Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SE NÃO TEM TU, VAI TU MESMO

Começou ontem, 3 de agosto, e se estende até 8 de dezembro, a Copa Sul-Americana 2010. Competição que a partir desse ano passa a dar vaga à Copa Libertadores ao seu vencedor. Fato que levará os 39 clubes participantes (oito a mais que em 2009) a encará-la com mais interesse e foco do que outrora.

O Grêmio é um exemplo disso. Se antes a Sul-Americana era prêmio de consolação, hoje se transformou em objetivo prioritário do ano. Isso por duas razões: a má campanha no Campeonato Brasileiro e a vaga ao maior torneio das Américas. Se não tem tu (Libertadores), vai tu mesmo (Sul-Americana, que leva ao 'se não tem tu').

Na última participação, em 2008, quando éramos então líderes do Brasileirão, enfrentamos o Inter com time misto nas duas partidas. Não fizemos feio, dois empates (1x1 e 2x2). Acabamos eliminados pelo saldo qualificado.

Nesta quinta-feira (5/8), ocorre nossa estreia na edição 2010. O Grêmio enfrenta o Goiás, às 19h30, no Serra Dourada. O jogo de volta é no próximo dia 12, mesmo horário, no Olímpico Monumental.

Vamos Grêmio!


> A lista de jogadores inscritos para a competição com numeração fixa.

Goleiros
(1) Victor / (12) Marcelo Grohe / (20) Matheus

Lateiras
(2) Edílson / (6) Fábio Santos / (24) Uendel

Zagueiros
(3) Rafael Marques / (4) Rodrigo / (13) Ozeia / (14) Neuton / (16) Saimon

Volantes
(5) Fabio Rochemback / (11) Adílson / (15) Willian Magrão / (17) Ferdinando / (18) Fernando / (19) Maylson

Meias
(8) Hugo / (10) Douglas / (21) Souza

Atacantes
(7) Jonas / (9) Borges / (22) André Lima / (23) Roberson / (25) Bérgson

* O lateral-esquerdo Lúcio não foi inscrito porque seu nome ainda não apareceu no
BID da CBF. Já o meia-atacante Leandro não está porque necessita readquirir melhor forma física. Ambos devem ser inscritos para as fases seguintes, no caso de avançarmos na competição.

Somente os 10 países sul-americanos. Mexicanos não disputam a competição este ano.

Argentina (6 representantes), Bolívia (3), Brasil (8), Chile (3), Colômbia (3), Equador (3 + o atual Campeão), Paraguai (3), Peru (3), Uruguai (3) e Venezuela (3). Confira todos os 39 participantes
neste link.

A 1ª fase é disputada por 16 equipes (2 de cada país, exceto Argentina e Brasil) que se enfrentam em disputa de mata-mata. As 8 vencedoras passam à 2ª fase.

A 2ª fase é disputada por 30 equipes. É quando as equipes argentinas e brasileiras entram na disputa, no sistema de mata-mata. Argentina versus Argentina. Brasil versus Brasil. O restante das equipes de Bolívia, Chile, Colômbia... se juntam às equipes da fase anterior, em nova disputa de mata-mata.

Veja os confrontos das fases acima
neste link.

Nas oitavas-de-final começa a competição para a LDU, do Equador, Campeã da Copa Sul-Americana 2009. Depois há quartas-de-final, semifinal e final.

> O CAMINHO DO GRÊMIO

Passando do Goiás, confronto válido pela 2ª fase, o Grêmio enfrentará nas oitavas-de-final o Peñarol (URU) ou o vencedor de Universidad César Vallejo (PER) x Barcelona de Guayaquil (EQU).

Confrontos possíveis nas quartas-de-final.

Grêmio versus Santos
ou Avaí
ou Emelec (EQU)
ou Deportivo Quito (EQU)
ou Universidad San Martin (PER)

Nas semifinais e finais as possibilidades se multiplicam e eu não vou transcrever tudo aqui.

> CURIOSIDADES DA COPA SUL-AMERICANA

O Campeão de 2010, além de garantir vaga à Copa Libertadores 2011, terá o direito de disputar a Recopa Sul-Americana, contra o Campeão da América deste ano, e a Copa Suruga em Tóquio, contra o Campeão da Liga Japonesa do ano que vem.

A edição 2010 será a 9ª Copa Sul-Americana. Nas oito edições anteriores, foram 4 campeões argentinos. Peru, México, Brasil e Equador tem um título cada. Veja os vencedores
neste link.

Os dois grandes da Argentina, Boca Juniors e River Plate, estão de fora da Copa Sul-Americana 2010. Nos anos anteriores ambas as equipes eram convidadas pela Conmebol. Este ano mudou. Boca e River teriam que conquistar a vaga como qualquer outro clube argentino. Acabaram não atingindo o objetivo e ficaram de fora.

Nenhum comentário: