Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 15 de agosto de 2009

SÓ OBRIGAÇÃO? É NECESSIDADE!

Foto: ClicRBS
Em 2008, o GRÊMIO ficou no 0 x 0 contra o Flamengo, no Estádio Olímpico. Jogou bem, mas não o suficiente para os 3 pontos. O atacante Perea estava em campo e o seu companheiro de ataque amanhã, Jonas, entrou na 2ª etapa da partida. Na última partida deste 1° turno do Brasileirão é certo que a dupla de ataque não poderá ficar no 0 x 0.

O Campeonato Brasileiro chega à sua metade. E terminar essa primeira etapa da competição com mais uma vitória dentro do Monumental é mais que obrigação, virou necessidade para o GRÊMIO. Sem ganhar uma sequer fora de casa, o TRICOLOR fez 23 pontos dos 25 conquistados até aqui jogando diante da torcida. Com uma vitória amanhã sobre o Flamengo chegaremos aos 28 pontos, dois a menos do que a projeção feita pela comissão técnica: que era de 30 pontos até o final do 1° turno.

A equipe de Paulo Autuori terá desfalques, e não são poucos. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo estão os meias Tcheco e Souza, lesionados estão Fábio Santos, Herrera e Maxi López. Se analisarmos as últimas partidas e vitórias GREMISTAS, veremos que são justamente estes cinco jogadores os responsáveis pela maioria das jogadas de ataque e dos gols marcados.

São problemas que na medida do possível estão sendo arrumadas pelo treinador, que teve uma semana para trabalhar. A volta dos zagueiros Mário Fernandes e Réver à equipe deram mais tranquilidade ao treinador para armar a equipe.

O jovem Mário, que acabou de fora das últimas partidas buscando melhor condicionamento físico, volta à lateral-direita. Já Réver, que preocupou todo mundo após cair desacordado no chão contra o Palmeiras e ser levado ao hospital em decorrência disso, retorna não na sua função habitual na zaga, mas sim à frente dela. Sem Tcheco e Souza, Autuori preferiu adiantar Réver para volante e recuar Douglas Costa do ataque para o meio-campo. Os volantes Adílson e Túlio compõem o restante da meia-cancha, tendo o último a função mais adiantada ao lado do jovem Douglas Costa. No ataque, setor mais criticado da equipe, terá o retorno do colombiano Perea, após oito meses longe dos gramados devido a uma lesão no joelho. O "El Ciclón", apelido do atacante, está de volta e terá ao lado Jonas. Uma dupla de ataque que não passa confiança ao torcedor: uma porque Perea não joga faz agum tempo e outra porque Jonas marca gols, mas também perde tantos.

No ano passado, ambos atacantes estiveram em campo no 0 x 0 contra o Flamengo, pela 2ª rodada do Brasileirão, no Estádio Olímpico. Perea era titular e Jonas entrou no 2° tempo na vaga do meia Roger. Os dois passaram em branco na ocasião, algo que não pode acontecer neste domingo. Como eu disse: a vitória é obrigação, mas também necessidade.

> Curtinhas

- Chegando aos 28 pontos neste domingo, o GRÊMIO fecha o 1° turno a 11 pontos do Palmeiras, líder da competição. No ano passado era essa a diferença entre GRÊMIO e São Paulo, sendo que o TRICOLOR estava na 1ª colocação e o time paulista um pouco abaixo na tabela. O final todos sabem como foi. O sonho do TRI do Brasileiro acabou?

- "El Ciclón" Edixon Perea não é visto com bons olhos por parte da torcida. Uma injustiça, já que Perea foi o melhor atacante GREMISTA no ano passado, sendo destaque em diversaas partidas e goleador da equipe ao final do ano. Na minha opinião, Perea é no atual grupo um dos melhores atacantes à disposição de Autuori. Fico feliz pelo GRÊMIO não ter conseguido negociar ele em meio à Libertadores. Força Perea!

- Douglas Costa ganha uma preciosa chance. Será titular contra o Flamengo, com o Brasil todo olhando e na sua posição de origem: meia-esquerda. Lógico que também será uma grande responsabilidade. Se não jogar bem, será cobrado e muito. "Pra dentro deles" Douglas Costa!

- O técnico Paulo Autuori pediu o apoio da torcida, como se isso fosse preciso. Ele disse que num jogo como esse a torcida é ainda mais importante. Importância essa que já conhecemos e fazemos valer jogo a jogo invadindo o Olímpico e apoiando os 90 minutos. Mas isso deve ser compatilhados entre todos os envolvidos. Já que nós fazemos nossa parte, fico me questionando: os jogadores e o técnico sabem a importância que eles também carregam nas costas?

- Contratações: o TRICOLOR desistiu de Felipe Mattioni. O lateral-direito tinha até ontem para aceitar a proposta GREMISTA. No entanto, nenhum contato foi feito e a direção aceitou isso como um "não" e saiu do negócio. Mattioni pode estar indo para o Barcelona (ESP). Já o lateral-esquerdo Lúcio e o atacante Leandro estão cada vez mais próximo de ser anunciados pelo TRICOLOR. Lúcio deve definir sua transferência no início da semana, pois aguarda a liberação do Hertha Berlim (ALE). E Leandro deve rescindir seu contrato com o Verdy Tokio (JAP) na segunda-feira e logo em seguida partir de volta ao Brasil, possivelmente tomando o rumo do Salgado Filho e sendo apresentado no Olímpico.

- A notícia deste sábado seria a vinda do atacante Boselli, do Estudiantes (ARG), para o GRÊMIO. O atacante é uma das especulações da imprensa caso Maxi López estivesse de saída do clube. Ou até mesmo se ele ficar. Outros nomes de atacantes devem ser apresentados nos próximos dias à direção GREMISTA pelos empresários que trouxeram Maxi López ao Olímpico.

- Sobre Boselli: jogador de 24 anos, foi Campeão da Libertadores 2009 marcando 8 gols. Já o vi jogar, muito pouco é bem verdade, mas o bastante para constatar que se trata de um jogador esforçado, raçudo e goleador, longe de ser craque ou grande solução. Se assemelha ao estilo do atacante Herrera, mais centralizado na área e com mais valorização graças à conquista da Libertadores. Seria um grande negócio? Sei não.

Nenhum comentário: