Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quarta-feira, 3 de março de 2010

GAUCHÃO 2010: GRÊMIO 3 x 1 Avenida

O misto de titulares e reservas não teve dificuldades para vencer. Também pudera, o Avenida não poderia dificultar muito. Assim, 3x1 ao natural foi um placar justo para o que se viu. Quando quis jogar, o Grêmio fez os seus três gols, quando relaxou na partida sofreu o seu de praxe.

Foi uma noite de testes para o técnico Silas. E algumas conclusões, pelo menos para mim.

- Victor irá à Copa do Mundo. Dunga não é louco de não levá-lo. Causaria uma rebelião no Rio Grande à toa, não convocando o nosso goleiro. Suas atuações, seja na competição que for, são sempre destacadas e salvadoras. Mesmo contra o Avenida, não se fugiu da rotina.

- Faça 'duni-duni-tê' e onde cair deixe-o jogar. Assim é Mário Fernandes. Como zagueiro tem muito o que evoluir, se readaptando à posição. Deixou a lateral-direita, onde, ao que parece, já temos um bom substituto pela primeira amostragem de Edílson. Sua estreia não poderia ter sido melhor: com gol e assistência a outro, uma vitória tranquila. É outro que tende a evoluir daqui para frente.

- Outro estreante da noite, o zagueiro Rodrigo deve mostrar aos poucos o futebol demonstrado em outras equipes e que o creditam a ser titular da equipe Gremista. Mas por ora, pelo que vi contra o Avenida (contra o Avenida!, primeiro jogo, sem ritmo), Rodrigo assustou um pouco. Pelas atrasadas ao goleiro Victor e por sua saída de bola, principalmente. Mas deve ser a estreia. [Confiança tem limite: o zagueiro atrasou ao menos três bolas perigosas para o goleiro Victor despachar para frente. Haja confiança no nosso goleiro, que se tem defeito é justamente o de não saber jogar com os pés. Um mal aceitável, visto que a maioria dos goleiros sofrem dele.]

- Bruno Collaço não aproveitou a chance. Ao contrário do que vi em
jogo-treino contra o Porto Alegre semana passada, onde Collaço foi um dos destaques, no jogo de hoje o lateral-esquerdo foi improdutivo no ataque. Em uma única jogada que obteve vantagem sobre a marcação, errou o cruzamento logo depois. Em jogo que a defesa não era problema, devido à 'qualidade' do Avenida, esperava que ele aproveitasse a oportunidade para atacar. Não aproveitou e acabou por justificar a titularidade de Fábio Santos.

Fotos: Diego Vara/ClicRBS
- Foram cinco volantes testados.

Começamos com Willian Magrão, Fábio Rochemback e Maylson, e concluímos: o primeiro não pode ser cabeça de área, o segundo precisa esquentar o banco e o terceiro continua a aproveitar as chances.

Adílson entrou no lugar de Rochemback, deslocou Magrão para a segunda função do meio-campo e ficou de cabeça de área. O time melhorou, Adílson pode (ou deve) ser o titular desta equipe. Concorre com Ferdinando, que tem a preferência do técnico e fez o gol do título - está com moral o volante.

Ainda entrou no lugar de Magrão o jovem Fernando. Mais uma vez ganhou elogios e é mais um com créditos para titularidade.

Resta saber se Silas é mais um daqueles técnicos que seguem suas 'convicções' e contrariam a torcida. Ele continuará a insistir em Fábio Rochemback? Ou vai optar pelas outras boas opções que têm no grupo? E na primeira função: Adílson ou Ferdinando?

- Não há muito o que falar de Hugo. Não foi bem na 1ª etapa, se soltou mais na 2ª. Mesmo assim, não conseguiu ser aquele jogador que espero que ele seja. Estaria ele fora de posição? Talvez, ele é mais produtivo jogando pelos lados do campo. Porém, se o técnico o coloca ali é razão para acreditar que ele possa desempenhar bem a função. Continuo com a impressão de que o meia entra bem nas partidas, depois do intervalo.

- Jonas voltou a marcar. Fez o seu sétimo gol no Gauchão. Além disso, deu passe perfeito para o gol de Maylson. Precisa de um companheiro. Por qual razão? William. Novamente o atacante não levou vantagem sobre os zagueiros, jogou mais no chão do que em pé e enquanto esteve em campo não finalizou sequer uma vez à gol. Não é implicância com o atacante, mas para quem estava se acostumando com Borges fica difícil aceitar o William. Mas vamos acreditar que ele melhore. Vamos pedir a Deus.

- O que aprontou Mithyuê? Só consigo pensar em uma razão para justificar a ausência do jovem meia-atacante na lista de relacionados contra o Novo Hamburgo e a entrada dele apenas aos 38 minutos do 2° tempo contra o Avenida, em dia de equipe mista, Mithyuê aprontou alguma coisa. O que foi eu não sei. Mas que aconteceu alguma coisa, aconteceu. Deixando isso de lado, em quase dez minutos em campo mostrou a qualidade que sabemos que tem. O que mais impressiona e que o faz ser diferente dos demais jogadores e raro por isso é a ousadia de chutar de fora da área não importando com que perna ele tenha que fazer isso.

- Silas tem que definir. Qual é o cobrador oficial de faltas na equipe do Grêmio? Não dá para ver qualquer um, no estilo 'par ou ímpar' ou 'deixa que eu bato', pegar a bola, preparar e chutar. Já vi Rochemback fazer isso, nunca acertou. Vi o recém-chegado Edílson fazer o mesmo e desperdiçar chances também. Mas me estourei quando vi o zagueiro Rodrigo fazer aquilo que ele fez. Foi 'bisonho'.

Desde o ano passado não temos Tcheco. Desde o GRE-nal, não temos Souza lesionado. Perdemos uma de nossas tradicionais armas: a bola parada. Douglas, em sua estreia contra o Universidade, deu a entender que poderia dar conta. Mas de lá para cá, não vem acertando sequer um escanteio. Só o que peço, Silas, é a definição de um cobrador oficial. Agora se ele vai acertar as cobranças, é outros quinhentos.
____________________________________

Neste sábado temos o Porto Alegre pela frente. A julgar pelo que o adversário fez até agora, mais três pontos garantidos e a continuidade de nossa invencibilidade no Olímpico. Dia para as mulheres irem ao estádio sem pagar nada e para a torcida conferir o lançamento da nova camisa Tricolor antes da partida.

Vamos Grêmio!


Ficha do Jogo – 1ª Rodada – Taça Fábio Koff – Gauchão 2010


Grêmio - 3 : Victor, Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo, Bruno Collaço, Willian Magrão (Fernando), Fábio Rochemback (Adílson), Maylson, Hugo, Jonas e William (Mithyuê). Técnico: Silas.

Avenida - 1 : Vandré, Diego Eli, Rudi, Cassel, Marciel (Emanuel), Bocha (Valdiram), Diego Martins, Fábio Pinho (Kelson), Cinval, Miro Bahia e Alê Menezes. Técnico: Paulo Henrique.

Estádio dos Eucaliptos (Santa Cruz do Sul – RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Maylson, a 1 minuto, e Edílson, aos 13 minutos do 1° tempo, e Jonas, aos 37 minutos do 2° tempo (Grêmio), Fábio Pinho, aos 43 minutos do 1° tempo (Avenida).

Cartões Amarelos: Mário Fernandes e Fábio Rochemback (Grêmio), Diego Martins e Bocha (Avenida).

Árbitro: Mário Chagas da Silva (RS).
Auxiliares: João Lúcio Monteiro de Souza Júnior (RS) e Antônio César Domingues Padilha (RS).

Nenhum comentário: