Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

GAUCHÃO 2010: GRÊMIO 3 x 2 Caxias

Fotos: Jefferson Botega/ClicRBS
Aparentemente o ataque vai bem e a defesa vai mal. Foi o que se viu no Olímpico contra o Caxias. Está faltando perna à toda equipe, mas aparentemente é a zaga quem sofre mais com o desgaste físico normal em início de pré-temporada - e como muitos já disseram, após uma comandada pela família Paixão não há quem aguente.

Digo isso sobre a zaga pelo seguinte ponto - uma coisa é fazer correr, outra é correr atrás. O ataque está desgastado, mas faz o jogo ao seu ritmo e à sua hora. A zaga não, tem que ter o ritmo do adversário e sabemos que do outro lado o físico não é dos melhores, mas está melhor.

Mesmo com esse desgaste natural, a zaga vai mal. Ou sem sorte, com azar, como queiram. O erro no primeiro gol do Caxias, Fábio Santos e Réver batendo cabeça. No segundo, quando o atacante adversário dominou e teve uma eterna liberdade para escolher o canto. Erros não só nos gols, mas do início ao fim do jogo. Visivelmente falta perna para se antecipar às jogadas, né Rafael Marques e Réver? Já para Fábio Santos falta futebol, está devendo e não é de hoje. Mal na zaga, pior no ataque. Um lateral que não procura e se arrisca ir até a linha de fundo, não me serve. Por mais que Lúcio também não esteja lá essas coisas, prefiro ele sem medo de errar. Aliás, que cruzamento para o gol de Jonas. Lembrou o velho Lúcio de 2007 - velocidade, linha de fundo e cruzamento perfeito.

> Conhecidos nossos de outros tempos marcaram. O meia Marcelo Costa continua com a mesma categoria nos passes e o atacante Everton melhorou bastante de 2007 para cá - não o reconheci no estádio, pelo futebol e pelas madeixas. Por falar no Caxias, o técnico Julinho Camargo já levou para a Serra os ex-Gremistas Alisson (não chegou aos profissionais), Caçapa (eterna promessa de bom zagueiro), Itaqui (poderia ter sido melhor que o seu irmão Itaqui e a expectativa no Olímpico era essa), Marcos Rogério (recebeu poucas chances com Mano Menezes) e o atacante Aloísio, que estava na Suíça e não jogou. Está contratando seus ex-comandados dos tempos de juniores do Grêmio.


Voltando à equipe Gremista, não gostei tanto do que vi no meio-campo. O volante Adílson sozinho ali não dará certo. Se era para Souza armar a equipe e voltar para ajudar na marcação, esqueçam a ideia. Também não dará certo. Adílson se sobrecarregou, por consequência não jogou bem e por mais consequência ainda será criticado por isso. Adílson precisa de parceria, e ela não é o Souza.

O quinteto Souza, Hugo, Leandro, Jonas e Borges é bom de se ver no papel, mas em campo não dá o equilíbrio necessário entre defesa e ataque. Como se viu, fizemos três gols, mas tomamos dois. Poderia ser assim o ano inteiro, mas uma hora tudo isto estoura. Normalmente não poupa ninguém, lá e cá do campo.

> Souza não é o dono da equipe, mas o meia acha que é. Tirem o quanto antes essa ideia da cabeça dele. Será bom para o Grêmio e para o jogador. Agradeço.


Mas dos problemas, deixemos para o Silas resolver até o domingo. Falemos sobre os três gols, sobre a ótima atuação de Leandro e sobre a 40ª partida invicta jogando no Olímpico. Tá bom, e Jonas. Simplesmente Jonas.

A reação com o gol de Borges na primeira etapa. Bela falta cobrada por Souza na cabeça de Jonas, bola na trave e no rebote o oportunismo do centroavante. Duas partidas, dois gols. Tá aprovado? Saudades do Maxi?

Impossível não falar em Jonas. A virada no placar foi dele, apesar do "vai tomar no #% Simon" creditar gol-contra do zagueiro adversário. Criou também outras jogadas, inclusive uma na 1ª etapa deitando e rolando para cima da zaga caxiense, por pouco Hugo não marcou. Mas o atacante 'renova ou não renova' guardou o seu. Para desespero de Julinho Camargo, que pedia ao seu time para marcarem Lúcio pela esquerda. Cantou a pedra, mas ninguém ouviu. Bola para o lateral-esquerdo na linha de fundo, cruzamento e caixa. Jonas em uma bela cabeçada marcou, desempatando e pondo fim ao placar de 3x2.

> Crítica quanto ao horário da partida. Sem dúvida 19h30 não é um bom horário. De qualquer lado da cidade, principalmente se você é usuário de ônibus, fica impossível chegar antes da partida começar. É tranqueira, é bilheteria lotada. Todo mundo chegando de última hora. Entrei aos 18 minutos de partida, de brinde ganhei o gol do Caxias logo de cara. Sem dúvida 19h30 não é um bom horário[2].


Chegamos ao 40º jogo invicto jogando em nossos domínios. A última derrota foi no Brasileirão 2008, no dia 13 de setembro contra o Goiás (2x1). De lá para cá são 40 jogos, 30 vitórias e 10 empates. Chegaremos ao 50º? No domingo, rumo ao 41º.

> Algo mais?

- Leandro: jogou e muito. Caiu já nas graças do torcedor pela disposição. Na criação de jogadas, também. Só lhe falta o gol. Quem sabe no domingo?

- Ferdinando: segunda partida que o vejo, e novamente fiquei satisfeito. É mais lateral que o Fábio Santos, é outro que se arrisca a errar. Arrisca e dá certo. Ele e Leandro estão se entendendo pela direita.

- Hugo: não foi bem. Se mostrou lento, desatento e fácil de ser marcado.

- Chutes: alguém nessa equipe tem que chutar à gol de fora da área. Principalmente Hugo e Souza, ambos de bom chute.

Segundo jogo consecutivo no Olímpico. Agora contra o Veranópolis, às 19h30. Se nesta quinta-feira, o público foi de 15 mil. Domingo, menos de 20 mil é inaceitável. Vamos Grêmio!

Ficha do Jogo - 2ª Rodada - Taça Fernando Carvalho - Gauchão 2010

Grêmio - 3 : Victor, Ferdinando, Réver, Rafael Marques, Fábio Santos (Lúcio), Adílson, Souza, Hugo (Túlio), Leandro, Jonas (Maylson) e Borges. Técnico: Silas.

Caxias - 2 : Ricardo, Alisson, Anderson Bill, Tiago Saletti, Ismael (Caçapa), Marcos Rogério (Mauro), Itaqui, Lê (Edenilson), Marcelo Costa, Everton e Cristian Borja. Técnico: Julinho Camargo.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 13.431 - Público Total: 15.230 torcedores - Renda: R$ 323.644,50

Gols: Borges, aos 27 minutos do 1° tempo, Anderson Bill (gol-contra), aos 15 minutos, e Jonas, aos 23 minutos do 2° tempo (Grêmio), Marcelo Costa, aos 19 minutos do 1° tempo, e Everton, aos 22 minutos do 2° tempo (Caxias).

Cartões Amarelos: Adílson e Lúcio (Grêmio), Cristian Borja, Ricardo, Marcelo Costa, Marcos Rogério e Tiago Saletti (Caxias).

Árbitro: Carlos Simon (RS).
Auxiliares: Marcelo Barison (RS) e Alduíno Mocelin (RS).

2 comentários:

André Kruse disse...

"Digo isso sobre a zaga pelo seguinte ponto - uma coisa é fazer correr, outra é correr atrás. O ataque está desgastado, mas faz o jogo ao seu ritmo e à sua hora. A zaga não, tem que ter o ritmo do adversário e sabemos que do outro lado o físico não é dos melhores, mas está melhor."

Perfeito.

daiane b disse...

Será que agora a direção do Grêmio terá a vergonha na cara e dar mais atenção ao Jonas?


abraço

daiane b