Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 15 de março de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 0 Sapucaiense

Fotos: Mauro Vieira
Reencontrando-se com seu bom e velho futebol, o zagueiro e capitão Leo fez boa partida e marcou o primeiro gol do GRÊMIO aos 11 minutos da 1ª etapa, após escanteio bem cobrado pelo ala esquerdo Jadílson. GRÊMIO 1 x 0.

O técnico Celso Roth mandou ao jogo uma equipe mista que tinha como armadores o volante Julio Cesar (foto), atuando mais recuado como Adílson, o volante Maylson, que buscou fazer a posição de Tcheco na armação, e o volante Makelele, sendo o meia mais adiantado como Souza. Deu certo: vitória e 3 pontos importantes rumo à classificação no Grupo 2.

Aos 35 minutos da 1ª etapa, o jogador Makelele apertou a marcação na saída de bola do Sapucaiense, roubou a bola, tabelou com Jonas pela intermediária, avançou rumo à grande área passando pelos defensores e na saída do goleiro o encobriu marcando o segundo gol do TRICOLOR. GRÊMIO 2 x 0.

Uma coisa eu concordo com o técnico Celso Roth: o Gauchão não é parâmetro para a Libertadores. Pelo menos não é parâmetro quando enfrentamos uma equipe feito o Sapucaiense, ou mesmo quando enfrentamos o Ypiranga e o Santa Cruz, na qual empatamos com o primeiro por descuido nosso e perdemos para o segundo muito mais em razão de nossos erros do que de acertos da equipe adversária. Agora, o Gauchão só vira parâmetro para a Libertadores quando enfrentamos o Internacional, e aí está o nosso maior dilema, perdemos já dois Clássicos este ano. Estou falando tudo isso porque o jogo de hoje à tarde, contra o Sapucaiense do centroavante Adão, foi mais uma prova da da superioridade da equipe da Capital sobre a fragilidade de uma equipe do Interior, ou Região Metropolitana, como queiram. O Gauchão já tem Final decidida, será um GRE-nal, pelo jeito novamente no Beira Rio. Isso acontecerá é claro se o GRÊMIO vencer as suas próximas 4 partidas desta 1ª Fase do 2° Turno e chegar à LIDERANÇA do Grupo, algo que hoje está longe de acontecer, já que estamos em 4° lugar, posição que perderemos independente do placar do jogo desta segunda-feira, envolvendo o Santa Cruz x Caxias. Temos que correr atrás dos resultados, provavelmente conseguiremos esse objetivo, a não ser que o Celso Roth consiga estragar tudo mais uma vez, e isso nós sabemos bem que ele é perito.

No jogo um esquema 3-5-2 foi escalado. Na zaga, a ausência dos titulares Victor no gol e Réver na zaga, pois Roth mandou ao jogo o goleiro Marcelo Grohe e os zagueiros Leo e Rafael Marques junto com William Thiego. Nas alas os titulares Ruy e Jadílson (não creio que Fábio Santos seja o titular da equipe) trabalharam livremente junto com o meio campo formado por volantes: Julio Cesar, Makelele e Maylson. Jogaram bem como vocês devem ter olhado, mas tendo Douglas Costa no banco de reservas é um crime não colocá-lo na armação da equipe. Sabemos o motivo ou pelo menos suponhamos o motivo para Celso Roth não colocar Douglas Costa na equipe: ele não gosta de estrelas, craques, prefere os trabalhadores, prefere os pedreiros do que os arquitetos. Não que eu esteja falando que o trio de volantes que jogou hoje sejam apenas pedreiros. Pelo contrário, Julio Cesar mostrou ser habilidoso, Makelele já não é apenas um defensor, é opção de ataque, e Maylson fez uma partida honrando o número às suas costas: 10. Mesmo assim, imagine você como técnico, tendo ali no banco de reservas o Douglas Costa, uma das grandes promessas do futebol mundial, você o coloca em campo ou não? Voltando à escalação de hoje, tínhamos ainda no ataque Jonas e Herrera, obrigados a desfazer a péssima imagem do ataque da quarta-feira contra o Boyacá Chicó. Sabemos que ambos não foram lá essas coisas. Vamos ao Jogo.

Um time misto de reservas e titulares, fora de casa e contra um mau rendimento no início do 2° Turno. Ingredientes que previam problemas para o GRÊMIO. Mas os problemas previstos não citavam o adversário: o fragilizado, quase rebaixado, Sapucaiense, que teoricamente jogava também fora de casa, mas na prática era o mandante. Não sei se é regra, ou se é estratégia, o fato é que a equipe que joga contra quem for da dupla GRE-nal deixa o time da Capital ter a iniciativa da partida. Vai ver que nem é regra ou estratégia, é simplesmente a inferiodade que faz com que os técnicos destas equipes tomem este tipo de decisão. No jogo de hoje à tarde, o Sapucaiense deu espaço e o seu campo para o GRÊMIO atacar. Devido à isso, hoje se viu um esquema 3-5-2 bem ofensivo, tendo em certos momentos uma esquematização de só um zagueiro no campo do GRÊMIO, tendo à sua frente uma linha de três jogadores (dois zagueiros pelas laterais e um volante pelo meio) já no campo adversário e o restante da equipe empenhados a atacar e encurralar o time de Sapucaia do Sul.

Logo no primeiro minuto de partida o ala Jadílson ganhou da marcação e na entrada da área chutou rasteiro para a defesa do goleiro adversário. Minutos depois o Sapucaiense tentou chegar ao ataque, mas sem dar grande perigo ao gol de Marcelo Grohe, a não ser em duas oportunidades (antes e depois do primeiro gol GREMISTA) com o atacante Adão, uma em impedimento. Da maneira que se encaminhava a partida, não demoraria muito para o GRÊMIO chegar ao gol. Eram 11 minutos da 1ª etapa quando Jadílson foi para a cobrança de um escanteio pela esquerda. No cruzamento do ala esquerdo, o zagueiro Leo sobe sozinho em cima da marcação e cabeceia no canto do gol. GRÊMIO 1 x 0. Nada poderia ter sido melhor ao GRÊMIO do que logo no início da partida chegasse ao primeiro gol, e a partir disso administrasse o placar e em outra oportunidade ampliasse também. Minutos depois ao primeiro gol GREMISTA, Maylson pegaria o rebote após escanteio e num chute forte obrigaria o goleiro do Sapucaiense a fazer grande defesa.

Com o Sapucaiense recuado no seu campo, Celso Roth liberou completamente os seus alas para auxiliar na armação do meio campo e ajudar o ataque. O TRICOLOR dominava a partida. Era visível os dois alas sempre à frente da intermediária, tendo ambos na sua cobertura sempre um zagueiro, procurando se posicionar como lateral. Com essa ofensividade toda, com os atacantes Jonas e Herrera cercando a saída de bola da equipe de Sapucaia, e ainda Makelele auxiliando na marcação adiantada, o GRÊMIO conseguiu aos 35 minutos da 1ª etapa com uma roubada de bola no meio campo através de Makelele chegar ao segundo gol na tarde de domingo em São Leopoldo. Makelele roubou a bola, passou para Jonas e recebeu na frente. Na corrida em busca da área deixou os defensores para trás, driblou um último para dentro e na saída do goleiro deu um toque por cima dele. A bola morreu nas redes, golaço de Makelele, a cada dia mais o 12° jogador da equipe GREMISTA, merecendo até titularidade dependendo da ocasião. GRÊMIO 2 x 0.

A partir dos 2 x 0, o GRÊMIO deu ritmo lento à partida, e o Sapucaiense continuou esperando uma ajuda dos céus. Ela não veio, o que veio foi o intervalo. O GRÊMIO voltaria sem nenhuma alteração, sem nada novo para o início da 2ª etapa. Algo que eu lamento muito, pois jogadores como Douglas Costa e Maxi López não irão adquirir ritmo de jogo no banco de reservas ou jogando cerca de 15 minutos ou menos como hoje. Tem que aproveitar jogos como hoje (sem muita correria, sem pressão contrária e fácil mesmo) para levar esses jogadores à sua melhor condição física e técnica. Afinal, daqui a pouco a Libertadores da América passa a ser semana sim, outra semana também, e Douglas Costa e Maxi López (só para ficar nestes exemplos) poderão ser peças importantes rumo à essa Conquista, pois estão inscritos na Copa.

A 2ª etapa foi sonolenta, o GRÊMIO administrava o placar com todas as forças. Tanto que os alas Ruy e Jadílson viraram laterais fixos na 2ª etapa, guardando sempre a posição. O trio de zaga mal jogava, o Sapucaiense era uma negação no ataque, chegando esporadicamente em lances que não levavam grande perigo ao gol de Marcelo Grohe. O pouco trabalho na tarde de domingo, mais a displicência e a sonolência de um jogo ganho fazem com que a zaga sofra certos delizes. Deslize que cometeu o zagueiro Rafael Marques ao não levar a sério um lançamento longo do Sapucaiense e ao tentar atrasar ou chutar (sei lá!), acabou por dar um belo passe para o ex-centroavante GREMISTA Adão (ele era ótimo nos treinos, na época do TRICOLOR), que num chute acertou a trave. Quase que o Sapucaiense desconta o placar.

O GRÊMIO se mantinha mais no seu campo, tocando a bola, passando o tempo. Isso não impediu que em duas oportunidades o "meia" Maylson quase marcasse dois golaços. Na primeira oportunidade, em cobrança de falta, Ruy só encostou na bola e Maylson concluiu ao gol num chute forte de longa distância, o goleiro espalmou para escanteio. Na segunda oportunidade, Maylson fez bela jogada individual, correndo desde a intermediária, cruzou em diagonal para o meio, driblou três defensores e na entrada da área chutou à gol (com a canhota!) procurando o canto do goleiro, que conseguiu se esticar todo e defender o chute.

Com o passar do tempo o jogo seguia o seu rumo imposto desde o início: o GRÊMIO dominava a partida, a essa altura já seguro da vitória, e o Sapucaiense continuava sem reação, já satisfeito com o placar de 2 x 0 (não queria levar mais!). O técnico Celso Roth já havia substituído o TRICOLOR colocando Reinaldo no lugar de Jonas. O atacante saiu de campo sem conseguir recuperar a sua imagem destruída pela imprensa no meio da semana devido às grandes chances que ele desperdiçou contra o Boyacá Chicó, pela Libertadores. Na partida de hoje, destaque apenas à sua tabela com Makelele no segundo gol da partida. Mas liga não, Jonas! É só intriga da oposição "vermelha"! Continua trabalhando, que lá na frente tu serás recompensado!

Por volta dos 30 minutos veio a segunda alteração: Maxi López no lugar de Herrera. O argentino não fez uma boa partida, ausente na maioria do tempo de jogo e sem muita sorte com a zaga adversária. No final da partida veio a informação que Herrera estaria gripado, e em razão disso não teria jogado bem. Aí eu te pergunto: porque jogou então? Para que colocar em campo alguém sem condição física de desempenhar o seu melhor futebol? Não é da tua filosofia Roth, colocar em campo só jogadores que estejam na melhor condição física e técnica? Hein?

O atacante Maxi López entrou para jogar 15 minutos. Tocou duas ou três vezes na bola, chegou a dar um carrinho consertando um erro de passe que iria acontecer, mas nada além disso. Aos 40 minutos outra substituição na equipe GREMISTA, outra nada justificável. Colocar o meia Douglas Costa no lugar de Makelele para jogar 5 minutos (ou menos) só pode ser castigo de treinador que não vai com a cara de jogadores que carreguem o rótulo de "craque". Lamentável!

E foi assim que o jogo acabou: GRÊMIO 2 x o Sapucaiense. Com o resultado o TRICOLOR chegou à sua primeira vitória na Taça Fábio Koff, após ter empatado e perdido nas duas primeiras rodadas. Chegamos aos 4 pontos ganhos e estamos provisioramente na 4ª colocação do Grupo 2, já que amanhã ou Santa Cruz ou Caxias, que se enfrentam em Santa Cruz do Sul, passará o GRÊMIO na classificação. Ou seja, até amanhã à noite estamos classificados no G-4, e depois continuaremos a correr em busca da classificação. O próximo jogo é contra o São José de Porto Alegre, no Estádio Olímpico, às 19h30, desta quarta-feira.

DESTAQUE DO JOGO

> Capitão Leo > O bom zagueiro Leo que conhecemos está voltando, ou já retornou. Hoje contra o Sapucaiense marcou o seu primeiro gol no ano e teve uma atuação segura como aconteceu no meio da semana contra o Boyacá Chicó, pela Libertadores. Após alguns erros em certas partidas como o GRE-nal, a zaga estava sofrendo muitas críticas. Aos poucos Réver vem retomando o seu futebol, Rafael Marques parece estar seguro na posição e Leo vem jogando o seu futebol dos tempos de 2007 e começo de 2008. Ou seja, em termos de zaga estamos bem servidos, resta saber se conseguiremos salvar o ataque da péssima fase de não marcar gols.

UM TRIO DE VOLANTES NA ARMAÇÃO

> Julio Cesar > Mesmo sabendo que o adversário era inofensivo e frágil em todos os sentidos (zaga, meio campo e ataques), é possível analisar os jogadores pela forma que encararam a partida. Talvez o volante Julio Cesar seja o jogador ideal para que vejamos sua atuação independente do adversário que foi. Afinal, estamos falando de um jogador que atuou pela segunda vez este ano como titula da equipe, sendo que pela primeira vez atuou na sua posição de origem, na função de volante. O volante jogou bem, soube marcar sem fazer faltas e teve habilidade quando foi ao ataque. Elogiado na partida por mostrar algumas características semelhantes ao ex-volante GREMISTA Rafael Carioca, como técnica e tranquilidade na hora de desmarcar e sair para o jogo. Com a atuação de hoje, Julio Cesar provou qual a razão de ter escolhido para constar entre os 25 inscritos na Copa Libertadores em vez de Tiago Dutra, e veio a provar também o por quê Roth optou por colocar ele em campo ao invés do volante Diogo, que ficou no banco de reservas. Aliás, mostrou muito mais futebol do que o Diogo, que se não começar a jogar bem, poderá acabar fora da lista da Libertadores. Belo jogo Julio Cesar, abre o olho Diogo!

> Makelele > O jogador vem sendo o 12° titular da equipe GREMISTA. O técnico Celso Roth normalmente chama o jogador para entrar na 2ª etapa das partidas, e o jogador mostra em campo a razão da escolha. Confiante a cada partida, Makelele vem mostrando um futebol de muita qualidade: driblando, armando e concluindo grandes jogadas. Não é mais só aquele marcador de quando chegou ao TRICOLOR, virou mais atacante que isso, e como na partida de hoje, vem provando com gols a sua boa fase na equipe. O craque da partida no jogo de hoje contra o Sapucaiense.

> Maylson > Não é a primeira vez que vou dizer isso, mas é bom repetir. O volante Maylson não fazia parte de nenhuma projeção do GRÊMIO para 2009. Com um ano de 2008, onde foi titular no primeiro semestre de Gauchão e Copa do Brasil, e depois acabou voltando aos juniores no segundo semestre, Maylson tinha sido esquecido pela comissão técnica para ser aproveitado este ano. Porém, aí veio a Seleção Brasileira Sub-20, titularidade, destaque e medalha no peito, e tudo acabou mudando. Voltou ao GRÊMIO e em sua primeira entrevista, avisou que queria um lugar na equipe. Vem aproveitando as chances de Celso Roth, conquistou uma vaga na lista de inscritos da Libertadores e hoje foi um dos melhores em campo. Mostrou uma qualidade nova: o chute de longa distância. Em duas tentativas, obrigou o goleiro adversário a fazer duas belas defesas. Em uma arrancada quase fez um golaço: aliou velocidade, boa condução de bola e habilidade na hora de sair da marcação, no chute o goleiro defendeu mais uma vez. Com a camisa 10 às costas na partida de hoje, mostrou qualidades antes não conhecidas.


Jogo fácil, mais um no Gauchão. Foi a primeira vitória na Taça Fábio Koff, vitória importante na busca pela classificação no Grupo 2. Quarta-feira voltamos ao Gauchão para continuar a reabilitação contra o Zequinha, no Olímpico. Temos que correr atrás agora Celso Roth, não podemos decepcionar nosso Presidente Campeão do Mundo! Dá-lhe GRÊMIO!


Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 : Marcelo Grohe, Leo, Rafael Marques, Thiego, Ruy, Julio Cesar, Makelele, Maylson, Jadílson, Jonas (Reinaldo) e Herrera (Maxi López). Técnico: Celso Roth.

Sapucaiense - 0 : Eliandro, Rudi, Cirilo, Lacerda, Gian (Douglas), Zé Luiz, Evandro (Lucas), Jhon, Eloir (Dione), Adão e Rodrigo Galvão. Técnico: Círio Quadros.

Estádio Cristo Rei (São Leopoldo - RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Leo, aos 11 minutos, e Makelele, aos 35 minutos do 1° tempo (GRÊMIO).

Cartões amarelos: Dione (Sapucaiense).

Árbitro: Márcio Coruja (RS).
Auxiliares: João Lúcio de Souza Júnior (RS) e Edson José Arnhold (RS).

Nenhum comentário: