Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

COPA DO BRASIL 2010: GRÊMIO 3 x 1 Araguaia

Valeu pela classificação antecipada à próxima fase da competição, onde pegaremos Votoraty-SP ou Treze-PB. [Pedreiras! Mas o Votoraty largou na frente, tocou 4x0 jogando em casa. O jogo da volta é na Paraíba, dia 24 de fevereiro. Na 2ª fase da Copa do Brasil vale o mesmo regulamento do que na fase anterior. Se o Grêmio vencer por dois ou mais gols de diferença, elimina a possibilidade de segundo jogo.]

Valeu pelo treinamento de Victor, mais exigido do que no Gauchão. Foram no 1º tempo três grandes defesas - nos pés do atacante, pelo alto e à queima-roupa. No 2º trabalhou menos, mas evitou um gol olímpico e dois chutes de fora da área. [Se mordeu a nossa 'Muralha', viu Dunga?]

Valeu pelos gols de Borges, são nove marcados em oito jogos. É incrível que o nosso centroavante não se movimenta (ou será que se movimenta imperceptível aos nossos olhos) e pouco toca na bola, mas quando o faz tem (quase) 100% de aproveitamento. Hoje foram dois, no domingo foram três. [Torcedores, saudades de um certo alguém?] No domingo Borges foi atração no Fantástico, hoje foi no Placar da Rodada - o 'Garoto do Placar'.

Outros destaques.

Fotos: Natalia Espanholi/Futura Press
Zaga: os erros e os gols sofridos ao longo dos jogos, estão deixando a torcida assustada. O ataque que sempre ia mal, vai bem. Mas a zaga que é (ou era) motivo de nosso orgulho, vai mal. O que mais salta aos olhos são os contra-ataques adversários. Se for analisar os gols que até agora sofremos, a maioria foi bola perdida no meio-campo e velocidade nas costas dos laterais, deixando a zaga exposta. É necessário encontrar equilíbrio, e fazer cobertura. Principalmente do Lúcio, que não é culpado mas vítima. Ele sabe atacar, não defender. E quando sobe, não desce rápido.

Outro problema que vejo é a posição atrasada dos zagueiros, eles não avançam na marcação no ritmo que a equipe ataca. Abre-se espaços por isso, fica um buraco entre defesa e meia-cancha. Também há um equívoco de anos nas equipes Gremistas. Todas elas voltam e esperam o adversário errar, naquele estilo de 'cerca-sem-falta'. Não que eu queira falta, eu não quero é que cerque.

Saimon: o técnico Silas justificou a saída do jovem zagueiro por ter recebido o cartão amarelo e assim ficou exposto a levar o vermelho. Quero pensar assim, afinal o 'guri' entrou numa barca que já estava furada. Joílson no seu lugar, foi apenas para cumprir as funções. Mário Fernandes jogou na sua posição. Mas é o melhor lateral-direito que temos. Por isso, lateral-direito e(ou) zagueiro com experiência são necessários 'para ontem'.
Rodrigo, ex-São Paulo, me agrada.

Mithyuê: infelizmente mais uma vez teve pouco tempo para jogar. Silas o colocou aos 37 minutos da 2ª etapa, mesmo assim fez o lance do terceiro gol e da classificação. Tem muito o que evoluir neste ano.

Jardel: lamentável o que o Seu Maranhão, técnico do Flamengo-PI, fez com nosso eterno camisa 16. O centroavante Jardel entrou aos 47 minutos da 2ª etapa, para não tocar sequer uma vez na bola. Sendo ele a grande estrela do time piauiense e um dos nomes do pré-jogo. Todos esperavam por Jardel (inclusive eu, assisti o jogo para isso), Seu Maranhão estragou a festa.

Inimigos: o Tricolor não foi lá essas coisas? A atuação coletiva não foi das melhores? A zaga vai mal, o ataque vai bem, conclusão: temos que melhorar? Pois bem, está tudo certo. Entretanto, nos classificamos à próxima fase. Já nossos adversários, (...)

O Palmeiras venceu por 1x0 o Flamengo-PI, com torcedor queimando a camisa alvi-verde. O Vasco da Gama saiu perdendo, mas conseguiu a virada por 2x1 para cima do Sousa-PB. O Botafogo perdeu para o São Raimundo-PA por 1x0.

(...) nenhum se classificou e terão segundo jogo.

Sábado de carnaval, 16h, tem o Grêmio enfrentando o Zequinha no Olímpico. É jogo para cumprir tabela (vale para os dois) no Gauchão, e, acho eu, conferir (nós porto-alegrenses) o meia Douglas de perto pela primeira vez. O adversário vem bem na competição, e invicto. Bom jogo.

Vamos Grêmio!

Nenhum comentário: