Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 2 de maio de 2010

GAUCHÃO 2010: GRÊMIO 0 x 1 Internacional - É CAMPEÃO!

Foto: Nabor Goulart/Uol Esportes

Regulamento. Palavra-Chave no dicionário do Grêmio.

É com ele debaixo do braço que vencemos, até mesmo quando não vencemos.

Para que ganhar, se temos a vantagem de perder. A 'lógica Gremista' é não ter lógica. Entender a razão para isso, busco há quase 23 anos, sem ter sucesso algum.

Passa ano e vem ano, conquistas acontecem e a 'lógica' permanece.

Ganhamos por 2x0 no Beira Rio há uma semana, pelo regulamento tínhamos a vantagem de perder por 1x0. O que fizemos? Perdemos por 1x0. E assim, levantamos a Taça de Campeão Gaúcho pela 36ª vez.

Foto: Nabor Goulart/Uol Esportes

A festa é justa, claro.

Poderia ter vindo sem esse certo sofrimento. Poderia ter sido ao menos com empate, apesar de ter imaginado mais uma vitória.

Mas aí, não seria o Grêmio.

Quem quer moleza, terá que mudar de time. Pois, como Gremista, nunca vi glória sem 'ranger de dentes'.

Desmerecer este título será a tarefa colorada, reiterando que venceu por 1x0 e estragou a festa. Memória fraca, esqueceram a lição que demos no Aterro.

Venceu o melhor nos 180 minutos. O melhor mesmo, no placar agregado e na produção de jogo. Conquista incontestável.

Foto: Valdir Friolin/ClicRBS

O Inter teve seus méritos. Achou um gol que o recolocou na briga pelo título. Mas foi o 'cagão' de sempre. No 2° tempo, não deu um chute à gol.

O Grêmio, pelo contrário. Sempre esteve mais perigoso. Faltou certa criatividade ao Douglas, certo brilho ao Jonas e certa pontaria ao Borges.

Faltou gols. O curioso é que em 27 jogos de 2010, este foi o segundo que não marcamos. Mais curioso ainda é que o primeiro jogo foi o GRE-nal de Erechim, onde perdemos também por 1x0.

Mas beleza, estamos no lucro.

Fotos: Daniel Marenco/ClicRBS

Como disse, o gol 'deles' foi um achado. Para Silas, "uma surpresa".

Era para ter mudado a perspectiva do jogo, caso o Inter fosse mais ofensivo e por consequência ameaçasse mais o gol de Victor. Não foi o que aconteceu.

O Grêmio tinha o controle da partida, apesar de algumas escapadas de Kleber, Giuliano, Taison e Walter em dados momentos. Mas esse erro de marcação em cima do quarteto ocorreu somente na 1ª etapa.

Na etapa complementar o Grêmio teve mais posse de bola, criou mais e se estivesse com 'sede' de gols teria buscado o resultado. Mas como aquele o servia, esperou o tempo passar. Não gosto disso, mas fazer o quê? Deu certo.

Foto: Jefferson Botega/ClicRBSO Grêmio foi Campeão Gaúcho 2010. E com este jogadores abaixo analisados.

Victor. Ergueu seu primeiro título no Grêmio. Falhou no gol colorado, está perdoado por depois do jogo afirmar que ficará, possivelmente, no Grêmio. Indo ou não à Copa do Mundo. Ótima notícia.

Edílson. Está razoável na marcação, erra demais passes e é o melhor cobrador de faltas e escanteios da equipe. Somando e subtraindo, está na média aceitável para jogador do Grêmio.

Ozeia. Efetivo (e discreto) como um Rivarola (cuidando a devida proporção). Nos dois jogos em que atuou.

Rodrigo. Já falei e vou repetir, um 'achado' do Grêmio lá na Ucrânia. Veio na hora certa, ajeitou a zaga e levantou o título. Um dos melhores do Gauchão. Na sua posição, o melhor.

Neuton. O zagueiro improvisado como lateral esquerdo vai amadurecendo. Foi seu terceiro jogo como profissional e já colocou medalha no peito. Festejou como um 'guri'. Joílson o substituiu para participar da festa já no campo. Tem muito o que comemorar, já que escanteado para treinar em separado, ganhou chance de retornar ao vestiário e participar desta campanha. Deu a volta por cima, ao que parece.

Adílson. Dono da meia-cancha. Corre que nem um condenado o campo inteiro. Erra alguns passes por precipitação (afobação), mas compensa nas roubadas de bola. É um gigante desse Grêmio. Ferdinando terá que suar para voltar à posição.

Willian Magrão. Não fez uma grande partida. Mas nem precisou.

Leandro. Continuo achando que anda devendo. Incorpora bem o espírito do Grêmio, é catimbeiro (para não dizer malandro). Mas também é necessário jogar futebol, fez boa jogada para Borges quase marcar de cabeça. É pouco. Hugo está querendo uma vaga nessa equipe. Está merecendo pela vontade que jogou as três últimas partidas. Movimentou o Grêmio na 2ª etapa, foi um dos melhores em campo e comemorou na maior flauta.

Douglas. É um dos craques do campeonato. Na final esperava mais dele. Assim como de todo o setor ofensivo da equipe. Ficou devendo. Que tenha guardado sua melhor performance para quarta-feira. Fábio Rochemback ganhou seu primeiro Gauchão. No Aterro não havia conquistado. Entrou e jogou pouco, não há mais o que falar.

Jonas. Sua estrela não brilhou hoje. De atuações impecáveis nos últimos tempos, fez uma partida atípica hoje. Assim como Douglas, espera-se um outro Jonas no meio de semana.

Borges. Acompanhou Douglas e Jonas na atuação. Teve boas chances para marcar, desperdiçou todas. Aguardamos melhoras contra o Fluminense.

Silas. Todos os parabéns a ele. Foi contestado, foram injustos e o treinador continunou a trabalhar. Colheu os frutos hoje, com uma derrota calculada. Venceu lá no Beira Rio, foi Campeão Gaúcho há uma semana. Que seja este o primeiro título de outros que virão. Valeu, Silas!

Grêmio, Campeão Gaúcho 2010!

Fotos: Daniel Marenco/ClicRBS e Nabor Goulart/Uol Esportes

O tempo de festa se acaba amanhã. A partir desta segunda-feira o foco é novamente Copa do Brasil. A vantagem mais uma vez é nossa. Vencemos o Fluminense fora de casa por 3x2 e até uma derrota por 1x0 ou 2x1 no Olímpico nos coloca nas semifinais da competição.

O tal do regulamento dando as caras. Mas sem sofrimento dessa vez, Grêmio.

Então, quarta-feira, às 21h50, Grêmio e Fluminense pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. Lembrando que começa a maratona do Brasileirão no próximo sábado contra o Atlético Goianiense, no Serra Dourada. Não haverá sossego daqui para frente, até a parada para a Copa do Mundo.

Vamos Grêmio!

Ficha do Jogo – Final – Gauchão 2010

Grêmio - 0 : Victor, Edílson, Ozeia, Rodrigo, Neuton (Joílson), Adílson, Willian Magrão, Leandro (Hugo), Douglas (Fábio Rochemback), Jonas e Borges. Técnico: Silas.

Internacional - 1 : Abbondanzieri, Bolívar, Ronaldo Alves (Kléber Pereira), Fabiano Eller, Bruno Silva (Nei), Sandro, Glaydson, Giuliano, Kleber, Taison e Walter (Thiago Humberto). Técnico: Jorge Fossati.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre – RS)

Público Pagante: 39.318 - Público Total: 44.727 torcedores - Renda: R$ 1.010.589,00

Gols: Giuliano, aos 10 minutos do 1º tempo (Internacional).

Cartões Amarelos: Edílson (Grêmio), Ronaldo Alves, Nei e Fabiano Eller (Internacional).
Cartão Vermelho: Taison (Internacional).

Árbitro: Leandro Vuaden (RS).
Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição (RS) e José Franco Filho (RS).

Nenhum comentário: