Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 15 de fevereiro de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 1 Avenida

Fotos: Mauro Vieira
Jogando em Santa Cruz do Sul contra o Avenida nos Eucaliptos, GRÊMIO vence e se classifica à próxima fase do 1° Turno do Gauchão 2009. Definição do adversário das Quartas-de-Final passa pela posição que o GRÊMIO irá ocupar ao final da 1ª Fase no Grupo 2. No momemto o TRICOLOR é LÍDER do Grupo 2.

Saudosos com o episódio dos banheiros químicos, torcida GREMISTA "põe fogo" nas placas de publicidade do Estádio dos Eucaliptos, envolto de muito papel picado. Até Corpo de Bombeiros foi chamado no intervalo da partida para apagar focos de fogo que persistiam no local. Com o calor que fazia em razão do sol forte, bombeiros aproveitaram e deram uma chuvarada na torcida GREMISTA.

Agradecimento de atacante para atacante. Jonas comemora junto com Alex Mineiro o passe para o segundo gol dele na partida. O atacante Jonas foi o nome da vitória GREMISTA com dois gols marcados. No Gauchão já são 5 gols marcados por ele.

Precisávamos vencer o jogo, mas não necessariamente precisávamos dar espetáculo. E foi assim que aconteceu, vencemos e nos classificamos à próxima fase do 1° Turno do Gauchão 2009, ponto! Nada mais do que isso.

O técnico Celso Roth revelou a escalação antes da partida, e aí veio a surpresa. O zagueiro Leo não joga, mesmo sendo Réver o jogador até então poupado de treinamento no sábado. Sinal de que Leo está indo embora mesmo, falta só o anúncio de venda. Outra surpresa foi a entrada de Jonas no ataque ao lado de Alex Mineiro, formando uma equipe com dois zagueiros e dois atacantes, enfim o 4-4-2 em campo, fórmula que vejo como o provável esquema a ser utilizado no decorrer do ano. Vamos ao jogo.

O início do jogo foi de lances ríspidos dos jogadores do Avenida, que pareciam estar determinados a tirar jogadores GREMISTAS da partida os lesionando. Cerca de 20 minutos de jogo, William Magrão e Tcheco são vítimas de jogadas mais fortes do adversário e saem lesionados. Dessa forma, dão lugar aos volantes Maylson e Makelele respectivamente, o esquema se quebra um pouco, mas nem tanto, a essência continua. O meia Souza quase foi a terceira vítima da marcação do Avenida, conseguiu escapar!

Após a saída de Tcheco, o jogo para o GRÊMIO começou. O meia já não começava o jogo bem, não encontrava espaço para jogar, e como ele estava bem marcado, a lesão veio a calhar. Com a entrada de Maylson e Makelele, a marcação do Avenida parou, pois não sabia quem deveria marcar, e o TRICOLOR explorou isso.

Os primeiros lances do GRÊMIO no ataque foram com Makelele chegando livre no apoio pela direita. Em um primeiro lance, o volante encontrou espaço às costas da zaga do Avenida, cruzou e o lateral Fábio Santos pegou mal de primeira. Já no segundo lance de apoio pela direita, Makelele acerta o cruzamento no zagueiro, escanteio para o TRICOLOR. O cruzamento de Souza (para alguns péssimo cruzamento, para outros jogada ensaiada) encontra Alex Mineiro que desvia para dentro do gol, traído pelo "quique" da bola o goleiro espalma errado, o atacante Jonas aparece e só completa para as redes. GRÊMIO 1 x 0, aos 26 minutos de partida.

Aos 32 minutos, o atacante Alex Mineiro se desmarca, carrega a bola pelo meio e num bom lançamento encontra Jonas, o atacante gira com a bola, e com categoria sai do zagueiro e chuta num sem-pulo para as redes. Segundo gol de Jonas, GRÊMIO 2 x 0. Jogo tranquilo, o GRÊMIO administra enquanto o Avenida não encontra oportunidades para diminuir o placar.

Na 2ª etapa da partida, o GRÊMIO tem grandes chances de ampliar o placar. Primeiro com Jonas, que em jogada individual tira a marcação, carrega a bola, mas em vez de cruzar chuta à gol e a bola passa rente à trave. Depois com Souza, que recebe belo passe de Alex Mineiro, mas chuta em cima do goleiro desperdiçando o lance.

Se o GRÊMIO não conseguia ampliar a partida, o Avenida consegue descontar no placar. Aos 30 minutos num escanteio, Victor erra ao sair do gol e o volante Carlos Alberto cabeceia para as redes diminuindo o placar. GRÊMIO 2 x 1.

Após o gol, o TRICOLOR chega fácil ao ataque com Alex Mineiro, Souza e Makelele. Mas o gol não acontece. O jogo parece se complicar quando o árbitro Leonardo Gaciba sonega um pênalti claríssimo em cima de Makelele, no lance seguinte quase o Avenida empata. Depois a gente critica a arbitragem e vem gente dizer que estamos chorando, mas é só apitar direito que não reclamaremos.

O jogo acaba e o GRÊMIO está classificado à próxima fase do 1° Turno do Campeonato Gaúcho (denominado de Taça Fernando Carvalho), restando saber em que posição irá ficar no Grupo 2, para assim ficar sabendo o seu adversário nas Quartas-de-Final no fim-de-semana que vem. Antes disso temos o último compromisso pela 1ª Fase nesta terça-feira, 17 de fevereiro, contra o Brasil de Pelotas, às 20h30, no Estádio Olímpico. É o reencontro com o goleiro Danrlei, Eterno Ídolo TRICOLOR!

O TRIO DE VOLANTES

> Adílson > Jogou bem à frente da zaga, tem qualidade na saída de jogo e tem categoria semelhante a de Rafael Carioca na marcação. Teve erros no final da partida, um pouco de displicência em alguns lances, mas nada que comprometesse sua atuação segura na partida.

> Makelele >
Com sua entrada em campo o GRÊMIO ganhou mais espaço para atacar e mais velocidade para chegar ao ataque. Atuou pela direita fazendo a marcação mais adiantada, já que Ruy se preocupo mais em defender no esquema 4-4-2. Teve chaces de marcar gol, mostrou qualidades ao ir para cima da marcação e armar chances de gol, e ainda sofreu o pênalti não assinalado pelo árbitro. Fez um bom jogo, bem diferente daquele contyra o Veranópolis.

> Maylson >
Não é que o recém-chegado da Seleção Brasileira Sub-20, onde foi Campeão Sul-Americano, pode sim ter lugar nesta equipe caso jogue o que jogou hoje. Qualidade no passe, bom na marcação e tranquilo para chegar ao ataque, fez boa partida e aumentou as possibilidades de Celso Roth nas duas primeiras funções do meio campo.


OS DOIS ATACANTES

> Alex Mineiro > Ele não vem marcando gol é bem verdade, mas em termos de assistências para os gols da equipe, entenderemos sua importância na equipe. Muito bom jogador, principalmente na armação, dificilmente erra um passe e põe seus companheiros na cara do gol diversas vezes. Sem dúvida falta-lhe gols, mas isso não deve demorar a acontecer.

> Jonas >
Vem fazendo aquilo que precisa para permanecer no grupo GREMISTA e ir para a lista de relacionados para a Libertadores da América, algo que deve ser alcançado normalmente com o que tem feito nas últimas partidas e hoje principalmente: gols. Oportunista no primeiro gol e técnico no segundo gol, Jonas foi o nome da vitória GREMISTA nesta tarde em Santa Cruz do Sul. Parece ter carimbado a simpatia do treinador e seu nome já deve estar incluído na lista a ser enviada para a Conmebol. Uma coisa é certa, a simpatia do torcedor ele já conquistou faz algum tempo!

Falta mais um jogo, mas a classificação já veio e o GRÊMIO segue no caminho certo. Hoje o esquema foi o 4-4-2, esquema que deve ser mantido já nesta terça-feira contra o Brasil de Pelotas, onde provavelmente a equipe será formada por reservas. Reencontro com o "Múmia" Danrlei é certeza de bom público no Monumental, não é? Falta pouco para começar as decisões do ano: próximo fim-de-semana tem finais no Gauchão e pouco depois tem estreia na Libertadores frente o Universidad de Chile! Haja coração GREMISTADA! Dá-lhe GRÊMIO!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 : Victor, Ruy, Réver, Rafael Marques, Fábio Santos, Adílson, William Magrão (Maylson), Tcheco (Makelele), Souza, Jonas (Herrera) e Alex Mineiro. Técnico: Celso Roth.

Avenida - 1 : Fabiano, Rodrigo Ramos, Alexandre Bindé, Rudi (Anderson Catatau), Tedá, Bocha, Carlos Alberto, Carlos Eduardo, Leandro Alves, Alexandre e Magno (Gavião). Técnico: Beto Campos.

Estádio dos Eucaliptos (Santa Cruz do Sul - RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Jonas, aos 26 minutos e 32 minutos do 1° tempo (GRÊMIO), Carlos Alberto, aos 30 minutos do 2° tempo (Avenida).

Cartões amarelos: Rafael Marques, Jonas, Ruy e Réver (GRÊMIO), Leandro Alves e Carlos Eduardo (Avenida).

Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS).
Auxiliares: Alexandre Kleiniche (RS) e José Inácio de Souza (RS).

Nenhum comentário: