Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ELES ESTÃO SE LIXANDO.

Foto: GREMIO.net
Apenas 161 conselheiros de um total de 307 compareceram à sessão extraordinária do Conselho Deliberativo do GRÊMIO realizada ontem à noite no Estádio Olímpico. Na pauta do encontro estava a votação da proposta de redução da cláusula de barreira, que aprovada daria aos sócios mais poder de decisão nos rumos do clube.

Importante decisão a ser tomada ontem, 12 de agosto, no Estádio Olímpico Monumental. No Salão Nobre Patrono Fernando Kroeff, o Conselho Deliberativo GREMISTA se reuniu para votar duas propostas. Em questão, o futuro "político" do clube.

A ordem do dia era apreciar e deliberar as seguintes questões: proposta de redução de 30% para 20% do percentual mínimo de votos necessários - na Assembleia Geral do Conselho - para eleição proporcional de uma chapa para o Conselho Deliberativo e o mesmo para uma aprovação prévia de uma chapa para concorrer ao Conselho de Administração. Ou seja, dar mais pluralidade (oxigenação) ao Conselho GREMISTA e dar aos sócios a importante escolha pelo presidente.

Infelizmente, assim como aconteceu no dia 30 de junho em que houve semelhante reunião, pela segunda vez nenhuma das duas propostas foi aprovada. Estiveram presentes 153 conselheiros (161 assinaram a ata, porém oito saíram antes da votação) que votaram apenas a proposta de redução para as chapas do Conselho Deliberativo do GRÊMIO, já que foi notado que não havia quórum para votação de nenhuma das duas medidas. Foram 145 votos a favor da redução para as chapas do Conselho, uma abstenção e sete contra. Como eu disse, oito conselheiros assinaram a lista e saíram antes da votação.

Veja bem os números novamente:

São 307 conselheiros GREMISTAS
Na reunião estavam 161 conselheiros

Votaram a favor 145
7 conselheiros votaram contra
Assinaram a lista de presença e foram embora: 8
Abstenção: 1

Os 145 votos a favor da redução foram insuficientes, ou melhor, inúteis, visto que para a aprovação da proposta eram necessários 154 votos. Com os oito "fujões" da votação o quórum acabou sendo de 153 conselheiros, o que invalidou a votação. Consequentemente, a proposta de redução em relação ao Conselho de Administração nem foi realizada. Os 146 conselheiros que não foram e os oito que foram embora devem estar se lixando para nossa opinião de GREMISTA que quer o melhor para o clube. Deve ser esse o pensamento.

Foi um duro golpe para a democracia TRICOLOR. As propostas visavam dar ao torcedor associado já em 2010 maior participação nas questões "políticas" do clube. Os Movimentos
GRÊMIO Independente, GRÊMIO Novo e GRÊMIO Sempre colocaram textos referentes ao que aconteceu ontem. O GRÊMIO Independente e o GRÊMIO Novo, juntamente com o GRÊMIO Sem Fronteiras, foram os autores da proposta de redução da cláusula de barreira e se mostraram indignados com o desprezo dos conselheiros "omissos" (os que não foram) e "fujões" (os que assinaram e deram no pé) à vontade explícita dos torcedores GREMISTAS em participar mais ativamente do dia a dia do TRICOLOR. Abaixo os links dos textos:

> GRÊMIO Independente >
Aqui, aqui e aqui.

> GRÊMIO Novo >
Aqui.

> GRÊMIO Sempre >
Aqui.

O Blog IMORTAL SONHO fez parte desde o último sábado, 8 de agosto, de
uma campanha entre Blogueiros GREMISTAS que buscava conscientizar os conselheiros do clube da importância da aprovação de ambas as cláusulas em votação.

> Sabedores que o comparecimento nas reuniões do Conselho é sempre baixo, tentamos mudar isso.

> Sabedores da dificuldade de acontecer mudanças estatutárias no clube por meio do Conselho, buscamos pressionar.

Fica a impressão de que foi inútil a iniciativa. Surge o pensamento de desistência quanto ao objetivo. Prevalece a ideia de que os torcedores não são levados a sério.

Mesmo assim, de minha parte a luta continua, está apenas começando e vai amadurecer com mais tempo. Quero crer que todos os envolvidos nessa campanha já imaginam o próximo passo. Não seria tão fácil. Mas não é uma utopia.

Não cabe a mim generalizar o Conselho, mas é aquele velho papo: os bons pagam pelos maus. Muitos deles continuarão se lixando com as opiniões dos torcedores. Há algo reservado para eles, pois...

..um dia a casa cai, e o tombo será feio.

Nenhum comentário: