Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 24 de janeiro de 2010

GAUCHÃO 2010: GRÊMIO 1 x 1 Veranópolis

Fotos: Daniel Marenco/ClicRBS
Após o jogo, pensei, "faltou Leandro jogar?". Não, não quer dizer que deposito toda minha esperança em um jogador e muito menos que se o atacante estivesse em campo ganharíamos - não que isso seja uma mentira. Mas não, meu raciocínio parte do princípio de que contra o Caxias vencemos naquelas dificuldades com um só volante, hoje empatamos com dois. Quem sabe mais um lá na frente daria certo.

O técnico Silas analisou bem, em entrevista pós-jogo, um dos problemas (que vem desde a estreia) no meio-campo. Existe um buraco na nossa meia-cancha, não antecipamos a marcação por ali e com isso não recuperamos um rebote, uma bola sequer. E para piorar somos surpreendidos com o erro de Réver e o gol de João Paulo para o Veranópolis. Conclusão: meio-campo inóspito e zaga em dias difíceis, não é sempre que São Victor salva.

Qualquer análise do jogo contra o Veranópolis tem que constar que ninguém jogou bem. A exceção à regra foi Victor. Nada que surpreendesse, nos salvou a pele.

A confirmação (ainda não-oficial) da vinda do meia Douglas das Arábias veio em boa hora. O Grêmio necessita ainda de qualidade, necessita de banco de reservas. Souza e Hugo estiveram mal, e não tinha nada nem ninguém que os substituíssem. Se não tem qualidade para repor, melhor ficar com ambos até o fim do jogo. Certa hora Souza tem um lampejo e passa a bola para Jonas, e ele faz o gol como de costume. O empate salvou a invencibilidade de 41 jogos, que mais um pouco ia para as 'cucuias'.

As substituições também 'saltam aos olhos' os problemas que o Silas enfrenta com seu banco de reservas. Somando as ausências em razão do Departamento Médico, Silas se viu obrigado a colocar um volante no lugar de Túlio - mal no jogo e substituído para não ser expulso, mas que deveria ter sido antes da substituição -, uma troca seis por meia dúzia - Fábio Santos quando cruzar uma bola na área, será feriado no outro dia -, e improvisar um lateral-direito no lugar de outro improvisado na lateral-direita - Ferdinando não esteve bem, deve voltar ao meio-campo. Nada de novidade no ataque, ninguém mais enfiado lá na área.

> Agora à tarde (25/01) obtive a informação sobre o banco de reservas do Grêmio ontem. As opções para o meio-campo e ataque eram Mithyuê e Bérgson. Somente os dois jovens jogadores. Provavelmente o técnico não quis arriscar a colocar além de Fernando, outro jogador das Categorias de Base. Mas é de se pensar e concluir que se colocasse Mithyuê - jogador de bom passe, drible e visão de jogo -, Silas teria uma opção a mais na criação. Ainda quero ver este 'guri' jogar este ano.

Mesmo assim quem dera se Silas tivesse feito as tais substituições mais cedo, poderíamos ter saído com um 2x1 do Olímpico de somente 12 mil torcedores presentes. O 'guri' Fernando foi uma surpresa, agradou o técnico e a torcida. Lúcio tem mais futebol, velocidade e atitude do que Fábio Santos. Não concordo com Silas quando diz que Fábio Santos faz bem a função de fechar pela esquerda, não faz tão bem assim. Fora que em um dos lados é preciso ter lateral de presença no ataque - nem na esquerda nem na direita temos isso atualmente -, e isso o Lúcio faz bem. Enfim, Maylson entrou tarde e o pouco que fez agradou.

Foi apenas o terceiro jogo da temporada, não há razão para catástrofes ou crises existenciais. O Grêmio mostra problemas, mas ainda bem que mostra contra Veranópolis, Caxias e afins. Estamos há uma semana do GRE-nal, e erros agora são perdoados. No dia 31 de janeiro em Erechim, não serão. Então Silas, acerta tudo na quarta-feira contra o Santa Cruz nos Plátanos.

> ATAQUE > Jonas fez o seu terceiro gol no Gauchão, cai nas graças da torcida a cada jogo e sua renovação já virou obrigação da direção. Mas em tudo existe um porém, e Jonas tem que seguir sendo humilde. Quando sobe à sua cabeça a ideia que é craque, ele põe tudo a perder. Humildade Jonas!

E quanto ao Borges uma crítica, tem que se movimentar mais. Quando procura o jogo, consegue se livrar da marcação e faz suas jogadas. Agora tentar fazer a parede todo jogo para tentar virar sobre a marcação, isso não tende a dar certo sempre.

> CORNETA > Sou um torcedor que entro mudo e saio calado do estádio. É o meu estilo de torcer, ou de não torcer - como queiram. Por isso mesmo, admiro quem vai para pular e cantar os 90 minutos, e odeio quem vai para cornetear e vaiar quem quer que seja. E fico mais irritado quando muitos torcedores (não vamos generalizar) escolhem um 'bode espiatório'. [Só para constar, ontem tinham vários para escolher.]

Ferdinando foi o 'bode' escolhido da noite. A boa impressão que o volante (e lateral-direito) me deixou nos dois primeiros jogos, me faz pensar em uma noite ruim do jogador. E a torcida acusá-lo e condená-lo de culpa pelo resultado e pela atuação da equipe não é algo que aprovo. Ferdinando foi mais um a jogar mal, porém um dos poucos (Fábio Santos e Túlio o fizeram companhia) a ser vaiados.

> GRÊMIO 1903 > Além do Blog Imortal Sonho, agora estarei também presente no Blog Grêmio 1903, do Bruno Coelho, Daiane B. e Gremista Fanático. O convite foi aceito prontamente. Então é lá e cá. A gente se encontra.

Ficha do Jogo - 3ª Rodada - Taça Fernando Carvalho - Gauchão 2010

Grêmio - 3 : Victor, Ferdinando (Maylson), Réver, Rafael Marques, Fábio Santos (Lúcio), Túlio (Fernando), Adílson, Souza, Hugo, Jonas e Borges. Técnico: Silas.

Caxias - 2 : Vanderlei, Raulen (Mateus), Ademir, Marcelo, Romano, Marquinhos, Fernando Miguel, Eduardinho, Marcos Paraná, João Paulo (Dudu) e Kito (André Luís). Técnico: Gilmar dal Pozzo.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 9.630 - Público Total: 12.170 torcedores - Renda: R$ 157.371,00

Gols: Jonas, aos 19 minutos do 2° tempo (Grêmio), João Paulo, aos 9 minutos do 1° tempo (Veranópolis).

Cartões Amarelos: Túlio, Adílson, Rafael Marques e Réver (Grêmio), Ademir, Marcos Paraná (Veranópolis).
Cartão Vermelho: Marcos Paraná (Veranópolis).

Árbitro: Márcio Coruja (RS).
Auxiliares: Paulo Conceição (RS) e Júlio Espinosa (RS).

Nenhum comentário: