, não se trata de um goleiro que passe segurança aos seus companheiros e principalmente às arquibancadas. Mas também é provável que não esquente o banco de reservas em nenhuma partida.

ZAGUEIROS

> LEO - 3 > O zagueiro Leo tem a chance de voltar a ser um dos melhores zagueiros do Brasil nesta Libertadores da América. Após atuações apagadas no ano passado, desde que não foi convocado por Dunga para a disputa das Olimpíadas com a Seleção, e com atuações aquém do seu melhor futebol neste início do ano, Leo deve iniciar esta Libertadores com concentração total. A volta do seu bom futebol - de grandes desarmes, apoio ao ataque e ainda gols marcados - é esperado pela torcida, mas também deve ser esperado por ele, pois é disso que o seu futuro dependerá, o seu futuro na Europa. Pela volta do seu bom futebol, força Leo!

> RAFAEL MARQUES - 4 > Um dos reforços GREMISTAS para esta temporada, Rafael Marques era para o torcedor um jogador um tanto desconhecido. Suas passagens pelo Botafogo e Goias foram ressaltadas pela imprensa quando ele chegou ao Olímpico. Mas admito que desconhecia o futebol do zagueiro. Tanto que não o colocaria na titularidade GREMISTA no início do ano. Porém, no futebol não há nada melhor do que observar o jogador no campo. E aí Rafael Marques fez valer sua contratação e sua titularidade. Categoria e técnica às vezes, apoio ao ataque em outras vezes, mas também um zagueiro que "chuta pro mato que é jogo de campeonato", Rafael Marques virou titular absoluto no esquema de três zagueiros do técnico Celso Roth. Que repita as suas atuações no Gauchão, agora na Libertadores.

> RÉVER - 5 > Um verdadeiro "Fenômeno"! Isso é o que podemos descrever de Réver. Incorporou rapidamente desde o ano passado o que é ser GREMISTA, e como se joga por aqui. Lembra para mim nesta equipe atual do GRÊMIO a "elegância" do volante Dinho de 1995. Digo isso porque Réver tem raça, garra e força para desarmar, mas às vezes também tem técnica, habilidade e qualidade para armar, assim com Dinho. E também tem a coincidênia de ter sido inscrito com a mesma camisa 5 de Dinho, será que é coincidência mesmo! Réver, para alguns, o craque desta equipe!

> HEVERTON - 14 > Com a lesão de Fábio Ferreira na pré-temporada, acredito eu que o zagueiro Heverton ganhou a vaga dele para a disputa da Libertadores. Por isso mesmo que acredito que com o final desta Fase de Grupos, Fábio Ferreira deve retomar a sua vaga. Porém, enquanto a próxima fase não vem, Heverton é o dono da camisa 14 do GRÊMIO na competição. Zagueiro de muita qualidade na disputa de bola aérea e na marcação por baixo, não é nem um pouco tosco para jogar. Se impõe pelo seu porte físico e ainda tem qualidade para sair com a bola da defesa para o ataque. No ano passado demonstrou ter um bom lançamento, apesar de ninguém gostar de ligação direta da zaga para o ataque. Se precisarmos dele, não temos com o que se preocupar.

> WILLIAM THIEGO - 15 > De grandes atuações em 2008, algumas como uma espécie de ala, William Thiego acabou se lesionando gravemente no seu melhor momento na equipe GREMISTA, quando já tinha conquistado até uma posição na equipe titular. Bom zagueiro, demonstrou ter no apoio pela direita uma de suas principais qualidades. No Campeonato Brasileiro de 2008 fez um gol dessa forma na vitória GREMISTA de 3 x 0 sobre o Goiás lá no Serra Dourada. Mesmo sendo um bom zagueiro, de muitas qualidades, vem de recuperação de lesão há muito pouco tempo, voltou a treinar há menos de duas semanas. Por isso mesmo deve ser pouco utilizado neste início de competição. Existe a possibilidade de perder a vaga para o zagueiro Fábio Ferreira, que vem se recuperando de lesão. Esta possibilidade depende da avaliação da comissão técnica, pois se ela sentir a necessidade de utilizar Fábio Ferreira na competição, William Thiego ou Heverton deve sobrar na lista.

LATERAIS

> RUY - 2 > Outro reforço GREMISTA para esta temporada, o lateral direito Ruy "Cabeção" ganhou rapidamente o carinho da torcida GREMISTA. Carente na posição de lateral direito (ou ala) desde 2002 ou 2003, quando tinha Anderson Lima, ou para os mais rígidos na avaliação, desde os tempo de Arce em 1995, Ruy tem características para marcar é poca na posição. Jogador de velocidade, chega fácil na linha de fundo e mostra ter um bom cruzamento. Esse é o Ruy, que deveu um pouco de seu futebol no Clássico GRE-nal, mas tem a chance de melhorar o seu desempenho em jogos mais difíceis neste começo de Libertadores.

> FÁBIO SANTOS - 6 > Mais um reforço TRICOLOR para a temporada, Fábio Santos de andarilho em várias equipes a titular da equipe de Celso Roth desde o início do ano. Mais lateral do que ala, o jogador ganhou a tarefa de ficar mais na contenção do que no ataque, equilibrando a equipe quando o lateral Ruy apóia o ataque. De grande atuação no Clássico GRE-nal, Fábio Santos ganhou a confiança necessária para seguir titular da equipe neste início de Libertadores da América. Com o seu futebol bem jogado, de boa marcação e saídas para o jogo com qualidade, o lateral parece não estar afim de ceder sua vaga ao também recém chegado Jadílson.

> JADÍLSON - 13 > Dos três laterais inscritos, Jadílson completa a lista dos três laterais contratados neste ano. Jogador comemorado pela torcida, que confia que no GRÊMIO ele retome o bom futebol dos tempos de Goiás, Jadílson parece ter chegado um pouco tarde na avaliação do técnico Celso Roth. Com Fábio Santos na equipe titular e jogando bem, Jadílson terá que mostrar muito mais coisa do que vem mostrando. Jogador ideal para o esquema 3-5-2, pois tem características de ala ofensivo, algo diferente de Fábio Santos, Jadílson é opção para momentos em que o GRÊMIO tem que abdicar do setor defensivo, para se jogar ao ataque com velocidade. Com suas boas atuações nos últimos jogos, principalmente contra o Brasil de Pelotas na semana passada, sem dúvida é uma ótima opção para o decorrer das partidas e claro da competição.

VOLANTES

> ADÍLSON - 11 > Com a lesão grave de William Magrão, o volante Adílson não só ganhou o número de sua camisa, como também parece ter ganho a vaga na equipe titular. Jogador que lembra o jeito de jogar do volante Rafael Carioca pela qualidade no desarmar e armar, na habilidade e elegância ao conduzir a bola, Adílson temum elemento a mais, mostrou naúltima partida contra o Juventude ousadia para atacar e chutar à gol, algo que Carioca não tem. É o substituto certo, não sou daqueles que pensa na contratação de um volante mais experiente e brigador. Mas se contratarem, beleza! Mas enquanto não vem, temos Adílson!

> MAKELELE - 18 > O GRÊMIO quase fez a besteira de lutar pela contratação do volante Amaral, e deixar o volante Makelele ir embora para sei lá onde. Volante de boa qualidade técnica, Makelele já havia agradado a torcida no decorrer das partidas do ano passado. Tudo porque mostra vontade, luta pela bola, põe velocidade no jogo, chega fácil ao ataque e mostra ter habilidade na armação. Tanto que vem jogando este ano um pouco mais adiantado do que o habitual, chegando a marcar gol. Boa alternativa para segurar a partida com posse de bola e ainda ganhar uma surpresa no ataque.

> DIOGO - 21 > Reforço GREMISTA para a termporada, o jovem volante Diogo veio mais para fazer parte do grupo, do que ser titular da equipe. Chegou a figurar na equipe titular quando Celso Rith insistiu no esquema 3-6-1, mas logo foi retirado devido à lesão de William Magrão e à mudança de esquema. Diogo é o tradicional volante de contenção, jogador não muito valorizado nos tempos de hoje, mesmo assim deve ser um dos jogadores mais chamados por Celso Roth no decorrer da Libertadores, principalmente nos momentos de pressão contra o GRÊMIO.

> JULIO CESAR - 24 > O novato da lista de 25 jogadores, o volante Julio Cesar ganhou a possível vaga que seria de Tiago Dutra. Com características de primeiro volante, onde há mais força do que técnica, Julio Cesar entrou na lista pela necessidade de existir no grupo jogadores que encarem com mais força física a exigência de alguns jogos da Libertadores. Possivelmente não jogue, possivelmente possa ser substituído na lista caso o GRÊMIO contrate o novo volante tão desejado por muitos, possivelmente possa continuar na lista.

> MAYLSON - 25 > De fora dos planos após as eliminações do Gauchão e da Copa do Brasil em 2008, não jogando em nenhuma partida do Campeonato Brasileiro e chegando a retornar aos juniores para a disputa da Copa FGF. Mas aí veio a Seleção Brasileira Sub-20, onde foi titular, destaque e Campeão Sul-Americano. Retornou à Porto Alegre, chegou ao Olímpico com pinta de querer vaga na equipe titular da Libertadores. Com o discurso afiado e uma pequena mostra de bom futebol contra o Avenida, alcançou parte de seu objetivo: ganhou a camisa 25 do GRÊMIO na Libertadores. Agora resta mostrar bom futebol nos treinamentos e desbancar o então titular Adílson. Tarefa no momento mais complicada.

MEIAS

> SOUZA - 8 > Destaque do GRÊMIO desde o início da temporada, o meia Souza virou o principal jogador da equipe, o responsável pela jogada individual, algumas bolas paradas e ainda a armação ao lado dos alas. Além disso, Souza tem a experiência de já ter ganho a Libertadores em 2005, pelo São Paulo. Na Libertadores, devido ao esquema 3-5-2, onde Tcheco fica mais recuado e Souza acaba sendo mais liberado para armar, ele será o responsável pelo ataque GREMISTA, pela criatividade no meio campo e por ser o "craque" da equipe, o jogador de exceção.

> TCHECO - 10 > Possivelmente vem perdendo seu bom futebol devido ao seu posicionamento no esquema da equipe. Mais recuado do que de costume, Tcheco não vem conseguindo render o que renderia sendo o principal armador da equipe. Capitão, experiente e remanescente do Vice-Campeonato em 2007, Tcheco também é um dos símbolos do GREMISMO em campo. Identificado com o clube, às vezes Tcheco passa dos limites da reclamação devido a esse sentimento. Fora isso, é um meia de qualidade, de bom passe e bom cruzamento, e se estiver sempre num bom dia, acaba ganhando a partida com um lance.

> ORTEMAN - 17 > O uruguaio experiente, vencedor da Libertadores pelo Olímpia e Boca Juniors, ainda não mostrou muito futebol aqui no GRÊMIO. Porém, sua importância pode ser muito maior fora das quatro linhas, do que dentro. Fala a língua da competição, sabe como vencer a competição e pode muito ajudar os companheiros no decorrer dos jogos. Além disso sabe cadenciar a partida, ganhando mais tempo com a posse de bola e aos poucos chegando à área adversária. Orteman pode não ter chegado ainda com seu futebol, mas já é apontado pelo seu profissionalismo como uma das peças importantes da equipe GREMISTA na busca pelo Título.

> DOUGLAS COSTA - 19 > Se jogar o que sabe e o que nós esperamos, o meia Douglas Costa pode ser uma importante arma na busca pelo TRI da América. Habilidade tem de sobra, visão de jogo também. Seu problema talvez seja a confiança para jogar, algo que é difícil quando se tem sobre os ombros a árdua tarefa de carregar o rótulo de "craque", e ainda de ser o substituto de Ronaldinho Gaúcho e Anderson, grandes revelações GREMISTAS do passado e que hoje brilham pela Europa. Quem não se lembra do meia Bruno, não aguentou a pressão e acabou não vingando no GRÊMIO e em lugar nenhum. Se conseguir vencer esta etapa e focar no seu jogo, no seu estilo e na sua qualidade que já demonstrou nas categorias de base e em algumas partidas pelos profissionais, Douglas Costa pode sim vir a se tornar o jogador que esperamos que ele seja nesta Libertadores, "a cereja do bolo".

ATACANTES

> JONAS - 7 > O atacante Jonas recebeu uma grande chance neste início do ano. Voltou da Portuguesa, onde foi destaque e artilheiro, para o Olímpico, onde treinaria em separado do grupo à espera de uma equipe. Mas aí a torcida começou a dizer que Jonas deveria ficar, ser reintegrado ao grupo GREMISTA. A comissão técnica pensou, avaliou e ofereceu nova chance ao atacante. Jonas agarrou com as duas mãos a chance, fez boas atuações e muitos gols, artilheiro até então do GRÊMIO no Gauchão. Mesmo tendo os argentinos na Libertadores, recebeu a camisa 7 e começará a disputa da competição como titular. Se poderá ficar na titularidade por muito tempo? Acho difícil, mas é opção para o banco de reservas.

> ALEX MINEIRO - 9 > Contratado para ser o titular absoluto no ataque GREMISTA, Alex Mineiro mostrou ser no GRÊMIO mais garçom do que artilheiro. Passes rápidos, de primeira, sempre procurando a tabela com os jogadores que vem de trás para o ataque. Poucos erros de passe, busca de jogo e armação de jogadas são outras qualidades deste atacante. Gols? Faz também, mas por enquanto fez somente três gols, dois deles na última partida contra o Juventude. Na Libertadores, a vaga de titular para Alex Mineiro parece assegurada, e ao seu lado há uma briga grande: os argentinos Herrera e Maxi López lutam pela vaga. Pelo salário maior, chances maiores para que a dupla seja Alex Mineiro e Maxi López.

A grande contratação GREMISTA do ano, maior salário do clube e o camisa 16 na Libertadores, mesma camisa de Jardel em 1995 (superstição ou coincidência?), Maxi López é o destaque do GRÊMIO na maior competição sul-americana.

> MAXI LÓPEZ - 16 > A novela foi longa, se arrastou por volta de 40 dias, mas no final o atacante argentino Maxi López veio para o Olímpico. Revelado pelo River Plate, contratado por Barcelona, emprestado ao Mallorca e repassado ao F.C. Moscou antes de chegar ao GRÊMIO, a eterna promessa de craque da Argentina vem ao Monumental na busca de retomar o caminho do bom futebol e do talento que ele esqueceu dos tempos do início de carreira. Força física, altura e certa habilidade técnica, pontos fortes do Maxi López que veio ao GRÊMIO. Maior salário do clube, com o tempo deve ganhar por obrigação a titularidade na equipe de Celso Roth, fazendo dupla com Alex Mineiro. Atrás de sua camisa estará o número 16, mesmo número que o artilheiro da Libertadores de 1995, Jardel. Resta esperar que Maxi López consiga fazer lembrar um pouco Jardel, pois assim o Título estará mais perto do TRICOLOR.

> HERRERA - 20 > Outra novela argentina, um pouco menor do que a de Maxi López, assim veio Herrera para o GRÊMIO. Porém esse argentino nós já conhecíamos, de 2006, recentemente. Mesmo não sendo titular na época, fez muitos gols relativamente aos poucos jogos em que disputou. De lá para cá o atacante melhorou muito, foi o destaque da campanha corintiana rumo à Série A e virou alvo de disputa entre certos clubes. O GRÊMIO acabou premiado pela insistência em querer contar com o jogador para a temporada. A mesma vontade e raça de antigamente, com muitas boas jogadas e muitos gols, aprimorados desde 2006. Chegou com festa no aeroporto, status de Ídolo já tem e com certeza será uma boa opção para Celso Roth em uma competição em que vontade, raça e garra são pontos mais favoráveis do que qualidade, habilidade e técnica. Por isso Herrera veio, pois tem a cara do GRÊMIO na Libertadores.

> REINALDO - 23 > Inscrito muito provavelmente porque o colombiano Perea ainda se recupera de lesão, Reinaldo deve disputar somente este início da Libertadores. Fora isso ainda existe a possibilidade de o jogador deixar o GRÊMIO em maio, pois encerra seu contrato com o TRICOLOR e a renovação do seu empréstimo anda difícil com o clube turco detentor do passe. O jogador sempre citado como melhor atacante GREMISTA da temporada passada, tem hoje no grupo jogadores mais qualificados, e diante disso acabou por diminuir as suas chances na equipe de Celso Roth, mesmo que esse tenha certa simpatia por seu futebol. O certo é que Reinaldo está no grupo agora, e pode estar ou não depois. Que aproveite as chances que lhe aparecerem.

Nenhum comentário: