Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 21 de fevereiro de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 0 Juventude

Fotos: Valdir Friolin
Erro de passe do lateral esquerdo Fábio Santos, desequilibrada do zagueiro Réver e falta do goleiro Victor no meia Ivo, do Juventude. Jogo fácil, o GRÊMIO quis dar uma complicadinha logo no primeiro minuto de partida.

O árbitro expulsa o goleiro Victor, que dá lugar ao goleiro Marcelo Grohe, que entra no lugar do atacante Jonas. Apreensão no Olímpico, ou nem tanto, pois menos de dez minutos depois, falta em Alex Mineiro que ia de cara para o gol, e o árbitro compensa o GRÊMIO com a expulsão do zagueiro Alex Moraes, do Juventude.

Com a igualdade de jogadores em campo reestabelecida, o GRÊMIO domina a partida e cria chances de abrir o placar. A insistência dá resultado aos 29 minutos, Souza lança Ruy na grande área, o lateral cabeceia para o gol, mas a bola é desviada para o meio da área onde Alex Mineiro só tem o trabalho de completar para as redes. GRÊMIO 1 x 0.

No 2° tempo, o GRÊMIO chegou ao segundo gol aos 34 minutos quando Leo avançou pela direita, tabelou com Ruy, recebeu de calcanhar na linha de fundo e com tranquilidade cruzou na cabeça de Alex Mineiro. O atacante marcou seu segundo gol na partida. GRÊMIO 2 x 0.

Espantamos o fantasma do ano passado! Mas que fantasma? O Juventude? Ora, um fantasma que não assusta ninguém há algum tempo. Não assustaria o TRICOLOR em pleno Olímpico. Vazio diga-se de passagem. E às vésperas de uma estreia de Libertadores da América. Nessa eu não embarquei.

Sei que o adversário era o mesmo, a fase também, com a única diferença de ser válida apenas pelo 1° Turno, o estádio era o mesmo e o nosso técnico (nessas alturas não sei se é infelizmente) era o mesmo Celso Roth de tantas outras épocas, que acabou de completar mais um ciclo de um ano à frente do GRÊMIO lógico hoje. Sei ainda que o goleiro na ocasião era o Marcelo Grohe, que coincidentemente com um minuto de jogo entrou na partida, já que Victor foi brincar de zagueiro, fez falta e acabou expulso de campo. Não foi culpa dele! Isso eu sei também. Mas convenhamos, não dava para acreditar em uma reedição de 2008, mesmo que o jogo teoricamente fácil, ficou teoricamente difícil com um jogador a menos. Mesmo assim, não dava para acreditar. Vamos ao jogo.

Há menos de dez dias vencemos esse mesmo Juventude pelo placar de 2 x 0, sobrando futebol e consagrando o goleiro Gatti. Com base nisso, considerasnaod o atual momento do GRÊMIO e do Juventude, colocando na balança todos os prós e contras de ambas as equipes, daria como já disse para refletir e concluir que a vitória viria certamente com facilidade. Mas o futebol prega peças, e com um minuto de partida eis que o lateral esquerdo Fábio Santos inventa de brincar com a bola pelo meio, cortando a marcação e conduzindo a bola pela intermediária até que tem a infeliz ideia de atrasar no contrapé do zagueiro Réver, que acaba se desequilibrando e perdendo a bola para o rápido meia Ivo (Juventude), que conduz até encontrar o goleiro Victor e acabar deitado no chão, tendo sofrido falta quando ia de cara para o gol aberto. Victor expulso, Marcelo Grohe entra no seu lugar, e Jonas acaba pagando o pato e vai mais cedo para o chuveiro. A torcida não gosta da troca, queria Jonas e Alex Mineiro lado a lado. Seria talvez melhor retirar o causador dos problemas. Roth poderia ter optado por tirar Fábio Santos, deslocar Souza para a ala esquerda, adiantar Réver para a primeira função do meio campo, adiantar Adílson e deixar Tcheco mais liberado e Jonas mais recuado auxiliando na armação tendo à frente Alex Mineiro. O que não poderia e desagradou a maioria de quem foi ao Olímpico foi retirar o até então maior destaque GREMISTA da temporada e goleador Jonas. Mas fazer o quê? No fim, daria tudo certo!

Se o jogo fácil tinha ficado aparentemente difícil, entra em ação a "lei da compensação" do árbitro. Não eram nem 10 minutos de 1ª etapa, e o GRÊMIO com um jogador a menos vai ao ataque de passe em passe. Tcheco toca para Souza, que acha Alex Mineiro entre os zagueiros do Juventude. Talvez não chegasse na bola, talvez não conseguiria chegar cara a cara com o goleiro e marcar o gol de empate. O zagueiro Alex Moraes (Juventude) não quis ver se o talvez se realizaria e segurou o atacante GREMISTA que acabou no chão. Falta assinalada em favor do GRÊMIO! Teoricamente o último homem, e teoricamente Alex Mineiro tinha chances de empatar a partida. Interpretado assim, o árbitro marca falta e expulsa o zagueiro adversário. O jogo fácil, momentaneamente difícil, agora volta teoricamente a ser tranquilo. Teoricamente só não, na prática também!

Empate no número de jogadores, dez para cada lado, empate no placar, não por muito tempo. O GRÊMIO é melhor na partida, tem grandes chances com Souza invadindo a área, e Tcheco chutando de fora da área. Até Réver arrisca de longe, a bola passa perto. Aos 29 minutos de partida, longo lançamento da intermediária de Souza na cabeça de Ruy, o lateral tenta marcar o gol mas o goleiro desvia para o bico da área, onde o atacante Alex Mineiro entra livre para marcar. Fim do jejum de gols, segundo gol dele com a camisa GREMISTA. GRÊMIO 1 x 0.

Com 1 x 0 no placar, um Juventude novamente apático, o TRICOLOR já administrava o placar. Nem parecia jogo de eliminatória, era uma falta de ousadia e ambição do Juventude, que aquela altura parecia já satisfeito com o placar e com a campanha.

No 2° tempo, voltamos sem Réver, e com Diogo no meio campo, deixando Adílson mais solto para atacar. O zagueiro Réver sentiu dores no tornozelo e foi aconselhado a deixar a partida. O meia Tcheco também preocupa um pouco devido à dores, e acabou saindo da partida para dar lugar ao volante Makelele. Na partida, o GRÊMIO continuava com pleno domínio da posse de bola e o goleiro Marcelo Grohe era mais espectador da partida do que goleiro. Aos poucos a liberdade de Adílson no ataque foi explorada. O jogador chegava facilmente à linha de fundo e buscava encontrar espaço para o cruzamento, além é claro de tentar deixar o seu no fundo das redes.

Aos 34 minutos do 2° tempo, bela combinação pela direita entre Leo e Ruy. O zagueiro chegou na linha de fundo e cruzou na medida para que Alex Mineiro cabeceasse para o gol e comemorasse seu segundo gol na partida. GRÊMIO 2 x 0.

Com este resultado nos classificamos às Semifinais do 1° Turno do Gauchão 2009. Esperamos agora o vencedor da partida entre Veranópolis x Santa Cruz, que jogam neste domingo, às 18h10, em Veranópolis (RS), para sabermos quem enfrentaremos na Semifinal do 1° Turno marcada para a próxima sexta-feira em Porto Alegre (RS). Antes disso, temos a estreia da Libertadores da América, na próxima quarta-feira, às 21h50, contra o Universidad de Chile (CHI), no Estádio Olímpico Monumental.

DESTAQUES DO JOGO

> Ruy > O lateral e ala direito já vinha sendo destaque da equipe em muitas outras partidas. Hoje ele abusou da técnica, pois deu chapeuzinho no adversário e deu de calcanhar na tabela com Leo que resultou no segundo gol GREMISTA. No 1° tempo, já tinha ido ao ataque com eficiência quando após ótimo lançamento de Souza chegou como homem surpresa, subiu mais que o goleiro e acabou cabeceando para o meio da área onde estava Alex Mineiro para marcar o primeiro gol GREMISTA. Ou seja, mais uma vez Ruy participa dos gols diretamente, impressionando no apoio. Resta agora ter atuações deste nível de excelência contra equipes mais fortes e em jogos mais difíceis, como nesta quarta-feira contra o Universidad de Chile. E ele terá essa chance!

> Adílson > O Celso Roth sempre reclamando, e nesta sexta-feira soltou o berreiro falando mal da direção GREMISTA por não ter contratado o volante que ele pediu. Pois neste sábado frente ao Juventude ele teve uma prova que a solução não está na contratação de alguém de fora do Olímpico, mas sim na valorização de quem já está aí há algum tempo. Adílson foi o craque da partida, esbanjando categoria na marcação, na saída de bola e hoje mostrou ser uma boa peça de apoio ao ataque. Fez uma grande partida pela terceira vez consecutiva e a meu ver já ganhou a posição de William Magrão com sobras. E a não ser que Celso Roth seja mesmo um "burro" como a torcida gritou hoje, Adílson já virou titular absoluto!

> Alex Mineiro > Sem dúvidas um grande jogador, que desde a sua primeira partida pelo GRÊMIO demonstrou qualidade e técnica como bom atacante que é. Busca o jogo, distribui jogadas e dá boas assistências para gols dos companheiros. Mas aí a torcida se perguntava: "E os gols?". Pois hoje Alex Mineiro fez o serviço de responder à todos que, além de buscar o jogo, distribuir jogadas e dar assistências, faz gols. E hoje meteu duas bolas para o fundo das redes!


Como disse o nosso presidente Duda Kroeff hoje à noite: "Quarta-feira recomeça o sonho!". Então que recomece o sonho, a obsessão e o desejo de levantar pela terceira vez a Taça de Campeão da América. Quarta-feira o Monumental vai tremer! Vamos GRÊMIO, chegou a hora da peleia!


Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 : Victor, Leo, Réver (Diogo), Rafael Marques, Ruy, Adílson, Tcheco (Makelele), Souza, Fábio Santos, Jonas (Marcelo Grohe) e Alex Mineiro. Técnico: Celso Roth.

Juventude - 0 : Gatti, Luiz Felipe, Alex Moraes, Da Silva, Cicinho, Renan, Juan Pérez, Walker (Mineiro), Francismar, Ivo (Zezinho) e Allisson (Diego Rosa). Técnico: Valteir Franco (interino).

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 9.115 - Público Total: 10.846 torcedores - Renda: R$ 154.150,00

Gols: Alex Mineiro, aos 29 minutos do 1° tempo e aos 34 minutos do 2° tempo (GRÊMIO).

Cartões amarelos: Souza e Ruy (GRÊMIO), Zezinho e Juan Pérez (Juventude).
Cartão vermelho: Victor (GRÊMIO), Alex Moraes (Juventude).

Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS).
Auxiliares: Carlos Bittencourt (RS) e Cristiano Henning (RS).

Nenhum comentário: