Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 16 de agosto de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 4 x 1 Flamengo

Fotos: Jefferson Botega e Mauro Vieira/ClicRBS
"El Ciclón" voltou! Aos 15 minutos, cruzamento de Jadílson e gol de cabeça de Perea. O colombiano retornou aos campos como titular após oito meses afastado por lesão e marcou o primeiro gol da tarde de sol no Olímpico.

O Flamengo empatou a partida dez minutos depois e teve oportunidades para virar o placar. Só não aproveitou as chances porque Victor estava inspirado, como no lance acima em que Adriano ficou cara a cara e ele fez grande defesa.

Com Victor segurando tudo lá atrás, o GRÊMIO tratou de buscar a vitória na 2ª etapa. Voltou à frente no placar aos 11 minutos com Réver, e ampliou aos 36 e 42 minutos com Jonas, convertendo dois pênaltis. Goleada de 4 a 1 para cima do Flamengo.

4 x 1 no Atlético-PR, 4 x 1 no Cruzeiro e agora 4 x 1 no Flamengo. Tem ainda as vitórias de 3 x 0 sobre Náutico e Corinthians, a de 2 x 0 no Botafogo, a vitória de 2 x 1 no GRE-nal do Centenário e a vitória magra de 3 x 2 no Santo André. Todas elas conquistadas no Olímpico. Matematicamente chegamos aos sonoros 86,6% de aproveitamento como mandante. Em 10 jogos, 8 vitórias e 2 empates contra Santos (1 x 1) e Goiás (2 x 2) - ambas em meio à disputa da Libertadores. De 30 pontos disputados garimpamos 26. Os bons números não param por aí: fizemos 25 gols e tomamos apenas 6 - o saldo em casa é de 19 gols. Uma pena que ao contrário da ótima e melhor campanha em casa entre os 20 clubes da Série A, todos nós estamos cansados de saber que como visitante temos a pior campanha entre todos.

Porto Alegre, mais de 30°C em pleno agosto. Domingo à tarde e um sol convida a todos para que saiam de suas casas, tomem o rumo de um parque, de atividades ao ar livre. Para os GREMISTAS a pedida é pegar o rumo da Avenida Azenha, Estádio Olímpico Monumental. Lá terá GRÊMIO x Flamengo, clássico do futebol brasileiro. Mas para minha surpresa, pouco movimento do lado de fora do estádio perto das 15h. Não vai lotar pensei, e não lotou mesmo. Foram 20 mil torcedores: público pequeno e longe do esperado. Se havia motivos para lotar (domingo, jogo às 16h, sol, clássico), havia motivos para que isso não ocorresse: time desfalcado de Tcheco, Souza e Maxi López.

No lugar de Maxi López retornava aos gramados Edixon Perea, "El Ciclón". O jogador havia disputado sua última partida como titular da equipe no ano passado, na última rodada do Campeonato Brasileiro contra o Atlético Mineiro (vitória de 2 x 0). E o atacante colombiano voltou bem. Aos 15 minutos, bola para Jadílson na esquerda e o ala cruza com perfeição na cabeça de Perea, que empurra para as redes: GRÊMIO 1 x 0.

Se tinha desfalques de cá, havia desfalques de lá. O Flamengo vinha sem seus alas Leonardo Moura e Juan, e também sem Petkovic. Mas tinha Adriano, o Imperador. Para parar o atacante rubro-negro a tarefa não era fácil, exigia todo o cuidado. Em todo o lance, a zaga GREMISTA buscava tirar o espaço para ele não chutar à gol. Foi numa dessas que levamos. Adriano domina a bola, os GREMISTAS vão todos para cima dele e esquecem Everton, que entra livre para empatar a partida na saída de Victor.

O GRÊMIO não jogava bem. Antes e depois dos gols. O meio-campo sofria sem a aproximação dos volantes com Douglas Costa (Réver era o que mais arriscava subir ao ataque), e os passes errados eram constantes. Após o gol tomado, o TRICOLOR entrou em parafusos. Ou melhor, Jadílson entrou. Troteava em campo, dava às costas a jogada e não voltava para marcar uma sequer. Entendo que ele não saiba marcar, mas ficar caminhando em campo não dá. Em uma sequência de erros de passe e posicionamento dele, o Flamengo teve oportunidades para virar o marcador. Se não fosse Victor defender (e que defesas!), não sei o que seria de nós. Fim de papo na 1ª etapa: 1 x 1 no placar. No intervalo, substituição: entra o estreante Bruno Colaço no lugar do "queimadaço" Jadílson.

No 2° tempo a equipe volta melhor, mais organizada e tratando de sair para o jogo em busca do gol. Mas o jogo era franco: chances para os dois lados. Em um momento como esse tem que aparecer o talento. Talento de um zagueiro, colocado como volante na partida. Réver sai de trás, tabela com Douglas Costa e passeia pelos marcadores do Flamengo até chegar ao gol para marcar com um chute forte: GRÊMIO 2 x 1.

Para a alegria dos GREMISTAS presentes, o goleiro Victor garante o resultado lá atrás com mais duas grandes defesas. O jogo se encaminhava ao seu final até que Réver faz belo lançamento para Perea que é derrubado na área: pênalti marcado pelo juiz. Na cobrança, Jonas converte e faz 3 x 1 aos 36 minutos. Aos 42, tabela entre Jonas e Joílson, que cai derrubado na área: novo pênalti. Mais uma vez Jonas na cobrança: 4 x 1 para o GRÊMIO e nova goleada no Olímpico. Debandada da torcida rubro-negra.

Em um jogo de extrema importância, vencer independente se jogou bem ou mal é o que vale. Ainda mais sendo em nossa casa. E será assim toda vez que o TRICOLOR pisar o gramado do Olímpico sem que ainda tenha ganho uma partida fora de lá.

> Curtinhas

- No 1° turno não deu para ganhar fora de casa. Na quarta-feira começa o 2° turno e com ela a tarefa de ganhar a primeira longe do Olímpico. O adversário é o Santos - 12° colocado com 25 pontos. O estádio é o da Vila Belmiro, sempre difícil na vida do TRICOLOR.

- Com tantas goleadas aplicadas em casa, o GRÊMIO é a 2ª equipe com melhor saldo de gols da competição. São 11 gols de saldo, o mesmo número de Goiás e Internacional (2° e 3° colocados, respectivamente). Só perdemos para o líder Palmeiras nesse quesito - o time paulista tem 14 gols de saldo.

- Falar bem de Victor é rotina faz algum tempo. Hoje contra o Flamengo fez mais uma atuação de gala, na qual ele próprio definiu como a melhor partida de sua carreira. Eleito craque da partida em todos as emissoras de rádio e TV, Victor mostra a cda dia o bom profissional que é e a razão pela qual foi convocado à Seleção Brasileira. Ele também foi o capitão da equipe.

- Nos dois pênaltis a torcida pediu por Victor. Queriam que ele cobrasse. Eu ria, sabedor que isso não seria feito. Acho que eu não era o único.

- Outro destaque da partida foi Réver. Autor de um golaço, marcou, lançou e em vez de ser o volante mais recuado, foi o que jogou mais adiantado. Adílson e Túlio não foram os mesmos de partidas anteriores.

- Eu havia dito que Perea e Jonas haviam enfrentado o Fdamengo no ano passado, no Estádio Olímpico. A partida em questão acabou 0 x 0. Também havia dito que dessa vez ambos não poderiam sair em branco da partida. Dito e feito: Perea fez um gol e Jonas marcou dois.

- A arte de se queimar por Jadílson: após fazer bela jogada para o gol de sua equipe, passe trotear em campo, dê as costas para a bola e não volte correndo para o seu campo de zaga, vá caminhando. De vez em quando erre passes e tente cavar faltas inexistentes, alguma hora o juiz marcará. O pior de tudo é que gosto do ala-esquerdo Jadílson. Mas ontem até eu fiquei indignado com os seus erros.

- Mesmo indignado, eu não vaiei. Acho o fim da picada o torcedor ir para vaiar o jogador ou a equipe. Eu particularmente não chego a vaiar nem o adversário e nem o juiz, por qualquer hipótese que seja. Cada um está livre para se expressar, mas o bom senso faz bem de vez em quando.

- E entrou Bruno Colaço no lugar de Jadílson no intervalo. O jovem lateral fez sua estreia e jogou bem. Ao contrário de Jadílson, que joga ofensivamente até demais, Colaço é defensor e mal passa a intermediária de ataque. Bem nas antecipações e me chamou a atenção pelo impulso, mesmo baixinho vai bem nas rebatidas de cabeça na zaga. Continua no time contra o Santos, tomara que Autuori saiba o que está fazendo para não queimar o "guri" num jogo importante como o de quarta-feira.

- Por falar na juventude GREMISTA, não posso deixar de citar Mário Fernandes. Agora nós entendemos porque o TRICOLOR fez tanta questão de trazê-lo de volta após ele ter sumido por alguns dias.

E voltamos ao velho problema: ganhar fora de casa. Mais uma oportunidade nesta quarta-feira contra o Santos, na Vila Belmiro. Chegou a hora de embalar de vez nesse campeonato. Vamos GRÊMIO!

Ficha do Jogo - 19ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 4 : Victor, Mário Fernandes, Leo, Rafael Marques, Jadílson (Bruno Collaço), Réver, Adílson, Túlio, Douglas Costa (Joílson), Jonas e Perea (Maylson). Técnico: Paulo Autuori.

Flamengo - 1 : Bruno, David, Aírton, Ronaldo Angelim, Everton Silva (Denis Marques), Lenon, Willians, Fierro (Camacho), Everton, Emerson e Adriano. Técnico: Andrade.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 19.535 - Público Total: 21.752 torcedores - Renda: R$ 375.506,50

Gols: Perea, aos 15 minutos do 1° tempo, Réver, aos 11 minutos, Jonas, aos 36 minutos e aos 42 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Everton, aos 25 minutos do 1° tempo (Flamengo).

Cartões Amarelos: Joílson, Túlio e Jonas (GRÊMIO), Willians, Adriano e David (Flamengo).

Árbitro: Paulo César Oliveira (SP).
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Carlos Berkenbrock (SC).

Nenhum comentário: