Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ANTES TARDE DO QUE NUNCA...

...o post e as dispensas.

Foto: Jefferson Botega/ClicRBS
Junto com Joílson e Jadílson, Makelele foi dispensado pelo GRÊMIO. O jogador que chegou na metade de 2008, foi com Celso Roth o reserva imediato enquanto com Paulo Autuori sequer jogou seis partidas pelo Brasileirão - estamos na 25ª rodada.

Não dá para ficar pagando salário a quem não trabalha. No futebol, assim como em qualquer ambiente de trabalho, a afirmação encontra lógica. Mas parece que demorou para cair a ficha no GRÊMIO.

Jadílson, Joílson e Makelele estavam nessa situação. Há algum tempo o trio treinava, não jogava e recebia em dia. Qual foi a razão para a demora?

Fotos: GREMIO.net
O lateral-esquerdo Jadílson não conseguiu agradar três técnicos. Foi reserva com Celso Roth, seguiu assim com Marcelo Rospide e com Paulo Autuori nem banco de reservas pegava.

Um jogador que agradava ao atacar, mas deixava qualquer torcedor louco quando ia defender. E que fique bem claro: quando ia defender, pois o que mais irritava no jeito de Jadílson jogar era sua indisciplina tática e displicência na marcação.

Desde 16 de agosto, dia em que Jadílson foi substituído por Bruno Collaço no intervalo da partida contra o Flamengo (vitória GREMISTA por 4 x 1), após receber vaias de boa parte da torcida, se sabia que o jogador estava de saída. Ainda mais depois da contratação do lateral Lúcio. Seu futuro segue indefinido, já que Série B ele não está muito a fim de encarar.

Pior que o Jadílson é o caso do Joílson.

Esse chegou em maio ao GRÊMIO (ou seja, ficou quatro meses como se não tivesse nem chegado). Suas primeiras declarações já davam conta de que não teria futuro por aqui. Em vez de lateral-direito, se dizia ala-direito. Seu forte não era a marcação e sim a armação, tanto que afirmou também jogar pelo meio-campo.

O técnico Paulo Autuori não precisava de um ala, queria um lateral para mudar o esquema para o 4-4-2. Com a saída de Ruy, ficou Joílson. Mas só ficou mesmo treinando. Nas poucas oportunidades que teve para jogar, quando atuou pela direita foi um completo desastre. E jogando no meio teve participações razoáveis.

Mas no meio-campo temos gente para compor o grupo. Restava a Joílson lutar por vaga pela direita, mas sequer era relacionado para as partidas. Chegou ao ponto de ser o terceiro reserva. Autuori preferiu os jovens zagueiros Mário Fernandes (titular hoje) e William Thiego (reserva imediato) para compor time e banco, e como terceira hipótese avaliava o volante Makelele improvisado na função.

Joílson não jogaria nem a pau nessa equipe, por isso o melhor foi aliviar a folha salarial com um salário a menos e deixar o jogador seguir sua vida. Onde? Ele estava indo para o Figueirense, mas como sua rescisão não foi acertada ainda o clube catarienense desistiu de contratá-lo. No momento ele segue treinando no Olímpico, mas em separado.

E Makelele? Jogador para grupo, bom volante e no GRÊMIO atuou em quase todas as posições: foi lateral e ala, volante nas duas funções, jogou mais adiantado como um meia e quase atacante. Mas nos últimos meses, principalmente após a saída de Celso Roth e a chegada de Paulo Autuori foi ficando de fora até da relação dos jogadores para as partidas. O antes reserva imediato que entrava em quase todo o jogo, virou de uma hora para outra "carta descartável do resto do baralho". E receber R$ 60 mil mensais para não jogar, convenhamos, não dá! O jogador se acertou com o Coritiba, jogará a Série A porque ainda não havia disputado, em 25 rodadas, seis partidas com a camisa TRICOLOR. É, estava na hora de ir.

Foto: Peñarol/Site Oficial
- Por falar em dispensas, o meia Orteman, dispensado do GRÊMIO há mais de um mês (rescindiu com o clube no dia 21 de agosto), foi apresentado como reforço do Peñarol esta semana. O jogador retorna ao Uruguai, de onde saiu em 2001 do pequeno Central Español, de Montevidéu. Orteman assinou contrato até o final deste ano com o clube uruguaio.

> A título de curiosidade > O Peñarol completará 118 anos na próxima segunda-feira, 28 de setembro. O clube foi fundado nesta data no ano de 1891. Ao longo deste tempo o tradicional clube uruguaio conquistou cinco Libertadores da América (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987) e três Mundiais Interclubes (1961, 1966 e 1982). Atualmente, o clube tenta se reerguer após decadência nos últimos anos. Com muitas dívidas o clube quase foi a falência.

Na última semana foi divulgado pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS) que o Peñarol foi o maior clube sul-americano do Século 20 (1901-2000). O GRÊMIO aparece em 14°, sendo o 5° maior clube brasileiro do Século 20 - atrás de Cruzeiro (7°), São Paulo (8°), Palmeiras (10°) e Flamengo (11°).

Nenhum comentário: