Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 10 de outubro de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 1 x 2 Corinthians

Foto: Eduardo Viana/LanceNet
Mano Menezes havia falado que o GRÊMIO respeitou o Corinthians em Porto Alegre, quando nós vencemos por 3 x 0. Hoje, ele retribuiu o respeito? Autuori não deveria agradecer ao Mano? Deixamos o "Fenômeno" livre, levamos um gol e depois outro. Reagimos tarde, e sem muita qualidade para chegar ao empate e que dirá vitória. Traçamos o futuro em 2010 sem Libertadores para disputar. Não é hora de lamentar. É hora de recomeçar, arregaçar as mangas e trabalhar para não cometer os erros desse ano.

Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana. Nosso futuro será esse em 2010. Modesto, bem modesto.

Está traçado, somente um milagroso desempenho nestas oito rodadas que faltam e seus 24 pontos em disputa para chegarmos a algo melhor nesta competição nacional. Algo que para mim não irá acontecer.

O negócio é planejar desde já o ano que vem: analisar possíveis dispensas nestes poucos jogos que faltam, renovar com quem vai ficar, buscar os reforços necessários e trabalhar bem a questão da preparação física e priorizar a Copa do Brasil, que poderá nos levar à Libertadores - de 2011 é claro!

Para esse Campeonato Brasileiro ficou a cargo do GRÊMIO somente cumprir tabela. Mas será interessante esse "cumprir tabela", pois temos pela frente candidatos a título - Palmeiras e São Paulo no Olímpico. Podemos decidir este campeonato, podemos ainda ser protagonistas ao final deste ano. Não como gostaríamos, mas como o destino quis.

Contra o Corinthians de Mano Menezes e de um inspirado Ronaldo, que fez o que quis com a bola no pé, o TRICOLOR foi "mole" na marcação, entediante no meio-campo e inexpressivo no ataque. Tudo bem, tivemos bons lances com Jonas de cabeça e com o pé no início da partida, Maxi López também. Mas paramos nas mãos de Felipe, o goleiro corintiano. Algo que não aconteceu do lado inverso. Bastou um chute desviado de Ronaldo para a bola morrer no fundo das redes para abrir o marcador. Não quero criticar Marcelo Grohe, mas Victor faz uma falta danada. O Corinthians ampliaria ainda na 1ª etapa com Elias, puxaria o freio de mão e deixaria o Réver de cabeça, após escanteio de Tcheco, descontar o marcador - 2 x 1 para o Corinthians.

Faltou marcação individual a um genial "gordito" e sobrou espaço para o Corinthians criar jogadas - demos muita liberdade ao adversário. Nós também teríamos espaço, mas três volantes (Túlio, Adílson e Fábio Rochemback) não conseguiram ajudar a brir esse clarões no campo adversário. Túlio e Adílson jogavam recuados sem conseguir marcar, Rochemback jogou adiantado sem conseguir armar - nem marcar diga-se de passagem.

> Certas ponderações sobre a partida

- Paulo Autuori asumiu a culpa pelos resultados. Que bom, hein? Valeu aí "professor"! Esperamos que ano que vem você melhore o desempenho dessa equipe, dentro e fora de casa.

- Réver está sucumbindo nessa equipe, mas ainda se "safa" pela sua qualidade técnica e no gol marcado.

- Não era esse lateral esquerdo que tínhamos em mente. O que há com você Lúcio? Jogando assim, você me faz lembrar do Bruno Collaço. Ou pior, me faz sentir saudades do Jadílson.

- Talvez se começasse o jogo, as coisas poderiam ter dado mais certo. O meia Reanto Cajá entrou, se movimentou e armou boas jogadas. Não foi uma "Brastemp", mas ajudou a equipe no 2° tempo. Deve ser melhor aproveitado daqui para frente. Bom jogador. Meio devagar, mas bom jogador.

- O futebol não é justo, pois pune quem não deve. A cena de Jonas se lesionando ao torcer o tornozelo esquerdo e depois se segurando no banco de reservas para não chorar é digno de se lamentar. Segundo informações, o jogador pode ter afetado os ligamentos do tornozelo e pode não jogar mais esse ano. Se confirmado esta notícia, será uma perda e tanto ao GRÊMIO. Já não estamos bens e agora sem Jonas, como vamos ficar?

- Parece engraçado lamentar a lesão de Jonas, pois para muitos GREMISTAS meses atrás o jogador não tinha capacidade de vestir a camisa do GRÊMIO. Eu tenho a consciência limpa, fui um dos torcedores que torceu para que ele permanecesse no plantel em 2009. Já o critiquei diversas vezes, mas nunca achei ele mal jogador. Lamento muito sua lesão, ainda mais em um momento em que Jonas lutava pela artilharia do campeonato. Força Jonas!


Ficha do Jogo - 29ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 1 : Marcelo Grohe, William Thiego (Renato Cajá), Leo, Réver, Lúcio, Fábio Rochemback, Túlio, Adílson (Perea), Tcheco, Jonas (Herrera) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

Corinthians - 2 : Felipe, Alessandro, Chicão, William, Marcelo Oliveira (Balbuena), Marcelo Mattos, Jucilei, Elias (Moradei), Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho (Defederico). Técnico: Mano Menezes.

Estádio Pacaembu (São Paulo - SP)

Público Pagante: 19.410 torcedores - Renda: R$ 655.243,50

Gols: Réver, aos 23 minutos do 2º tempo (GRÊMIO), Ronaldo, aos 10 minutos, e Elias, aos 32 minutos do 1º tempo (Corinthians).

Cartões Amarelos: Túlio, Adílson e Herrera (GRÊMIO), Alessandro e Ronaldo (Corinthians).

Árbitro: Nélson Nogueira Dias (PE).
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Jossemar José Diniz Moutinho (PE).

Nenhum comentário: