Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 7 de fevereiro de 2010

GAUCHÃO 2010: GRÊMIO 5 x 1 Universidade

Fotos: Fernando Gomes/ClicRBS
O bom da troca de horário, das 17h para às 19h, é o fato de os jogadores não terem o sol em cima de suas cabeças e também a imagem da TV não ficar comprometida com a luminosidade. Mesmo assim, a parada (técnica) para tomar água continua.

Enfim, deitamos e rolamos neste Gauchão. E começamos vencendo a partida e abrimos vantagem, mas sofremos um gol.

Foi contra o Universidade, lanterna da Chave 2. Entretanto, uma equipe não pior do que um certo Avenida. Ganhamos com facilidade hoje muito em razão do adversário, algo que irá virar costume/rotina no 2° turno do Gauchão.[Vale lembrar que o Universidade tem mesma pontuação do que o Novo Hamburgo, classificado hoje na 2ª posição do grupo Gremista. A equipe de Canoas leva 'vantagem' nos critérios - tem melhor saldo de gols.]

Não foi necessário jogar muito, em meia-hora o placar estava definido. O adversário foi desde o início um prato cheio para Borges, que errou dois gols feitos para depois acertar dois todo emburradinho. O primeiro após passe de Jonas, aparecendo por trás da zaga e chutando na saída do goleiro. O segundo sendo oportunista na falta cobrada pelo estreante Douglas.

Nos dois lances perdidos por Borges foi Jonas quem o serviu, assim como no primeiro gol marcado também. Interessante ver Jonas, criticado às vezes por ser 'fominha', dando assistências ao Borges. O 'renova ou não renova' (deve ser definida a renovação até o fim desta semana) fez boa partida, e também guardou o seu. O terceiro gol veio após boa jogada de linha-de-fundo e cruzamento feitos por Lúcio, com o atacante marcando de peito, queixo e boca. No quarto gol quis surrupiar o crédito do zagueiro adversário, um golaço de cabeça.

Ô Borges, não fica emburradinho não! O atacante marcou três na vitória, somando agora sete gols em sete jogos na competição. E ainda pediu música no Fantástico.

A acomodação com o placar de 4x0 é natural. A equipe Gremista relaxou, fez substituições e passou a administrar. O adversário gostou disso e passou a assustar o gol de Victor. Aos 29 minutos da 2ª etapa estufou as redes com o meia Coelho, em falta cobrada à frente da área. [Por mais que a barreira estivesse bem formada, não creio que adiantaria. A bola foi muito no canto de Victor, que não falhou logicamente.]

O gol de Borges veio logo depois, em passe de Mithyuê e tranquilidade do atacante. No seu melhor estilo, protegeu-se do zagueiro, driblou o goleiro e de chapa colocou nas redes. [Quem marca três gols, pede música no Fantástico. Borges marcou e pediu "Última Chance", do Ministério Gospel Ipiranga.]

O placar de 5x1 veio em boa hora. A imprensa 'vermelha' não tem o que reclamar até quarta-feira, os corneteiros 'seguidores da crônica gaúcha' ficaram vislumbrados com o placar e o time de Silas retoma confiança perdida na última semana.

Zaga: não foi exigida em quase nada. Mário Fernandes atuou bem recuado, pouco avançou ao guardar a posição. Rafael Marques e Maurício foram bem, com a ajuda do adversário. Precisamos de mais opções.

Lúcio: para mim ele é titular quando ataca, e reserva quando defende. Ao assistir o Super Bowl à noite, me deixou a impressão de que o futebol brasileiro (e mundial) poderia adotar o sistema do futebol americano para satisfazer o ala-esquerdo - uma equipe de defesa e outra de ataque, quando uma está em campo a outra está no banco. Lúcio ia adorar não ter que voltar para marcar. Ele até tenta ajudar, mas é atrapalhado.

Ferdinando e Fábio Rochemback: gosto do Ferdinando desde o primeiro jogo da temporada. Não vejo tantos erros de passes, nem uma exacerbada falta de qualidade ao subir ao ataque. Bom jogador, aplicado e titular até segunda ordem. E Fábio Rochemback está mostrando a qualidade que havia esquecido em algum lugar quando voltou ano passado. Acho que não sai mais do time.

Maylson: continua sendo a surpresa positiva da temporada. Muita gente já o vê titular absoluto na meia-cancha. Razões existem, ajuda na marcação e é produtivo no ataque.

Douglas: já era anunciada 'a melhor contratação do ano' antes de estrear. Agora que já fez isso, a primeira amostragem comprova a afirmação. Mesmo fora de ritmo, voltando a se adaptar e o físico ainda abaixo dos demais, o armador Douglas fez o time jogar, mostrou seus passes qualificados e agora se torna o cobrador de faltas que estava faltando na Azenha. Foram duas cobranças, dois gols. É, sem dúvida, o novo dono da camisa 10.

Agora é deixar o Gauchão de lado. Vem aí a Copa do Brasil, a nossa prioridade. O adversário Araguaia é o primeiro no caminho do Penta. Vamos Grêmio!

[Gauchão 2010: no próximo sábado disputaremos a última partida válida pela 1ª fase do 1º turno para cumprir tabela. O Grêmio encara o São José, no Olímpico, às 18h30 (novo horário: 16h). O Tricolor já está classificado às quartas-de-final e o adversário hoje seria o Veranópolis - 4º lugar na Chave 2 com 14 pontos, a mesma pontuação da equipe Gremista. O Grêmio perderia nos critérios de desempate por ter saldo de gols pior. Mesmo assim decidiria a vaga às semifinais no Olímpico por ser o líder da Chave 1.]

Ficha do Jogo – 7ª Rodada – Taça Fernando Carvalho – Gauchão 2010

Grêmio - 5 : Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Maurício, Lúcio, Ferdinando (Willian Magrão), Fábio Rochemback, Maylson, Douglas (Mithyuê), Jonas (Bérgson) e Borges. Técnico: Silas.

Universidade - 1 : Espada, Thiago Junior, Marquem, Rodolfo (George), Anderson, Doriva, Marcos Tora (Coelho), Jé, Léo Dias, Cleiton (Preto) e Leandro Rodrigues. Técnico: Lorival Santos.

Complexo Esportivo da Ulbra (Canoas – RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Borges, aos 11 minutos e aos 36 minutos do 1° tempo, Jonas, a 1 minuto, George (gol-contra), aos 10 minutos, e Borges, aos 36 minutos do 2° tempo (Grêmio), Coelho, aos 29 minutos do 2° tempo (Universidade).

Cartões Amarelos: Douglas, Maylson e Ferdinando (Grêmio).

Árbitro: Leonardo Gaciba (RS).
Auxiliares: Alexandre Kleiniche (RS) e José Inácio de Souza (RS).

Nenhum comentário: