Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quinta-feira, 5 de março de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Ypiranga (Erechim)

Foto: Tadeu Vilani
Cobranças e mais cobranças. O torcedor foi ao jogo contra o Ypiranga munido de um cartaz contra o Celso Roth. Pelo menos ele deu dicas de quem poderia vir a ocupar o lugar do técnico. Foi solidário com a direção. Agora fica a certeza que a direção tem opções para trocar de técnico. Dois Campeões do Mundo pelo GRÊMIO: um já meio defasado com a evolução do futebol, e outro ainda tido como inexperiente, mas já com um currículo melhor do que técnicos como Celso Roth. Tá aí direção!

Fotos: Diego Vara

Em noite conturbada devido aos protestos da torcida contra Roth, o GRÊMIO não passou de um empate com o Ypiranga de Erechim na estreia GREMISTA na Taça Fábio Koff. O atacante Alex Mineiro jogou mal, provando não estar em boa fase no GRÊMIO.

Quase o Salvador da Pátria! Nos acréscimos da 1ª etapa, o atacante Jonas gira o corpo e chuta no canto do gol longe do alcance do goleiro. GRÊMIO 1 x 0. Jonas marcou seu sexto gol no Campeonato Gaúcho, é o artilheiro GREMISTA na competição.

Após gol marcado, o atacante Jonas foi até o técnico Celso Roth dar um abraço do tipo "estou te dando uma força, agora me deixa na equipe". Vale ressaltar que quase toda a equipe foi abraçar o técnico. Sinal de união do grupo em prol do técnico? Pode ser, não funcionou muito bem.

Com o empate do Ypiranga nos minutos iniciais do 2° tempo, a insatisfação do torcedor com o técnico só aumentou. Com o fim de jogo, e mais um mal resultado, a torcida pediu a demissão do técnico no pátio do Estádio Olímpico. Pelo jeito a dor de cabeça do Roth vai demorar a passar. Que ele trate de arrumar as burradas que fez, só ele pode se ajudar.

E o 2° Turno do Gauchão começou, e com ela a disputa pela Taça Fábio Koff, na qual teoricamente (na prática acredito que também) temos que vencer, pois assim estaremos nas Finais do Gauchão 2009 para enfrentar o Internacional e de quebra ainda daremos um presente ao nosso Eterno Presidente Fábio Koff, que dá o seu nome à Taça. Mas a competição não começou bem para o TRICOLOR.

Desfalques marcaram a escalação GREMISTA. Sem o volante Adílson, suspenso devido ao cartão vermelho recebido no fim do Clássico GRE-nal, Celso Roth colocou em campo o volante Diogo, dando ao meio campo mais marcação e menos criação. O meia Tcheco, gripado e com febre, foi outro desfalque da partida, sendo colocado no seu lugar o volante Makelele, adiantado e jogando pelos lados do campo. Uma equipe descaracterizada no meio campo, prenúncio de problemas para o TRICOLOR. Vamos ao Jogo.

No 1° tempo o GRÊMIO mostrou pouca produtividade e um certo abatimento devido aos últimos resultados e à pressão feita pela torcida. Torcida que não poupou nem mesmo os 90 minutos de partida, pelo menos parte dela, quase que na sua maioria concentrada nas Sociais do Olímpico. Muitos levaram ao estádio cartazes com dizeres do tipo "FORA ROTH!" ou algo a mais. Erro de passe, vaia na certa. Tudo já começou errado, não dava para esperar que tudo se acertasse em 90 minutos, e assim se fez. Terminou tudo errado.

O meia Souza, bem sobrecaregado já que era o único armador da equipe, sentiu a marcação do Ypiranga e pouco fez na partida. Na base da ligação direta defesa para o ataque, o GRÊMIO era pouco perigoso ao gol adversário. Os alas também não ajudaram, pois Ruy e Fábio Santos estavam numa noite nada inspirada. O ala direito buscava a tabela com Souza e Makelele, mas o passe não se completava e lá se ia mais um ataque. Do outro lado, Fábio Santos até tentou chegar ao ataque, mas quando chegava não surtia o efeito desejado: estava numa noite tecnicamente muito mal.

O volante transformado em meia Makelele bem que tentou criar e ajudar Souza, mas não podemos esperar que ele tenha a mesma visão de jogo de Tcheco, que bem ou mal tecnicamente, ainda me parece importante para o time do GRÊMIO. Makelele não é mal jogador, pelo contrário, mostra intimidade com a bola, faz boa marcação, mostra vontade e ainda chega facilmente como um homem surpresa lá na frente, só que não pe trabalho dele criar e armar a equipe. É pedir demais! Atrás de Makelele estava o volante Diogo. Pode até ser que ele seja voluntarioso, trabalhador e bom profissional, mas não me parece ser uma opção para o GRÊMIO. É daqueles volantes que se escondem do jogo para se preservar, faz muitas faltas desnecessárias no meio campo e não tem infelizmente o passe qualificado para o GRÊMIO sair rapidamente ao ataque. Decepcionou mais uma vez.

A 1ª etapa se arrastou sonolento ao seu final. Antes disso algumas boas triangulações entre Jonas, Alex Mineiro, Souza e até o zagueiro Réver, mas nada de chance clara de gol. Até que nos acréscimos, o TRICOLOR se organiza e com a bola no chão, vai passando de jogador para jogador até soifrer desvio e chegar ao atacante Jonas. Jonas só gira o corpo e chuta com a bola no ar. No canto do goleiro, GRÊMIO 1 x 0. Foi meio que um alento ao técnico Celso Roth, afinal as vaias com a vitória tendem a diminuir, e ainda mais quando o time inteiro vai ao encontro dele como se dissesse a todo o estádio: "Estamos contigo Roth!". Antes de ir para o vestiário, Jonas ainda desabafou e deu a entender que o grupo estava unido em prlo do técnico. Pena que só durou até o reinício do 2° tempo.

No 2° tempo veio um GRÊMIO apático para o campo. Ao que parece contente e já satisfeito com o resultado da partida, o TRICOLOR não mostrava muito esforço. O atacante Alex Mineiro era o símbolo desse sentimento, desarmado por vezes facilmente pela zaga adversária, não conseguiu criar nenhuma boa jogada. O castigo não demorou a vir. Eram 9 minutos da 2ª etapa, Alex Mineiro é desmarcado no ataque GREMISTA, e o Ypiranga de passe em passe desce pela esquerda, um lançamento às costas da marcação, chute cruzado para a área e o atacante Sharlei de carrinho empurra a bola para as redes. Empate do Ypiranga, tudo igual no placar: 1 x 1.

O que não estava bom, fica ainda pior. Torcida já insatisfeita com a vitória, imagina com um empate em pleno Olímpico frente ao "fortíssimo" Ypiranga de Erechim? O GRÊMIO não reagiu à altura do que precisava. Réver fez boa jogada individual, mas acabou chutando por cima do gol. Makelele tentava armar as jogadas, Souza apagado na partida errava muitos passes. Alex Mineiro? Estava em campo? Hora de substituições. Sempre perto dos 30 minutos da 2ª etapa. Substituição tarde, mas com a desculpa do tipo "eu tentei mudar, mas a equipe não estava numa boa noite". Erro de Celso Roth: mais um para sua coleção.

Sai Leo e entra Douglas Costa, que deveria já estar em campo desde o início ou pelo menos desde a volta do intervalo. Agora não, Roth o coloca em campo para tentar em 20 minutos fazer o quê? Me diga você? Nada, foi o que ele fez. Depois ainda alterou o ataque colocando Reinaldo e tirando o "a cada dia mais reserva devido aos argentinos" Alex Mineiro. Ainda tirou o "não aproveitou a chance" Fábio Santos para colocar o lateral Jadílson. Já deveria isto bem antes, mas ele gosta de piorar a sua situação. Vai ver é masoquista!

A equipe não surtiu o efeito desejado, acabou empatando em 1 x 1 com o Ypiranga. Não sem antes tomar um suador na defesa nos minutos finais, pois a equipe de Erechim quase fez o crime em pleno Estádio Olímpico. Início preocupante no 2° Turno do Gauchão 2009, preocupante!

DESTAQUES DO JOGO

> Em uma semana tudo pode acontecer > Na quarta-feira, 25 de fevereiro, vimos a estreia sem gols do GRÊMIO na Libertadores: sem gols mas com bom futebol. Tínhamos esperanças! Daí veio a sexta-feira seguinte ao jogo contra o Universidad de Chile, o adversário era o Veranópolis pelas Semifinais do Gauchão. Time reserva, vitória simples e vaga à Final da competição. Era GRE-nal, a esperança da torcida era a repetição da equipe e do jeito de jogar da estreia da Libertadores. Na coletiva pós-jogo da classificação à Final do Gauchão, o técnico Celso Roth, ao contrário do sentimento da torcida, via o GRE-nal como um mero jogo valendo uma Taça nada relevante para o GRÊMIO. Chega o domingo de GRE-nal, e ele arma aquela retranca no 3-6-1, o GRÊMIO perde devido a uma lambança realizada por ele na escalação, nas substituições e na covardia de não colocar o GRÊMIO para a frente. Não foi o GRE-nal o precedente para as manifestações acirradas da torcida GREMISTA. Foi só mais um motivo, razão ou circunstância para que se criasse toda essa indignação. Ele está pela terceira vez à frente do GRÊMIO, nunca ganhou nada além de Gauchão e Copa Sul, faz campanhas boas mas nunca ganha Título (que é o que interessa), arma retrancas, faz um time grande como o GRÊMIO virar time pequeno em pleno Clássico, e por tudo isso ainda ganha 220 mil mensais. É ou não é para o torcedor ficar indignado?

> Celso Roth > Errou ao escalar o time com Diogo ao invés do Maylson. Pode até ser que Maylson não seja lá uma das melhores alternativas, mas poderia fazer mais do que o Diogo em campo. Ou então colocar Makelele de primeiro volante e trabalhar Douglas Costa e Souza na armação. Jogando no Olímpico contra o Ypiranga, o que se pode temer? Não é necessário se preocupar muito com o lado defensivo, tem que fazer o TRICOLOR sufocar o adversário no seu campo. As substituições tardias: outro erro de Roth. Ele substitui quando não há mais nada o que fazer, a equipe já se entregou ao adversário e não tem mais força de reagir. Na coletiva depois do jogo, Celso Roth falou que a imprensa só fala dos torcedores indignados, mas esquece de falar daqueles que apóiam do início ao fim da partida. Ele estava falando da Geral do GRÊMIO, a torcida que não para de apoiar. O detalhe que ele esqueceu que dentro da torcida existem diversos torcedores querendo a saída do técnico também. Mas eles seguem o lema: "O GRÊMIO ACIMA DE TUDO!". Entendeu Roth?

A insatisfação é geral, mas o momento é de pensar no bem do GRÊMIO. Vaias e cartazes pedindo a demissão do técnico Celso Roth são imoperantes no momento. Temos Libertadores na quarta-feira, e ninguém é louco de pensar em derrota para se ver livre do Celso Roth, pois estaremos correndo o risco de se ver livre da Libertadores também. Chegou a hora da IMORTALIDADE entrar em campo, pois já que o técnico não ajuda, que o Manto TRICOLOR nos ajude. "Vamos TRICOLOR, queremos a Copa!", independente de quem estiver no comando técnico. Domingo tem Santa Cruz pela 2ª Rodada do Gauchão 2009, jogo com time misto ou reserva lá em Santa Cruz do Sul. Vale a viagem para a Colômbia com a cabeça doendo um pouco menos devido às noites mal dormidas ultimamente há uma semana. Vamos GRÊMIO, já passamos por momentos mais difíceis, mas sempre passamos! Dá-lhe GRÊMIO!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 1 : Victor, Leo (Douglas Costa), Réver, Rafael Marques, Ruy, Diogo, Makelele, Souza, Fábio Santos (Jadílson), Jonas e Alex Mineiro (Reinaldo). Técnico: Celso Roth.

Ypiranga (Erechim) - 1 : Giovani, João Rodrigo, Tomás, Renato, Fábio (Diego), Pavão, Márcio, Marquinhos, Michel, Sharlei (Marcelo Muller) e Guto (Flávio). Técnico: Tonho Gil.

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Total: 15.858 torcedores - Renda: R$ 110.485,00

Gols: Jonas, aos 47 do minutos do 1° tempo (GRÊMIO), Sharlei, aos 9 minutos do 2° tempo (Ypiranga-ERE).

Cartões amarelos: Leo e Réver (GRÊMIO), Márcio, Marquinhos, Renato e Giovani (Ypiranga-ERE).

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves de Lima (RS).
Auxiliares: Vilmar Burini (RS) e Edemar Palmeira (RS).

Nenhum comentário: