Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Palmeiras

Fotos: Thiago Bernardes/UOL, Raphael Falavigna/Terra e Carti Ferreira/Lance
Aos 28 minutos do 1° tempo, Cleiton Xavier de cabeça marca o gol palmeirense.

O GRÊMIO chegou ao empate três minutos depois com jogada de Souza pela direita e finalização de Maxi López para o gol. GRÊMIO 1 x 1 Palmeiras.

O argentino marcou seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro. Ele é o artilheiro da equipe na competição.

A chance de conquistar 3 pontos longe do Olímpico passa a amadurecer. Contra o Palmeiras, atual Líder do Brasileirão, o GRÊMIO começou mal o jogo, levou primeiro o gol e acordou para a vida três minutos depois empatando a partida com Maxi López. Daí em diante, o time passou a criar as melhores chances, a zaga se fechou e a vitória não veio por detalhe. Agora, o foco é mais uma vez conquistar a primeira vitória fora de casa: o adversário é o Barueri. Será o primeiro encontro entre as duas equipes.

Uma equipe um tanto apática, longe do discurso anterior ao do jogo. Assim foi o GRÊMIO na 1ª etapa mais uma vez. Levar um gol aos 28 minutos foi lucro pelo que a equipe jogava ate então, acuada pelo adversário no seu próprio campo e sem saída para o campo de ataque. Pela direita, Wendel encontrou liberdade e cruzou para o meia Cleiton Xavier se enfiar em meio aos zagueiros e aos 28 minutos abrir o placar: 1 x 0 para os paulistas. Mas o lucro mesmo estava por vir três minutos depois. Falta em Thiego, cobrança rápida de Túlio, bola para Souza na direita, cruzamento rasteiro e chute de Maxi López para o fundo das redes. GRÊMIO 1 x 1 Palmeiras. Pouco depois, novamente Maxi López apareceu para marcar na área, após bela jogada de Jadílson, mas o goleiro Marcos defendeu o tiro à queima-roupa do argentino. Quase a virada no placar. Encerra a 1ª etapa no empate.

Ao contrário do início do 1° tempo, o GRÊMIO após o intervalo era outro em campo. Não era somente o Palmeiras quem ameaçava, era o TRICOLOR que também assustava o melhor da competição em sua casa. Chance em um lado, chance pelo outro. Jogo equilibrado. O goleiro Victor, como de costume, fez milagre em lance cara a cara. No ataque, Maxi López incomodava, achava espaços e criava oportunidades. A partir daí, os técnicos passaram a mexer nas equipes. Pelo lado do Palmeiras, Muricy trocou um atacante por outro, já Autuori tirou um zagueiro por um zagueiro. Depois, Muricy formou o 3-5-2 e Autuori para não ficar atrás mexeu no esquema também. Sacou da equipe o meia Douglas Costa para colocar o atacante Jonas. Empate no placar e nas substituições dos treinadores.

Foto: Ricardo Matsukawa/Futura Press
Em choque com Diego Souza, Réver cai desacordado no chão e é levado ao hospital.

Aos 36 minutos, Réver e Diego Souza brigam por bola no ar e o zagueiro leva a pior. No contato cabeça com cabeça, Réver já cai desacordado no gramado. Correria dos médicos e o pedido pela entrada da ambulância. Mas que ambulância? No Parque Antártica as ambulâncias ficam do lado de fora, pois o estádio foi construído acima do nível da rua e não há uma rampa para entrada dos veículos. E também não há preocupação alguma com qualquer urgência no atendimento, seja de um jogador em campo ou torcedor na arquibancada, como está devidamente escrito no estatuto do torcedor. A verdade é que ninguém dá a mínima para o estatuto.

Após o zagueiro Réver sair do jogo direto para um hospital, o GRÊMIO ficou 10 jogadores em campo porque já havia feito as três susbtituições possíveis. Foram cerca de 10 minutos de pressão palmeirense, sem oportunidades claríssimas de gol. Assim acabou a partida, com os GREMISTAS saindo de campo lamentando o empate (queriam a vitória) e os palmeirenses acreditando que o empate foi um bom resultado (pela qualidade demonstrada pelo adversário). Os fatores se inverteram, antes do jogo se alguém imaginasse estas circunstâncias diria que o caro amigo estava delirando. Assim é o velho e bom futebol. Não deu hoje, mas no domingo os primeiros 3 pontos fora do Monumental virão.

> Curtinhas

- Túlio e Adílson estão a cada dia melhores na marcação e no auxílio ao ataque. Está bem a dupla de volantes, não acho que William Magrão quando voltar irá ter vida mansa para retornar à titularidade. O meia Tcheco vem contrariando as críticas e também foi destaque. O goleiro Victor continua o milagreiro de smepre. Agora, dia após dia nós vemos o zagueiro Leo com problemas técnicos - o que acontece com o nosso zagueiro? Já Thiego não passa confiança. É bom jogador, mas desde as lesões do ano passado não voltou bem.

- Falar bem de Maxi López já virou clichê. O argentino em toda a sua carreira nunca teve um momento tão bom quanto esse. No Brasileirão são 7 gols, artilheiro GREMISTA na competição. Fora algumas assistências aos companheiros. Maxi ganhou a torcida pelo seu empenho, sua raça e dedicação em campo, agora passa a virar Ídolo pelos gols. Com aquela camisa 16 às costas, ele vem ficando a cara do Jardel.

- Falando ainda em Maxi. Por mais que a direção sofra assédio de clubes europeus interessados em levar o atacante para aqueles pagos, não podemos deixar ele ir embora. Não até o final do ano.

- O meia Douglas Costa jogou bem, nada brilhante, apenas jogou bem. No domingo, contra o Barueri fora de casa, segue na titularidade e ganha mais uma chance de se afirmar na equipe.

- Azar de um, sorte do outro. O lateral-esquerdo Fábio Santos fraturou o pé e saiu do jogo ainda no 1° tempo, e ficará um bom tempo longe dos gramados. Força Fábio Santos!

- Já Jadílson, que há algum tempo pleiteava a titularidade e ganhava o apoio da torcida, entrou no lugar de Fábio Santos e foi bem mais uma vez, assim como contra o Cruzeiro. Agora, terá a chance de jogar regularmente desde que chegou no início do ano como grande contratação. É conferir já no domingo.

- Ainda sobre Jadílson. O jogador é ótimo para atacar, mas todos sabem sua dificuldade em marcar. No gol do Palmeiras, a liberdade e tranquilidade dado ao lateral Wendel por ele antes de cruzar na cabeça de Cleiton Xavier deve ser corrigida. É ótimo ver Jadílson atacando, sem medo de errar para cima da zaga adversária, agora seria igualmente ótimo sentir segurança quando Jadílson vira marcador e não sofre com o ataque do outro time. Entenderam?

- Se nada é levado a sério no Brasil, porque justamente o futebol-arte dos tupiniquins seria levado? No lance do zagueiro Réver, onde ele acabou se chocando com o meia Diego Souza (Palmeiras) e caindo desacordado no gramado (veja vídeo abaixo), ficou evidenciado a falta de fiscalização aos estádios brasileiros e a falta de consciência dos clubes e dirigentes para dar ao futebol os cuidados que ele necessita. O Parque Antártica provou que não pode ser palco de um jogo de futebol de Série A do Brasileirão. O estatudo do torcedor (que serve só para bonito, diga-se de passagem) é bem claro ao dizer que a cada 10 mil pessoas no estádio é necessário uma ambulância no campo de jogo. No estádio palmeirense, a ambulância não pode nem chegar ao campo, fica do lado de fora do estádio. Em caso de emergência, de risco de morte, quem se importa? No caso de ontem, quem se importaria?

- Já foi dito pelos médicos GREMISTAS que Réver acordou, já fala normalmente e está bem. Resta agora esperar pelos exames e saber quando ele volta ao time. Força Réver!

A vitória esteve perto, mas o empate com o Líder fora de casa acabou sendo um bom resultado, diante dos imprevistos. No domingo, o GRÊMIO encara pela primeira vez na história o Barueri. O jogo é fora de casa e a vitória é quase uma obrigação. Vamos GRÊMIO, chegou a hora!

Ficha do Jogo - 17ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 1 : Victor, William Thiego (Rafael Marques), Leo, Réver, Fábio Santos (Jadílson), Túlio, Adílson, Souza, Tcheco, Douglas Costa (Jonas) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

Palmeiras - 1 : Marcos, Wendel, Maurício Ramos, Danilo, Marcão (Marquinhos), Pierre, Edmílson, Cleiton Xavier, Diego Souza, Ortigoza (Willians) e Obina (Jefferson). Técnico: Muricy Ramalho.

Estádio Parque Antártica (São Paulo - SP)

Público Pagante: 25.440 torcedores - Renda: R$ 862.666,24

Gols: Maxi López, aos 31 minutos do 1° tempo (GRÊMIO), Cleiton Xavier, aos 28 minutos do 1° tempo (Palmeiras).

Cartões Amarelos: Rafael Marques (GRÊMIO), Edmílson e Marcão (Palmeiras).

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE).
Auxiliares: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e Erich Bandeira (PE).

Nenhum comentário: