Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 27 de setembro de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 1 x 2 Goiás - OS GOLS DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 2 x 1 Goiás

Foto: Carlos Costa/LanceNet
Complicou! O GRÊMIO saiu na frente, mas permitiu a virada no placar e perdeu por 2 x 1 para o Goiás. A sequência de vitórias parou na segunda, e os objetivos diminuíram na minha opinião: lutar por uma das vagas à Libertadores e já está de bom tamanho.

E lá se foi nossos delírios. Lá no Serra Dourada. Sempre ele, a pedra no caminho da equipe GREMISTA. A derrota era previsível, o Goiás sempre complica nossa vida e desta vez repetiu a dose. Lógico que isso não é justificativa, mas é tendência. E tendências normalmente vingam.

Analisar o jogo passa muito mais pela eficiência do adversário, do que pela ineficiência nossa - eles jogavam em casa, partiram para cima e souberam aproveitar as oportunidades, nós não. É aquele erro cometido pelas equipes que jogam como visitante: recuam e não jogam, se contentam com o empate e não ambicionam a vitória.

Saímos na frente, deixamos que eles virassem e não demos sequência às vitórias. Perdemos e ficamos estacionados na rodada, logo quando tínhamos a chance de entrar pela primeira vez no G-4.

Pergunta 1 > Tropeçamos na hora errada. Será que ainda reagiremos na hora certa?

Pergunta 2 > Antes perdíamos porque saíamos atrás no placar. E hoje, quando conseguimos marcar antes do adversário, qual é a justificativa para não segurar ou melhor, ampliar o marcador?


O título ficou distante. Agora é brigar por uma das vagas à Libertadores 2010 e olhe lá. Matematicamente é possível ainda sonhar, mas sejamos francos com nós mesmos, não dá mais. Chegar ao G-4 e se manter por lá até o fim da competição será um fato a se comemorar bastante. Um prêmio após tanta irregularide e desperdício fora de casa ao longo do campeonato.

Vale destacar que as chances de chegar a uma das vagas à Libertadores do próximo ano passa pela irregularidade, assim como a do GRÊMIO, dos adversários. O Goiás avançou é bem verdade (foi aos 45 pontos, vice-liderança), mas São Paulo, Internacional e Flamengo empataram, e o Avaí perdeu - permanecendo a mesma diferença de pontos com a equipe de Paulo Autuori.

Resta esperar pelos resultados de Atlético Mineiro x Santos no Mineirão, onde o empate é bom resultado já que não deixa o Galo disparar na frente e não permite que o Santos avance na pontuação. Outro jogo importante na rodada para as pretensões do GRÊMIO é entre Botafogo x Vitória no Rio de Janeiro - a derrota do clube baiano é ótimo negócio.

Com o jogo de hoje o TRICOLOR permaneceu em 6° com 39 pontos - cinco pontos atrás do Internacional, última equipe no G-4. No domingo que vem temos o Sport de Recife pela frente às 16h, no Olímpico. São três pontos certos nas nossas contas de torcedor, mas que em campo devem ser conquistados assim como foram contra o Fluminense - com respeito, futebol de alto nível e vitória.

Queremos ir à Copa! Vamos GRÊMIO!

Ficha do Jogo - 26ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 1 : Victor, William Thiego, Rafael Marques, Réver, Bruno Collaço, Adílson (Lúcio), Fábio Rochemback, Souza, Tcheco (Túlio), Jonas (Herrera) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

Goiás - 2 : Harlei, Ernando, Valmir Lucas, João Paulo, Vitor, Everton, Fernando, Júlio César (Amaral), Léo Lima (Romerito), Iarley e Fernandão (Felipe). Técnico: Hélio dos Anjos.

Estádio Serra Dourada (Goiânia - GO)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Souza, aos 17 minutos do 1° tempo (GRÊMIO), Léo Lima, aos 32 minutos do 1° tempo, e Felipe, aos 36 minutos do 2° tempo (Goiás).

Cartões Amarelos: Rafael Marques e Réver (GRÊMIO).

Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR).
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Eremilson Xavier Macedo (DF).

sábado, 26 de setembro de 2009

PARA CONTINUAR O SONHO

Acabo de tomar conhecimento que o Palmeiras venceu mais uma. Neste sábado, jogando no Parque Antártica, bateu o Atlético Paranaense pelo placar de 2 x 1. No meio da semana, em pleno Mineirão, já havia vencido o Cruzeiro. Abriu seis pontos em relação ao vice-líder São Paulo, que joga amanhã contra o Corinthians podendo diminuir a diferença.

A equipe de Muricy Ramalho vai provando rodada após rodada seu favoritismo na luta pelo título. Em um campeonato tão equilibrado manter a regularidade e vencer não importando onde e contra quem é necessário para quem tem como objetivo ser campeão. O Palmeiras está assim, confiante, vencendo e próximo de comemorar. Afinal, estamos na finaleira da competição - momentos decisivos.

Em relação ao GRÊMIO a diferença aumentou para 11 pontos. Devido a isso, o jogo de amanhã do TRICOLOR contra o Goiás, no Serra Dourada, ganhou maior importância. Se queremos sonhar com o título, vencer a equipe goiana é peça-chave para alcançar essa meta. Ganhando a partida o título permanece no nosso imaginário, perdendo ele se some como nunca tivesse sido imaginado. Aí o objetivo torna-se novamente a busca pela vaga à Libertadores. Queremos somente esse objetivo?

Conquistando os três pontos em Goiânia, a diferença para o Palmeiras volta a ser de 8 pontos, como era antes do início desta 26ª rodada. Mas fora o pensamento de título, a equipe GREMISTA chegará aos 42 pontos passando o próprio Goiás no critério de saldo de gols. Secando o Atlético Mineiro, para que ele perca para o Santos no Mineirão, e dando certo a secação, o TRICOLOR entra pela primeira vez no G-4. O primeiro objetivo sendo alcançado, será necessário só mantê-lo daí em diante.

Tudo dando como planejado, o segundo objetivo passa a ser o principal. Então, vencer o Goiás amanhã significa continuar com o sonho de buscar o título.

Vamos GRÊMIO!


> GRÊMIO x Goiás, às 16h > A equipe do técnico Paulo Autuori ganha reforços. O zagueiro Mário Fernandes volta à lateral-direita e o atacante Maxi López volta ao ataque. A escalação será a seguinte: Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver e Bruno Collaço, Adílson, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza, Jonas e Maxi López.

O adversário promete ser ofensivo. Jogando em casa, o time de Hélio dos Anjos terá força máxima. O time GREMISTA deve ter cuidado com os alas Vitor e Júlio César, o meia Léo Lima e os atacantes Fernandão e Iarley.

> ENQUETE > O Blog está promovendo há mais de dez dias uma enquete em que pergunta onde o GRÊMIO estará ao final do Campeonato Brasileiro. As alternativas Libertadores (127 votos - 58%) e Título (77 votos - 35%) estão sendo as mais votadas até o momento. A enquete ficará no ar até o dia 30 de setembro. Participe deixando o seu voto.

> EXÉRCITO GREMISTA > Dia 26 de setembro, 21h45: 81.546 torcedores alistados. Faltam pouco menos de 20 mil GREMISTAS para chegarmos aos 100 mil. Dificilmente chegaremos a este número neste domingo, mas chegaremos. Clique aqui e se aliste!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MAIS UM PASSO DADO

Foto: Luciano Lanes/PMPA
O prefeito em exercício de Porto Alegre, José Fortunati, entregou ao presidente da GRÊMIO Empreendimentos, Adalberto Preiss, o termo de permissão de uso que possibilitará a transferência do CTG Vaqueanos da Tradição da área onde será construída a nova Arena GREMISTA.

- Direto do site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

COPA DE 2014

Prefeitura ajuda a acelerar projeto da nova Arena GREMISTA

O projeto de construção da nova Arena GREMISTA conquistou um importante avanço na tarde desta sexta-feira, 25. No Paço Municipal, o prefeito em exercício, José Fortunati, entregou ao presidente da GRÊMIO Empreendimentos, Adalberto Preis, e ao patrão do Centro de Tradições Gaúchas Vaqueanos da Tradição, Veno Goulart, o termo de permissão de uso que possibilitará a transferência do CTG da área onde será erguido o novo estádio TRICOLOR.

O Centro de Tradições Gaúchas passará a ocupar outro imóvel no bairro Humaitá, permitindo que o GRÊMIO e sua parceira OAS possam começar as intervenções no terreno de acordo com seu cronograma de obras. "Esta é uma etapa muito importante, pois poderemos avançar em iniciativas como o cercamento da área e a construção de um pavilhão tricolor naquele espaço", destacou Preis, lembrando que, de acordo com o calendário estabelecido, as obras deverão iniciar na metade de 2010.

Fortunati enfatizou o significado da ação para os torcedores GREMISTAS. "Esta é uma manifestação clara do esforço coletivo, envolvendo prefeitura, clube e o CTG, para que as condições para a construção da arena sejam viabilizadas o mais rápido possível, sempre preservando o interesse da cidade", ressaltou, afirmando ainda que, em 2014, Porto Alegre deverá ser a única cidade brasileira com dois estádios seguindo os padrões estabelecidos pela Fifa.


Mais um passo dado pelo GRÊMIO e pela construtora OAS para o começo das obras da Arena GREMISTA no Bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre. De passo em passo a nossa nova casa a partir de 2012 (se tudo der certo) vai se tornando realidade.

Está saindo do papel, independente se o dinheiro do PAC da Copa (programa de financiamento do Governo Federal para a construção de estádios públicos) puder ser estendido ou não aos estádios privados - no caso do GRÊMIO como subsede da Copa do Mundo de 2014. Se não for por financiamento do Governo, a OAS tem garantias de empréstimo para a construção da Arena por meio privado. Entenda melhor sobre esta questão do financiamento no
texto do blogueiro Minwer, do Blog do Torcedor, que abordou o assunto
.

NOTÍCIA PÓS-POST: em matéria do ClicRBS o presidente da GRÊMIO Empreendimentos, Adalberto Preis, afirmou que em reuniões realizadas mensalmente com a construtora OAS, nunca sentiu por parte deles alguma dúvida se sai ou não sai a Arena GREMISTA. Ainda segundo Preis, a OAS garante que conseguirá o financiamento necessário para erguer o estádio. A matéria também estipula que em maio de 2010 as licenças para a construção estejam aprovadas - tidas elas - pela Prefeitura de Porto Alegre. As obras devem iniciar tão logo isso aconteça.

ANTES TARDE DO QUE NUNCA...

...o post e as dispensas.

Foto: Jefferson Botega/ClicRBS
Junto com Joílson e Jadílson, Makelele foi dispensado pelo GRÊMIO. O jogador que chegou na metade de 2008, foi com Celso Roth o reserva imediato enquanto com Paulo Autuori sequer jogou seis partidas pelo Brasileirão - estamos na 25ª rodada.

Não dá para ficar pagando salário a quem não trabalha. No futebol, assim como em qualquer ambiente de trabalho, a afirmação encontra lógica. Mas parece que demorou para cair a ficha no GRÊMIO.

Jadílson, Joílson e Makelele estavam nessa situação. Há algum tempo o trio treinava, não jogava e recebia em dia. Qual foi a razão para a demora?

Fotos: GREMIO.net
O lateral-esquerdo Jadílson não conseguiu agradar três técnicos. Foi reserva com Celso Roth, seguiu assim com Marcelo Rospide e com Paulo Autuori nem banco de reservas pegava.

Um jogador que agradava ao atacar, mas deixava qualquer torcedor louco quando ia defender. E que fique bem claro: quando ia defender, pois o que mais irritava no jeito de Jadílson jogar era sua indisciplina tática e displicência na marcação.

Desde 16 de agosto, dia em que Jadílson foi substituído por Bruno Collaço no intervalo da partida contra o Flamengo (vitória GREMISTA por 4 x 1), após receber vaias de boa parte da torcida, se sabia que o jogador estava de saída. Ainda mais depois da contratação do lateral Lúcio. Seu futuro segue indefinido, já que Série B ele não está muito a fim de encarar.

Pior que o Jadílson é o caso do Joílson.

Esse chegou em maio ao GRÊMIO (ou seja, ficou quatro meses como se não tivesse nem chegado). Suas primeiras declarações já davam conta de que não teria futuro por aqui. Em vez de lateral-direito, se dizia ala-direito. Seu forte não era a marcação e sim a armação, tanto que afirmou também jogar pelo meio-campo.

O técnico Paulo Autuori não precisava de um ala, queria um lateral para mudar o esquema para o 4-4-2. Com a saída de Ruy, ficou Joílson. Mas só ficou mesmo treinando. Nas poucas oportunidades que teve para jogar, quando atuou pela direita foi um completo desastre. E jogando no meio teve participações razoáveis.

Mas no meio-campo temos gente para compor o grupo. Restava a Joílson lutar por vaga pela direita, mas sequer era relacionado para as partidas. Chegou ao ponto de ser o terceiro reserva. Autuori preferiu os jovens zagueiros Mário Fernandes (titular hoje) e William Thiego (reserva imediato) para compor time e banco, e como terceira hipótese avaliava o volante Makelele improvisado na função.

Joílson não jogaria nem a pau nessa equipe, por isso o melhor foi aliviar a folha salarial com um salário a menos e deixar o jogador seguir sua vida. Onde? Ele estava indo para o Figueirense, mas como sua rescisão não foi acertada ainda o clube catarienense desistiu de contratá-lo. No momento ele segue treinando no Olímpico, mas em separado.

E Makelele? Jogador para grupo, bom volante e no GRÊMIO atuou em quase todas as posições: foi lateral e ala, volante nas duas funções, jogou mais adiantado como um meia e quase atacante. Mas nos últimos meses, principalmente após a saída de Celso Roth e a chegada de Paulo Autuori foi ficando de fora até da relação dos jogadores para as partidas. O antes reserva imediato que entrava em quase todo o jogo, virou de uma hora para outra "carta descartável do resto do baralho". E receber R$ 60 mil mensais para não jogar, convenhamos, não dá! O jogador se acertou com o Coritiba, jogará a Série A porque ainda não havia disputado, em 25 rodadas, seis partidas com a camisa TRICOLOR. É, estava na hora de ir.

Foto: Peñarol/Site Oficial
- Por falar em dispensas, o meia Orteman, dispensado do GRÊMIO há mais de um mês (rescindiu com o clube no dia 21 de agosto), foi apresentado como reforço do Peñarol esta semana. O jogador retorna ao Uruguai, de onde saiu em 2001 do pequeno Central Español, de Montevidéu. Orteman assinou contrato até o final deste ano com o clube uruguaio.

> A título de curiosidade > O Peñarol completará 118 anos na próxima segunda-feira, 28 de setembro. O clube foi fundado nesta data no ano de 1891. Ao longo deste tempo o tradicional clube uruguaio conquistou cinco Libertadores da América (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987) e três Mundiais Interclubes (1961, 1966 e 1982). Atualmente, o clube tenta se reerguer após decadência nos últimos anos. Com muitas dívidas o clube quase foi a falência.

Na última semana foi divulgado pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS) que o Peñarol foi o maior clube sul-americano do Século 20 (1901-2000). O GRÊMIO aparece em 14°, sendo o 5° maior clube brasileiro do Século 20 - atrás de Cruzeiro (7°), São Paulo (8°), Palmeiras (10°) e Flamengo (11°).

domingo, 20 de setembro de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 5 x 1 Fluminense - OS GOLS DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 5 x 1 Fluminense

Fotos: Fernando Gomes/ClicRBS
Vencemos, massacramos, voltamos à disputa. O GRÊMIO de Tcheco, Souza e Jonas fez 5 x 1 no frágil Fluminense em uma tarde perfeita no Olímpico. Festa no Rio Grande!

O capitão Tcheco comandou a equipe mais uma vez. Fez o seu gol de pênalti e depois deu passe para o gol de Souza.

Souza e os seus gols de falta. Bem que o de hoje teve uma ajuda do atacante adversário, mas na súmula está lá: o gol é dele. Minutos depois fez o seu segundo gol após cruzamento de Tcheco.

Foto: Daniel Marenco/ClicRBS

Não era para ele ter batido o pênalti. Errou e aprendeu a lição. Sorte o árbitro ter voltado a cobrança e o capitão ter convertido. Basta ao atacante Jonas esperar o momento certo para balançar as redes. E o momento veio. Para fechar a goleada, o artilheiro do campeonato com 13 gols deixa o goleiro no chão e só empurra para as redes. GRÊMIO 5 x 1.

Melhor ataque com 48 gols, melhor saldo com 19 gols, melhor campanha jogando em casa com aproveitamento de 84% e o artilheiros - Jonas com 13 gols - no Campeonato Brasileiro 2009. O que acontece com o GRÊMIO? Nos acostumamos a ouvir que o nosso clube tinha a melhor defesa, mas não o melhor ataque e muito menos o artilheiro. É difícil entender isso. Onde está o TRICOLOR? Tudo bem que temos a terceira melhor defesa do campeonato, só perdemos para os líderes Palmeiras e São Paulo.

Lógico que falo com ironia no trecho acima. Afinal, é muito bom ver o GRÊMIO aproveitar suas chances de gol. Até pouco tempo nosso ataque era alvo de nossas críticas porque não conseguia finalizar e converter as chances criadas em gols e vitórias. Tudo parece ter mudado, apesar de ainda fora de casa (tirando o jogo contra o Náutico da estatística) não termos a mesma eficiência que temos no Olímpico. Veremos se isso mudou mesmo no próximo domingo, quando o adversário não for o Náutico e sim o Goiás, que agora à noite goleou em pleno Pacaembu por 4 x 1 o Corinthians (com Ronaldo e Cia.) e está 3 pontos na nossa frente.

No jogo de hoje, em dia especial para os gaúchos, o GRÊMIO fez o que quis com o pobre Fluminense, que a cada rodada se vê perto da degola do rebaixamento. Foram necessários poucos minutos na 1ª etapa para abrirmos o placar, ampliarmos e ampliarmos. Mais um 3 x 0 garantido antes do intervalo.

O primeiro gol veio dos pés de Souza, que ao cobrar falta da direita achou a cabeça do atacante Adeílson que marcou o gol contra o próprio patrimônio. O árbitro colocou na súmula gol do meia GREMISTA. Pouco depois o zagueiro adversário segurou infantilmente Herrera na área. Pênalti marcado e Jonas preparado para cobrar para irritação de Paulo Autuori, que queria Tcheco na cobrança. O atacante cobrou mal e o goleiro defendeu adiantado, o árbitro mandou voltar a cobrança. Dessa vez foi Tcheco, que com paradinha tirou do goleiro e marcou o segundo gol GREMISTA. O terceiro veio logo em seguida com Tcheco cruzando e Souza completando para as redes. GRÊMIO 3 x 0.

A equipe poderia administrar o 2° tempo e foi isso que fez nos primeiros minutos. Tal relaxamento fez o Fluminense chegar ao seu gol de honra aos 13 minutos. O gol adversário acordou a equipe. Tabela no ataque: Jonas toca para Herrera que devolve a gentileza, o zagueiro Cássio do Flu se intromete na jogada e faz quarto gol, gol-contra. Para completar a tarde faltava o gol do artilheiro do campeonato. E ele veio aos 39 minutos da 32ª etapa, após invadir a área, driblar o goleiro e com o gol aberto só tocar para dentro. GRÊMIO 5 x 1.

No domingo que vem temos como eu disse o Goiás. Confronto direto pela vaga à Libertadores e também na busca pelo título. Afinal, a diferença que já foi de 10 pontos ou mais, agora é de 5 para os líderes da competição. Então, dia 27 de setembro, às 16h, no Serra Dourada, mais uma decisão: GRÊMIO x Goiás.

Vamos GRÊMIO!

Ficha do Jogo - 25ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 5 : Victor, William Thiego, Rafael Marques, Réver, Bruno Collaço, Adílson (Túlio), Fábio Rochemback, Tcheco, Souza, Herrera e Jonas. Técnico: Paulo Autuori.

Fluminense - 1 : Rafael, Ruy, Gum, Luiz Alberto, Paulo César (Cássio), Diogo, Urrutia, Conca, Gonzalez (Marquinho), Kieza e Adeílson (Fábio Neves). Técnico: Cuca.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 27.205 - Público Total: 30.924 torcedores - Renda: R$ 570.334,00

Gols: Souza aos 10 minutos e aos 23 minutos, e Tcheco, aos 18 minutos do 1° tempo, Cássio (gol-contra), aos 14 minutos, e Jonas aos 39 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Kieza, aos 13 minutos do 2° tempo (Fluminense).

Cartões Amarelos: Herrera (GRÊMIO), Gum, Kieza, Adeílson e Marquinho (Fluminense).

Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES).
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e José Ricardo Maciel Linhares (SE).

SE SOMOS ASSIM, NÃO É POR ACASO

Uma data que simboliza toda nossa força, nosso aguerrimento e nossa bravura. Foi no 20 de setembro de 1835 que o povo do Rio Grande do Sul se revoltou contra o Império do Brasil sob os lemas de liberdade, igualdade e humanidade.

E assim seguimos até hoje, não mais nas tantas batalhas da Revolução Farroupilha, onde o sangue dos Heróis Farrapos foi derramado, mas sim dentro das quatro linhas de um campo de futebol com outros tantos Heróis.

Não é por acaso que o GRÊMIO é assim.

106 anos de muitas glórias, conquistados com luta, superação, força, raça, orgulho e tradição. Seguiremos assim, honrando essa terra!

20 de setembro de 2009.
Parabéns gaúchos e gaúchas!

sábado, 19 de setembro de 2009

É VENCER OU "DESISTIR"

Foto: Mauro Vieira/ClicRBS
GRÊMIO enfrenta Fluminense no Olímpico para seguir no caminho do G-4. A equipe terá Herrera na vaga de Maxi López. Mais uma chance para o argentino na equipe titular, tomara que aproveite.

Dois lados, uma mesma moeda. GRÊMIO e Fluminense entram em campo neste domingo em situações e objetivos distintos. Enquanto um busca três pontos para chegar ao G-4, o outro luta pela vitória para sair do Z-4. Metas conflitantes em jogo, entretanto, como se pode constatar, com um mesmo ideal: vencer.

Nenhum dos tricolores, gaúcho e carioca, se enfrentam pensando que empate "é bom" e que derrota "é do jogo". O único resultado que importa é a vitória.

Para o GRÊMIO são três pontos que o colocam mais próximo das vagas à Libertadores e do sonho de conquistar o título ao final da temporada. Já para o adversário tais pontos trariam ânimo e motivação para seguir a luta contra o rebaixamento, algo que hoje se mostra irreversível.

O jogo marcado para às 16h deste domingo, no Olímpico Monumental, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, tem um grau de importância para as duas equipes. É vencer para seguir com seus respectivos objetivos, ou "desistir" deles.

Uma desistência entre aspas porque a competição se mostrou repleta de pegadinhas. Dois exemplos: o São Paulo, sempre ele, com Muricy era candidato a uma vaga na Sul-Americana, com Ricardo Gomes e oito (ou nove) vitórias consecutivas depois virou um dos favoritos ao título, e o Mano Menezes do Corinthians já jogou a toalha e já "desjogou" na busca pela conquista do campeonato. Ou seja, não creio que amanhã GRÊMIO e Fluminense pensem em desistir de seus objetivos com uma possível derrota. Agora que pode prejudicar, aí acredito.

Vamos GRÊMIO!

> Curtinhas

- A equipe de Paulo Autuori tem desfalques para o jogo de amanhã. Além de não contar com o atacante Maxi López, expulso na partida contra o Náutico, o treinador não contará com o zagueiro improvisado na lateral-direita Mário Fernandes. O jogador levou uma pancada no treino de sexta-feira e foi vetado na partida contra o Fluminense. Para o lugar de Maxi entra Herrera, e na vaga de Mário entra Thiego. A escalação será a seguinte: Victor, William Thiego, Rafael Marques, Réver e Bruno Collaço, Adílson, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza, Jonas e Herrera.

- Com a ausência de Maxi López, o compatriota Herrera terá a responsabilidade de substituí-lo. O atacante argentino falou que ainda busca vaga na equipe titular, não acha impossível chegar a isso apesar do bom momento de Jonas e Maxi. Segundo Herrera, se ele pensar que não é possível chegar à titularidade, teria que largar tudo e ir para casa.

- Ainda sobre Herrera. O presidente Duda Kroeff falou nesta semana sobre o atacante. Disse confiar no ataque com Jonas e o argentino, e vê em Herrera muita identificação com o clube. "Confio muito no Jonas, que vive uma excelente fase e é o goleador do campeonato. E também no Herrera, que é um jogador muito identificado com o GRÊMIO. Ele ainda não fez uma grande apresentação desde que retornou, quem sabe não é domingo?" - declarou Duda.

- Um ano de invencibilidade no Olímpico. Essa é a marca que o GRÊMIO alcançou no último domingo. Amanhã contra o Fluminense teremos que defender a continuidade dessa fase invicta.

No dia 13 de setembro de 2008 é a data da última derrota GREMISTA jogando em seus domínios. A partida foi contra o Goiás e perdemos por 2 x 1 na oportunidade. Depois dessa partida foram disputados 32 jogos. O TRICOLOR venceu 24 vezes e empatou outras 8 - 80 pontos conquistados em 96, com um aproveitamento de 83%. Abaixo, confira a relação dos 32 jogos de invencibilidade.

2008

04/10 - GRÊMIO 2 x 1 Botafogo
08/10 - GRÊMIO 2 x 0 Santos
23/10 - GRÊMIO 1 x 0 Sport de Recife
02/11 - GRÊMIO 1 x 1 Figueirense
16/11 - GRÊMIO 2 x 1 Coritiba
07/12 - GRÊMIO 2 x 0 Atlético Mineiro

2009

24/01 - GRÊMIO 5 X 0 Esportivo
12/02 - GRÊMIO 2 X 0 Juventude
17/02 - GRÊMIO 3 X 0 Brasil de Pelotas
21/02 - GRÊMIO 2 X 0 Juventude
25/02 - GRÊMIO 0 X 0 Universidad de Chile
27/02 - GRÊMIO 1 X 0 Veranópolis
05/03 - GRÊMIO 1 X 1 Ypiranga de Erechim
18/03 - GRÊMIO 6 X 1 São José-POA
30/03 - GRÊMIO 2 X 0 São Luiz de Ijuí
07/04 - GRÊMIO 3 X 0 Aurora-BOL
28/04 - GRÊMIO 3 X 0 Boyacá Chicó-COL
10/05 - GRÊMIO 1 X 1 Santos
13/05 - GRÊMIO 2 X 0 Universidad San Martin-PER
24/05 - GRÊMIO 2 X 0 Botafogo
04/06 - GRÊMIO 3 X 0 Náutico
17/06 - GRÊMIO 0 X 0 Caracas-VEN
20/06 - GRÊMIO 2 X 2 Goiás
02/07 - GRÊMIO 2 X 2 Cruzeiro
05/07 - GRÊMIO 4 X 1 Atlético Paranaense
12/07 - GRÊMIO 3 X 0 Corinthians
19/07 - GRÊMIO 2 X 1 Internacional
25/07 - GRÊMIO 3 X 2 Santo André
02/08 - GRÊMIO 4 X 1 Cruzeiro
16/08 - GRÊMIO 4 X 1 Flamengo
23/08 - GRÊMIO 4 X 1 Atlético Mineiro
05/09 - GRÊMIO 1 X 1 Vitória

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

HOMEM-GOL

Foto: Daniel Marenco/ClicRBS
Para todos aqueles que chamavam-no de perna de pau ou pior atacante do mundo, Jonas respondeu com gols, muitos gols. São 23 marcados em 45 jogos, um gol a cada duas partidas.

Antes de adentrarmos 2009, chegava ao Olímpico o atacante Alex Mineiro. Para a maioria dos torcedores, estava ali a esperança de muitos gols na temporada. Afinal, o jogador vinha com currículo de artilheiro do Paulistão e vice-artilheiro do Brasileirão no ano de 2008. Em meio a toda essa esperança de gols, voltava ao Olímpico após alguns meses emprestado para Portuguesa, onde foi (apesar do rebaixamento do clube) um dos destaques da equipe, o desprestigiado atacante Jonas.

Tempos depois os lados se invertem.

O fato é que Alex Mineiro decepcionou a todos, inclusive a ele mesmo. Poucos gols e pouca vontade. Foi para o Atlético Paranaense e deixou a impressão de que nunca veio para a Azenha. Era só a carcaça do goleador da temporada anterior.

Já o jogador que veio para treinar em separado enquanto aguardava um clube interessado foi ficando. Jonas fez bons treinos, subir e desceu a Serra. Entrou para a lista de inscritos da Libertadores, começou titular no Gauchão e foi fazendo seus golzinhos ali e lá. Acabou artilheiro do GRÊMIO no Gauchão com 8 gols, fez mais 3 gols na competição continental e hoje é o artilheiro do Brasileirão com 12 gols, ao lado do atacante Adriano do Flamengo, o Imperador.

Enfim, Jonas se tornou o Homem-Gol da equipe de Autuori e sua vaga no ataque passa a ser respeitada e não mais questionada. Ele tem muito ainda o que fazer, a torcida tem pavio curto e memória que se vai ao sopro do vento. Até o fim do ano o atacante terá que continuar jogando a vida, fazendo gols e conquistando o torcedor a cada rodada. Há muito trabalho por fazer Jonas. Mas momentaneamente você merece o nosso respeito.

Dá-lhe Homem-Gol!

domingo, 13 de setembro de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 2 x 0 Náutico - OS GOLS DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 2 x 0 Náutico

Foto: Antônio Carneiro/LanceNet
Tem sido assim de uns tempos para cá. Nos Aflitos, o GRÊMIO vence e renasce como IMORTAL que é. A vaga à Libertadores está perto, e desistir nunca fez parte de nossa filosofia.

Sempre os Aflitos. Sempre aquela nossa segunda casa nos reservando alegrias, emoções e vitórias. Vencemos a primeira fora de casa, chutamos para longe o "mal" que nos afligia longe do Olímpico. Enfim, nesta segunda-feira, quando abrir os jornais verei uma manchete diferente. Não haverá espaço para aquele título de matéria "GRÊMIO perde mais uma fora". Agora vencemos, e "eles" perderam. Que final de semana!

Às vésperas do seu aniversário, o TRICOLOR nos deu um belo presente. Souza e Jonas, o artilheiro do campeonato com 12 gols. Chegamos aos 36 pontos, avançamos na tabela e agora aparecemos na 6ª colocação, quatro pontos atrás da desejada vaga à Libertadores.

Domingo que vem temos o Fluminense pela frente. É hora da torcida abraçar o GRÊMIO, e levá-lo a América. O sonho sobrevive, apesar de tudo. Que na data farroupilha, "sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra".

Ficha do Jogo - 24ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 2 : Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver, Bruno Collaço, Adílson, Fábio Rochemback, Tcheco (Leo), Souza (Túlio), Jonas (Herrera) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

Náutico - 0 : Gledson, Márcio, Cláudio Luiz, Asprilla, Patrick (Sidny), Aílton, Rudnei (Kuki), Derley, Michel, Acosta (Márcio Barros) e Carlinhos Bala. Técnico: Geninho.

Estádio dos Aflitos (Recife - PE)

Público Total: 16.473 torcedores - Renda: R$ 94.770,00

Gol: Souza, aos 17 minutos do 1° tempo, e Jonas, aos 26 minutos do 1° tempo (GRÊMIO).

Cartões Amarelos: Fábio Rochemback, Tcheco, Bruno Collaço e Maxi López (GRÊMIO), Asprilla (Náutico).
Cartão Vermelho: Maxi López (GRÊMIO).

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP).
Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR).

UM NOVO CAPÍTULO A SER ESCRITO

Fotos: Google Imagens

É bom relembrar a Batalha dos Aflitos, de Heróis como Galatto, na foto acima momentos antes de defender o segundo pênalti, e Anderson, na foto abaixo momentos depois de marcar o gol da vitória mais que épica do IMORTAL. Mas toda aquela emoção ficou para história, faz parte do passado que não podemos esquecer. Mas também não podemos confundir com o futuro. Por isso hoje, às 18h30, nos Aflitos, GRÊMIO e Naútico entram para escrever um novo capítulo da história. Um novo capítulo com o desejo (por parte dos GREMISTAS) de um mesmo final.

Vamos GRÊMIO!


- Quem está de aniversário é o GRÊMIO, mas bem que o presente poderia ser dado aos seus torcedores. Uma vitória sobre o Naútico, para definitivamente acabar com a lenga-lenga de não vencer fora de casa, seria uma boa escolha.

- Uma pena a chuva não cessar no Rio Grande do Sul. Devido a isso, o evento "Domingo AZUL", que seria realizado a partir das 14h no Estádio Olímpico, teve que ser cancelado.
Confira a notícia no GREMIO.net.

sábado, 12 de setembro de 2009

BOAS NOTÍCIAS

O cenário conhecemos. É o mesmo onde passamos fortes emoções há cerca de cinco anos. Estádio dos Aflitos, Recife. Nome sugestivo como sabemos para tudo o que ocorreu naquele fatídico 26 de novembro de 2005. O GRÊMIO jogava sua vida, lutava para retornar à elite do futebol brasileiro. Vencemos e voltamos. Com alguns detalhes: dois pênaltis contra e desperdiçados pelo adversário, quatro de nosso jogadores expulsos e ainda assim vencemos por 1 x 0. Heróis? Todos, mas Galatto pela defesa do segundo pênalti e pelo gol marcado 71 segundos após, Anderson.

Tudo isso faz parte da história, algo que será passado de geração em geração de GREMISTAS. Será lembrado, eternizado para todo o sempre. Mas que de nada vale para o jogo de amanhã. Às 18h30, pela 24ª rodada do campeonato, entraremos em campo como GRÊMIO, mas sem aqueles personagens de anos atrás, e sim com outros. Do outro lado a mesma coisa. Já nós torcedores, seja de qualquer um dos times, seremos os mesmos. Não poderemos deixar de lembrar. Foi marcante, épico, inacreditável - até para o torcedor do Naútico. Vivemos dessa emoção, já os jogadores não.

Portanto, é bom fazer referência àquela partida histórica nos jornais e imprensa em geral. Dentro do vestiário e em campo é outra história, sendo escrita agora, hoje, no presente.

O jogo traz boas notícias. Os retornos de Victor, voltando da Seleção Brasileira, e Maxi López, retornando de lesão são duas delas. A nossa "Muralha" deixou mais uma vez boas impressões ao técnico Dunga e a cada convocação se aproxima de seu sonho, disputar uma Copa do Mundo. Já o atacante argentino, volta após um mês de lesão na coxa e entra no time titular em uma partida que necessita de gols, muitos gols.

Maxi se juntará a Jonas no ataque. Juntos são responsáveis por 18 gols da equipe (11 são de Jonas e outros 7 do gringo), o equivalente a 43% do total de gols do TRICOLOR na competição - 41 gols-pró. Entendido a importância.

Se o ataque depende de gols, a defesa depende de um grande goleiro. E isso temos, talvez o melhor deles. Victor é responsável pelas grandes defesas até aqui no campeonato. As duas convocações à seleção feitas por Dunga são prova do ótimo momento do goleiro. Sabemos que nos Aflitos, o goleiro pode muito bem virar o protagonista da partida.

A terceira (e última) boa notícia é o retorno de Tcheco ao meio-campo. O capitão retorna ao time titular após ficar pouco mais de 50 minutos na reserva do jogo contra o Vitória. Partida em que a torcida gritou o seu nome pedindo a sua entrada. O jogo acabou em 1 x 1 e muitos qualificaram o resultado inexpressivo em pleno Olímpico a ausência de Tcheco na meia-chancha.

Em um levantamento realizado pelo GloboEsporte.com (veja o vídeo abaixo), Tcheco e Souza são peças-chave da equipe de Autuori. Juntos os dois foram os que mais participaram dos gols TRICOLORES: 75% do total de gols saíram de participações, passes ou gols feitos por ambos. Como está em questão o Tcheco, destaco seus números: 39% dos gols tiveram sua participação, tendo dado seis assitências aos companheiros e marcado três gols.

Boas notícias que me levam a crer na vitória diante de um Náutico, 16° colocado e a um ponto da zona do rebaixamento. Espero ver o GRÊMIO como deve ser o GRÊMIO. Não podemos ser pressionados, temos que pressionar. Temos que contar com as defesas de Victor, as jogadas de Tcheco e os gols de Maxi - as três boas notícias.

> EQUIPE CONFIRMADA > Sem Lúcio (lesionado no ombro) na lateral-esquerda, o técnico Paulo Autuori coloca Bruno Collaço no seu lugar. A zaga, com Leo no banco de reservas, terá Réver e Rafael Marques, colocando Mário Fernandes novamente na lateral-direita. No meio-campo, o treinador optou pela permanência de Adílson e Fábio Rochemback. O volante Túlio, que jogou mal na lateral-direita contra o Vitória deixa a equipe. No banco de reservas Autuori terá as opções Renato, que pela primeira vez é relacionado, e Roberson. Escalação GREMISTA: Victor, Mário Fernandes, Réver, Rafael Marques e Bruno Collaço, Adílson, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza, Jonas e Maxi López.

> DOMINGO AZUL > Baita convite feito ao torcedor GREMISTA por parte do GRÊMIO. Falo do evento denominado "Domingo AZUL", a ser realizado neste domingo (13/09), a partir das 14h, no pátio do Estádio Olímpico. Isso se a chuva parar, pois em caso de ela permanecer o evento será cancelado. A previsão é de céu com nuvens, mas sem chuva amanhã.

"Domingo AZUL" terá várias atrações como brinquedos e atividades para crianças, atrações musicais, uma exposição que demosntra a paixão dos GREMISTAS e ao final um telão que transmitirá a partida GRÊMIO x Náutico, pelo Brasileirão. O torcedor está convidado e não pode deixar de participar. O evento é o pontapé inicial das comemorações dos 106 Anos do TRICOLOR.

- Ingresso para sócios: 1 kg de alimento não perecível.
- Ingresso para não-sócios: kg de alimento não-perecível.
- Só para lembrar: sal não vale.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

UM EXÉRCITO AZUL, PRETO E BRANCO.

TODO A NAÇÃO TRICOLOR ESTÁ CONVOCADA.

QUEM É GREMISTA TEM UMA MISSÃO.
ALISTE-SE NO EXÉRCITO GREMISTA.
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

[SÓCIO TAMBÉM DEVE SE CADASTRAR.]

Uma campanha se iniciou neste 8 de setembro e todo o GREMISTA está convocado para participar. Estou falando do Exército GREMISTA, um projeto do GRÊMIO que visa formar um cadastro atualizado de sócios e torcedores para que a relação entre clube e torcida fique mais estreita.

Há uma semana de completar 106 Anos de História, o TRICOLOR decidiu conhecer melhor a sua torcida e oferecer benefícios e vantagens como ela sempre mereceu. A intenção é trazer o torcedor para perto do clube, mesmo ele estando distante. Por isso, criou o Cartão do Torcedor e a campanha que espera cadastrar 1 milhão de torcedores no site
Exército GREMISTA, seja o lugar onde ele estiver. Ao se cadastrar, o torcedor passa a ser alvo de muitas ações e promoções exclusivas. Faça parte você também desse exército.

CARTÃO DO TORCEDOR GREMISTA: ao custo de R$ 5, o novo cartão do torcedor dará benefícios e descontos a quem adquirí-lo.

F.A.Q. - Perguntas Frequentes

1. Que projeto é este?
É um dos projetos prioritários da "Gestão 2009" que visa à formação de um grande cadastro de sócios e torcedores para permanente ações de relacionamento entre o GRÊMIO e sua enorme torcida buscando o fortalecimento da instituição, a ampliação do Quadro Social, promoções e ações de marketing e o conseqüente crescimento de receitas e venda de produtos.

2. Quem vai participar deste projeto?
Todos os sócios, torcedores e simpatizantes do GRÊMIO independente de idade ou sexo.

3. Crianças também poderão participar?
Sim. Toda criança desde o nascimento.

4. Como o sócio do GRÊMIO faz para participar?
Os sócios do GRÊMIO, de todas as categorias, para se integrarem ao projeto terão que somente atualizar e/ou completar seus dados cadastrais e estarem com seus pagamentos em dia.

5. Como o torcedor não associado faz para participar?
Os torcedores e simpatizantes do GRÊMIO deverão fazer o cadastramento informando todos os dados solicitados pela ficha de cadastramento.

6. Como os sócios deverão fazer para atualizar ou completar seu cadastro?
Para atualização de seus dados os associados poderão fazê-lo pela internet (http://www.gremio.net/) no Portal do Associado, ou no Quadro Social (Estádio Olímpico).

7. Como os torcedores não associados poderão fazer para se cadastrar?
Para fazer o cadastramento o torcedor poderá fazer pela internet (http://www.gremio.net/) na Página do Torcedor, ou na Central de Relacionamento do Estádio Olímpico.

8. O que é o Cartão do Torcedor GREMISTA?
O Cartão do Torcedor GREMISTA é um cartão smart (inteligente, com chip), personalizado, que servirá de identidade do torcedor, proporcionando ao seu titular uma série de vantagens. Terá o nome do torcedor impresso e o seu número de cadastro na face do cartão.

- PIN (BÓTON): acompanha o Cartão do Torcedor como brinde. O bóton é folheado em prata.

9. Quais as vantagens conferidas pelo Cartão do Torcedor GREMISTA?
No Projeto de Relacionamento GRÊMIO / TORCIDA, para aqueles que adquirirem o cartão do torcedor gremista, o GRÊMIO estará sempre procurando oferecer vantagens.

Já por ocasião do cadastramento, com a aquisição do cartão, o torcedor receberá, de brinde, um exclusivo pin folhado em prata que simbolizará a participação do torcedor no projeto.

Também estará recebendo um desconto especial na compra de uma camiseta oficial GRÊMIO/PUMA, na loja GRÊMIO Mania do Estádio Olímpico ou na loja virtual do GRÊMIO.

Também de posse do cartão o torcedor poderá comprar o ingresso para jogos do GRÊMIO no Estádio Olímpico pela internet ou nos postos externos sem enfrentar filas.

10. Quem pode adquirir o Cartão do Torcedor GREMISTA?
Todo torcedor cadastrado (não associado) poderá adquirir o cartão.

11. Qual o custo do cartão?
Para obter o Cartão do Torcedor GREMISTA o torcedor pagará a importância de R$ 5,00 no momento do cadastramento. Após, não haverá qualquer pagamento referente a mensalidades, anuidades ou manutenção. Quem se cadastrar no Estádio Olímpico poderá fazer o pagamento na Central de Relacionamento. Quem se cadastrar pela internet poderá fazer através de cartão de débito ou de crédito ou por boleto bancário.

12. O sócio poderá comprar o Cartão?
O sócio com cadastro atualizado e com pagamento em dia já possui o Cartão de Sócio e, portanto, não precisa adquirir o Cartão do Torcedor GREMISTA para ter as vantagens deste projeto.

13. Onde retirar o cartão do torcedor?
O Cartão do Torcedor poderá ser retirado no Estádio Olímpico (Central de Relacionamento) juntamente com o pin. Os torcedores que adquirirem pela internet e quiserem receber em seu domicílio poderão fazê-lo. Para tanto terão que pagar a taxa de expedição e entrega no valor adicional de R$ 5,00. Veja na pagina do torcedor (http://www.gremio.net/) como proceder.

14. Onde o sócio poderá retirar o pin da promoção?
Após atualizar/completar o seu cadastro o associado poderá retirar seu pin no Quadro social do Estádio Olímpico ou se preferir, poderá receber em seu domicilio. Para tanto terá um custo de taxa de expedição e entrega de R$ 5,00 (cinco reais). Para o pagamento deverá utilizar a internet (http://www.gremio.net/).

15. Onde comprar ingresso para o jogo com o Cartão do Torcedor GREMISTA?
Você pode comprar seu ingresso pela internet, no site http://www.gremio.net/, nas bilheterias do Estádio Olímpico ou em postos autorizados.

KIT TRICOLOR: ao se cadastrar você poderá buscar no Olímpico ou receber em casa o Kit Exército GREMISTA com o seu Cartão do Torcedor e o seu pin (bóton) folheado em prata

16. O Cartão do Torcedor GREMISTA tem desconto na compra do ingresso?
Não. Você terá direito a comprar o ingresso pelo mesmo preço da bilheteria.

17. Posso comprar qualquer tipo de ingresso com o Cartão do Torcedor GREMISTA?
Sim. Você pode comprar ingresso para cadeira central, cadeira lateral ou arquibancada.

18. Quantos ingressos posso comprar em cada jogo?
Somente 01 (um) por cartão.

19. Como faço para pagar o ingresso adquirido com o Cartão do Torcedor GREMISTA?
Na compra pela internet, você pagará com o cartão de crédito ou débito. Nas bilheterias ou nos postos autorizados somente em dinheiro.

20. Depois da compra do ingresso pela internet, como faço para retirar o ingresso?
O Cartão do Torcedor GREMISTA será seu ingresso. No momento da compra seu ingresso será carregado automaticamente no seu cartão.

21. Posso comprar ingressos para jogos do GRÊMIO fora de Porto Alegre?
Não, apenas nos jogos em que o GRÊMIO for o mandante.

22. Qual o prazo de validade do Cartão do Torcedor GREMISTA?
O Cartão do Torcedor GREMISTA é permanente, não tem período de validade determinado. Já o Cartão do Torcedor GREMISTA Menor - entregue para crianças até 12 anos terá validade até a data em que completar a idade limite. Após esta data receberá o cartão permanente.

23. Quem já tem o Cartão Azul (não sócio) como proceder?
O torcedor que já possui o Cartão Smart Azul terá que fazer a atualização e/ou complementação de seus dados cadastrais no Estádio Olímpico (Central de Relacionamento) ou pela internet (http://www.gremio.net/). Para cadastros realizados na internet o torcedor deverá pagar o valor cobrado e após, se preferir, poderá ser restituído através da Central de Relacionamento do clube.

- CARTÃO MASTER: para facilitar a vida dos GREMISTAS acima de 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres) foi criado o Cartão Master. Além de fazer cumprir melhor o Estatuto do Idoso, regularizando o direito de comprar o ingresso sem filas, busca conhecer esse público para ações futuras do clube para com eles.


- CARTÃO MENOR: seguindo recomendação do Ministério Público o GRÊMIO criou o Cartão Menor direcionado aos menores de 12 anos. A partir de agora, toda a criança que acessar o estádio (de forma gratuita) terá que apresentar o cartão, além de estar acompanhado de um responsável. De acordo com o clube, o Ministério Público pede aos clubes que identifiquem os menores que acessam o estádio visando dar segurança ao público em geral. Hoje em dia, os menores não são protegidos por uma apólice de seguro, pois não são computados como público pagante ou não-pagante.

____________________________

Estive presente no dia 4 de setembro na "coletiva de apresentação" do Projeto Exército GREMISTA, realizado à noite no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, no Estádio Olímpico. Logicamente representei o Blog Imortal Sonho em um evento direcionado aos Blogs, Sites e Comunidades no Orkut numa bela iniciativa de aproximação do clube com quem promove o GRÊMIO pela web.

Rodrigo Rodrigues
Editor Blog Imortal Sonho

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

GRÊMIO B FICA NO EMPATE COM O CERÂMICA

Foto: Katherina Zandonai/Cerâmica E.C.
Em tarde de muita chuva em Porto Alegre, o GRÊMIO B só empatou em 1 x 1 pela Copa FGF. Com participações de William Thiego, Makelele e Renato entre os titulares, gol GREMISTA foi marcado pelo atacante Ricardo.

Do modo que o dia de hoje amanheceu, com sol e ceú azul, sendo segunda-feira de feriado nacional, o jogo entre GRÊMIO B x Cerâmica pela Copa FGF era um convite e tanto ao torcedor GREMISTA. Ainda mais sendo jogo de entrada franca no Olímpico (e de passe livre nos ônibus). Mas o dia belo pela manhã deu lugar à uma tarde nebulosa. Logo o tempo se fechou e a chuva caiu. Assim, a transmissão da partida pela GRÊMIO TV me pareceu a melhor escolha como entretenimento do dia.

Foto: GREMIO.net
Apesar de minha desistência em ir até a Azenha (creio que não fui o único), cerca de 800 torcedores (segundo o GREMIO.net) compareceram e apoiaram a equipe. O apoio não influenciou muito: campo molhado, jogo morno e pouco futebol.

Jogando no Olímpico, a equipe formada por juniores e alguns profissionais - Thiego, Makelele e Renato foram titulares - pouco pressionou a equipe adversária. Mas cadenciava o jogo, tinha maior posse de bola e domínio da partida. A partir dos 15 minutos, a equipe se soltou mais em campo e as chances começaram a aparecer. Primeiramente com chutes de fora da área de Pessali, Neuton e Marçal, depois com jogadas individuais de Bérgson e Ricardo.

Aos 21 minutos o TRICOLOR chegou ao gol. Jogada de pé em pé do GRÊMIO, a zaga se atrapalha e a bola sobra para Renato que é seguro pela camisa na área adversária. O juiz assinala pênalti. Na primeira cobrança a área é invadida e o gol não vale. O atacante Ricardo vai para a cobrança pela segunda vez e marca GRÊMIO 1 x 0. Foi o segundo gol do jogador na competição. Logo depois do gol a equipe GREMISTA teve chances de ampliar o marcador, mas não aproveitou. O castigo por não ter feito veio nos acréscimos. O atacante Cidinho em velocidade ficou cara a cara com o goleiro Alessandro e deu um leve toque por cima empatando a partida para o Cerâmica.

Na 2ª etapa as estratégias das duas equipes se permaneceram. O GRÊMIO procurava ter a posse de bola e chegar ao gol sem afobação - o que não conseguia. Já o Cerâmica continuava em seu campo se defendendo, mas conseguia fugir mais em contra-ataques. O TRICOLOR teve chances com Thiego cobrando falta, além de Bérgson e Alex cabeceando perto do gol. O adversário respondia com Cidinho, que quase virou o placar contra o GRÊMIO. E assim o jogo se seguiu em 1 x 1 até o final.

Com o resultado, o GRÊMIO B chegou aos 9 pontos e momentaneamente ocupa a 1ª colocação do Grupo 2 da Copa FGF. Nesta quarta-feira a equipe volta à campo para enfrentar o Porto Alegre F.C., às 15h30, no Estádio do Lami, em Porto Alegre.

> Curtinhas

- Depois de Victor e Marcelo Grohe temos o goleiro Alessandro como opção. E ela não é das melhores. Infelizmente, Alessandro não passa confiança em suas saídas de gol e não consegue repor uma bola sequer para o ataque com perfeição - algo fundamental e treinado exaustivamente para dar velocidade à partida. Não foi nada bem.

- O zagueiro Neuton acabou expulso da partida aos 30 e poucos minutos. Isso poderia dar brechas para críticas. Mas não é o que eu vou fazer. Pelo contrário, só venho confirmar o que o técnico Paulo Autuori já havia dito: "se trata de um grande zagueiro. O GRÊMIO não precisa se preocupar com zagueiros um bom tempo". Pois é, pude ver isso contra o Cerâmica. Lembra o Mário Fernandes pela antecipação e pela ousadia ao ir ataque. E tem muita técnica, a ponto de sair driblando e fazer gol, como ocorreu no jogo contra o Atlético de Carazinho.

- Não deu para ver se o meia Renato é bom ou não é. Muito marcado, ainda mal fisicamente e jogando com chuva, o jogador não atuou bem, errou muitos passes e troteava em campo. Tomara que seja só uma primeira e má impressão.

- Os atacantes Bérgson e Ricardo foram destaques da partida. Com boa movimentação e belos dribles, Bérgson pode muito bem estar em breve nos profissionais. Já Ricardo, fez mais um gol de pênalti e vai mostrando que não é só um atacante centralizado, mas sim um avante que se movimenta pela laterais e arrisca de fora da área.

- A GRÊMIO TV está de parabéns pela transmissão da partida pela internet. Consegui assistir o jogo sem que travasse a conexão uma única vez. Com várias câmeras, inclusive uma trazendo momentos do treino dos profissionais no campo suplementar, e boa resolução de imagem, foi tranquilo conferir o empate de 1 x 1 entre GRÊMIO e Cerâmica enquanto caia muita água do céu em Porto Alegre. Parabéns GRÊMIO TV!

Ficha do Jogo - 5ª Rodada - Copa FGF 2009

Foto: GREMIO.net

Jogadores: Spessato, Neuton, Ricardo, Matheus, William Thiego e Alessandro (em pé), Marçal, Pessali, Makelele, Bérgson e Renato (agachados).

GRÊMIO - 1 : Alessandro, Spessato, William Thiego, Neuton, Matheus, Marçal, Pessali (Fernando), Makelele, Renato (Vinicius), Bérgson (Alex) e Ricardo. Técnico: Marcelo Rospide.

Cerâmica - 1 : Donizetti, Jeferson, Fernando, Vinicius, Sidney, Pedro, Robson, Lico, Fernando Genro (David), Italo (Maninho)(Tele) e Cidinho. Técnico: Luis Eduardo.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público: cerca de 800 torcedores (
segundo o GREMIO.net)

Gols: Ricardo, aos 21 minutos do 1° tempo (GRÊMIO), Cidinho, aos 46 minutos do 1° tempo (Cerâmica).

Cartões Vermelhos: Neuton (GRÊMIO), Tele (Cerâmica).

Árbitro: Ânderson da Silveira Farias (RS).
Auxiliares: Sedenir Martins (RS) e Feliciano Antônio Tansini (RS).

domingo, 6 de setembro de 2009

GRÊMIO INVICTO NA COPA FGF

Desde 17 de agosto o GRÊMIO está disputando a Copa Arthur Dallegrave, ou Copa FGF (ou ainda Copa RS). De lá para cá foram jogadas quatro partidas pela nossa equipe B - um misto de juniores e profissionais jogando em casa e só juniores jogando fora. Duas foram disputadas no Olímpico e outras duas longe dele - uma em Três Coroas e outra em Sapucaia do Sul. Nos jogos em casa a equipe foi treinada por Marcelo Rospide, enquanto nos jogos fora o treinador foi Andrey Lopes (será assim durante toda a competição).

Nesta segunda-feira, 7 de setembro (feriado), o TRICOLOR entra em campo pela 5ª rodada da competição regional. O confronto será contra o Cerâmica, de Gravataí. O jogo está marcado para às 15h30, no Estádio Olímpico Monumental. Fica a dica para curtir bem o feriado: tomar o rumo da Azenha, entrar no Monumental e torcer pelo nosso GRÊMIO na Copa FGF. É possível que a equipe conte com os meias Renato e Mithyuê, mas não garanto. O jogo terá transmissão ao vivo da GRÊMIO TV, a partir das 15h.

* Os dois jogos anteriores disputados no Olímpico foram de entrada franca para a torcida GREMISTA. Amanhã, feriado de passe livre (gratuito) nos ônibus da cidade, não tenho a informação se haverá cobrança de ingresso em dinheiro ou talvez de alimentação (1 kg de alimento não-perecível). Por isso, creio que a entrada continuará gratuita para o torcedor.

GRÊMIO NA COPA FGF

Organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a Copa FGF é realizada desde o ano de 2004 e disputam equipes da 1ª divisão e 2ª divisão gaúcha. O GRÊMIO venceu a competição em 2006. Portanto, este ano busca o seu Bicampeonato. O atual Campeão é o Pelotas.

O TRICOLOR está no Grupo 2 ao lado das seguintes equipes: Cruzeiro (POA), Milan (Júlio de Castilhos), Ypiranga de Erechim, Porto Alegre F.C., Sapucaiense, Atlético de Carazinho, Cerâmica e Rio Pardo.

O Grupo 1 é formado pelas seguintes equipes: Novo Hamburgo, Brasil de Pelotas, Rio Grande, São José (POA), Internacional, Juventude, Caxias, Bagé, Lajeadense e Aimoré (São Leopoldo).

* Este ano a FGF homenageia Arthur Dallegrave, ex-presidente do Internacional que faleceu em novembro do ano passado. Na edição 2009 a competição recebe o nome de Copa Arthur Dallegrave.

* Em edições anteriores outros foram homenageados: em 2007 foi Paulo Rogério Amoretty (ex-presidente colorado, morreu na tragédia do Voo TAM 3054 em julho de 2007) e Lupi Martins (jornalista, morreu em outubro de 2007). Diferente das seguintes edições da Copa FGF, o ex-presidente da FGF Emídio Perondi foi homenageado em vida nas edições 2005 e 2006.


A INVENCIBILIDADE TRICOLOR NA COPA FGF

O GRÊMIO está invicto na competição após quatro rodadas disputadas. Foram duas vitórias e dois empates até agora. Com 8 pontos conquistados, o TRICOLOR ocupa a 2ª colocação do grupo, porém, tem a mesma pontuação do líder Cruzeiro (POA) - com melhor saldo de gols no momento. Na segunda-feira, o GRÊMIO enfrenta o Cerâmica e tem a chance de se isolar na liderança do Grupo 2. Logo abaixo confira a campanha TRICOLOR até aqui.

Fotos: GREMIO.net
- GRÊMIO 1 x 1 Ypiranga (17/08)

O GRÊMIO fez sua estreia na competição contra o Ypiranga de Erechim, no Estádio Olímpico. A partida contou com as presenças do goleiro Marcelo Grohe e do zagueiro William Thiego, sob o comando técnico de Marcelo Rospide. O meia Isael, hoje no Sport de Recife, também atuou na partida. O TRICOLOR marcou aos 8 minutos da 1ª etapa com o atacante Roberson, e cedeu o empate ao adversário no final do 1° tempo, aos 43 minutos.
Confira os gols do jogo na reportagem do programa GRÊMIO News, da GRÊMIO TV. E ainda a matéria no GREMIO.net.

- GRÊMIO 1 x 0 Rio Pardo (23/08)

Em sua segunda partida pela Copa FGF, o GRÊMIO foi até a cidade de Três Coroas. Jogando no Estádio Mundo Novo, a equipe B enfrentou o Rio Pardo e venceu pelo placar de 1 x 0. Formado por juniores sob o comando de Andrey Lopes, o TRICOLOR marcou aos 33 minutos do 2° tempo o gol da vitória, marcado pelo meia Bérgson.
Confira o gol GREMISTA na reportagem do programa GRÊMIO News, da GRÊMIO TV. E a matéria no GREMIO.net.

- GRÊMIO 2 x 0 Atlético (31/08)

Pela 3ª rodada da Copa FGF, o GRÊMIO voltou a jogar no Estádio Olímpico. Desta vez o adversário foi o Atlético de Carazinho. Novamente sob o comando de Marcelo Rospide, o TRICOLOR teve estreia e reestreia de jogadores. A estreia foi do meia Renato Cajá, que saiu no 2° tempo aplaudido pelos torcedores que acompanhavam a partida, enquanto o meia Mithyuê voltava aos gramados após séria contusão no joelho sofrida durante a pré-temporada deste ano.

A equipe GREMISTA dominou a partida do início ao fim. Após tanto buscar o gol, aos 15 minutos do 2° tempo o TRICOLOR chegou lá. O zagueiro Neuton invadiu a área e tocou na saída do goleiro fazendo GRÊMIO 1 x 0. O placar foi ampliado no final da partida com o atacante Ricardo marcando de pênalti aos 44 minutos. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa TRICOLOR.
Confira os gols TRICOLORES no programa GRÊMIO News, da GRÊMIO TV. E também a matéria no GREMIO.net.

- GRÊMIO 1 x 1 Sapucaiense (03/09)

O GRÊMIO disputou sua quarta partida da competição no Estádio Arthur Mesquita Dias, em Sapucaia do Sul. Sob o comando de Andrey Lopes, a equipe teve dificuldades para jogar graças ao campo castigado pelas chuvas. Na 1ª etapa, o juiz da partida marcou pênalti contra o TRICOLOR, mas o atacante Alê Menezes cobrou para fora. Na 2ª etapa o GRÊMIO voltou bem e abriu o placar com o lateral-direito Gabriel Spessato, após falta cobrada pelo meia Pessali. Mas a equipe GREMISTA sofreu o gol de empate nos últimos minutos de partida, quando já estava com somente 10 jogadores em campo - o lateral-direito Sérgio foi expulso. Fim de jogo: GRÊMIO 1 x 1 Sapucaiense.
Confira os gols da partida na reportagem do programa GRÊMIO News, da GRÊMIO TV. E a matéria no GREMIO.net.

sábado, 5 de setembro de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Vitória - OS GOLS DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Vitória

Fotos: Daniel Marenco/ClicRBS
Noite de estreia do volante Fábio Rochemback com a camisa do GRÊMIO. Antes da partida ele falou que iria lutar muito pela vitória. Não deu, e o empate acabou sendo "comemorado".

Ainda no 1° tempo, o Vitória abriu o placar com Neto Berola após erro defensivo de Réver. O goleiro Marcelo Grohe nada pôde fazer.

Paulo Autuori testou, e errou. Ao tentar dar mais criatividade ao meio-campo com a entrada de Douglas Costa, ele perdeu o equilíbrio da equipe ao tirar Tcheco. Com os pedidos da torcida, o treinador se viu obrigado a colocar o capitão.

O jogo se encaminhava para o seu desfecho. A invencibilidade TRICOLOR estava indo para as "cucuias", quando o atacante Jonas recebeu cruzamento de Tcheco e chutou forte no canto do goleiro. O GRÊMIO empatava e Jonas chegava à artilharia do campeonato com 11 gols.

Enquanto nós achamos que tudo vai melhorar, a cada rodada as coisas se complicam e não parecem sair do lugar de onde estávamos. Empatar no Olímpico, justamente para o Vitória - equipe mediana que está atrás do GRÊMIO na competição -, não estava nos planos. Perder também não, talvez por isso que o empate teve um sabor menos amargo para os GREMISTAS. Mais vale um ponto conquistado, do que três voando para longe de nossas maõs.

Nossa situação no campeonato não piorou, melhorou aliás. Com o empate chegamos aos 33 pontos, passando a 8ª colocação e assim terminaremos esta 23ª rodada. O único jeito para o TRICOLOR ser ultrapassado nesse domingo é o Flamengo golear fora de casa o Atlético Paranaense por 18 gols de diferença. Impossível, não acham?

Sobre o jogo falo brevemente. Quem diria a torcida pedir por Tcheco. Os mesmos (corneteiros) que o criticam na maioria dos jogos, hoje gritavam o seu nome. Acho que ficou nítido a Tcheco-dependência TRICOLOR. E quem diria Jonas artilheiro do campeonato? Pois é, o atacante chegou aos 11 gols e salvou a invencibilidade de um ano do GRÊMIO jogando no Olímpico. O zagueiro (ou lateral-direito nas horas de improviso) Mário Fernandes ainda dará muito o que falar. Foi o melhor da equipe hoje, sua regularidade em campo chama a atenção. Não deve durar, infelizmente, muito tempo por aqui. O estreante da noite Fábio Rochemback foi bem, mas não conseguiu a vitória como prometera antes da partida. Para encerrar: Paulo Autuori. O treinador já pode ser cobrado. Não é mau técnico, mas vem cometendo erros que vêm prejudicando a campanha no Brasileirão. É bom apostar em Douglas Costa, mas desde que para isso saia alguém que não seja imprescindível. Não o Tcheco. Improvisar se tornou um tormento para a equipe. Túlio na direita não serve.

Na próxima rodada teremos o Náutico pela frente, lá nos Aflitos. Será a primeira vitória fora de casa? Não sei e nem quero tratar o jogo sob essa perspectiva. O pensamento é ganhar os pontos perdidos hoje no Olímpico longe dele. Esse jogo será exibido num telão no Estádio Olímpico para toda a torcida GREMISTA, no evento chamado "Domingo Azul". Faz parte das comemorações de aniversário do clube. É no dia 13 de setembro - confira a programação aqui.

Ficha do Jogo - 23ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 1 : Marcelo Grohe, Túlio (Joílson), Mário Fernandes, Réver, Lúcio, Adílson, Fábio Rochemback, Souza, Douglas Costa (Tcheco), Jonas e Perea (Herrera). Técnico: Paulo Autuori.

Vitória - 1 : Viáfara, Apodi, Fábio Ferreira, Wallace, Robson, Vanderson, Uelliton, Magal, Leandro Domingues (Marcos Aurélio), Neto Berola (Jackson) e Roger (Carlos Alberto). Técnico: Vágner Mancini.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 17.653 - Público Total: 20.901 torcedores - Renda: R$ 360.641,00

Gols: Jonas, aos 41 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Neto Berola, aos 41 minutos do 1° tempo (Vitória).

Cartões Amarelos: Lúcio, Joílson e Herrera (GRÊMIO), Uelliton, Magal, Wallace e Robson (Vitória).
Cartão Vermelho: Magal (Vitória).

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO).
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Márcio Eustáquio Santiago (MG).