Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A 'VERDADE' NAS MÃOS ERRADAS

Ontem ele foi personagem da coluna 'A Letra do Bonatto', escrita pelo Cristian Bonatto no Blog do Torcedor. Hoje ele será aqui. Os motivos são os mesmos, os assuntos não.

Bonatto preferiu deixar no ar seu nome. Quem é bom entendedor, meia palavra basta. Não colocou nem a 'inspiração' (o link do texto) que o fez escrever.

Não farei isso. É preciso colocar nome ao boi.

Wianey Carlet. Esse é o nome.

O motivo do texto
'Sequestradores de futebol e suas exigências', de Bonatto, foi o tal projeto de Lei já em tramitação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que se baseia na Lei que determina 23h15 como horário limite para o fim de jogos de futebol e esportes em geral, aprovada na Câmara de São Paulo na quarta-feira. Mas sua inspiração para escrevê-lo partiu do texto 'Futebol em Porto Alegre tem hora para terminar', escrito por Wianey Carlet em seu blog. Não há razão para me estender nisso, Bonatto o fez com qualidade que lhe é habitual. O Wianey poderia aprender com ele.

Vamos ao que me propus fazer antes de sentar à frente do computador.

Às vésperas da decisão do 1° turno, Grêmio x Novo Hamburgo, ontem para ser mais preciso, Wianey Carlet voltou a dar de suas facetas em texto publicado no seu blog. Com o título '
Grêmio prevê público de Libertadores no domingo', Wianey cometeu um pecado, sacrilégio, blasfêmia! Comparou Copa Libertadores da América e Campeonato Gaúcho de Futebol, concluindo que nós torcedores damos o mesmo valor às duas competições.

Vejamos o primeiro trecho (editado) do texto:

"Na terça-feira, o Inter fez a sua estréia na Libertadores diante de 40 mil colorados. Se os dirigentes do Grêmio estiverem certos quanto à previsão de 35 mil torcedores no domingo, estaremos diante de duas torcidas que emprestam valor aproximado para a Libertadores da América e o título da Copa Fernando Carvalho, apenas o 1° turno do Gauchão."

1° - O Inter apenas estreava na competição sul-americana, o Grêmio jogará a final da primeira parte do estadual.

2° - Qual foi o público no Olímpico na estreia do Grêmio no Gauchão? Dez ou doze mil torcedores, já tivemos público de quatro mil no Gauchão.

Agora, o segundo e último trecho (editado) do texto:

"Se confirmar o público projetado, poderão ser eliminados aqueles discursos pedantes e desagradáveis, sempre ouvidos quando o Grêmio e, às vezes, o próprio Inter, disputam a Libertadores: "Não queremos o Gauchão. Esta competição menor fica para eles, nosso negócio é Libertadores", etc. Se a torcida Gremista for ao Olímpico em grande número, estará demonstrando que o Gauchão é importante, sim, para os torcedores."

1° - Se o público for grande, é por ser uma decisão. Isso não acontecerá pela primeira vez, o tal 'Fenômeno de Carlet'. Em outros anos, em finais de Gauchão que não houve GRE-nais, o estádio lotou da mesma forma e ninguém falou nada. E 1° turno, 2° turno ou final do Gauchão é a mesma coisa - todos valem o mesmo: quase nada.

2° - Não será por um público de 35 mil torcedores que o discurso irá mudar. O Gauchão não serve para nada mesmo, é só um 'engana bobo'. Gauchão ganho salva um ano de fracassos, mas em um ano de sucessos é mais um a esconder no armário lotado deles. Esse ano eu quero ganhar a Copa do Brasil, jogar a Libertadores ano que vem e desdenhar o Gauchão uma vez mais.

3° - Se a torcida do Grêmio for ao Olímpico em bom número, não será porque o Gauchão é importante. Será muito mais para ver o time jogar, levantar um título e cantar em coro um 'Balancê, Balancê' inesquecível ao convidado especial Fernando 'Pedalado' Carvalho.

Agora me ponho a refletir. Como pode um jornal tão conceituado e uma rádio tão influente, aceitar de bom tom que um despreparado colunista e comentarista, que se diz jornalista como tantos outros depreparados da nossa crônica gaúcha, escreva e tenha espaço privilegiado para tantos absurdos.

Nos dois textos que indiquei acima, sobre a Lei das 23h15 e importância do Gauchão, Wianey Carlet mostra uma incapacidade de analisar prós e contras, de avaliar infinitas possibilidades. Aparentemente ele só vê um lado da moeda, esquece que nela há sempre dois lados.

Mas o que mais me intriga é o fato de o seu blog ser um dos mais acessados e comentados de todo o ClicRBS. Como pode? De que lado está a verdade? Quem está errado?

Nenhum comentário: