Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 13 de novembro de 2010

BRASILEIRÃO 2010: GRÊMIO 0 x 0 Santos

Um ponto que poderia ser três, não fosse a infantilidade de Jonas e o descritério do árbitro. O 0x0 no placar, que o Grêmio segurou desde os 20 minutos do 1° tempo, com, inclusive, chances claras para marcar e voltar com uma vitória histórica da Vila Belmiro, provou, a mim, que com 11 contra 11, a equipe gremista teria feito o crime contra o Santos. Sem sombra de dúvidas, venceríamos e fácil.

Todo o jogo, Jonas se desentende com seu(s) marcador(es). Discute, empurra, põe o dedo na cara do desafeto, que corresponde do mesmo modo. O atacante gremista tem um problema: achar que está por cima da carne seca. Ninguém pode encostá-lo. O camisa 7 está enjoado (se achando, cheio da marra). Mas contra o marcador santista ele extrapolou. Se houve falta do adversário, pela carga na marcação ou puxão pela camisa, é outra história. Fato que não inocenta as duas cotoveladas de Jonas a seguir. Expulso com razão. Atitude inconcebível nessa altura do campeonato. Jogou no lixo dois pontos que, tenho certeza, conquistaríamos de igual para igual. E ficará de fora da decisão contra o Atlético Paranaense, no próximo sábado. Menos mal que será no Olímpico, talvez a ausência não seja tão sentida.

É por isso que não dá para elogiá-lo tanto.
Puxão de orelhas é pouco, Renato Portaluppi.

Talvez a falta de interesse na competição, justifique a baixa produtividade do Santos. Um jogador a mais, maior posse de bola. Mas nada de traduzir esta superioridade em ataque. Poucas conclusões, nenhum perigo ao gol defendido por Victor, a Muralha. Mas algo teria que ocorrer para justificar o apelido. E nosso goleiro teve a 'colaboração' do zagueiro 'afobado' (não se dá carrinho dentro da área) Rafael Marques, no momento que cometeu um pênalti. Eram 25 minutos do 2° tempo, o tricolor suportara até ali 50 minutos com um jogador a menos e tudo em vão, caso a cobrança fosse convertida em gol. Mas o que temer quando você tem, indiscutivelmente, o melhor goleiro do Brasil? Nada a temer. JAMAIS TEMER. Foi o quinto pênalti defendido por Victor, em nove cobranças contra neste Brasileirão. Outra cobrança acabou na trave. Só três bolas entraram. Sem mais. A MURALHA.

Se houve infantilidade de nosso atacante, houve descritério do árbitro. Poucos minutos depois, Lúcio foi derrubado por trás claramente pelo adversário, dentro da área santista, e o juiz fez que não viu. Pênalti claro, não marcado. Sem contar Keirrison, que deveria ter sido expulso. E assim caminha a arbitragem, com erros e mais erros a atacado.

Ainda sim, com um jogador expulso, um pênalti defendido, os erros de arbitragem que nos prejudicaram, o Grêmio de Portaluppi poderia ter saído vencedor da partida. No último minuto, aliás, Paulão (mais uma vez de grande atuação) deu uma de armador e serviu Júnior Viçosa, que acabou desperdiçando chance na frente do goleiro.

O ponto conquistado nos mantém não só vivos na luta pelo G-4, que pode nos levar à Copa Libertadores, como dependentes de nós mesmos. O Botafogo está dois pontos à frente, o Atlético Paranaense pode chegar neste domingo à mesma pontuação (e chegou). Como temos confronto direto com ambos, os dois jogos no Olímpico, tiraremos a diferença com vitórias e combinado com três pontos fora de casa contra o Guarani (obrigação), ninguém nos tira a quarta posição do campeonato. Aí é torcer para a LDU ou o Independiente, na Copa Sul-Americana, derrotar o clube brasileiro nas finais.

Devido às circunstâncias do jogo e da rodada, o Grêmio sai vencedor para nas três próximas rodadas confirmar seu favoritismo nesta reta final pelo G-4.

Vamos Grêmio!


Ficha do Jogo – 35ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2010

Grêmio - 0 :
Victor, Edílson, Paulão, Rafael Marques, Fábio Santos, Fábio Rochemback, Adílson, Lúcio, Douglas, Jonas e André Lima (Júnior Viçosa). Técnico: Renato Portaluppi.

Santos - 0 : Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval, Léo (Alex Sandro), Adriano, Roberto Brum (Alan Patrick), Rodriguinho, Marquinhos, Zé Eduardo e Keirrison (Marcel). Técnico: Marcelo Martelotte.

Estádio Vila Belmiro (Santos - SP)

Público Total: 7.421 torcedores - Renda R$ 143.950,00

Cartões Amarelos: Rafael Marques (Grêmio), Léo, Keirrison, Alex Sandro e Rodriguinho (Santos).
Cartão Vermelho: Jonas (Grêmio).

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG).
Auxiliares: Márcio Santiago (MG) e Helberth Costa Andrade (MG).

Nenhum comentário: