Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 30 de janeiro de 2010

PAUTANDO A IMPRENSA

Para minha surpresa, abro ZH Dominical (que chega no final de tarde do sábado) e me deparo na página 44, da editoria de Esportes, com o Placar ZH. Com o título "Desequilíbrio", um texto expõe a mesma impressão que tive ao analisar os grupos do Gauchão 2010 e os seus resultados em quatro rodadas disputadas. Há sim, um aparente desequilíbrio entre as equipes da Chave 1 em relação aos da Chave 2.

Em
post anterior a esse, sob o título "Desequilíbrio no Gauchão?", publicado nesta sexta-feira, cheguei a mesma conclusão após cruzar resultados e observar a diferença de pontuação nos grupos.

A Chave 1, do Grêmio, está levando uma verdadeira surra das equipes da Chave 2, do Internacional. Coloquei essa observação não como desculpa, mas como uma possibilidade de justificativa para as dificuldades do Tricolor em seus jogos, tendo que virar o placar em três oportunidades e correr atrás do marcador e de um empate em outra.

Já o rival colocou em campo seu time B, e após vencer duas e empatar outra se vangloriou de seus resultados. Se esquecendo da fragilidade dos adversários e do entrosamento de seus jovens jogadores, atuando juntos desde 2009 quando venceram a Copa Arthur Dallegrave (ou Copa FGF).

A matéria deste domingo vai além. Mostra números de um grupo e de outro, e todas as suas muitas e grandes diferenças. Clique na imagem acima para ampliar.

Como o 1° turno do Gauchão traz na sua fórmula confrontos de uma chave contra outra, essa reflexão feita por
mim na sexta-feira e por ZH neste domingo se torna simples e objetiva, como também de fácil compreensão. E digo mais, é taxativa.

> VITÓRIAS > Em quatro rodadas, as equipes da Chave 1 venceram 8 vezes equipes da Chave 2. Já do contrário veremos número mais que dobrado. São 18 vitórias da Chave 2.

> PONTOS > A pontuação também comprova a superioridade da Chave 2. Enquanto a Chave 1 conquistou 30 pontos, a Chave 2 já está com 60.

Só o Grêmio corresponde a 1/3 da pontuação de seu grupo. O Internacional, São Luiz de Ijuí e São Joé-POA juntos somam metade dos pontos da Chave 2, mas separados correspondem a 1/6.

> A RODADA DE SÁBADO > O começo da 5ª rodada do Gauchão já vai comprovando ainda mais a diferença entre os grupos.

Em Ijuí, o São Luiz comprovou sua boa fase e derrotou o Porto Alegre por 5x0 - a equipe é líder da Chave 2 com 13 pontos. E em Canoas, o Universidade venceu o Avenida por 3x1.

O curioso é que esses resultados deixam Porto Alegre e Avenida ainda com 0 pontos, enquanto na Chave 2 os lanternas somam 6 pontos - Pelotas, Santa Cruz e Universidade.

> PAUTANDO A IMPRENSA > Pois é, a coincidência de escrever sobre esse tema e no dia seguinte ver Zero Hora abordando da mesma forma foi interessante. Não que eu ache que eles tiraram a ideia daqui, a possibilidade é mínima, mas é os blogs pautando a imprensa ou pelo menos se antecipando à informação.

Nenhum comentário: