Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 5 de setembro de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Vitória

Fotos: Daniel Marenco/ClicRBS
Noite de estreia do volante Fábio Rochemback com a camisa do GRÊMIO. Antes da partida ele falou que iria lutar muito pela vitória. Não deu, e o empate acabou sendo "comemorado".

Ainda no 1° tempo, o Vitória abriu o placar com Neto Berola após erro defensivo de Réver. O goleiro Marcelo Grohe nada pôde fazer.

Paulo Autuori testou, e errou. Ao tentar dar mais criatividade ao meio-campo com a entrada de Douglas Costa, ele perdeu o equilíbrio da equipe ao tirar Tcheco. Com os pedidos da torcida, o treinador se viu obrigado a colocar o capitão.

O jogo se encaminhava para o seu desfecho. A invencibilidade TRICOLOR estava indo para as "cucuias", quando o atacante Jonas recebeu cruzamento de Tcheco e chutou forte no canto do goleiro. O GRÊMIO empatava e Jonas chegava à artilharia do campeonato com 11 gols.

Enquanto nós achamos que tudo vai melhorar, a cada rodada as coisas se complicam e não parecem sair do lugar de onde estávamos. Empatar no Olímpico, justamente para o Vitória - equipe mediana que está atrás do GRÊMIO na competição -, não estava nos planos. Perder também não, talvez por isso que o empate teve um sabor menos amargo para os GREMISTAS. Mais vale um ponto conquistado, do que três voando para longe de nossas maõs.

Nossa situação no campeonato não piorou, melhorou aliás. Com o empate chegamos aos 33 pontos, passando a 8ª colocação e assim terminaremos esta 23ª rodada. O único jeito para o TRICOLOR ser ultrapassado nesse domingo é o Flamengo golear fora de casa o Atlético Paranaense por 18 gols de diferença. Impossível, não acham?

Sobre o jogo falo brevemente. Quem diria a torcida pedir por Tcheco. Os mesmos (corneteiros) que o criticam na maioria dos jogos, hoje gritavam o seu nome. Acho que ficou nítido a Tcheco-dependência TRICOLOR. E quem diria Jonas artilheiro do campeonato? Pois é, o atacante chegou aos 11 gols e salvou a invencibilidade de um ano do GRÊMIO jogando no Olímpico. O zagueiro (ou lateral-direito nas horas de improviso) Mário Fernandes ainda dará muito o que falar. Foi o melhor da equipe hoje, sua regularidade em campo chama a atenção. Não deve durar, infelizmente, muito tempo por aqui. O estreante da noite Fábio Rochemback foi bem, mas não conseguiu a vitória como prometera antes da partida. Para encerrar: Paulo Autuori. O treinador já pode ser cobrado. Não é mau técnico, mas vem cometendo erros que vêm prejudicando a campanha no Brasileirão. É bom apostar em Douglas Costa, mas desde que para isso saia alguém que não seja imprescindível. Não o Tcheco. Improvisar se tornou um tormento para a equipe. Túlio na direita não serve.

Na próxima rodada teremos o Náutico pela frente, lá nos Aflitos. Será a primeira vitória fora de casa? Não sei e nem quero tratar o jogo sob essa perspectiva. O pensamento é ganhar os pontos perdidos hoje no Olímpico longe dele. Esse jogo será exibido num telão no Estádio Olímpico para toda a torcida GREMISTA, no evento chamado "Domingo Azul". Faz parte das comemorações de aniversário do clube. É no dia 13 de setembro - confira a programação aqui.

Ficha do Jogo - 23ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 1 : Marcelo Grohe, Túlio (Joílson), Mário Fernandes, Réver, Lúcio, Adílson, Fábio Rochemback, Souza, Douglas Costa (Tcheco), Jonas e Perea (Herrera). Técnico: Paulo Autuori.

Vitória - 1 : Viáfara, Apodi, Fábio Ferreira, Wallace, Robson, Vanderson, Uelliton, Magal, Leandro Domingues (Marcos Aurélio), Neto Berola (Jackson) e Roger (Carlos Alberto). Técnico: Vágner Mancini.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 17.653 - Público Total: 20.901 torcedores - Renda: R$ 360.641,00

Gols: Jonas, aos 41 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Neto Berola, aos 41 minutos do 1° tempo (Vitória).

Cartões Amarelos: Lúcio, Joílson e Herrera (GRÊMIO), Uelliton, Magal, Wallace e Robson (Vitória).
Cartão Vermelho: Magal (Vitória).

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO).
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Márcio Eustáquio Santiago (MG).

2 comentários:

Etevaldo disse...

Olha, o que vejo é o seguinte: Paulo Autuori precisa saber exatamente como joga cada jogador, e em várias situações. Tcheco era preciso ficar no banco, e tinha que ser em condições onde o Grêmio sempre mandou no jogo. Autuori fez o teste, e pode ver que finalmente Tcheco é o homem para estar alí onde sempre está. Sem ele o time perde cadência, fica desorganizado, abre demais a defesa e não tem quem organize tudo. Por isso valeu o sacrificio do empate para todos entenderem de uma vez por todas que Tcheco é fundamental neste time do Grêmio, até que apareça alguém com as mesmas caracteristicas que ele no comando do time em campo.

Quanto a nossa posição na tabela, serei bem franco. Não espero classificação para libertadores, quem dirá titulo. Já sabia disso quando trouxeram o Paulo Autuori, e porque? Porque nos ultimos anos estou cansado de ver o time chegar e não levar, por falta de qualidade ou de audácia. Com outros técnicos limitados a unica chance que tinhamos era a vontade dos jogadores, mas essa vontade um dia vira limite. Com o Autuori, que é um técnico muito culto em sua função, minhas esperanças é de que esse periodo todo de turbulência sirva para ele analisar todos os jogadores, um a um, e as possibilidades de esquema e de jogo para cada ocasião.

Seja como for, tenho certeza que ano que vem o time será o mais forte desde 2001.

Rodrigo Rodrigues disse...

Etevaldo,

Interessante teu ponto de vista. A ideia que esse jogo pode ter dado aos "torcedores" e ao próprio Paulo Autuori a noção de importância de Tcheco para o time e contribuído para que parem as críticas sobre o nosso capitão são interessantes mesmo. Porém, devemos lembrar que torcida de futebol tem memória curta.

Vejamos o que eu ouvi pela rádio ao final do jogo vinda de um torcedor: "Esse Souza é uma porcaria, manda ele embora já!". Veja o absurdo, sendo que o meia é um dos melhores do time este ano, e somente por uma partida passa a ser o pior. Eu entendo que Souza em determinados momentos mostra um certo descompromisso com o jogo, não demonstra vontade, mas é um excelente jogador que vem salvando o time em muitas ocasiões.

Tcheco foi saudado, aplaudido e tudo mais. Mas atéquando vai essa satisfação da torcida com o capitão?

Título eu também não acredito mais, mas vaga à Libertadores com uma forcinha acredito ainda.

Sobre Paulo Autuori. Não é meu estilo de técnico, mas vem fazendo coisas boas para o clube. Sua gerência sobre as categorias de base do clube devem dar lucros em breve. Quanto ao profissional, a equipe tem melhoras, mas decai rapidamente. Ele não vem conseguindo manter regularidade. Isso é preocupante. Se não der Libertadores, vejo 2010 com bons olhos. Contratações a longo prazo foram feitas e o time deve perder poucos jogadores. Devem vir mais alguém. Mas ainda é cedo para falar disso, temos 15 jogos para pelear e buscar algo melhor.

Obrigado pelo comentário.

Saudações Tricolores!

Rodrigo Rodrigues - Blog Imortal Sonho