Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

segunda-feira, 30 de março de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 0 São Luiz (Ijuí) - OS GOLS DO JOGO

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 0 São Luiz (Ijuí)

Foto: GREMIO.net
Com a lesão do lateral Ruy ainda no 1° tempo, o volante Makelele foi improvisado na posição. Não seria a primeira vez. E como o jogador sempre que tem uma oportunidade a aproveita com muita gana, não seria hoje contra o São Luiz de Ijuí que ele não seguiria essa lógica. No primeiro minuto da 2ª etapa, Makelele avançou pela direita, passou para Herrera, o argentino cruzou para o centro da área, a zaga afastou mal o perigo e a sobra ficou para Makelele, que tentou duas vezes para abrir o placar no Olímpico com um pouco mais de 10 mil torcedores. GRÊMIO 1 x 0.

Fotos: Jefferson Botega

Como não se sabe ainda a gravidade da lesão do lateral direito Ruy, o "reserva cada vez mais titular" Makelele deve ganhar a oportunidade de ficar com a vaga enquanto o TRICOLOR não encontra alguém de origem da posição para contratar. Mesmo não jogando na sua posição habitual, algo com certeza o jogador já demonstrou: quer ajudar o grupo, independente da posição. E hoje, mesmo pela direita, acabou sendo o nome da partida. Dá-lhe Makelele!

Se já não bastasse ter feito o primeiro gol da noite, Makelele se sentiu tão a vontade pela direita que mais apoiava do que guardava posição. Foi num lance assim que ele avançado recebeu de Jonas, conduziu a bola pelo meio de campo e deu um passe do tipo "agora é só fazer" para o atacante Reinaldo, que com tranquilidade deu uma ginga para cima do goleiro e chutou rasteiro por baixo dele, a bola foi devargazinho morrer no fundo das redes. GRÊMIO 2 x 0.

Foi o primeiro lance de Reinaldo na partida, após ter entrado no lugar do argentino Herrera. Foi o terceiro gol dele neste ano, terceiro pelo Gauchão. O jogador, aliás, pode estar se despedindo do GRÊMIO nestas próximas partidas, já que o seu contrato de empréstimo com o TRICOLOR se encerra em maio e o clube turco, dententor do seu passe, não parece querer renovar o empréstimo do atacante. E talvez nem a direção GREMISTA esteja fazendo força para continuar contando com o atleta no plantel TRICOLOR. Uma pela má fase técnica que o jogador vive dentro da equipe, apesar do gol de hoje, e outra pela possível entrada do colombiano Perea na vaga de Reinaldo após o fim da Fase de Grupos da Copa Libertadores. Possivelmente teremos que dar adeus ao jogador, eu já me antecipo: adeus Reinaldo!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 : Victor, Leo, Rafael Marques, Réver, Ruy (Makelele), Adílson, Tcheco, Souza, Jadílson, Herrera (Reinaldo) e Maxi López (Jonas). Técnico: Celso Roth.

São Luiz (Ijuí) - 0 : Oliveira, Bronzatti, Neguetti, Marcão (Gabriel), Gênison, Coracini, Alex Albert, Carlos Lima (Alan), Xaro, Ronaldo Capixaba e Kill (Felipe). Técnico: Itamar Schulle.

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Total: 10.031 torcedores - Renda: R$ 11.694,00

Gols: Makelele, a 1 minuto, e Reinaldo, aos 37 minutos do 2° tempo (GRÊMIO).
Cartões amarelos: Rafael Marques e Adílson (GRÊMIO), Oliveira e Felipe (São Luiz-Ijuí).

Árbitro: Ronaldo Silva (RS).
Auxiliares: Julio Santos (RS) e Carlos Selbach (RS).

quarta-feira, 25 de março de 2009

LIBERTADORES 2009: GRÊMIO 2 x 1 Club Aurora (BOL) - OS GOLS DO JOGO

LIBERTADORES 2009: GRÊMIO 2 x 1 Club Aurora (BOL)

Mas que glugluglu! Não precisava ter sido assim, um tanto difícil, um tanto sofrido, mas foi. Era para ter sido liquidado a fatura na 1ª etapa, ou na 2ª etapa. O 1 x 0 de Jonas parecia ser definitivo, mas aí veio o empate, a expulsão de Jonas, o jogo se complicou. Sorte que a sorte estava do nosso lado, bom sinal. O então bom goleiro esperou o fim do jogo para mostrar sua verdadeira face, um frangaço no chute de Tcheco, em cobrança de falta. Valeu pelos 3 pontos, pela LIDERANÇA isolada na competição e pela tranquilidade de trabalhar durante duas semanas até a próxima rodada da Copa Libertadores. O caminho está sendo trilhado, e o cheiro de Taça no armário vem aumentando a cada jogo. O passo mais importante para a fase seguinte, as Oitavas-de-Final, foi dado: duas vitórias longe de casa. Agora é continuar o trabalho. Sempre vislumbrnado a busca do TRI da América. Que voltemos as atenções, momentaneamente, para o Gauchão. Né Celso Roth?

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 : Victor, Leo, Réver, Rafael Marques, Ruy (Makelele), Adílson (William Thiego), Tcheco, Souza, Fábio Santos, Jonas e Alex Mineiro (Herrera). Técnico: Celso Roth.

Banco de Reservas do GRÊMIO: Marcelo Grohe, William Thiego, Jadílson, Makelele, Douglas Costa, Herrera e Maxi López.

Club Aurora (BOL) - 1 : Dulcich, Castellón (Rodríguez), Edward Zenteno, Leonforte, Méndez, Edson Zenteno (López), Escobar, Fernandez, Cardozo (Sossa), Bongioanni, Paredes. Técnico: Julio César Baldivieso.

Estádio Félix Capriles (Cochabamba - BOL)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Jonas, aos 41 minutos do 1° tempo, e Tcheco, aos 41 minutos do 2° tempo (GRÊMIO, Paredes, aos 8 minutos do 2° tempo (Club Aurora).

Cartões amarelos: Ruy e Adílson (GRÊMIO), Paredes, Edward Zenteno e Cardozo (Club Aurora).
Cartão vermelho: Jonas (GRÊMIO).

Árbitro: Juan Soto (VEN).
Auxiliares: Plácido Chuello (VEN) e Jorge Urrego (VEN).

domingo, 22 de março de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 1 x 0 Ulbra Canoas - OS GOLS DO JOGO

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Ulbra Canoas

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 1 : Marcelo Grohe, Saimon, William Thiego, Heverton, Makelele, Julio Cesar, Maylson, Orteman (Douglas Costa), Jadílson (Hélder), Herrera e Reinaldo (Maxi López). Técnico: Celso Roth.

Ulbra Canoas - 1 : André, Jonathan, Dudu (Henrique), Bruno, Júnior (Rogério Pereira), Wanderson, Teco, Gavião, Léo Dias, Tatá e Lê. Técnico: André Luís.

Estádio: Complexo Esportivo da Ulbra (Canoas - RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Makelele, aos 9 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Tatá, a 1 minuto do 1° tempo (Ulbra Canoas).

Cartões amarelos: Herrera, Saimon e Reinaldo (GRÊMIO), Tatá e Júnior (Canoas).

Árbitro: Leandro Vuaden (RS).
Auxiliares: Alexandre Kleiniche (RS) e Sedenir Martins (RS).

quarta-feira, 18 de março de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 6 x 1 São José (Porto Alegre) - OS GOLS DO JOGO

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 6 x 1 São José (Porto Alegre)

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 6 : Victor, Leo (William Thiego), Réver, Rafael Marques, Ruy (Maxi López), Adílson, Tcheco, Souza, Fábio Santos, Jonas (Herrera) e Alex Mineiro. Técnico: Celso Roth.

São José (Porto Alegre) - 1 : Luis Müller, Enciso, Samuel, Ari (Taironi), Vítor (Diego Botin), Daril, Jonas, Júnior Paulista (Dênio), Pedro Carmona, Fabiano e Sandro Sotilli. Técnico: André Luís.

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 9.947 - Público Total: 11.795 torcedores - Renda: R$ 130.120,00

Gols: Tcheco, aos 21 segundos, Leo, aos 20 minutos, e Jonas, aos 25 e 31 minutos do 1° tempo, Fábio Santos, aos 15 minutos, e Maxi López, aos 41 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Fabiano, aos 8 minutos do 1° tempo (São José-POA).

Cartões amarelos: Souza e Réver (GRÊMIO), Fabiano, Samuel e Daril (São José-POA).
Cartão vermelho: Réver (GRÊMIO).

Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS).
Auxiliares: José Franco Filho (RS) e José Javel Silveira (RS).

domingo, 15 de março de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 0 Sapucaiense - OS GOLS DO JOGO

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 0 Sapucaiense

Fotos: Mauro Vieira
Reencontrando-se com seu bom e velho futebol, o zagueiro e capitão Leo fez boa partida e marcou o primeiro gol do GRÊMIO aos 11 minutos da 1ª etapa, após escanteio bem cobrado pelo ala esquerdo Jadílson. GRÊMIO 1 x 0.

O técnico Celso Roth mandou ao jogo uma equipe mista que tinha como armadores o volante Julio Cesar (foto), atuando mais recuado como Adílson, o volante Maylson, que buscou fazer a posição de Tcheco na armação, e o volante Makelele, sendo o meia mais adiantado como Souza. Deu certo: vitória e 3 pontos importantes rumo à classificação no Grupo 2.

Aos 35 minutos da 1ª etapa, o jogador Makelele apertou a marcação na saída de bola do Sapucaiense, roubou a bola, tabelou com Jonas pela intermediária, avançou rumo à grande área passando pelos defensores e na saída do goleiro o encobriu marcando o segundo gol do TRICOLOR. GRÊMIO 2 x 0.

Uma coisa eu concordo com o técnico Celso Roth: o Gauchão não é parâmetro para a Libertadores. Pelo menos não é parâmetro quando enfrentamos uma equipe feito o Sapucaiense, ou mesmo quando enfrentamos o Ypiranga e o Santa Cruz, na qual empatamos com o primeiro por descuido nosso e perdemos para o segundo muito mais em razão de nossos erros do que de acertos da equipe adversária. Agora, o Gauchão só vira parâmetro para a Libertadores quando enfrentamos o Internacional, e aí está o nosso maior dilema, perdemos já dois Clássicos este ano. Estou falando tudo isso porque o jogo de hoje à tarde, contra o Sapucaiense do centroavante Adão, foi mais uma prova da da superioridade da equipe da Capital sobre a fragilidade de uma equipe do Interior, ou Região Metropolitana, como queiram. O Gauchão já tem Final decidida, será um GRE-nal, pelo jeito novamente no Beira Rio. Isso acontecerá é claro se o GRÊMIO vencer as suas próximas 4 partidas desta 1ª Fase do 2° Turno e chegar à LIDERANÇA do Grupo, algo que hoje está longe de acontecer, já que estamos em 4° lugar, posição que perderemos independente do placar do jogo desta segunda-feira, envolvendo o Santa Cruz x Caxias. Temos que correr atrás dos resultados, provavelmente conseguiremos esse objetivo, a não ser que o Celso Roth consiga estragar tudo mais uma vez, e isso nós sabemos bem que ele é perito.

No jogo um esquema 3-5-2 foi escalado. Na zaga, a ausência dos titulares Victor no gol e Réver na zaga, pois Roth mandou ao jogo o goleiro Marcelo Grohe e os zagueiros Leo e Rafael Marques junto com William Thiego. Nas alas os titulares Ruy e Jadílson (não creio que Fábio Santos seja o titular da equipe) trabalharam livremente junto com o meio campo formado por volantes: Julio Cesar, Makelele e Maylson. Jogaram bem como vocês devem ter olhado, mas tendo Douglas Costa no banco de reservas é um crime não colocá-lo na armação da equipe. Sabemos o motivo ou pelo menos suponhamos o motivo para Celso Roth não colocar Douglas Costa na equipe: ele não gosta de estrelas, craques, prefere os trabalhadores, prefere os pedreiros do que os arquitetos. Não que eu esteja falando que o trio de volantes que jogou hoje sejam apenas pedreiros. Pelo contrário, Julio Cesar mostrou ser habilidoso, Makelele já não é apenas um defensor, é opção de ataque, e Maylson fez uma partida honrando o número às suas costas: 10. Mesmo assim, imagine você como técnico, tendo ali no banco de reservas o Douglas Costa, uma das grandes promessas do futebol mundial, você o coloca em campo ou não? Voltando à escalação de hoje, tínhamos ainda no ataque Jonas e Herrera, obrigados a desfazer a péssima imagem do ataque da quarta-feira contra o Boyacá Chicó. Sabemos que ambos não foram lá essas coisas. Vamos ao Jogo.

Um time misto de reservas e titulares, fora de casa e contra um mau rendimento no início do 2° Turno. Ingredientes que previam problemas para o GRÊMIO. Mas os problemas previstos não citavam o adversário: o fragilizado, quase rebaixado, Sapucaiense, que teoricamente jogava também fora de casa, mas na prática era o mandante. Não sei se é regra, ou se é estratégia, o fato é que a equipe que joga contra quem for da dupla GRE-nal deixa o time da Capital ter a iniciativa da partida. Vai ver que nem é regra ou estratégia, é simplesmente a inferiodade que faz com que os técnicos destas equipes tomem este tipo de decisão. No jogo de hoje à tarde, o Sapucaiense deu espaço e o seu campo para o GRÊMIO atacar. Devido à isso, hoje se viu um esquema 3-5-2 bem ofensivo, tendo em certos momentos uma esquematização de só um zagueiro no campo do GRÊMIO, tendo à sua frente uma linha de três jogadores (dois zagueiros pelas laterais e um volante pelo meio) já no campo adversário e o restante da equipe empenhados a atacar e encurralar o time de Sapucaia do Sul.

Logo no primeiro minuto de partida o ala Jadílson ganhou da marcação e na entrada da área chutou rasteiro para a defesa do goleiro adversário. Minutos depois o Sapucaiense tentou chegar ao ataque, mas sem dar grande perigo ao gol de Marcelo Grohe, a não ser em duas oportunidades (antes e depois do primeiro gol GREMISTA) com o atacante Adão, uma em impedimento. Da maneira que se encaminhava a partida, não demoraria muito para o GRÊMIO chegar ao gol. Eram 11 minutos da 1ª etapa quando Jadílson foi para a cobrança de um escanteio pela esquerda. No cruzamento do ala esquerdo, o zagueiro Leo sobe sozinho em cima da marcação e cabeceia no canto do gol. GRÊMIO 1 x 0. Nada poderia ter sido melhor ao GRÊMIO do que logo no início da partida chegasse ao primeiro gol, e a partir disso administrasse o placar e em outra oportunidade ampliasse também. Minutos depois ao primeiro gol GREMISTA, Maylson pegaria o rebote após escanteio e num chute forte obrigaria o goleiro do Sapucaiense a fazer grande defesa.

Com o Sapucaiense recuado no seu campo, Celso Roth liberou completamente os seus alas para auxiliar na armação do meio campo e ajudar o ataque. O TRICOLOR dominava a partida. Era visível os dois alas sempre à frente da intermediária, tendo ambos na sua cobertura sempre um zagueiro, procurando se posicionar como lateral. Com essa ofensividade toda, com os atacantes Jonas e Herrera cercando a saída de bola da equipe de Sapucaia, e ainda Makelele auxiliando na marcação adiantada, o GRÊMIO conseguiu aos 35 minutos da 1ª etapa com uma roubada de bola no meio campo através de Makelele chegar ao segundo gol na tarde de domingo em São Leopoldo. Makelele roubou a bola, passou para Jonas e recebeu na frente. Na corrida em busca da área deixou os defensores para trás, driblou um último para dentro e na saída do goleiro deu um toque por cima dele. A bola morreu nas redes, golaço de Makelele, a cada dia mais o 12° jogador da equipe GREMISTA, merecendo até titularidade dependendo da ocasião. GRÊMIO 2 x 0.

A partir dos 2 x 0, o GRÊMIO deu ritmo lento à partida, e o Sapucaiense continuou esperando uma ajuda dos céus. Ela não veio, o que veio foi o intervalo. O GRÊMIO voltaria sem nenhuma alteração, sem nada novo para o início da 2ª etapa. Algo que eu lamento muito, pois jogadores como Douglas Costa e Maxi López não irão adquirir ritmo de jogo no banco de reservas ou jogando cerca de 15 minutos ou menos como hoje. Tem que aproveitar jogos como hoje (sem muita correria, sem pressão contrária e fácil mesmo) para levar esses jogadores à sua melhor condição física e técnica. Afinal, daqui a pouco a Libertadores da América passa a ser semana sim, outra semana também, e Douglas Costa e Maxi López (só para ficar nestes exemplos) poderão ser peças importantes rumo à essa Conquista, pois estão inscritos na Copa.

A 2ª etapa foi sonolenta, o GRÊMIO administrava o placar com todas as forças. Tanto que os alas Ruy e Jadílson viraram laterais fixos na 2ª etapa, guardando sempre a posição. O trio de zaga mal jogava, o Sapucaiense era uma negação no ataque, chegando esporadicamente em lances que não levavam grande perigo ao gol de Marcelo Grohe. O pouco trabalho na tarde de domingo, mais a displicência e a sonolência de um jogo ganho fazem com que a zaga sofra certos delizes. Deslize que cometeu o zagueiro Rafael Marques ao não levar a sério um lançamento longo do Sapucaiense e ao tentar atrasar ou chutar (sei lá!), acabou por dar um belo passe para o ex-centroavante GREMISTA Adão (ele era ótimo nos treinos, na época do TRICOLOR), que num chute acertou a trave. Quase que o Sapucaiense desconta o placar.

O GRÊMIO se mantinha mais no seu campo, tocando a bola, passando o tempo. Isso não impediu que em duas oportunidades o "meia" Maylson quase marcasse dois golaços. Na primeira oportunidade, em cobrança de falta, Ruy só encostou na bola e Maylson concluiu ao gol num chute forte de longa distância, o goleiro espalmou para escanteio. Na segunda oportunidade, Maylson fez bela jogada individual, correndo desde a intermediária, cruzou em diagonal para o meio, driblou três defensores e na entrada da área chutou à gol (com a canhota!) procurando o canto do goleiro, que conseguiu se esticar todo e defender o chute.

Com o passar do tempo o jogo seguia o seu rumo imposto desde o início: o GRÊMIO dominava a partida, a essa altura já seguro da vitória, e o Sapucaiense continuava sem reação, já satisfeito com o placar de 2 x 0 (não queria levar mais!). O técnico Celso Roth já havia substituído o TRICOLOR colocando Reinaldo no lugar de Jonas. O atacante saiu de campo sem conseguir recuperar a sua imagem destruída pela imprensa no meio da semana devido às grandes chances que ele desperdiçou contra o Boyacá Chicó, pela Libertadores. Na partida de hoje, destaque apenas à sua tabela com Makelele no segundo gol da partida. Mas liga não, Jonas! É só intriga da oposição "vermelha"! Continua trabalhando, que lá na frente tu serás recompensado!

Por volta dos 30 minutos veio a segunda alteração: Maxi López no lugar de Herrera. O argentino não fez uma boa partida, ausente na maioria do tempo de jogo e sem muita sorte com a zaga adversária. No final da partida veio a informação que Herrera estaria gripado, e em razão disso não teria jogado bem. Aí eu te pergunto: porque jogou então? Para que colocar em campo alguém sem condição física de desempenhar o seu melhor futebol? Não é da tua filosofia Roth, colocar em campo só jogadores que estejam na melhor condição física e técnica? Hein?

O atacante Maxi López entrou para jogar 15 minutos. Tocou duas ou três vezes na bola, chegou a dar um carrinho consertando um erro de passe que iria acontecer, mas nada além disso. Aos 40 minutos outra substituição na equipe GREMISTA, outra nada justificável. Colocar o meia Douglas Costa no lugar de Makelele para jogar 5 minutos (ou menos) só pode ser castigo de treinador que não vai com a cara de jogadores que carreguem o rótulo de "craque". Lamentável!

E foi assim que o jogo acabou: GRÊMIO 2 x o Sapucaiense. Com o resultado o TRICOLOR chegou à sua primeira vitória na Taça Fábio Koff, após ter empatado e perdido nas duas primeiras rodadas. Chegamos aos 4 pontos ganhos e estamos provisioramente na 4ª colocação do Grupo 2, já que amanhã ou Santa Cruz ou Caxias, que se enfrentam em Santa Cruz do Sul, passará o GRÊMIO na classificação. Ou seja, até amanhã à noite estamos classificados no G-4, e depois continuaremos a correr em busca da classificação. O próximo jogo é contra o São José de Porto Alegre, no Estádio Olímpico, às 19h30, desta quarta-feira.

DESTAQUE DO JOGO

> Capitão Leo > O bom zagueiro Leo que conhecemos está voltando, ou já retornou. Hoje contra o Sapucaiense marcou o seu primeiro gol no ano e teve uma atuação segura como aconteceu no meio da semana contra o Boyacá Chicó, pela Libertadores. Após alguns erros em certas partidas como o GRE-nal, a zaga estava sofrendo muitas críticas. Aos poucos Réver vem retomando o seu futebol, Rafael Marques parece estar seguro na posição e Leo vem jogando o seu futebol dos tempos de 2007 e começo de 2008. Ou seja, em termos de zaga estamos bem servidos, resta saber se conseguiremos salvar o ataque da péssima fase de não marcar gols.

UM TRIO DE VOLANTES NA ARMAÇÃO

> Julio Cesar > Mesmo sabendo que o adversário era inofensivo e frágil em todos os sentidos (zaga, meio campo e ataques), é possível analisar os jogadores pela forma que encararam a partida. Talvez o volante Julio Cesar seja o jogador ideal para que vejamos sua atuação independente do adversário que foi. Afinal, estamos falando de um jogador que atuou pela segunda vez este ano como titula da equipe, sendo que pela primeira vez atuou na sua posição de origem, na função de volante. O volante jogou bem, soube marcar sem fazer faltas e teve habilidade quando foi ao ataque. Elogiado na partida por mostrar algumas características semelhantes ao ex-volante GREMISTA Rafael Carioca, como técnica e tranquilidade na hora de desmarcar e sair para o jogo. Com a atuação de hoje, Julio Cesar provou qual a razão de ter escolhido para constar entre os 25 inscritos na Copa Libertadores em vez de Tiago Dutra, e veio a provar também o por quê Roth optou por colocar ele em campo ao invés do volante Diogo, que ficou no banco de reservas. Aliás, mostrou muito mais futebol do que o Diogo, que se não começar a jogar bem, poderá acabar fora da lista da Libertadores. Belo jogo Julio Cesar, abre o olho Diogo!

> Makelele > O jogador vem sendo o 12° titular da equipe GREMISTA. O técnico Celso Roth normalmente chama o jogador para entrar na 2ª etapa das partidas, e o jogador mostra em campo a razão da escolha. Confiante a cada partida, Makelele vem mostrando um futebol de muita qualidade: driblando, armando e concluindo grandes jogadas. Não é mais só aquele marcador de quando chegou ao TRICOLOR, virou mais atacante que isso, e como na partida de hoje, vem provando com gols a sua boa fase na equipe. O craque da partida no jogo de hoje contra o Sapucaiense.

> Maylson > Não é a primeira vez que vou dizer isso, mas é bom repetir. O volante Maylson não fazia parte de nenhuma projeção do GRÊMIO para 2009. Com um ano de 2008, onde foi titular no primeiro semestre de Gauchão e Copa do Brasil, e depois acabou voltando aos juniores no segundo semestre, Maylson tinha sido esquecido pela comissão técnica para ser aproveitado este ano. Porém, aí veio a Seleção Brasileira Sub-20, titularidade, destaque e medalha no peito, e tudo acabou mudando. Voltou ao GRÊMIO e em sua primeira entrevista, avisou que queria um lugar na equipe. Vem aproveitando as chances de Celso Roth, conquistou uma vaga na lista de inscritos da Libertadores e hoje foi um dos melhores em campo. Mostrou uma qualidade nova: o chute de longa distância. Em duas tentativas, obrigou o goleiro adversário a fazer duas belas defesas. Em uma arrancada quase fez um golaço: aliou velocidade, boa condução de bola e habilidade na hora de sair da marcação, no chute o goleiro defendeu mais uma vez. Com a camisa 10 às costas na partida de hoje, mostrou qualidades antes não conhecidas.


Jogo fácil, mais um no Gauchão. Foi a primeira vitória na Taça Fábio Koff, vitória importante na busca pela classificação no Grupo 2. Quarta-feira voltamos ao Gauchão para continuar a reabilitação contra o Zequinha, no Olímpico. Temos que correr atrás agora Celso Roth, não podemos decepcionar nosso Presidente Campeão do Mundo! Dá-lhe GRÊMIO!


Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 : Marcelo Grohe, Leo, Rafael Marques, Thiego, Ruy, Julio Cesar, Makelele, Maylson, Jadílson, Jonas (Reinaldo) e Herrera (Maxi López). Técnico: Celso Roth.

Sapucaiense - 0 : Eliandro, Rudi, Cirilo, Lacerda, Gian (Douglas), Zé Luiz, Evandro (Lucas), Jhon, Eloir (Dione), Adão e Rodrigo Galvão. Técnico: Círio Quadros.

Estádio Cristo Rei (São Leopoldo - RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Leo, aos 11 minutos, e Makelele, aos 35 minutos do 1° tempo (GRÊMIO).

Cartões amarelos: Dione (Sapucaiense).

Árbitro: Márcio Coruja (RS).
Auxiliares: João Lúcio de Souza Júnior (RS) e Edson José Arnhold (RS).

quarta-feira, 11 de março de 2009

LIBERTADORES 2009: GRÊMIO 1 x 0 Boyacá Chicó (COL) - O GOL DO JOGO

LIBERTADORES 2009: GRÊMIO 1 x 0 Boyacá Chicó (COL)

Foto: Agência REUTERS
Aos 30 minutos da 1ª etapa, falta na entrada da área do Boyacá Chicó (COL), o atacante Alex Mineiro grita: "É para dar uma porrada na bola". Seguindo o conselho, o meia Souza toma distância e chuta forte a bola, que acaba por morrer no fundo das redes, GRÊMIO 1 x 0. Com a vitória o GRÊMIO divide a LIDERANÇA do Grupo 7 da Libertadores com o Universidad de Chile (CHI), ambos com 4 pontos. Porém, devido ao saldo de gols menor, o TRICOLOR está na 2ª posição.

Foi em Tunja, lá na Colômbia, a mais de 2 mil metros de altitude, que o GRÊMIO retomou o caminho da vitória e da tranquilidade. Não só o TRICOLOR, mas Celso Roth embarcou nesse mesmo caminho. Se a ameaça de um mau resultado contra o Boyacá Chicó (COL) era motivo de desemprego para Celso Roth, a vitória jogando bem e com uma armação diferente e eficiente se mostrou um voto de confiança a mais da direção ao trabalho de Celso Roth, e mais do que isso, uma possível reconciliação de Roth com a torcida: a PAZ voltou ao Estádio Olímpico. Pelo menos enquanto vencermos e/ou enquanto o Celso Roth não voltar a inventar moda com 3-6-1.

Para enfrentar a altitude e o relativo frio de 10°, para quem saiu daqui com máximas beirando os 30°, o técnico Celso Roth armou um esquema que desse ao GRÊMIO o domínio do meio campo, e a cadência de jogo necessária para que o GRÊMIO não sofresse com o preparo físico jogando acima do nível do mar. Um novo esquema, com uma típica formação de 4-4-2, mas tendo na escalação um formato de 3-5-2, entrou em campo. Victor, Leo e Rafael Marques não tinham a companhia de Réver na zaga, pois o zagueiro virou primeiro volante, dando aos meias Adílson e Tcheco maior liberdade para atacar. Tcheco optou por deixar a juventude de Adílson jogar mais do que a experiência do capitão, que na retaguarda se desdobrou na marcação. Ruy pela direita, Fábio Santos pela esquerda, Souza pelo meio e Jonas junto com Alex Mineiro no ataque, completavam a equipe. Vamos ao Jogo.

Quem tomaria a iniciativa da partida? Demorou uns 15 minutos para isso se definir. Num primeiro momento a equipe do Boyacá Chicó tratou de tocar a bola e a torcida ansiosa pela partida, mostrou também estar ansiosa para gritar "OLÉ" com 5 minutos de partida. Pelo menos foi o que eu senti. Com a equipe GREMISTA ainda se adaptando ao novo modelo tático, onde Tcheco e Adílson se mostraram perdidos na marcação em dados momentos, o Boyacá Chicó parecia gostar do jogo, pois tinha maior posse de bola e o TRICOLOR se mostrava um tanto intranquilo na marcação. Porém, tudo mudou a partir do momento em que o GRÊMIO se encaixou, passou a ganhar a bola no meio e com o auxílio de Jonas e Alex Mineiro fazendo a parede para quem vinha de trás, na maioria das vezes era o meia Souza, o TRICOLOR passou a pressionar no campo do Boyacá e a arriscar chutes de longa distância. A primeira foi com Souza, que ao tentar colocar para Jonas recebeu a bola de volta e preparou o chute, a bola passou perto da trave do time colombiano.

Não demorou muito, já eram 30 minutos da 1ª etapa, e o GRÊMIO seguia com a posse de bola, dominado a partida pelo meio de campo e dali chegando ao ataque. Foi assim que Tcheco recebeu pela esquerda de Fábio Santos, encarou a marcação, puxou a bola para o meio e num espaço curto passou para Souza, que de frente para o gol tentou a jogada individual para cima dos defensores colmbianos e acabou derrubado na meia-lua da grade área. Numa conversa rápidaentre os jogadores, deu para se notar o comando do atacante Alex Mineiro ao meia Souza: "Dá porrada na bola!". Souza tomou distância e num chute rasante sem ganhar altura estufou o fundo das redes. GRÊMIO 1 x 0 aos 32 minutos de partida. Era o primeiro gol GREMISTA na Libertadores, e só poderia ser do melhor jogador do GRÊMIO até aqui: Souza é o nome do gol.

Logo depois do gol, jogada pela direita com Ruy e lançamento curto por cima da defesa para Alex Mineiro, o atacante na sua maior qualidade até aqui, escorou um belo passe para Jonas, que de primeira acertou o travessão do goleiro Velásquez, do Boyacá Chicó. Quase o segundo gol GREMISTA. Com o gol do GRÊMIO, houve uma certa instabilidade no time colombiano, que deu certa impressão de "querer largar o jogo de mão", certo amadorismo: ninguém marcava, ninguém corria, ninguém fazia nada. O TRICOLOR não soube aproveitar esse momento, e acabou indo para o intervalo com o magro 1 x 0. Antes do intervalo, dá para destacar três chances do GRÊMIO ao gol adversário: primeiro com Ruy chegando de fora da área e chutando por cima do gol, depois com Souza recebendo de Tcheco e chutando para boa defesa do goleiro do Boyacá, e ainda teve a chance de Alex Mineiro, que recebeu do "atacante" Réver correndo pela direita e ao chegar à linha de fundo tentou o cruzamento já desequilibrado e quase acertou o gol, surpreendendo o goleiro Velásquez.

Com o resultado nada favorável ao Boyacá Chicó, era de se esperar a equipe colombiana um pouco mais ousada no ataque, tentando chegar ao gol de empate. Da mesma forma que era certo que o GRÊMIo chegaria na base dos contra ataques ao ataque para ampliar o marcador.

Logo no início da etapa complementar, o meia Tapia girou sobre a marcação e soltou a perna num chute que tinha o ângulo como endereço, mas Victor fez grande defesa. Mesmo voltando melhor (em relação a si mesmo) para a 2ª etapa, o Boyacá Chicó tinha muita dependência do meia Tapia, pois o Miguel Caneo, argentino da meia cancha colombiana, era lento, fraco e ruim de bola (pelo menos nessa partida). Sendo assim, o GRÊMIO na base do contra ataque, sempre no mano a mano com a defesa colombiana, chagava facilmente a área adversária. Foi assim com Jonas, que após lance individual saiu de dois marcadores, avançou com a bola dominada livre de marcação e ao invadir a área chutou em cima do goleiro Velásquez, desperdiçando grande chance de gol. Alguns podem dizer que ele poderia ter passado para Alex Mineiro, mas fazer o quê, atacante quer fazer gols. Em um lance seguinte, foi a vez de Souza não passar. Após bom lance de Jonas em direção da área, Souza recebeu e em vez de tabelar novamente com Jonas que entrava área adentro, preferiu chutar e a bola passou perto para a linha de fundo.

O técnico Celso Roth ja prevendo o cansaço dos experientes Tcheco e Alex Mineiro, substituiu ambos na mesma hora por volta dos 10 minutos da 2ª etapa. Para o lugar de Tcheco o volante Makelele, para o lugar de Alex Mineiro o atacante Herrera. Substituições corretas, pois num momento em que o TRICOLOR precisa de velocidade e preparo físico nada melhor que colocar em campo o "puro pulmão" de Makelele e o "pura raça" de Herrera. Momentos depois de ter entrado na partida, Herrera já havia conseguido se livrar da marcação e na frente da área chutou de longe sobre o gol. Perto dos 25 minutos do 2° tempo, a vida do GRÊMIO na partida ficou mais fácil, pelo menos era para ser. O volante Mahecha, até aquele momento o jogador mais perigoso da equipe colombiana, pois estava criando jogadas livre de marcação às costas do lateral Fábio Santos, ruma à entrada da área GREMISTA e cai simulando falta, como já tinha cartão amarelo e o árbitro não gostou da simulação, o jogador recebe o cartão vermelho e é expulso da partida.

Com um jogador a mais, o GRÊMIO passou a administrar a partida. As chances de gols aumentaram a partir disso, os desperdícios também. Como quando Jonas chutou de fora da área e o goleiro Velásquez fez boa defesa, no rebote dele nenhum GREMISTA chegou para aproveitar. Isto por volta dos 25 minutos, minutos depois Souza também chutaria perto da trave colombiana. Mas nada é mais desperdício de gols do que o lance de Jonas, aos 34 minutos da 2ª etapa. É o cúmulo do desperdício. Ele recebe de Makelele livre de marcação, fica cara a cara com o gol, se precipita e bate em cima do goleiro que não segura, Jonas fica com ela, passa para o goleiro e chuta na trave. A bola ainda volta para ele, novamente ele sai do goleiro e ao ficar menos de um metro da linha do gol, tenta uma cavadinha por cima, a bola sai para a linha de fundo. INACREDITÁVEL! Com a chance perdida, Jonas fica perplexo, Souza fica incrédulo e Herrera fica reclamando. É demais, demais!

Num lance seguinte foi a vez de Herrera perder grande chance de ampliar o placar. Ele recebeu de Souza para ir sozinho área adentro, conduziu bem a bola até chegar perto do goleiro e na hora de chutar a bola quicou num "morrinho" do gramado, a boa repentinamente subiu e a bola que tinha o endereço do gol, tocou na canela de Herrera e foi para a linha de fundo. Lance bisonho, mas compreensível!

Os minutos finais forma cheios de melodrama, pois o Boyacpa Chicó se lançou para o ataque. Aos 43 minutos do 2° tempo, escanteio para o time colombiano e o lançamento vai na cebaça do zagueiro Palacios, o jogadotr procura o canto do gol, mas Victor se atira na bola e defende. O árbitro dá mais 4 minutos além do tempo regulamentar, mas o time já desorganizado e exausto do Boyacá Chicó não cria nada de muito perigo ao gol GREMISTA, e a vitória GREMISTA é festejada por todos, jogadores, comissão técnica, dirigentes e torcedores após o apito final de partida. E lógico, por Celso Roth, que continua à frente do comando técnico do GRÊMIO em busca do TRI da América.

DESTAQUES DO JOGO

> GRÊMIO > Era para ser mais fácil, sem sufoco e angústia. Mas foi um tanto dramático. O que importa é o jeito que o GRÊMIO jogou e o resultado que ele obteve. Apesar do magro 1 x 0, os 3 pontos conquistados são iguais a um resultado de goleada. E seria goleada se não fosse o erro de pontaria, o preciosismo e a fome de certos jogadores, e quem sabe uma tranquilidade para colocar a bola para o fundo das redes. Souza voltou a ser o melhor da partida, voltou a ser o cerébro da equipe GREMISTA e foi o nome do gol da vitória. Celso Roth continua: dos males o melhor. Pois derrota eu garanto: tiraria Celso Roth do GRÊMIO, e o GRÊMIO da Libertadores. Agora é voltar à Porto Alegre, focar no Gauchão - se é que isso é necessário. Depois, lá adiante, daqui a duas semanas, dia 25 de março, pensaremos no Aurora, da Bolívia, próximo adversário TRICOLOR na Copa Libertadores da América. O jogo é em Cochabamba, altitude semelhante a de Tunja, local do jogo de hoje. Não precisa nem dizer que buscaremos lá mais 3 pontos, e assim vamos seguindo em busca do TRI da América.

> O 4-4-2 de Roth > Demorou uns 15 minutos para o GRÊMIO se encontrar na partida e passar a mostrar o seu modo de jogar. Com ele, observamos um esquema diferente. Um 4-4-2 com Réver à frente da zaga, atuando como um primeiro volante. Diferente do esquema 3-5-2, onde o zagueiro tinha a tarefa de dar cobertura aos dois zagueiros, no jogo de hoje ele teve a responsabilidade de ir à caça, de ser o primeiro marcador do ataque colombiano. Com essa nova composição, Tcheco trabalhou como um segundo volante, estando mais recuado do que Adílson, este sim liberado pela esquerda do ataque GREMISTA. Desta forma, o TRICOLOR impediu jogadas de infiltração dos colombianos na área GREMISTA, e a zaga composta por Leo e Rafael Marques só teve trabalho quando na base do "chutão para frente" os colombianos chegavam ao seu ataque. Um esquema que alia o lado defensivo com o ofensivo, pois com todas as chances de gols criadas e perdidas não dá para dizer que o esquema não é ofensivo. Só há um porém em tudo isso: o adversário era o Boyacá Chicó.

> Preparo Físico > O GRÊMIO enfim mostrou plena condição física para suportar 90 minutos. Até mesmo porque desta vez jogou correndo o tempo todo com uma altitude superior aos 2 mil metros. Esse fator sempre foi um dos pontos fortes do GRÊMIO nas suas competições, e estava faltando até este momento na temporada. É seguir assim, correndo muito em campo!

> Reabilitação > Victor e Réver: e um domingo péssimo no Gauchão, a uma quarta-feira de "volta por cima". Assim foi a dupla hoje. O goleiro Victor, pelo menos em duas defesas - num chute de longa distância, e no último minuto num cabeceio à gol após escanteio - mostrou segurança e tranquilidade. O zagueiro Réver, trabalhando como um volante, voltou a ser o bom marcador de antes com o adicional de querer mostrar serviço na armação da equipe. Eles já estão de volta, agora é seguir jogando assim.

> Souza > O GRÊMIO precisa dele, e acho que ele tem consciência disso. Souza mais uma vez foi o nome da vitória GREMISTA. Não só pelo gol que ele fez aos 30 minutos da 1ª etapa, mas pelas inúmeras chances de gols que ele criou. Seu chute vem provando ser uma forte arma para o GRÊMIO, apesar da pontaria certas vezes não calibrada e das defesas do goleiro adversário, e sua habilidade é o diferencial na equipe. Já é apontado por todos, GREMISTAS e adversários, o principal jogador da equipe, ontem veio a provar isso mais uma vez.

> Adílson e Tcheco > O volante Adílson atuou mais adiantado do que o seu habitual. Vai ver é por isso que na 1ª etapa, não acostumado com sua nova posição, atuou timidamente. Já na 2ª etapa, com o GRÊMIO jogando através de contra ataque, o volante mais acostumado e com mais espaço para jogar fez uma boa partida. O meia Tcheco teve a tarefa de ficar na contenção, dando a Adílson a condição de atacar mais, pela sua juventude em razão da altitude. Tirando certos momentos de lentidão do nosso capitão, Tcheco (quando teve espaço para isso) fez bons passes e lançamentos, além de se desdobrar na marcação. Mas o que que eu quero falar da dupla Adílson e Tcheco é a semelhança dos dois no estilo de jogar: seja no correr, no dominar, ou ainda no chutar (com) a bola. Ainda mais hoje quando ambos trocaram de posição com o outro, atrapalhando um pouco a definição de quem é quem. Não sei se sou só eu, mas às vezes me confundo.

> Jonas > É o artilheiro do GRÊMIO no Gauchão, e poderia muito bem ser o artilheiro GREMISTA na Libertadores. Mas devido ao número impressionante de gols perdidos pelo atacante, Jonas não conseguiu sequer marcar um gol hoje à noite. Não vou nem falar daquele lance fatídico, em que o jogador invadiu a área colombiana, chutou em cima do goleiro, pegou ele próprio a sobra, driblou o goleiro, chutou na trave, pegou ainda a sobra, driblou mais uma vez o goleiro e frente ao gol chutou a bola por cima para a linha de fundo. Poxa Jonas, às vezes é melhor passar a bola, sabia?

> Celso Roth > Ele estava com a corda no pescoço, com alguns "GREMISTAS" torcendo contra ele e contra o GRÊMIO. Onde já se viu uma coisa dessas? Mas o fato é que também haviam muitos GREMISTAS, em sua maioria eu garanto, torcendo pelo GRÊMIO e não pelo Celso Roth, apesar de um ajudar o outro. O fato é que Roth armou bem a equipe, trouxe um novo modelo de 4-4-2 que pode variar facilmente para o 3-5-2 (sem Réver isso não poderia ter sido possível), deu força à defesa sem se descuidar do ataque, e venceu por 1 x 0, resultado magro que não foi por culpa dele, e sim dos atacantes. Aliás, aproveito para falar a você Celso Roth: põe os caras a fazer horas e mais horas de finalizações. Não é possível tantos erros na hora de chutar a bola à gol, pelo amor de DEUS! Agora o ato está consumado, Celso Roth ficará. Resta a nós torcedores a difícil missão de pedir aos céus para que Roth não seja cabeça dura e cometa os mesmos erros de acontecimentos recentes. Vale também apostar na IMORTALIDADE para ser Tricampeão da América, acho que será preciso. Tá nas tuas mãos Celso Roth, vê se não decepciona desta vez!

> Boyacá Chicó > A cidade de Tunja recebia pela primeira vez a Copa Libertadores da América em uma partida no Estádio La Independencia. A festa estava armada com cerca de 20 mil colombianos. Mas o atual Líder do Campeonato Colombiano decepcionou à todos. O Boyacá Chicó respeitou muito o GRÊMIO, chamou-o para o seu campo e sofreu um golpe que não previa: o gol de Souza aos 30 minutos da 1ª etapa. O time colombiano entrou em campo com o objetivo de empatar, esperando o GRÊMIO e num descuido da equipe GREMISTA quem sabe chegar à vitória. Com o gol sofrido, a estratégia mudou e a equipe colombiana teve que ir ao ataque. Aí a falta de qualidade imperou e o Boyacá assustou em dois lances de maior perigo: primeiro com o meia Tapia, o melhor jogador da equipe, chutando de longe no à ngulo obrigando Victor a fazer uma grande defesa, e depois nos minutos finais após escanteio o zagueiro Palacios cabceou para outra boa defesa de Victor. Fora isso foi uma equipe sem velocidade, algo típico das equipes colombianas, e quase nada ofensiva, outro fator que caracteriza o futebol colombiano. Dá até para dizer que se o GRÊMIO não lembra o futebol arte dos brasileiros, o Boyacá Chicó não lembra a "alegria" do futebol colombiano.


Chegamos aos 4 pontos ganhos em 2 partidas pela Fase de Grupos da Libertadores da América. Passo importante rumo à classificação às Oitavas-de-Final da competição. É cedo para visionar isso, mas o fato é que temos dois encontros com o Aurora (BOL), lá e cá consecutivamente, e a obrigação GREMISTA é conquistar os 6 pontos em disputa, chegando à 10 pontos. Depois temos o Universidad de Chile (CHI) pela frente, o jogo é lá capital chilena, Santiago. Um empate é bom resultado, a vitória é excelente e a derrota: melhor nem pensar. Com 11 ou 13 pontos a classificação está bem encaminhada. Algo que pode ajudar bastante a nossa classificação são os resultados dos nossos adversários. Na próxima semana por exemplo, dia 18 de março, tem Boyacá x Universidad, na Colômbia: empate é ótimo resultado para o GRÊMIO, vitória do Boyacá não é de se jogar fora, pois a derrota do Universidad será bem vinda. Já é chegado o momento de pensar no futuro do TRICOLOR na Copa. E me parece que o futuro pode estar nos guardando algo muito bom. Independente do Celso Roth (o de hoje me pareceu ser legal, o do GRE-nal que desapareça), vamos TRICOLOR, rumo à Conquista da Copa! Dá-lhe GRÊMIO!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 1 : Victor, Leo, Réver, Rafael Marques, Ruy, Adílson, Tcheco (Makelele), Souza, Fábio Santos, Jonas (Reinaldo) e Alex Mineiro (Herrera). Técnico: Celso Roth.

Banco de Reservas do GRÊMIO: Marcelo Grohe, William Thiego, Diogo, Makelele, Douglas Costa, Herrera e Reinaldo.

Boyacá Chicó (COL) - 0 : Velásquez, Pino, Galicia, García, Madera (Nuñez), Mahecha, Ramírez, Caneo, Móvil (Girón), Tapia, Pérez (Palacios). Técnico: Agenor Piccinin.

Estádio La Independencia (Tunja - COL)

Público e Renda: não divulgados

Gol: Souza, aos 31 minutos do 1° tempo (GRÊMIO).

Cartões amarelos: Alex Mineiro, Makelele, Leo, Réver e Adílson (GRÊMIO), Mahecha (Boyacá Chicó).
Cartão vermelho: Mahecha (Boyacá Chicó).

Árbitro: Sérgio Pezzotta (ARG).
Auxiliares: Diego Romero (ARG) e Ariel Bustos (ARG).

domingo, 8 de março de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 3 Santa Cruz - OS GOLS DO JOGO

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 3 SantaCruz

Fotos: Valdir Friolin
Em dia de colocar em campo uma equipe mista de titulares e reservas, visando o jogo da Libertadores no meio da semana, o GRÊMIO jogou com o reserva Makelele atuando como um bom titular, enquanto o titular Réver atuou como um mau reserva. Entenderam?

Aos 20 minutos, o lateral esquerdo Jadílson consegiu cavar uma falta ao lado da grande área, após bela jogada individual feita por ele. Na cobrnaça, o meia Tcheco cruzou e o atacante Reinaldo abriu o placar para o GRÊMIO. 1 x 0 para o TRICOLOR.

Passados 10 minutos do gol GREMISTA, cruzamento despretencioso (ou nem tanto) do Santa Cruz para o bico da área GREMISTA, e o atacante Rafael Paty subiu sozinho e cabeceou encobrindo o goleiro Victor. Era o empate do Santa Cruz. Tudo igual no placar: 1 x 1. Não demorou muito e eles viraram ainda na 1ª etapa de partida. Erro de marcação do zagueiro Réver e a bola chega para o ala direito Polaco livre de marcação chutar forte para marcar o segundo gol do Santa Cruz. GRÊMIO 1 x 2 Santa Cruz.

O time jogava mal, e não seria o "estreante sem ritmo de jogo e isolado boa parte da partida no ataque GREMISTA cercado de marcadores" Maxi López o Salvador da Pátria! Seria? O argentino bem que tentou. Correu bastante, trombou com a zaga e deu passe para Reinaldo que chegou atrasado. Na 2ª etapa, como já estava estipulado, saiu de campo para a entrada de outro argentino: Herrera.

Na volta do intervalo as coisas não melhoraram para o TRICOLOR, só pioraram. Aos 13 minutos do 2° tempo, o atacante Eraldo ampliou para 3 x 1 o placar em favor do Santa Cruz. Aos 27 minutos o GRÊMIO chegou a descontar com Herrera, e depois ainda teve chances de chegar ao empate, como também se livrou de levar mais um ou dois gols do adversário. Final de Jogo: GRÊMIO 2 x 3 Santa Cruz. E os protestos começaram assim que o juiz assinalou o fim da partida. A torcida TRICOLOR indgnada pedia mais uma vez em vão a demissão de Celso Roth do comando técnico GREMISTA. Mas a direção acredita no "planejamento", no "bom trabalho" e nas declarações de André Krieger eles darão mais uma chance ao técnico no jogo de quarta-feira contra o Boyacá Chicó, pela Libertadores da América. Que a direção esteja convicta mesmo que tudo dará certo e venceremos na quarta-feira, do contrário que ela esteja ciente que arrependimento tardio no meio futebolístico não serve para nada.

Insustentável. Essa é a situação do técnico Celso Roth com a torcida: uma relação insustentável. Até quarta-feira o técnico terá a chance de salvar o seu emprego por mais algum tempo, prazo determinado pelo diretor de futebol André Krieger após a derrota de hoje para o Santa Cruz nas coletivas à imprensa. Derrota que coloca o GRÊMIO já em uma posição nada confortável no 2° Turno do Gauchão. São 2 jogos, 1 ponto conquistado, e mais apenas 5 jogos (15 pontos) em disputa. Portanto, é capaz de ficarmos de fora das Finais do Gauchão 2009 prematuramente, sem sequer se classificar às fases de eliminatórias (Quartas, Semi e Finais) da Taça Fábio Koff. Estamos dando um "presente amargo" ao nosso Eterno Presidente Fábio Koff, estamos dando de "mão beijada" a competição aos nossos rivais colorados.

Para enfrentar o Santa Cruz, jogo válido pela 2ª Rodada do Returno do Gauchão, o GRÊMIO foi escalado com uma equipe mista, reservas e titulares, já priorizando o jogo primordial de quarta-feira, contra o Boyacá Chicó na Colômbia, pela Libertadores. Em campo os titulares Victor e Réver na zaga, Jadílson na ala esquerda e Tcheco no meio campo. Para compor o restante da equipe, Roth escalou Heverton e William Thiego ao lado de Réver, com as alas sendo compostas pelo volante improvisado pela direita Makelele e Jadílson pela esquerda, o meio campo com Diogo e Douglas Costa, e à frente o estreante Maxi López junto com Reinaldo. Uma equipe com a ousadia e velocidade Jadílson e Douglas Costa, a cadência de Tcheco na meia cancha e a preocupação da zaga adversária com o atacante Maxi López. Com isso o GRÊMIO se credencoiava a vencer tranquilamente o Santa Cruz nos Plátanos, uma pena que não pensávamos que a nossa tão elogiada zaga viria a falhar muito na partida. Vamos ao Jogo.

Com Tcheco, Douglas Costa e principalmente Jadílson, ambos caindo pela esquerda, o TRICOLOR tinha muita qualidade para chegar ao ataque. Em poucos minutos se via que o GRÊMIO tomou conta da partida e dominava o adversário no campo de ataque. Com Jadílson vieram as primeiras jogadas de perigo. Foram pelo menos três escanteios originados pelo ala esquerdo. Num deles o primeiro lance de perigo: escanteio para a área, Heverton cabeceia, Maxi López chega atrasado e não alcança a bola que vcai para a linha de fundo. Minutos depois foi a vez de Tcheco avançar com a bola dominada e servir um passe primoroso ao meia Douglas Costa, que de cara com o goleiro acabopu chutando errado para a linha de fundo. Era mais uma chance, dessa vez clara, de gol desperdiçada pelo GRÊMIO. O jovem meia se recuperaria instantes depois quando de frente para a marcação venceu na habilidade e passou à frente para o estreante Maxi López, que cruzou para o meio da área procurando Reinaldo. A zaga do Santa Cruz desviou para fora o cruzamento. O zagueiro William Thiego também chagria ao ataque avançando livre pelo meio de campo até chegar na frente do gol e chutar forte buscando o canto do gol do Santa Cruz, o goleiro adversário se atira na bola e desvia para escanteio.

Eram 20 minutos e o TRICOLOR é quem tinha tido chances de gol até ali. O resultado de 0 x 0 duraria pouco e com o amplo domínio da partida era o GRÊMIO quem abriria o placar em Santa Cruz do Sul. Pela esquerda do ataque GREMISTA avança o lateral Jadílson, que fez o que quis com a marcação. Driblou para cá, driblou para lá, a marcação caiu no chão e ele voltou para cá, avançou mais um pouco e ameaçou cruzar, mas voltou a driblar para dentro rumo a área até ser calçado por baixo pelo adversário. Falta para o GRÊMIO, Tcheco na cobrança. No cruzamento, o atacante Reinaldo desvia de leve, quase imperceptível, para o gol. GRÊMIO 1 x 0.

A partir daí era administrar o placar, e ampliar com o "andar da carruagem" para 2 x 0. Mas as coisas pioraram. O GRÊMIO acabou relaxando na partida e cedendo o seu campo ao adversário. Uma jogada que o Santa Cruz já havia feito, se repete minutos depois. Cruzamento no bico da área da equipe do Santa Cruz e o jogador Rafael Paty pula mais que a marcação (que marcação?), cabeceia forte em busca do gol e encobre o goleiro Victor mais adiantado do que deveria. GRÊMIO 1 x 1 Santa Cruz.

O time GREMISTA que já vinha mal, numa descendente na partida, acusou o gol de empate e aos 40 minutos da 1ª etapa sentiu um golpe fatal. Ataque do Santa Cruz, passe pelo meio na intermediária, Réver erra o bote e o jogador caído no chão passa para o companheiro que fica cara a cara com Victor. Num chute certeiro no ângulo, o lateral direito Polaco virou o placar para Santa Cruz 2 x 1 GRÊMIO. E lá se ia o GRÊMIO para o intervalo com um mau resultado. Nada bom, hein Celso Roth?

O time tinha problemas, grandes problemas. O início promissor da 1ª etapa havia sucumbido quando a marcação e a empolgação do Santa Cruz despertaram na partida. Tcheco, Douglas Costa, Maxi López e Reinaldo não conseguiam ganhar uma bola da marcação adversária. Ou eles cometiam falta, ou eram desarmados. O GRÊMIO parecia fraco, e Tcheco ao sair para o vestiário sentenciou que o time estava aceitando a marcação e jogando mole demais. E olha que o time está unido com o técnico, imagina se não estivesse? Para piorar as coisas o lateral Jadílson, melhor jogador GREMISTA na partida, saiu com lesão no tornozelo no fim da 1ª etapa, no seu lugar entrou o garoto Saimon.

Na 2ª etapa o time retornaria com uma substituição de seis por meia dúzia. Réver sai preservado e poupado para o jogo do meio de semana (então para que vai?), e no seu lugar entra Rafael Marques, outro zagueiro titular que foi poupado e preservado do 1° tempo. Substituição lamentável, desnecessária e de mau planejamento. Era melhor colocar desde o início o garoto Saimon ao invés de colocar Réver, que jogou mal a partida e teve que passar pelo constrangimento da derrota, sendo apontado como um dos destaques negativos do TRICOLOR. Boa Celso Roth, meus parabéns!

Com duas substituições já feitas, duas cartadas a menos, só restava uma substituição. E essa já tinha dono. O atacante Maxi López, ainda fora de ritmo de jogo e com uma atuação apagada na estreia com a camisa TRICOLOR, saíria para dar lugar logo aos 10 minutos da 2ª etapa ao seu compatriota, o argentino Herrera.

O GRÊMIO não havia voltado bem para o jogo após o intervalo. E um castigo maior viria aos 13 minutos do tempo complementar. Numa jogada pela direita do campo do GRÊMIO, o zagueiro Rafael Marques escora a bola que ia para a lateral e num lance sem muita maldade deixa o braço no rosto do adversário. Para o bandeirinha lance lateral em favor do GRÊMIO, para o árbitro falta contra o GRÊMIO. Tumulto formado, e Rafael Marques junto com Herrera recebem cartão amarelo, o argentino por reclamação.

O cruzamento é de longe, mas vai para a área GREMISTA. O goleiro Victor sai mal do gol e o atacante Eraldo cabeceia para o fundo das redes. Santa Cruz 3 x 1 GRÊMIO. Aí as coisas se complicaram de vez. O GRÊMIO tinha time para reverter o placar, mas faltava organização. Com os erros da zaga GREMISTA, combiandos com os erros de ataque, a derrota era difícil de não acontecer.

Com Tcheco pouco inspirado na partida e Douglas Costa sumido em campo, o GRÊMIO ia na base do chutão ao ataque. Isso não dá muito certo, ´não daria certo logo agora. Nas poucas vezes que o GRÊMIO chegou com a bola dominada foi graças aos menos badalados Makelele e Saimon. Jogadores que pelo menos mostram vontade, encaram a partida, põem a cara para bater, já os outros pareciam estar morrendo em campo. Se esse grupo de jogadores está fechado com o técnico, é melhor para o bem de Celso Roth que isso melhore na quarta-feita. Pois senão será o fim para ele!

Numa das poucas jogadas de combinação pela direita, a bola chega ao meia Tcheco, que acordando para a vida, ganha da marcação e cruza na cabeça de Herrera. O GRÊMIO descontava aos 27 minutos da 2ª etapa. GRÊMIO 2 x 3 Santa Cruz. Antes e após o gol de Herrera, o GRÊMIO criou chances, todas pela direita: teve uma chance com Saimon chutando na trave dentro da grande área, depois com Makelele recebendo passe de Tcheco e chutando em cima do goleiro adversário, para reclamação do atacante Herrera, que livre estava ao seu lado para empurrar a bola para o gol vazio (não dá para crucificar o Makelele, pois eu faria o mesmo). O dia não era do GRÊMIO mais uma vez.

E eras isso, fim de jogo. O GRÊMIO perde por 3 x 2 para o Santa Cruz, o "fortíssimo e poderoso" Santa Cruz nos Plátanos. Com o resultado não demorou a se ouvir nas imediações de Santa Cruz do Sul o coro da torcida GREMISTA: "ROTH CAG.., PEDE DEMISSÃO!". Vale ressaltar: nas últimas 5 partidas do GRÊMIO, 4 pelo Gauchão e 1 pela Libertadores, foram 2 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitória, frente o Veranópolis com a equipe reserva. Eu já vi por menos que isso treinador ser despedido, ainda mais com a pressão feita pela torcida. Mas a direção quer esperar até quarta-feira, pois ainda está convicta do trabalho do treinador. Oremos para que tudo dê certo na quarta-feira. Não meu amigo GREMISTA, eu não estou falando de derrota para o Boyacá Chicó. Estou falando que tudo dê certo na Colômbia, o GRÊMIO vença e convença, para assim termos a tranquilidade reestabelecida pelas bandas da Azenha. Apesar da permanência do Celso Juarez Roth como treinador do GRÊMIO. Fazer o quê, nem tudo é perfeito. Que DEUS escreva certo por linhas tortas. Amém!

DESTAQUES DO JOGO

> Zaga > Não foi nada bem nossa zaga hoje. E por completo. Começando pelo goleiro Victor: dois erros em dois gols, num adiantado e no outro saiu mal do gol. O que está havendo com o melhor goleiro do Brasil? O mesmo serve para o zagueiro Réver. Ele não mais parece nos últimos jogos aquele jogador regular, de grandes partidas e um mosntro da zaga GREMISTA. Errou hoje na marcação que originou o segundo gol adversário e ainda mostra estar vivendo uma má fase técnica e física. Já o zagueiro William Thiego tem a desculpa de estar mais de 100 dias sem jogar, mas isso não justifica não pular junto com a marcação no primeiro gol adversário. Para completar tem o zagueiro Heverton, que nem de longe mostra ser aquele defensor que entrou contra o Palmeiras pelo Brasileirão de 2008, jogando mal esta tarde, muito mal. O Rafael Marques jogou também, mas entrou quandp o circo de horrores já estava armado, mostrou certa irritação e perdeu o controle em certos lances, mas tudp isso faz parte do turbilhão de emoções que o GRÊMIO vive nessas últimas semanas.

> Saimon > O único a se salvar na zaga na partida de hoje. Tudo bem que ele jogou pela direita, como um lateral, mas é um jogador de 17 anos com personalidade e bom futebol. No jogo de hoje mostrou novamente ser em breve mais uma boa revelação GREMISTA para o futebol brasileiro.

> Jadílson > Saiu lesionado no tornozelo, mas não sei a gravidade disso. Tomara que não seja nada demais, e na quarta-feira ele já esteja em campo. Foi o melhor jogador GREMISTA na partida, mesmo jogando menos de 45 minutos. Habilidoso até demais, ousado na medida certa e perigoso como tem que ser, Jadílson prova estar à sua velha forma dos tempos de Goiás, sendo o principal jogador do esquema tático GREMISTA. Bem aproveitado, ganhando continuidade e entrosamento com a equipe, pode virar a principal peça de ataque do GRÊMIO na Libertadores. Contra o Universidad de Chile ele já havia mostrado isso.

> Makelele > Outro que se salvou na partida de hoje. Por mostrar vontade a todo lance, mostrar habilidade em outros e por chamar o jogo para si mesmo não tendo futebol para isso, não sumindo do jogo (como faz o Diogo e o Tcheco às vezes), Makelele ganha o meu destaque positivo na partida contra o Santa Cruz. Apesar daquele lance em que ele chutou forte em cima do goleiro em vez de passar para o Herrera que livre ao seu lado pediu a bola. Mas está perdoado por isso, pois qualquer um que é volante e chega cara a cara com o goleiro, tem que tentar o gol. Eu tentaria.

> Maxi López > Coitado do estreante. Diante de um sol forte, campo ruim e pequeno, fora de ritmo de jogo, e sem entrosamento algum com uma equipe jogando mal, queriam o que do atacante? Pelo menos enquanto a equipe jogou mais ou menos e chegou ao primeiro gol, o argentino Maxi López mostrou buscar o jogo, trombou com a zaga e quase deu passe para um gol de Reinaldo. Foi pouco o que ele fez, mas não dá para criticá-lo. Vamos esperar com calma, daqui a pouco ele desencanta.

> Celso Roth > Sua última chance é contra o Boyacá Chicó. Sem vitória, deu pra ti! Hoje mais uma vez o melhor de Celso Roth foi a entrevista coletiva. Com o velho discurso de que a torcida é passional e burra, não entende nada e eu sim entendo tudo, Roth confirmou as suspeitas: "...o Gauchão eu quero que se f...! O meu negócio é Libertadores!". Então que consiga isso Roth, na quarta-feira vença e convença a torcida GREMISTA. Afinal, você é capaz de reverter este quadro, é o tal grande treinador que não erra nunca. Não é mesmo? Pelo menos é isso que você diz a cada entrevista dada à imprensa! Na quarta-feira é o seguinte: VITÓRIA ou DEMISSÃO. Tu escolhe Roth!

> Plátanos > O Estádio dos Plátanos é um dos piores estádios do Rio Grande do Sul, senão o pior. Há mais de cinco anos eu ouço falar que a direção do Santa Cruz irá construir cabines de imprensa para dar maior qualidade às transmissões de TV. E não é que até hoje a TV é obrigada a mostrar o jogo com uma câmera quase na mesma linha do campo. Deve ficar uns três ou quatro metros do chão a câmera, horrível de se ver uma partida assim. Antes que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) construa uma Sede às margens do Rio Guaíba por sei lá eu quanto de dinheiro, que ajude a construir uma cabine de imprensa decente para que as emissoras de TV possam dar ao seu telespectador uma boa transmissão dos jogos. Depois querem cobrar Pay-Per-View. Fora o campo dos Plátanos, outra porcaria.

E é nesse clima que vamos à segunda peleia em busca do TRI da América. Em meio de uma crise, todos querendo mandar o técnico embora, menos a direção convicta do "bom trabalho". Pois é, vamos à Colômbia, na cidade de Tunja, tentar contra o Boyacá Chicó trazer a PAZ de volta ao Monumental. Eu não sou louco de pensar em nada além de vitória na quarta-feira, por mais que eu não goste do técnico, eu sou GRÊMIO, não torço contra! Nunca irei torcer contra...quer dizer, se for para o mal do Inter, quem sabe? Posso vir a pensar no caso! GRÊMIO x Boyacá Chicó, quarta-feira, 21h50, Estádio La Independencia, Tunja, Colômbia. A hora é de voltar a vislumbrar e sonhar com o TRI da América, com ou sem Celso Roth. "Vamos TRICOLOR, queremos a Copa, a Banda tá louca e eu quero te ver Campeão. Eu vou te apoiar como em todos os anos, força e raça meu GRÊMIO temos que ganhar!". Dá-lhe GRÊMIO!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 :
Victor, William Thiego, Réver (Rafael Marques), Heverton, Makelele, Diogo, Tcheco, Douglas Costa, Jadílson (Saimon), Maxi López (Herrera) e Reinaldo. Técnico: Celso Roth.

Santa Cruz - 3 : Cássio, Simônio, Vinicius, Juliano, Polaco, William, Sananduva (William Santos), Cléber Oliveira, Emanuel, Rafael Paty e Eraldo (David). Técnico: Agenor Piccinin.

Estádio dos Plátanos (Santa Cruz do Sul - RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Reinaldo, aos 20 minutos do 1° tempo, e Herrera, aos 27 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Rafael Paty, aos 30 minutos, e Polaco, aos 40 minutos do 1° tempo, Eraldo, aos 13 minutos do 2° tempo (Santa Cruz).

Cartões amarelos: Makelele, Rafael Marques e Herrera (GRÊMIO), Polaco e Rafael Paty (Santa Cruz).

Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS).
Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição (RS) e Carlos Selbach (RS).

quinta-feira, 5 de março de 2009

BLOG IMORTAL SONHO

GRÊMIO - RUMO AO TRICAMPEONATO DA AMÉRICA

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Ypiranga (ERE) - OS GOLS DO JOGO

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Ypiranga (Erechim)

Foto: Tadeu Vilani
Cobranças e mais cobranças. O torcedor foi ao jogo contra o Ypiranga munido de um cartaz contra o Celso Roth. Pelo menos ele deu dicas de quem poderia vir a ocupar o lugar do técnico. Foi solidário com a direção. Agora fica a certeza que a direção tem opções para trocar de técnico. Dois Campeões do Mundo pelo GRÊMIO: um já meio defasado com a evolução do futebol, e outro ainda tido como inexperiente, mas já com um currículo melhor do que técnicos como Celso Roth. Tá aí direção!

Fotos: Diego Vara

Em noite conturbada devido aos protestos da torcida contra Roth, o GRÊMIO não passou de um empate com o Ypiranga de Erechim na estreia GREMISTA na Taça Fábio Koff. O atacante Alex Mineiro jogou mal, provando não estar em boa fase no GRÊMIO.

Quase o Salvador da Pátria! Nos acréscimos da 1ª etapa, o atacante Jonas gira o corpo e chuta no canto do gol longe do alcance do goleiro. GRÊMIO 1 x 0. Jonas marcou seu sexto gol no Campeonato Gaúcho, é o artilheiro GREMISTA na competição.

Após gol marcado, o atacante Jonas foi até o técnico Celso Roth dar um abraço do tipo "estou te dando uma força, agora me deixa na equipe". Vale ressaltar que quase toda a equipe foi abraçar o técnico. Sinal de união do grupo em prol do técnico? Pode ser, não funcionou muito bem.

Com o empate do Ypiranga nos minutos iniciais do 2° tempo, a insatisfação do torcedor com o técnico só aumentou. Com o fim de jogo, e mais um mal resultado, a torcida pediu a demissão do técnico no pátio do Estádio Olímpico. Pelo jeito a dor de cabeça do Roth vai demorar a passar. Que ele trate de arrumar as burradas que fez, só ele pode se ajudar.

E o 2° Turno do Gauchão começou, e com ela a disputa pela Taça Fábio Koff, na qual teoricamente (na prática acredito que também) temos que vencer, pois assim estaremos nas Finais do Gauchão 2009 para enfrentar o Internacional e de quebra ainda daremos um presente ao nosso Eterno Presidente Fábio Koff, que dá o seu nome à Taça. Mas a competição não começou bem para o TRICOLOR.

Desfalques marcaram a escalação GREMISTA. Sem o volante Adílson, suspenso devido ao cartão vermelho recebido no fim do Clássico GRE-nal, Celso Roth colocou em campo o volante Diogo, dando ao meio campo mais marcação e menos criação. O meia Tcheco, gripado e com febre, foi outro desfalque da partida, sendo colocado no seu lugar o volante Makelele, adiantado e jogando pelos lados do campo. Uma equipe descaracterizada no meio campo, prenúncio de problemas para o TRICOLOR. Vamos ao Jogo.

No 1° tempo o GRÊMIO mostrou pouca produtividade e um certo abatimento devido aos últimos resultados e à pressão feita pela torcida. Torcida que não poupou nem mesmo os 90 minutos de partida, pelo menos parte dela, quase que na sua maioria concentrada nas Sociais do Olímpico. Muitos levaram ao estádio cartazes com dizeres do tipo "FORA ROTH!" ou algo a mais. Erro de passe, vaia na certa. Tudo já começou errado, não dava para esperar que tudo se acertasse em 90 minutos, e assim se fez. Terminou tudo errado.

O meia Souza, bem sobrecaregado já que era o único armador da equipe, sentiu a marcação do Ypiranga e pouco fez na partida. Na base da ligação direta defesa para o ataque, o GRÊMIO era pouco perigoso ao gol adversário. Os alas também não ajudaram, pois Ruy e Fábio Santos estavam numa noite nada inspirada. O ala direito buscava a tabela com Souza e Makelele, mas o passe não se completava e lá se ia mais um ataque. Do outro lado, Fábio Santos até tentou chegar ao ataque, mas quando chegava não surtia o efeito desejado: estava numa noite tecnicamente muito mal.

O volante transformado em meia Makelele bem que tentou criar e ajudar Souza, mas não podemos esperar que ele tenha a mesma visão de jogo de Tcheco, que bem ou mal tecnicamente, ainda me parece importante para o time do GRÊMIO. Makelele não é mal jogador, pelo contrário, mostra intimidade com a bola, faz boa marcação, mostra vontade e ainda chega facilmente como um homem surpresa lá na frente, só que não pe trabalho dele criar e armar a equipe. É pedir demais! Atrás de Makelele estava o volante Diogo. Pode até ser que ele seja voluntarioso, trabalhador e bom profissional, mas não me parece ser uma opção para o GRÊMIO. É daqueles volantes que se escondem do jogo para se preservar, faz muitas faltas desnecessárias no meio campo e não tem infelizmente o passe qualificado para o GRÊMIO sair rapidamente ao ataque. Decepcionou mais uma vez.

A 1ª etapa se arrastou sonolento ao seu final. Antes disso algumas boas triangulações entre Jonas, Alex Mineiro, Souza e até o zagueiro Réver, mas nada de chance clara de gol. Até que nos acréscimos, o TRICOLOR se organiza e com a bola no chão, vai passando de jogador para jogador até soifrer desvio e chegar ao atacante Jonas. Jonas só gira o corpo e chuta com a bola no ar. No canto do goleiro, GRÊMIO 1 x 0. Foi meio que um alento ao técnico Celso Roth, afinal as vaias com a vitória tendem a diminuir, e ainda mais quando o time inteiro vai ao encontro dele como se dissesse a todo o estádio: "Estamos contigo Roth!". Antes de ir para o vestiário, Jonas ainda desabafou e deu a entender que o grupo estava unido em prlo do técnico. Pena que só durou até o reinício do 2° tempo.

No 2° tempo veio um GRÊMIO apático para o campo. Ao que parece contente e já satisfeito com o resultado da partida, o TRICOLOR não mostrava muito esforço. O atacante Alex Mineiro era o símbolo desse sentimento, desarmado por vezes facilmente pela zaga adversária, não conseguiu criar nenhuma boa jogada. O castigo não demorou a vir. Eram 9 minutos da 2ª etapa, Alex Mineiro é desmarcado no ataque GREMISTA, e o Ypiranga de passe em passe desce pela esquerda, um lançamento às costas da marcação, chute cruzado para a área e o atacante Sharlei de carrinho empurra a bola para as redes. Empate do Ypiranga, tudo igual no placar: 1 x 1.

O que não estava bom, fica ainda pior. Torcida já insatisfeita com a vitória, imagina com um empate em pleno Olímpico frente ao "fortíssimo" Ypiranga de Erechim? O GRÊMIO não reagiu à altura do que precisava. Réver fez boa jogada individual, mas acabou chutando por cima do gol. Makelele tentava armar as jogadas, Souza apagado na partida errava muitos passes. Alex Mineiro? Estava em campo? Hora de substituições. Sempre perto dos 30 minutos da 2ª etapa. Substituição tarde, mas com a desculpa do tipo "eu tentei mudar, mas a equipe não estava numa boa noite". Erro de Celso Roth: mais um para sua coleção.

Sai Leo e entra Douglas Costa, que deveria já estar em campo desde o início ou pelo menos desde a volta do intervalo. Agora não, Roth o coloca em campo para tentar em 20 minutos fazer o quê? Me diga você? Nada, foi o que ele fez. Depois ainda alterou o ataque colocando Reinaldo e tirando o "a cada dia mais reserva devido aos argentinos" Alex Mineiro. Ainda tirou o "não aproveitou a chance" Fábio Santos para colocar o lateral Jadílson. Já deveria isto bem antes, mas ele gosta de piorar a sua situação. Vai ver é masoquista!

A equipe não surtiu o efeito desejado, acabou empatando em 1 x 1 com o Ypiranga. Não sem antes tomar um suador na defesa nos minutos finais, pois a equipe de Erechim quase fez o crime em pleno Estádio Olímpico. Início preocupante no 2° Turno do Gauchão 2009, preocupante!

DESTAQUES DO JOGO

> Em uma semana tudo pode acontecer > Na quarta-feira, 25 de fevereiro, vimos a estreia sem gols do GRÊMIO na Libertadores: sem gols mas com bom futebol. Tínhamos esperanças! Daí veio a sexta-feira seguinte ao jogo contra o Universidad de Chile, o adversário era o Veranópolis pelas Semifinais do Gauchão. Time reserva, vitória simples e vaga à Final da competição. Era GRE-nal, a esperança da torcida era a repetição da equipe e do jeito de jogar da estreia da Libertadores. Na coletiva pós-jogo da classificação à Final do Gauchão, o técnico Celso Roth, ao contrário do sentimento da torcida, via o GRE-nal como um mero jogo valendo uma Taça nada relevante para o GRÊMIO. Chega o domingo de GRE-nal, e ele arma aquela retranca no 3-6-1, o GRÊMIO perde devido a uma lambança realizada por ele na escalação, nas substituições e na covardia de não colocar o GRÊMIO para a frente. Não foi o GRE-nal o precedente para as manifestações acirradas da torcida GREMISTA. Foi só mais um motivo, razão ou circunstância para que se criasse toda essa indignação. Ele está pela terceira vez à frente do GRÊMIO, nunca ganhou nada além de Gauchão e Copa Sul, faz campanhas boas mas nunca ganha Título (que é o que interessa), arma retrancas, faz um time grande como o GRÊMIO virar time pequeno em pleno Clássico, e por tudo isso ainda ganha 220 mil mensais. É ou não é para o torcedor ficar indignado?

> Celso Roth > Errou ao escalar o time com Diogo ao invés do Maylson. Pode até ser que Maylson não seja lá uma das melhores alternativas, mas poderia fazer mais do que o Diogo em campo. Ou então colocar Makelele de primeiro volante e trabalhar Douglas Costa e Souza na armação. Jogando no Olímpico contra o Ypiranga, o que se pode temer? Não é necessário se preocupar muito com o lado defensivo, tem que fazer o TRICOLOR sufocar o adversário no seu campo. As substituições tardias: outro erro de Roth. Ele substitui quando não há mais nada o que fazer, a equipe já se entregou ao adversário e não tem mais força de reagir. Na coletiva depois do jogo, Celso Roth falou que a imprensa só fala dos torcedores indignados, mas esquece de falar daqueles que apóiam do início ao fim da partida. Ele estava falando da Geral do GRÊMIO, a torcida que não para de apoiar. O detalhe que ele esqueceu que dentro da torcida existem diversos torcedores querendo a saída do técnico também. Mas eles seguem o lema: "O GRÊMIO ACIMA DE TUDO!". Entendeu Roth?

A insatisfação é geral, mas o momento é de pensar no bem do GRÊMIO. Vaias e cartazes pedindo a demissão do técnico Celso Roth são imoperantes no momento. Temos Libertadores na quarta-feira, e ninguém é louco de pensar em derrota para se ver livre do Celso Roth, pois estaremos correndo o risco de se ver livre da Libertadores também. Chegou a hora da IMORTALIDADE entrar em campo, pois já que o técnico não ajuda, que o Manto TRICOLOR nos ajude. "Vamos TRICOLOR, queremos a Copa!", independente de quem estiver no comando técnico. Domingo tem Santa Cruz pela 2ª Rodada do Gauchão 2009, jogo com time misto ou reserva lá em Santa Cruz do Sul. Vale a viagem para a Colômbia com a cabeça doendo um pouco menos devido às noites mal dormidas ultimamente há uma semana. Vamos GRÊMIO, já passamos por momentos mais difíceis, mas sempre passamos! Dá-lhe GRÊMIO!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 1 : Victor, Leo (Douglas Costa), Réver, Rafael Marques, Ruy, Diogo, Makelele, Souza, Fábio Santos (Jadílson), Jonas e Alex Mineiro (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.

Ypiranga (Erechim) - 1 : Giovani, João Rodrigo, Tomás, Renato, Fábio (Diego), Pavão, Márcio, Marquinhos, Michel, Sharlei (Marcelo Muller) e Guto (Flávio). Técnico: Tonho Gil.

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Total: 15.858 torcedores - Renda: R$ 110.485,00

Gols: Jonas, aos 47 do minutos do 1° tempo (GRÊMIO), Sharlei, aos 9 minutos do 2° tempo (Ypiranga-ERE).

Cartões amarelos: Leo e Réver (GRÊMIO), Márcio, Marquinhos, Renato e Giovani (Ypiranga-ERE).

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves de Lima (RS).
Auxiliares: Vilmar Burini (RS) e Edemar Palmeira (RS).

domingo, 1 de março de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 1 x 2 Internacional - OS GOLS DO JOGO

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 1 x 2 Internacional

Foto: Emílio Pedroso

Eram 3 mil GREMISTAS confiantes rumo à Beira do Lago ver o GRÊMIO repetir o bom jogo da última quarta-feira e ganhar do Internacional,...

Fotos: Diego Vara

...conquistando assim em pleno território inimigo a Taça do 1° Turno do Gauchão que tem o nome do "maior" presidente dos "vermelhinhos". Era uma baita ironia, mas...

...não existe maior ironia do que acreditar que um cidadão de bem chamado Celso Roth não faria uma de suas peripécias na escalação GREMISTA, colocando em campo mais uma vez o esquema 3-6-1, onde...

...o atacante Alex Mineiro, que já confessou não gostar de ficar isolado no ataque, fica isolado no ataque. Mais uma peripécia de Celso Roth minha gente! Não há nada de novo nisso, não é mesmo?

Em campo tínhamos uma zaga tremendo de medo, vide Leo marcando o Taison (um medo só!), um meio campo ruim com o Diogo (faltoso, não acerta um passe e só dá "bicuda" para frente), sonolento com o Tcheco, incapaz de se desmarcar com o Souza, e salvando a pátria na meia cancha o titular mais absoluto a cada jogo do GRÊMIO, Adílson, sendo atrapalhado pelo Diogo. Nas alas, tínhamos um Jadílson com ousadia e encarando o desafio do GRE-nal, e um Ruy que desequilibra contra o "Guajuviras F.C." mas no GRE-nal não joga um ovo. No ataque, coitado, lá estava Alex Mineiro, mas isso eu já disse. Ainda bem que no gol tínhamos Victor, em grande 1° tempo.

ROTH x TAISON: O RETORNO. E mais uma vez nocaute de Taison sobre Celso Roth. Será que é difícil para o Celso Roth armar um GRÊMIO que não entre com jeito de time pequeno, inofensivo e sem gana de ganhar? Nos treinos fechados será que é complicado cr5iar um esquema que saiba reprimir a velocidade de Taison e...

Nilmar? Mais uma vez na 1ª etapa tivemos a sorte de ver o Nilmar errando gols fáceis graças às boas defesas de Victor. Mas o goleiro que havia salvado o 1° tempo GREMISTA, vencendo a batalha com Nilmar e Cia., não foi capaz de vencer mais uma peripécia feita pelo "querido" técnico Celso Roth no início da 2ª etapa.

Nos treinos fechados ele deve treinar muito cobranças de faltas com a zaga fazendo linha burra. Burro como é, ele sabe porque chamam a linha burra assim: uma hora ela dá em burrice. Cobrança colorada feita, Ruy "Cabeção" dá condições de jogo graças à sua cabeça e Índio, com tranquilidade, calma, quase em câmera lenta, domina no peito, gira o corpo e chuta à queima-roupa contra Victor, que é vencido pela burrice de Roth. Inter 1 x 0.

Os jogadores GREMISTAS ainda reclamam de impedimento na jogada, mas a realidade é que em vez de reclamar da arbitragem, tinham de reclamar do seu técnico. Como quem quisesse levar o gol para agir, Cleso Roth fez duas substituições logo em seguida ao gol do adversário. Entra Jonas no lugar de Diogo, e Fábio Santos no lugar de Leo. Com um esquema já no 4-4-2, com Jadílson liberado mais para o ataque e Fábio Santos mais na retaguarda pela esquerda, o TRICOLOR faz com que o Inter se encolha no seu próprio campo, não só por estar ganhando o jogo, mas também porque o GRÊMIO passou a ter dois jogadores a mais para atacar. Em pouco tempo isso surtiu o efeito desejado.

Com Jonas ao lado de Alex Mineiro, a zaga colorada teve que se preocupar com Jonas, deixando Souza mais livre para criar e Ruy mais solto pela direita. Aos poucos as jogadas foram aparecendo, até que Ruy avançou com Souza pela direita, fizeram tabela um com o outro, até que Souza rolou a bola para o atacante Jonas, que segurou ela mesmo com a marcação em cima e fez o toque para Alex Mineiro um pouco atrás, o atacante com um chute de qualidade no canto do goleiro, fez GRÊMIO 1 x 1. Da mesma forma que no primeiro GRE-nal do ano, foi só ter dois atacantes para que houvesse boas jogadas de Ruy e Souza, e gols dos atacantes.

Dois atacantes, Jonas e Alex Mineiro, um time presionando em busca da virada, a equipe confiante do jeito que nós imaginávamos. Mas aí nova peripécia de Roth, acharam que eu tinha esquecido das peripécias dele. Após o gol ele teve a infeliz ideia, que sei lá de onde ele tira essas ideias, de recompor o sistema defensivo do GRÊMIO. Retirou o "contrariado com razão" lateral Jadílson de campo para colocar o bom zagueiro "mas desnecessário no momento" Heverton na partida. Ou seja, o que antes ele fez ao inverso, ao colocar Fábio Santos no lugar de Leo, agora ele refez com Heverton no lugar de Jadílson. Inexplicável! Será que ele queria o empate e consequentemente as penalidades máximas? Recuar o time no seu melhor momento, qual é a razão para isso? Chamar o time adversário para o seu campo? Mas tu é burro mesmo, hein Roth?

Não demorou muito para que o Inter voltasse a criar chances com perigo ao gol TRICOLOR. Taison para cima da marcação de Heverton, ginga para lá, ginga para cá, falta de Heverton. Nova bola parada, cruzamento ao lado da área, Magrão sobe mais que os defensores GREMISTAS e estufa as redes com uma cabeçada. Inter 2 x 1. Mais um GRE-nal perdido pela incompetência de um técnico, mais um Título perdido pelo técnico "quase" Campeão. Como todo mundo anda dizendo: até quando Roth? Até quando direção? Até quando?

"Dessa vez eu não tive culpa alguma, tu é que escalou mal, substituiu pior ainda e perdeu por seus próprios méritos. Nem vem Roth!" - Leonardo Gaciba para Celso Roth.

"Valeu pela força, irmão! Valeu Roth, esse Título eu dedico a você!" - Tite para Celso Roth.

"Fora Roth! Fora Roth! Fora Roth! Fora Roth! Fora Roth! Fora Roth! Fora Roth! Fora Roth! Fora Roth! Fora Roth!" - clamor da Nação TRICOLOR à direção GREMISTA.

Até quando iremos aguentar isso? Até quando? Hein? Post completo em breve!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 1 : Victor, Leo (Fábio Santos), Réver, Rafael Marques, Ruy, Diogo (Jonas), Adílson, Tcheco, Souza, Jadílson (Heverton), Alex Mineiro. Técnico: Celso Roth.

Internacional - 2 : Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Magrão (Rosinei), Guiñazu e Andrezinho; Taison (Alecsandro) e Nilmar (Marcelo Cordeiro). Técnico: Tite.

Estádio Beira Rio (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 28.488 - Público Total: 32.131 torcedores - Renda: R$ 411.915,00

Gols: Alex Mineiro aos 14 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Índio, a 1 minuto, e Magrão, aos 32 minutos do 2° tempo (Internacional).

Cartões amarelos: Tcheco, Alex Mineiro, Réver, Fábio Santos, Jonas e Heverton (GRÊMIO), Álvaro, Taison, Guiñazu e Magrão (Internacional).
Cartão vermelho: Adílson (GRÊMIO).

Árbitro: Leonardo Gaciba (RS).
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e José Franco Filho (RS).