Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 15 de agosto de 2010

BRASILEIRÃO 2010: GRÊMIO 2 x 0 Goiás

Foto: José Doval/GREMIO.net
A noite do camisa 9, Willian Magrão.

Victor não será mais capitão. "Não gosto de goleiro nessa função", disse Portaluppi após o jogo. Eis um acerto dele como nosso técnico. Nunca achei correto que o melhor goleiro do Brasil desempenha-se essa função. Victor tem que se preocupar em defender e orientar a defesa, o restante não é de sua alçada. Só não sei se Souza é o capitão mais indicado. Creio que não é.

A zaga não tomou gol. O último jogo em que vencemos sem tomar gols foi antes da Copa do Mundo. Dia 26 de maio, 3x0 no Avaí, no Olímpico. Fazia quase três meses.

Ozeia não é um primor de zagueiro, mas faz bem a função de defensor. Já Rafael Marques traz segurança, só que mostra deficiência na saída de bola - só ligação direta não dá, tem que pôr a bola no chão.

Neuton não desaprendeu a jogar. De péssima atuação na última quinta-feira, mostrou hoje qual é o seu jogo: não deve jogar como último homem da zaga. E sim, deve jogar à frente dela, tendo proteção às suas costas para se projetar ao ataque. Essa qualidade e velocidade para atacar não pode ser desperdiçada. Neuton necessita liberdade.

Os laterais não ajudam a equipe. Nem Edílson pela direita, nem Fábio Santos pela esquerda. Quando chegam no apoio, não sabem cruzar. Já demos muito tempo para que Fábio Santos mostrasse algo. Lá se vão quase dois anos e até agora nada. Do outro lado, Edílson não mostra melhoras e não devemos esperar mais tempo para que isso ocorra. Talvez por isso o nome (bom nome!) do
lateral Gabriel tenha surgido.

O meio-campo necessita de um reforço. Ferdinando não é tão mau jogador como alguns (muitos) pregam, mas não está no nível do jogador que necessitamos. É preciso um camisa 5, que marque e organize. O atual só marca, e olhe lá.

Willian Magrão fez dois gols, acabou o nome do jogo. Tem lá suas deficiências, tanto no marcar como no armar. Suas virtudes estão na velocidade e apoio ao ataque. Desafio qualquer um a encontrar uma roubada de bola de Magrão em algum jogo. Qualquer jogo. Seu estilo de marcar é atropelar o adversário e fazer falta. Como disse no início do parágrafo, fez gols e um bom jogo. Só que ele não me agrada.

Douglas começou mal mais uma partida. Já temia pelo pior, vaias e mais vaias. A cobrança de falta, que acabou no poste e sobrou para Willian Magrão marcar o primeiro da partida, o despertou para a vida. O meia passou a marcar, correr e até dar carrinho. No segundo gol, mais uma parceria dele com Magrão. Acabou como um dos melhores em campo. Que continue assim.

Souza, agora capitão da equipe, tem que começar a agradar. Tem pouco tempo a sua volta, mas no futebol cobranças não tendem a demorar muito. Acredito muito no sucesso da dupla Douglas/Souza, acho que ambos se complementam no estilo de cada um jogar. Vamos ver se a sequência faz dar certo, ou me desmente.

Jonas é outro que não me agrada no momento. Tem qualidade para jogar, mas para que isso seja demonstrado tem que ficar de pé. Se tornou um jogador que prefere cavar uma falta e dar um cartão amarelo ao adversário, do que a avançar e buscar o gol. Sinto que o esquema atual (com ele atuando sozinho no ataque) não o ajuda. Atacante precisa de outro atacante por perto. Talvez a dupla "The Jonas Borges" volte às paradas de sucesso.

Fernando é boa opção para o meio. Vamos ver se Leandro aguenta ficar longe do Departamento Médico desta vez. E que Borges volte a ser aquele do 1° semestre, fazendo gols e honrando a camiseta.

Muito pouco tempo para avaliar Renato Portaluppi. Mas a primeira impressão foi boa. Vencemos depois de muito tempo, não tomamos gols depois de muito mais, a tranquilidade voltou a reinar depois de lá sei quanto e saímos da zona de rebaixamento enfim.

No próximo sábado é contra o Ceará, às 18h30, no Castelão. Queremos ver mais evolução nesta equipe.

Vamos Grêmio!


Ficha do Jogo – 14ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2010

Grêmio - 2 : Victor, Ozeia, Rafael Marques, Neuton, Edílson (Borges), Ferdinando, Willian Magrão, Douglas (Fernando), Souza (Leandro), Fábio Santos e Jonas. Técnico: Renato Portaluppi.

Goiás - 0 : Harlei, Wendel, Rafael Tolói, Valmir Lucas, Júnior, Jonilson, Amaral, Wellington Monteiro (Romerito), Bernardo (Felipe), Everton Santos (Otacílio Neto) e Pedrão. Técnico: Emerson Leão.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público Total: 11.469 torcedores - Renda: R$ 162.588,50

Gols: Willian Magrão, aos 32 minutos do 1° tempo e 18 minutos do 2° tempo (Grêmio).

Cartões Amarelos: Edílson e Leandro (Grêmio), Bernardo, Valmir Lucas, Rafael Tolói, e Amaral (Goiás).

Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP).
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (SC) e Guilherme Dias Camilo (MG).

Nenhum comentário: