Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GREMISTAS ETERNOS EM NOSSA MEMÓRIA

Foto: ClicRBS
O ClicEsportes quer saber dos torcedores da dupla GRE-nal quais foram os melhores jogadores da história do Clássico. Em 100 anos, muitos craques da zaga ao ataque vestiram a camisa TRICOLOR e encararam o rival honrando nossa camisa. Renato Portaluppi ou muitos outros heróis, como os Campeões da América em 1995, estão na lista para sua escolha. A votação se iniciou hoje, 6 de agosto, e vai até 8 de setembro - clique aqui e faça a sua Seleção.

Lara, Mazaropi ou Danrlei? Eurico, Paulo Roberto ou Arce? Vai, escolhe aí. Qual é a sua Seleção do GRÊMIO na história do Clássico GRE-nal. Tá difícil? Eu sei disso, o ClicEsportes, que promove essa eleição, também sabe e você está tomando consciência da dificuldade agora. Afinal, como podemos votar no lendário Lara, deixando o campeão mundial Mazaropi de lado ou fazendo pouco caso do multicampeão Danrlei.

Mas a dificuldade não fica retida apenas nos goleiros. Ela continua logo na posição seguinte: lateral-direita. Ali está o lateral Eurico, importante na conquista do Gauchão de 77, o Paulo Roberto, outro campeão mundial, e também o paraguaio Arce, que eu tive o prazer de ver jogar com aqueles cruzamentos precisos na cabeça do Jardel (que saudade!). A lista prossegue pelos zagueiros, vai na lateral esquerda, passa pelo meio campo e chega ao ataque. Ainda tem a escolha do melhor técnico: Foguinho, Valdir Espinosa ou Luiz Felipe Scolari.

Tenho 22 anos de GREMISMO, a recém saí das fraldas portanto. Sendo assim fica difícil definir os 11 jogadores mais o técnico na lista de 72 finalistas - jogadores e técnicos -, onde a maioria eu não vi jogar, feita pelos 23 profissionais da área esportiva do Grupo RBS (que também não viram!). Se o fizesse, minha seleção ficaria assim: Danrlei, Arce, Adílson, Mauro Galvão, Roger, Dinho, Emerson, Carlos Miguel, Ronaldinho, Renato Portaluppi (este é "hors concours") e Jardel. Técnico? Felipão é claro. Por isso fui à procura de meu pai, que da lista só não viu jogar o goleiro Lara (a lenda), o zagueiro Aírton (o pavilhão), o lateral-esquerdo Ortunho (dispensado pelo Inter nos juvenis, "destruía" a cada GRE-nal com a camisa do GRÊMIO), os meio-campistas Elton (volante goleador), Gessy (o craque sem querer ser), Milton Kuelle (tão bom que virou dirigente) e o atacante Juarez (o tanque). De resto, viu todos, ao vivo e à cores no Olímpico, aliás ele nasceu no ano de inauguração do estádio. Para ele, a seleção ficaria da seguinte maneira: no gol Danrlei, na lateral-direita Arce, a zaga teria a marcação e a técnica de Ancheta e Mauro Galvão, Roger pela lateral esquerda, China, Emerson, Valdo e Carlos Miguel formando um meio-campo um tanto faceiro, com Renato Portaluppi e Jardel no ataque (dos sonhos!). O técnico segue sendo Luís Felipe Scolari, que se tudo der certo voltará em 2011 à casamata TRICOLOR.

E para você? Qual é a sua Seleção GREMISTA de todos os tempos, nestes 100 anos de Clássico GRE-nal?

A LISTA DO GRÊMIO

> Goleiros > Lara, Mazaropi, Danrlei.
> Lateral-direito > Eurico, Paulo Roberto, Arce.
> Zagueiro > Aírton, Ancheta, Oberdan.
> Zagueiro > Hugo de León, Adílson, Mauro Galvão.
> Lateral-esquerdo > Ortunho, Everaldo, Roger.
> Meio-Campo > Elton, China, Dinho.
> Meio-campo > Tadeu Ricci, Goiano, Emerson.
> Meio-campo > Gessy, Milton Kuelle, Joãozinho.
> Meio-campo > Valdo, Carlos Miguel, Ronaldinho.
> Atacante > André Catimba, Tarciso, Renato.
> Atacante > Juarez, Alcindo, Jardel.
> Técnico > Foguinho, Valdir Espinosa, Luiz Felipe Scolari.

* A escolha não precisa ser feita pela ordem em que estão. Para zagueiro é possível escolher 2 entre os 6 selecionados, o mesmo valendo para atacantes. No meio-campo, é necessário escolher 4 entre os 12 selecionados.

* Clique aqui e conheça cada um dos candidatos.

> Curtinhas

- O ClicEsportes está colocando uma parcial da votação. No momento, o time do GRÊMIO de todos os tempos é o seguinte (nome e parcial de votos): Danrlei (55%), Arce (86%), Hugo de León (37%), Adílson (21%), Roger (48%), Dinho (21%), Ronaldinho (19%), Emerson (13%), Carlos Miguel (10%), Renato Portaluppi (46%) e Jardel (36%). O técnico mais escolhido e disparado na frente até o momento é o Felipão, com 91% dos votos.

- Quem teve a oportunidade de ver jogar diz na hora que Gessy foi um dos melhores jogadores de toda a história do futebol gaúcho, para não dizer do futebol nacional ou mundial. Era um meio-campo de classe, jogava com estilo e elegância, tinha a chamada "catega". No texto acima, coloquei que Gessy foi um craque sem querer ser. Digo isso porque o seu sonho não era ser jogador de futebol, e sim dentista. Para conseguir cursar a Faculdade de Odontologia, virou jogador. E que jogador segundo os depoimentos de torcedores da época. Quando se formou dentista, com 26 anos, pendurou as chuteiras. Curiosidades: quando marcava gols, e não eram poucos, comemorava timidamente cada um deles. Certa vez, no ano de 1959, Gessy marcou os quatro gols do TRICOLOR na vitória de 4 x 1 sobre o Boca Juniors, em plena La Bombonera (Buenos Aires, Argentina).

- Mauro Galvão I - Não existe só uma lista de jogadores do GRÊMIO. Existe também a do Internacional, seguindo o mesmo estilo da do TRICOLOR. O curioso da lista colorada é a presença entre os zagueiros candidatos do zagueiro Mauro Galvão. Ele aparece nas duas listas, pois ficou marcado no rival pela conquista do Campeonato Brasileiro de 1979 e no nosso IMORTAL pelas conquistas do Campeonato Brasileiro de 1996, e das Copa do Brasil de 1997 e 2001.

- Mauro Galvão II - O Mauro Galvão iniciou a carreira no Inter, mas sempre deixou escapar a sua escolha pelo GRÊMIO como torcedor. Ano passado, pelo Concurso Musa do Brasileirão 2008, promovido pelo GloboEsporte.com e Caldeirão do Huck, Galvão foi jurado do Internacional. Neste ano, ele é dirigente executivo do GRÊMIO. Vida dupla!

- Tarciso I - Não vi jogar o flecha-negra Tarciso. Mas sei olhar o passado, gosto de ouvir histórias do meu clube e por isso creio que ele é um dos maiores jogadores da história do clube. Conquistou tudo pelo GRÊMIO: Gauchão, Brasileiro, Libertadores e Mundial. Só não conquistou Copa do Brasil porque ainda não existia em sua época.

- Tarciso II - Tanto Tarciso, como André Catimba, autor de um dos gols mais importantes da história do clube, o da conquista do Campeonato Gaúcho de 1977, foram craques que passaram pelo GRÊMIO ao longo de seus quase 106 anos de história. Mesmo assim, não dá para não votar em Renato Portaluppi. Não existe jogador como ele, que supere a sua façanha. Afinal, ele fez os dois gols mais importantes do TRICOLOR: em uma final de Mundial. Pouco, né?

- Mudando de assunto I - Na última semana um "louco" que se diz GREMISTA criou o site Sai Tcheco. Nele, o caro "torcedor" dá razões para a saída imediata do capitão GREMISTA. E ainda criou uma enquete perguntado quando o Tcheco deveria sair do TRICOLOR - antes que seja tarde, hoje, amanhã ou nunca. O "tiro saiu pela culatra", a torcida GREMISTA respondeu em bom tom com 79% dos votos na opção nunca. Depois desta baita injustiça feita ao nosso camisa 10, nós GREMISTAS não poderíamos ficar parados. Um vídeo no You Tube fez justa homenagem ao Tcheco, tendo como música de fundo "Me adora", da cantora Pitty. O vídeo foi feito pelo rodrigod2305 (ou dOrneLLes).

- Mudando de assunto II - "Me adora", da Pitty, é a atual música de trabalho da cantora. Sua letra parece ser feita especialmente para o "cidadão" que criou o site inoportuno contra o Tcheco. Abaixo um dos trechos da música.

"Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir

Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber"

- Mudando de assunto III - O pior de toda essa história eu ainda não contei. Mesmo tendo criado um site que foi ridicularizado por todos os GREMISTAS, o "torcedor" agora vem dizendo que graças à sua iniciativa o meia Tcheco vem jogando bem as últimas partidas. No início, o cabeçalho do site dizia "Sai Tcheco - Capitão Tcheco, chegou a hora da aposentadoria. Reconheça!", agora está reformulado: "Sai Tcheco? - Chegou a hora da aposentadoria?". Pensou que estava agradando, agora tenta consertar os atos falhos. Fica Tcheco é o que todos querem!

- Mudando de Assunto IV - Por falar em Fica Tcheco, hoje saiu matéria nos sites de esporte onde o jogador diz que ficará no clube ate o final do ano, apesar de receber propostas das Arábias para ir embora, e que buscará com todas as forças o título do Brasileirão para marcar sua trajetória no clube. O camisa 10 aproveitou para dizer que seria uma honra renovar o contrato com o clube, mas esperará o final do ano para definir a situação. O jogador pensa em parar, mas com uma Libertadores 2010 pintando nas bandas da Azenha, é ruim dele se aposentar!

Nenhum comentário: