Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 0 Juventude

Fotos: Daniel Marenco
Em razão de um protesto, a Geral do GRÊMIO não levou ao Monumental sua banda e seus trapos, faixas e bandeiras. O protesto seria contra a direção GREMISTA, que não estaria mais dando ingressos gratuitos à torcida, não estaria se comprometendo e ajudando a torcida em viagens e outras coisas mais. O protesto também seria contra o presidente Duda Kroeff, que teria se comprometido após a sua eleição a continuar colaborando com a Geral, algo que ele não tem feito desde que assumiu a Presidência. Quem tem razão? Sei lá! Mas que a foto acima não combina com a festa que a Geral proporciona jogo a jogo, isso não combina. Temos que chegar a um consenso para não prejudicar o TRICOLOR em um ano tão importante como esse! O GRÊMIO acima de tudo!

E lá foi o Celso Roth insistir no 3-6-1 de novo. Não deu muito certo, não fizemos gol. Mas após o intervalo, Roth mudou, deu um atacante a mais ao GRÊMIO e...

...aí, boa jogada de Jonas que deu na trave, na sequência tabela entre Ruy e Alex Mineiro, o lateral invadiu a área e chutou forte para o fundo das redes. Terceiro gol do Ruy "Cabeção", já Ídolo da torcida!

Herrera entrou aos 30 minutos do 2° tempo para a alegria do torcedor GREMISTA. Na sua reestreia, o atacante argentino se movimentou bem em campo, e...

...aos 42 minutos do 2° tempo fez tabela com Souza, o meia ficou cara a cara com o goleiro e com um toque colocado fez o segundo gol GREMISTA, comemorando muito seu quarto gol no Campeonato Gaúcho, artilheiro GREMISTA na competição.

Vitória importante e necessária. Com os 3 pontos alcançados contra o Juventude, o TRICOLOR chegou a 10 pontos ganhos em 6 jogos, figurando na 4ª posição do Grupo 2. Na Liderança do Grupo está o Ypiranga de Erechim com 13 pontos, tendo ainda mais um jogo por jogar contra o Brasil de Pelotas, em Pelotas, podendo no máximo chegar aos 16 pontos ganhos, pontuação essa que o GRÊMIO pode alcançar se vencer seus dois últimos compromissos contra o Avenida fora de casa e contra o Brasil de Pelotas dentro do Olímpico. Ganhando do Avenida, e com resultados paralelos, o TRICOLOR pode se classificar com antecipação às Quartas-de-Final do Gauchão 2009.

Jogando em casa, não é preciso dizer que era obrigação do GRÊMIO vencer o Juventude, e assim voltar a pontuar no Gauchão 2009, para assim chegar novamente à zona de classificação do Grupo 2. Tarefa complicada? Longe disso! Fácil e tranquila, mas coincidentemente alcançada somente com a entrada de um segundo atacante, formando um esquema 3-5-2 no 2° tempo. Coincidência?

(Que decadência o Juventude, hein? Nunca foi uma equipe muito forte, nunca foi um grande empecilho, pouco já complicou a vida do GRÊMIO, mas ontem pelo amor de DEUS! Ontem, o time de Caxias do Sul não existiu em campo. Que fase!)

- 3-6-1 no 1° tempo > A fase de experiências já passou, ou deveria ter passado, mas a definição de qual esquema será utilizado habitualmente no Gauchão e na Libertadores jogo a jogo pelo TRICOLOR ainda é uma incógnita na cabeça dos torcedores. Mesmo que o 3-6-1 esteja sendo regularmente utilizado desde a partida contra o Novo Hamburgo (com a equipe titular) pelo nosso técnico Celso Roth, é difícil imaginar o GRÊMIO atuando assim daqui para frente, tendo à disposição para o ataque Alex Mineiro, Jonas e Herrera, e pode ainda contar com Maxi López, isso se a novela dele acabar. Será que a direção GREMISTA lutou por Herrera, e está lutando para conseguir Maxi López, simplesmente para eles lustrarem os bancos na reserva?

No 3-6-1 o GRÊMIO toca bem a bola, concentra as jogadas pelo meio campo sempre acionando os alas, pressiona e não deixa a outra equipe jogar, nem contra atacar, que era a intenção do Juventude jogando fora de casa. Tivemos grandes chances para marcar, esbarrou no goleiro adversário, meio inspirado hoje à noite.

No 1° tempo a zaga não teve trabalho (Rafael Marques chegou a dar uma de atacante), a não ser um ataque perigoso que Victor defendeu bem, depois foi assistir de camarote a partida. O lateral direito Ruy voltou a ser opção no ataque, Jadílson me pareceu tímido e sem ritmo de jogo. No meio campo gostei da marcação do volante Diogo, mesmo não sendo muito necessário sua utilização num jogo tão fácil como esse, William Magrão me pareceu um pouco mais parecido com o do ano passado, já Tcheco vem decepcionando devido à sua marcha lenta e participação do jogo. Bem ao contrário de nosso capitão, o meia Souza vem se destacando muito, partida pós-partida o craque da partida. E o Alex Mineiro, no ataque, isolado, continua sendo uma parede, uma espécie de pivô para quem vem de trás, mas finalizar que é bom, nada! Não é por culpa dele.

- 3-5-2 no 2° tempo > Jonas está dando dor de cabeça em Roth quando entra, Alex Mineiro foi garçom de novo, Ruy voltou a marcar, Souza se destacou e marcou mais uma vez, Tcheco se escondeu, Herrera já voltou. Assim foi o 2° tempo de GRÊMIO 2 x 0, que poderia ser mais.

Antes do 2° tempo, Celso Roth fez uma alteração no esquema, saiu o zagueiro Rafael Marques e entrou o atacante Jonas. O esquema não vai para o 4-4-2, pois Roth deslocou o volante Diogo para a zaga, improvisação esquista e desnecessária. Pois bem, em 2 minutos de 2ª etapa, ou um pouco antes, Jonas já tinha chutado uma bola na trave. Pouco depois em novo ataque, o atacante Jonas recebeu e devolveu para Ruy, que avançou para a área, tabelou com Alex Mineiro, recebeu na frente, e com tranquilidade e um belo chute marcou o primeiro gol da noite. GRÊMIO 1 x 0.

O Juventude não esboçava nenhuma reação. Incrível a falta de produção e indignação da equipe caxiense.

Com o passar do tempo, o jogo quase que decidido, o GRÊMIO corria atrás do gol que liquidasse a partida e desse um placar mais real ao que foi a partida. Um simples 1 x 0 não condizia com a produção da equipe. Perto dos 30 minutos a grande atração da noite, esperada por todos no Monumental correr em direção ao banco de reservas do GRÊMIO, Roth chamava para o jogo Herrera.

A re-estreia do argentino foi saudada por todos, Herrera em poucos minutos mostrou suas principais qualidades: voltou para marcar, desarmou, deu carrinho, se movimentou, chutou à gol e deu passepara o segundo gol da noite. Aos 42 minutos do 2° tempo, tabela entre Souza e Herrera, e o craque da partida marca, tirando do goleiro, GRÊMIO 2 x 0. Souza é o nome do gol e da partida. Não tinha mais tempo para nada, vitória tranquila, zona de classificação ao nosso alcance mais uma vez e retomada do caminho de mais certezas do que incertezas pós-Clássico.

"Estou contente. Mais uma vez, me apoiaram muito. Estou muito feliz por estar neste clube e vou me matar por esta camisa" - Herrera, dispensa comentários esta declaração.

"Eu me acertei com o Krieger e posso adiantar em primeira mão para vocês que já estamos conversando sobre a renovação" - Souza, falando sobre a sua permanência por mais tempo no Olímpico.

Roth justificou o 3-6-1 dizendo que ele está testando alternativas diversas para o GRÊMIO caso necessite por alguma razão daqui para frente, e não descartou continuar com ele. Mas Celso Roth, você não vai querer jogar a Libertadores num esquema 3-6-1, vai? Mesmo tendo alternativas para o ataque? Para de testar e coloca a equipe que jogará a Libertadores de vez!

Agora é o Avenida que temos pela frente, e uma vitória lá em Santa Cruz do Sul é obrigação do TRICOLOR. Enquanto não vem a Libertadores, sigamos no Gauchão. Mas que está difícil esperar, isso tá!


Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 : Victor, Leo, Réver, Rafael Marques (Jonas), Ruy, Diogo (Adílson), William Magrão, Tcheco, Souza, Jadílson, Alex Mineiro (Herrera). Técnico: Celso Roth.

Juventude - 0 : Gatti, Luiz Felipe, Juan Perez, Alex Moraes, Mineiro, Renan (Leo Andrade), Walker, Tiago Renz, Francismar (Alan), Ivo e Allisson (Diego Rosa). Técnico: P.C. Gusmão.

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 13.587 - Público Total: 16.165 torcedores - Renda: R$ 206.047,00

Gols: Ruy, aos 2 minutos do 2° tempo, e Souza, aos 42 minutos do 2° tempo (GRÊMIO).

Cartões amarelos: Rafael Marques, Ruy, Réver, Souza e Diogo (GRÊMIO), Renan, Francismar, Luiz Felipe, Mineiro e Alan (Juventude).
Cartão vermelho: Mineiro (Juventude).

Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS).
Auxiliares: José Franco Filho (RS) e Júlio Espinoza de Freitas (RS).

Nenhum comentário: