Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 3 x 0 Brasil de Pelotas

Fotos: Valdir Friolin
O Brasil de Pelotas do goleiro Danrlei (de branco na foto) não foi problema para o GRÊMIO vencer por 3 x 0 e se classificar na 1ª colocação do Grupo 2 do 1° Turno do Gauchão 2009. Mesmo sendo adversário na noite, o Eterno Ídolo TRICOLOR Danrlei foi ovacionado e chegou até a ter seu nome gritado pela torcida, após grande defesa num chute de Herrera à queima-roupa.

O atacante argentino Herrera foi quem abriu o placar logo aos 25 minutos de partida, após bom cruzamento do lateral esquerdo Jadílson. GRÊMIO 1 x 0.

O volante, ou meia, Makelele deu sequência à vitória GREMISTA no último minuto do 1° tempo, aproveitando novo cruzamento de Jadílson pela esquerda, após jogada de contra ataque entre Victor, Adílson e Jadílson. GRÊMIO 2 x 0.

Para fechar a noite e o placar da partida, aos 37 minutos do 2° tempo o uruguaio Orteman fez tabela com o atacante Roberson, recebeu à frente do goleiro e num chute (meio errado, pois chegou a chutar o chão ao que parece) tirou do goleiro. GRÊMIO 3 x 0.

Uma vitória fácil e tranquila. Era o que se esperava do GRÊMIO. Mesmo que em campo estivesse uma equipe de reservas recheada com alguns titulares. Afinal, do outro lado tínhamos um adversário debilitado, exausto e ainda traumatizado. O Brasil de Pelotas de Danrlei não seria um empecilho para a classificação GREMISTA no 1° lugar do Grupo 2. E não foi mesmo. Vamos ao jogo.

Da equipe teoricamente titular estavam em campo o zagueiro Leo, o volante Adílson (provável substituto do lesionado William Magrão), o outro volante Diogo (vinha jogando na equipe no esquema 3-6-1) e mais à frente o atacante Jonas. O restante da equipe era de reservas, podendo ser excetuado o atacante Herrera, que com o tempo pode garimpar uma vaga na equipe titular. E assim o técnico Celso Roth mandou à campo a equipe numa formação tática no 4-4-2 em busca de 3 pontos que dariam tranquilidade para etapa final do 1° Turno deste Gauchão para o GRÊMIO.

Com a dupla de zaga sendo formada por Leo (que deu a entender que fica no GRÊMIO) e Heverton, e mais à frente a proteção de dois volantes atuando na contenção, Adílson mais recuado do que Diogo diga-se de passagem, o GRÊMIO conseguiu bloquear qualquer tentativa do Brasil de Pelotas de atacar com perigo o gol de Victor. Aos poucos o GRÊMIO foi dominando a partida, com ataques perigosos pela esquerda principalmente, já o lateral esquerdo Jadílson quis mostrar ao que veio. Do outro lado do campo, o lateral direito Wellington atuou mais timidamente no apoio, enquanto se preocupava mais com o setor defensivo.

Com o domínio da partida e o espaço dado pelo adversário para se criar jogadas, o TRICOLOR passou a empilhar chances de gol. O atacante Jonas fez boa jogada individual e chutou de longe para boa defesa de Danrlei, o volante (ontem mais adiantado na meia) Makelele chutou na trave, o zagueiro e capitão Leo também e por fim Herrera de frente para o gol chutou para nova defesa do goleiro Danrlei, que logo após teve seu nome gritado por todo o Monumental.

Não demorou muito para o GRÊMIO abrir o placar. Aos 25 minutos, bela jogada de Jadílson entortanto o seu marcador e cruzando na medida para o cabeceio do argentino Herrera para as redes. Primeiro gol de Herrera desde a sua volta, GRÊMIO 1 x 0.

E não demorou muito para o GRÊMIO ampliar o placar. Aos 45 minutos, em jogada rápida do goleiro Victor acionando no meio campo o volante Adílson, que por sua vez apostando na velocidade de Jadílson, passa na corrida pela esquerda ao lateral. Perto da linha de fundo, Jadílson cruza por baixo entre os zagueiros e o goleiro do Brasil de Pelotas, encontrando Makelele que só tem o trabalho de empurrar para o gol. GRÊMIO 2 x 0.

Jogo ganho, mudanças na equipe. Sai Adílson, entra Orteman. Sai Jonas, entra Reinaldo. Na prática, Makelele volta à função de segundo volante, enquanto Diogo atua à frente da zaga, na frente Reinaldo e Herrera é a nova dupla de ataque.

Enquanto a equipe de Pelotas buscava alternativas para diminuir o placar, o GRÊMIO por sua vez tentava administrar o placar que lhe dava a LIDERANÇA do Grupo 2, e a vantagem de decidir a vaga nas Quartas e nas Semi dentro do Olímpico. Até que aos 37 minutos, o TRICOLOR amplia para 3 x 0 em jogada combinada de Roberson (havia entrado no lugar de Herrera aos 20 minutos) com Orteman, o ururguaio fica com ela cara a cara com Danrlei, chuta meio que o chão e a bola, mas ela vai para o fundo das redes. Vale ressaltar que dos três artilheiros da noite, apenas Herrera (em 2006) já havia marcado um gol com a camisa TRICOLOR, já Makelele e Orteman marcaram seu respectivo primeiro gol no GRÊMIO.

Fim de noite, e há pouco do que se avaliar. GRÊMIO 3 x 0, classificado para a próxima fase do 1° Turno do Gauchão, onde enfrenta no próximo sábado a equipe do Juventude, em partida única pelas Quartas-de-Final da competição no Estádio Olímpico, às 16h00.

DESTAQUES DO JOGO

> Jadílson > Foi o lateral, ou melhor, o ala esquerdo que esperávamos que desembarcasse em Porto Alegre. Mas ele não tinha chegado até então, chegou ontem. Claro que temos que avaliar o adversário, até porque a facilidade que ele encontrou para subir ao ataque se deve à pouca preparação física e ao cansaço do Xavante com a maratona de jogos que vem tendo. Mas cá entre nós, seria pior se ele não tivesse feito nada. Pelo menos aproveitou a fragilidade do adversário e jogou bem. Fez jogadas individuais, procurou sempre ir à linha de fundo, fez cruzamento para dois gols da noite e deu mais um "problema" para Celso Roth.

> Adílson > O volante está afim de convencer o técnico e a torcida que pode sim ser o substituto da vaga deixada pelo lesionado William Magrão. Em uma partida com muita personalidade, mostrou tranquilidade na saída de bola, boa marcação e ainda auxilia muito bem na armação da equipe. Lembra muito o jeito de jogar de Rafael Carioca, a diferença fica pelo número de faltas, Adílson faz mais. De resto a mesma categoria, habilidade e técnica de um volante que sai para o jogo.

> Makelele > Saiu William Magrão da equipe, e os volantes da equipe passram a jogar. Makelele mudou bastante em relação à partida contra o Veranópolis, quando somnte reservas atuaram. De lá para cá dois jogos, Avenida e Brasil de Pelotas, dduas boas atuações do volante. Tudo bem que ele não atuou literalmente como volante, foi mais meia liberado pela direita nas duas oportunidades. Mostrou que não é só marcador, mas também sabe armar e ir para cima do seu marcador com ousadia, e ainda por cima fez gol. A dor de cabeça de Roth deve estar aumentando, pois com Adílson, Diogo, Makelele e Maylson à disposição para o lugar de Magrão e todos mostrando bom futebol para continuar na equipe, a dor de cabeça está aumentando.

> Herrera > Foi o Herrera que conhecemos há tempos, só que com mais experiência e bom futebol. Em poucos minutos já havia reclamado com o Jonas, com o árbitro e consigo mesmo, e ainda deu carrinho, marcou a zaga adversária, correu para todos os lados, cavou faltas, cometeu faltas, chutou errado, chutou certo e fez gol de cabeça. Ele está de volta!


Agora só se fala em decisão atrás de decisão na vida do GRÊMIO nas próximas duas semanas. Juventude no sábado, Universidad na próxima quarta-feira, Semifinal do Gauchão na outra sexta-feira e Final no domingo sem ser nesse próximo no outro. Começou definitivamente o ano para o TRICOLOR! No sábado, todos ao Monumental! Dá-lhe GRÊMIO!


Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 3 : Victor, Wellington, Leo, Heverton, Jadílson, Adílson (Orteman), Diogo, Makelele, Douglas Costa, Jonas (Reinaldo) e Herrera (Roberson). Técnico: Celso Roth.

Brasil de Pelotas - 0 : Danrlei, Eliandro, Pereira, Luciano, Adriano Sella, Fred (Picon), Cleber Gaúcho, Jorge Mutt, Magno (Rodrigo), Glaydson, Gabriel (Porcellis). Técnico: Cláudio Duarte.

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 9.865 - Público Total: 11.603 torcedores - Renda: R$ 132.824,00

Gols: Herrera, aos 25 minutos, e Makelele, aos 45 minutos do 1° tempo, Orteman, aos 37 minutos do 2° tempo (GRÊMIO).

Cartões amarelos: Jorge Mutt, Pereira e Glaydson (Brasil de Pelotas).
Cartão vermelho: Jorge Mutt (Brasil de Pelotas).

Árbitro: Ânderson Daronco (RS).
Auxiliares: José Eduardo Calza (RS) e Edson José Arnhold (RS).

Nenhum comentário: