Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 9 de agosto de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 0 x 1 Barueri

Foto: Tom Dib/Lance
GRÊMIO perde sua sétima partida no Brasileirão, a sétima fora de casa. O algoz da vez foi o novato Barueri. Na saída de campo, Tcheco criticou a postura da equipe. Já no vestiário, Souza rebateu as críticas feitas pelo capitão. Os dois meias estão suspensos e não jogam na próxima rodada. O técnico Autuori terá uma semana para trabalhar até pegar o Flamengo no próximo domingo no Olímpico.

E conseguimos fechar o 1° turno do Brasileirão sem vencer uma única partida fora de casa. Em 9 jogos, 7 derrotas e 2 empates. O aproveitamento foi de 7,4%. Dos sete jogos perdidos longe do Olímpico, três são compreensíveis: contra Atlético Mineiro, Vitória e São Paulo - equipes que passavam por bom momento no campeonato à época dos confrontos. Já as outras derrotas devem ser lamentadas por diferentes circunstâncias. Contra Sport e Coritiba, duas equipes que passam por um mau momento e estão na zona de rebaixamento, e contra Avaí e Barueri, equipes fracas tecnicamente mesmo estando bem na tabela de classificação. Os dois empates foram contra Fluminense e Palmeiras, onde a vitória não veio por algum detalhe.

A derrota de hoje foi contra o Barueri, 5° colocado na competição com 28 pontos. Isso poderia justificar o resultado, mas não justifica. O TRICOLOR agora ocupa a 9ª colocação com 25 pontos e bem longe dos seus objetivos: vaga à Libertadores e luta pelo TRI do Brasileiro. O primeiro objetivo ainda é possível, já o segundo parece longe demais.

Mais uma vez o discurso do pré-jogo foi diferente do durante e depois. O GRÊMIO não conseguiu vencer a sua primeira partida fora de casa, no primeiro encontro que teve com o Barueri na história. Poderíamos ter começado com o "pé direito" nas estatísticas, entretanto, isso não se concretizou. Faltou aguerrimento segundo Tcheco na saída de campo. Para o capitão o GRÊMIO do Olímpico é bem diferente do fora dele. Mas tchê, só contaram para ele!

Essa dedução do camisa 10 é flagrante quando vemos o aproveitamento: na Azenha temos 85% de aproveitamento (podendo aumentar para 86% na última rodada do 1° turno contra o Flamengo) contra, como eu já disse, 7,4% longe dela. Será que somente a garra é responsável por isso? Creio que não. Segundo o técnico Paulo Autuori, indagado sobre o comentário de Tcheco, declarou que "faltou bola" (bom futebol) e não empenho à equipe. Isso ficou evidenciado pelo 1° tempo, onde o Barueri criou chances e o GRÊMIO pouco fez.

Já na 2ª etapa, ambas as equipes buscaram o jogo. O TRICOLOR já sem Maxi López, contundido saiu no intervalo, buscou com Souza e Tcheco avançar com perigo. O substituto de Maxi, o atacante Jonas teve grande chance na frente do gol, após bom passe de Tcheco entre a defesa. Para variar, Jonas chutou fraco nas mãos do goleiro. Pouco depois foi a vez de Souza driblar meio-mundo e chutar no canto do goleiro, que desviou para linha de fundo.

O ditado "quem não faz, leva" fez valer aos 10 minutos. Troca de passes do Barueri desde o campo de defesa com muita velocidade em toques de primeira. Fiz questão de contar: foram 8 toques na bola com a participação de 4 jogadores. A bola chegou aos pés do atacante Fernandinho, que com um chute cruzado tirou do goleiro Victor e marcou o gol do time paulista: Barueri 1 x 0. Daí em diante foi a tentativa em vão de ir atrás do placar mais uma vez. A começar pela substituição: Joílson no lugar de Jadílson.

O Barueri seguia ameaçando. Em cobrança de falta de Thiago Humberto a bola foi parar na trave. O GRÊMIO pouco fazia, mas quando fazia tinha tudo para empatar. Eita finalizações ruins, estão enterrando o TRICOLOR nesse marasmo fora de casa. O ala Joíson faz jogada individual na frente da área do adversário, consegue achar Jonas sozinho e o atacante por sua vez passa bonito para Tcheco, era só fazer, mas vai pra fora o chute. O capitão pegou mal de canhota e a bola saiu para linha de fundo. E assim veio mais uma derrota, mais desculpas e mais críticas, e mais...

> Curtinhas

- Espero que as declarações naturais dos jogadores, como Tcheco e Souza, não tornem armas mortais nas mãos da imprensa. Pelo amor de DEUS, não existe crise no Olímpico e nem irá ter. Torcedores, não caiam nas bobagens de certos corneteiros da imprensa gaúcha.

- No 1° turno não deu, não vencemos fora de casa. Mas aí vem o 2° turno para a história não se repetir. Serão 10 jogos longe do Olímpico, a começar pelo Santos na Vila Belmirro, dia 19 de agosto, pela estreia do 2° turno da competição.

- Se fora vamos de mal a pior, pelas bandas da Azenha tudo anda bem. No domingo que vem temos o Flamengo de Adriano no Olímpico. É casa cheia contra os cariocas. Chegou a vez de acabar com o Imperador dos flamenguistas. Assim como aconteceu com o Fenômeno dos corintianos: não viu a cor da bola.

- Por falar em próximo jogo, o Barueri nos deu bastante prejuízo para pegar o Flamengo. Não teremos Tcheco nem Souza, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Nossos armadores e principais nomes das últimas vitórias. Paulo Autuori terá trabalho para arrumar a equipe.

- O atacante Maxi López saiu cotundido no intervalo, sentindo uma contratura na coxa. O argentino não deve ser preocupação para próxima partida.

- O meia Douglas Costa deve continuar na equipe com as suspensões dos meis Tcheco e Souza. O jogador deve jogar na sua posição de origem, sendo o cérebro da equipe no meio-campo. Enfim terá a chance de jogar como ele gosta: solto nas articulações das jogadas. Será o substituto de Souza.

- Com a saída de Douglas Costa do ataque, Jonas deve retornar à equipe ao lado de Maxi, já que Herrera não tem previsão de volta. Outro que deve retornar ao time é o zagueiro Mário Fernandes no lugar de William Thiego na lateral-direita.

- Quem ficará com a posição de Tcheco? Boa pergunta para Autuori responder durante a semana. Não são muitas as possibilidades. Escalar a equipe com três volantes é uma delas: com Túlio, Adílson e Maylson. Outra possibilidade é apostar no meia Isael - jogador habilidoso, com boa visão de jogo e qualidade em cobranças de bola parada. Seria a minha escolha. Mas creio que Autuori irá colocar Joílson na vaga do capitão.


Se as vitórias acontecem somente no Olímpico, então que venha mais uma no domingo que vem, às 16h, contra o Flamengo. Vamos GRÊMIO!


Ficha do Jogo - 18ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009


GRÊMIO - 0 : Victor, William Thiego, Rafael Marques, Leo, Jadílson (Joílson), Túlio (Bruno Collaço), Adílson, Tcheco, Souza, Douglas Costa e Maxi López (Jonas). Técnico: Paulo Autuori.

Barueri - 1 : Renê, Xandão, Leandro Castan, André Luiz, Marcos Pimentel (João Victor), Ralf, Ewerton, Thiago Humberto (Bruno Ribeiro), Márcio Careca, Fernandinho e Luís (Otacílio Neto). Técnico: Estevam Soares.

Estádio Arena Barueri (Barueri - SP)

Público Pagante: 4.576 torcedores - Renda: R$ 49.705,00

Gol: Fernandinho, aos 10 minutos do 2° tempo (Barueri).

Cartões Amarelos: Souza e Tcheco (GRÊMIO), André Luiz, Xandão e Leandro Castan (Barueri).

Árbitro: Luiz Alberto Sardinha Bites (GO).
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ).

Nenhum comentário: