Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 8 de março de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 2 x 3 SantaCruz

Fotos: Valdir Friolin
Em dia de colocar em campo uma equipe mista de titulares e reservas, visando o jogo da Libertadores no meio da semana, o GRÊMIO jogou com o reserva Makelele atuando como um bom titular, enquanto o titular Réver atuou como um mau reserva. Entenderam?

Aos 20 minutos, o lateral esquerdo Jadílson consegiu cavar uma falta ao lado da grande área, após bela jogada individual feita por ele. Na cobrnaça, o meia Tcheco cruzou e o atacante Reinaldo abriu o placar para o GRÊMIO. 1 x 0 para o TRICOLOR.

Passados 10 minutos do gol GREMISTA, cruzamento despretencioso (ou nem tanto) do Santa Cruz para o bico da área GREMISTA, e o atacante Rafael Paty subiu sozinho e cabeceou encobrindo o goleiro Victor. Era o empate do Santa Cruz. Tudo igual no placar: 1 x 1. Não demorou muito e eles viraram ainda na 1ª etapa de partida. Erro de marcação do zagueiro Réver e a bola chega para o ala direito Polaco livre de marcação chutar forte para marcar o segundo gol do Santa Cruz. GRÊMIO 1 x 2 Santa Cruz.

O time jogava mal, e não seria o "estreante sem ritmo de jogo e isolado boa parte da partida no ataque GREMISTA cercado de marcadores" Maxi López o Salvador da Pátria! Seria? O argentino bem que tentou. Correu bastante, trombou com a zaga e deu passe para Reinaldo que chegou atrasado. Na 2ª etapa, como já estava estipulado, saiu de campo para a entrada de outro argentino: Herrera.

Na volta do intervalo as coisas não melhoraram para o TRICOLOR, só pioraram. Aos 13 minutos do 2° tempo, o atacante Eraldo ampliou para 3 x 1 o placar em favor do Santa Cruz. Aos 27 minutos o GRÊMIO chegou a descontar com Herrera, e depois ainda teve chances de chegar ao empate, como também se livrou de levar mais um ou dois gols do adversário. Final de Jogo: GRÊMIO 2 x 3 Santa Cruz. E os protestos começaram assim que o juiz assinalou o fim da partida. A torcida TRICOLOR indgnada pedia mais uma vez em vão a demissão de Celso Roth do comando técnico GREMISTA. Mas a direção acredita no "planejamento", no "bom trabalho" e nas declarações de André Krieger eles darão mais uma chance ao técnico no jogo de quarta-feira contra o Boyacá Chicó, pela Libertadores da América. Que a direção esteja convicta mesmo que tudo dará certo e venceremos na quarta-feira, do contrário que ela esteja ciente que arrependimento tardio no meio futebolístico não serve para nada.

Insustentável. Essa é a situação do técnico Celso Roth com a torcida: uma relação insustentável. Até quarta-feira o técnico terá a chance de salvar o seu emprego por mais algum tempo, prazo determinado pelo diretor de futebol André Krieger após a derrota de hoje para o Santa Cruz nas coletivas à imprensa. Derrota que coloca o GRÊMIO já em uma posição nada confortável no 2° Turno do Gauchão. São 2 jogos, 1 ponto conquistado, e mais apenas 5 jogos (15 pontos) em disputa. Portanto, é capaz de ficarmos de fora das Finais do Gauchão 2009 prematuramente, sem sequer se classificar às fases de eliminatórias (Quartas, Semi e Finais) da Taça Fábio Koff. Estamos dando um "presente amargo" ao nosso Eterno Presidente Fábio Koff, estamos dando de "mão beijada" a competição aos nossos rivais colorados.

Para enfrentar o Santa Cruz, jogo válido pela 2ª Rodada do Returno do Gauchão, o GRÊMIO foi escalado com uma equipe mista, reservas e titulares, já priorizando o jogo primordial de quarta-feira, contra o Boyacá Chicó na Colômbia, pela Libertadores. Em campo os titulares Victor e Réver na zaga, Jadílson na ala esquerda e Tcheco no meio campo. Para compor o restante da equipe, Roth escalou Heverton e William Thiego ao lado de Réver, com as alas sendo compostas pelo volante improvisado pela direita Makelele e Jadílson pela esquerda, o meio campo com Diogo e Douglas Costa, e à frente o estreante Maxi López junto com Reinaldo. Uma equipe com a ousadia e velocidade Jadílson e Douglas Costa, a cadência de Tcheco na meia cancha e a preocupação da zaga adversária com o atacante Maxi López. Com isso o GRÊMIO se credencoiava a vencer tranquilamente o Santa Cruz nos Plátanos, uma pena que não pensávamos que a nossa tão elogiada zaga viria a falhar muito na partida. Vamos ao Jogo.

Com Tcheco, Douglas Costa e principalmente Jadílson, ambos caindo pela esquerda, o TRICOLOR tinha muita qualidade para chegar ao ataque. Em poucos minutos se via que o GRÊMIO tomou conta da partida e dominava o adversário no campo de ataque. Com Jadílson vieram as primeiras jogadas de perigo. Foram pelo menos três escanteios originados pelo ala esquerdo. Num deles o primeiro lance de perigo: escanteio para a área, Heverton cabeceia, Maxi López chega atrasado e não alcança a bola que vcai para a linha de fundo. Minutos depois foi a vez de Tcheco avançar com a bola dominada e servir um passe primoroso ao meia Douglas Costa, que de cara com o goleiro acabopu chutando errado para a linha de fundo. Era mais uma chance, dessa vez clara, de gol desperdiçada pelo GRÊMIO. O jovem meia se recuperaria instantes depois quando de frente para a marcação venceu na habilidade e passou à frente para o estreante Maxi López, que cruzou para o meio da área procurando Reinaldo. A zaga do Santa Cruz desviou para fora o cruzamento. O zagueiro William Thiego também chagria ao ataque avançando livre pelo meio de campo até chegar na frente do gol e chutar forte buscando o canto do gol do Santa Cruz, o goleiro adversário se atira na bola e desvia para escanteio.

Eram 20 minutos e o TRICOLOR é quem tinha tido chances de gol até ali. O resultado de 0 x 0 duraria pouco e com o amplo domínio da partida era o GRÊMIO quem abriria o placar em Santa Cruz do Sul. Pela esquerda do ataque GREMISTA avança o lateral Jadílson, que fez o que quis com a marcação. Driblou para cá, driblou para lá, a marcação caiu no chão e ele voltou para cá, avançou mais um pouco e ameaçou cruzar, mas voltou a driblar para dentro rumo a área até ser calçado por baixo pelo adversário. Falta para o GRÊMIO, Tcheco na cobrança. No cruzamento, o atacante Reinaldo desvia de leve, quase imperceptível, para o gol. GRÊMIO 1 x 0.

A partir daí era administrar o placar, e ampliar com o "andar da carruagem" para 2 x 0. Mas as coisas pioraram. O GRÊMIO acabou relaxando na partida e cedendo o seu campo ao adversário. Uma jogada que o Santa Cruz já havia feito, se repete minutos depois. Cruzamento no bico da área da equipe do Santa Cruz e o jogador Rafael Paty pula mais que a marcação (que marcação?), cabeceia forte em busca do gol e encobre o goleiro Victor mais adiantado do que deveria. GRÊMIO 1 x 1 Santa Cruz.

O time GREMISTA que já vinha mal, numa descendente na partida, acusou o gol de empate e aos 40 minutos da 1ª etapa sentiu um golpe fatal. Ataque do Santa Cruz, passe pelo meio na intermediária, Réver erra o bote e o jogador caído no chão passa para o companheiro que fica cara a cara com Victor. Num chute certeiro no ângulo, o lateral direito Polaco virou o placar para Santa Cruz 2 x 1 GRÊMIO. E lá se ia o GRÊMIO para o intervalo com um mau resultado. Nada bom, hein Celso Roth?

O time tinha problemas, grandes problemas. O início promissor da 1ª etapa havia sucumbido quando a marcação e a empolgação do Santa Cruz despertaram na partida. Tcheco, Douglas Costa, Maxi López e Reinaldo não conseguiam ganhar uma bola da marcação adversária. Ou eles cometiam falta, ou eram desarmados. O GRÊMIO parecia fraco, e Tcheco ao sair para o vestiário sentenciou que o time estava aceitando a marcação e jogando mole demais. E olha que o time está unido com o técnico, imagina se não estivesse? Para piorar as coisas o lateral Jadílson, melhor jogador GREMISTA na partida, saiu com lesão no tornozelo no fim da 1ª etapa, no seu lugar entrou o garoto Saimon.

Na 2ª etapa o time retornaria com uma substituição de seis por meia dúzia. Réver sai preservado e poupado para o jogo do meio de semana (então para que vai?), e no seu lugar entra Rafael Marques, outro zagueiro titular que foi poupado e preservado do 1° tempo. Substituição lamentável, desnecessária e de mau planejamento. Era melhor colocar desde o início o garoto Saimon ao invés de colocar Réver, que jogou mal a partida e teve que passar pelo constrangimento da derrota, sendo apontado como um dos destaques negativos do TRICOLOR. Boa Celso Roth, meus parabéns!

Com duas substituições já feitas, duas cartadas a menos, só restava uma substituição. E essa já tinha dono. O atacante Maxi López, ainda fora de ritmo de jogo e com uma atuação apagada na estreia com a camisa TRICOLOR, saíria para dar lugar logo aos 10 minutos da 2ª etapa ao seu compatriota, o argentino Herrera.

O GRÊMIO não havia voltado bem para o jogo após o intervalo. E um castigo maior viria aos 13 minutos do tempo complementar. Numa jogada pela direita do campo do GRÊMIO, o zagueiro Rafael Marques escora a bola que ia para a lateral e num lance sem muita maldade deixa o braço no rosto do adversário. Para o bandeirinha lance lateral em favor do GRÊMIO, para o árbitro falta contra o GRÊMIO. Tumulto formado, e Rafael Marques junto com Herrera recebem cartão amarelo, o argentino por reclamação.

O cruzamento é de longe, mas vai para a área GREMISTA. O goleiro Victor sai mal do gol e o atacante Eraldo cabeceia para o fundo das redes. Santa Cruz 3 x 1 GRÊMIO. Aí as coisas se complicaram de vez. O GRÊMIO tinha time para reverter o placar, mas faltava organização. Com os erros da zaga GREMISTA, combiandos com os erros de ataque, a derrota era difícil de não acontecer.

Com Tcheco pouco inspirado na partida e Douglas Costa sumido em campo, o GRÊMIO ia na base do chutão ao ataque. Isso não dá muito certo, ´não daria certo logo agora. Nas poucas vezes que o GRÊMIO chegou com a bola dominada foi graças aos menos badalados Makelele e Saimon. Jogadores que pelo menos mostram vontade, encaram a partida, põem a cara para bater, já os outros pareciam estar morrendo em campo. Se esse grupo de jogadores está fechado com o técnico, é melhor para o bem de Celso Roth que isso melhore na quarta-feita. Pois senão será o fim para ele!

Numa das poucas jogadas de combinação pela direita, a bola chega ao meia Tcheco, que acordando para a vida, ganha da marcação e cruza na cabeça de Herrera. O GRÊMIO descontava aos 27 minutos da 2ª etapa. GRÊMIO 2 x 3 Santa Cruz. Antes e após o gol de Herrera, o GRÊMIO criou chances, todas pela direita: teve uma chance com Saimon chutando na trave dentro da grande área, depois com Makelele recebendo passe de Tcheco e chutando em cima do goleiro adversário, para reclamação do atacante Herrera, que livre estava ao seu lado para empurrar a bola para o gol vazio (não dá para crucificar o Makelele, pois eu faria o mesmo). O dia não era do GRÊMIO mais uma vez.

E eras isso, fim de jogo. O GRÊMIO perde por 3 x 2 para o Santa Cruz, o "fortíssimo e poderoso" Santa Cruz nos Plátanos. Com o resultado não demorou a se ouvir nas imediações de Santa Cruz do Sul o coro da torcida GREMISTA: "ROTH CAG.., PEDE DEMISSÃO!". Vale ressaltar: nas últimas 5 partidas do GRÊMIO, 4 pelo Gauchão e 1 pela Libertadores, foram 2 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitória, frente o Veranópolis com a equipe reserva. Eu já vi por menos que isso treinador ser despedido, ainda mais com a pressão feita pela torcida. Mas a direção quer esperar até quarta-feira, pois ainda está convicta do trabalho do treinador. Oremos para que tudo dê certo na quarta-feira. Não meu amigo GREMISTA, eu não estou falando de derrota para o Boyacá Chicó. Estou falando que tudo dê certo na Colômbia, o GRÊMIO vença e convença, para assim termos a tranquilidade reestabelecida pelas bandas da Azenha. Apesar da permanência do Celso Juarez Roth como treinador do GRÊMIO. Fazer o quê, nem tudo é perfeito. Que DEUS escreva certo por linhas tortas. Amém!

DESTAQUES DO JOGO

> Zaga > Não foi nada bem nossa zaga hoje. E por completo. Começando pelo goleiro Victor: dois erros em dois gols, num adiantado e no outro saiu mal do gol. O que está havendo com o melhor goleiro do Brasil? O mesmo serve para o zagueiro Réver. Ele não mais parece nos últimos jogos aquele jogador regular, de grandes partidas e um mosntro da zaga GREMISTA. Errou hoje na marcação que originou o segundo gol adversário e ainda mostra estar vivendo uma má fase técnica e física. Já o zagueiro William Thiego tem a desculpa de estar mais de 100 dias sem jogar, mas isso não justifica não pular junto com a marcação no primeiro gol adversário. Para completar tem o zagueiro Heverton, que nem de longe mostra ser aquele defensor que entrou contra o Palmeiras pelo Brasileirão de 2008, jogando mal esta tarde, muito mal. O Rafael Marques jogou também, mas entrou quandp o circo de horrores já estava armado, mostrou certa irritação e perdeu o controle em certos lances, mas tudp isso faz parte do turbilhão de emoções que o GRÊMIO vive nessas últimas semanas.

> Saimon > O único a se salvar na zaga na partida de hoje. Tudo bem que ele jogou pela direita, como um lateral, mas é um jogador de 17 anos com personalidade e bom futebol. No jogo de hoje mostrou novamente ser em breve mais uma boa revelação GREMISTA para o futebol brasileiro.

> Jadílson > Saiu lesionado no tornozelo, mas não sei a gravidade disso. Tomara que não seja nada demais, e na quarta-feira ele já esteja em campo. Foi o melhor jogador GREMISTA na partida, mesmo jogando menos de 45 minutos. Habilidoso até demais, ousado na medida certa e perigoso como tem que ser, Jadílson prova estar à sua velha forma dos tempos de Goiás, sendo o principal jogador do esquema tático GREMISTA. Bem aproveitado, ganhando continuidade e entrosamento com a equipe, pode virar a principal peça de ataque do GRÊMIO na Libertadores. Contra o Universidad de Chile ele já havia mostrado isso.

> Makelele > Outro que se salvou na partida de hoje. Por mostrar vontade a todo lance, mostrar habilidade em outros e por chamar o jogo para si mesmo não tendo futebol para isso, não sumindo do jogo (como faz o Diogo e o Tcheco às vezes), Makelele ganha o meu destaque positivo na partida contra o Santa Cruz. Apesar daquele lance em que ele chutou forte em cima do goleiro em vez de passar para o Herrera que livre ao seu lado pediu a bola. Mas está perdoado por isso, pois qualquer um que é volante e chega cara a cara com o goleiro, tem que tentar o gol. Eu tentaria.

> Maxi López > Coitado do estreante. Diante de um sol forte, campo ruim e pequeno, fora de ritmo de jogo, e sem entrosamento algum com uma equipe jogando mal, queriam o que do atacante? Pelo menos enquanto a equipe jogou mais ou menos e chegou ao primeiro gol, o argentino Maxi López mostrou buscar o jogo, trombou com a zaga e quase deu passe para um gol de Reinaldo. Foi pouco o que ele fez, mas não dá para criticá-lo. Vamos esperar com calma, daqui a pouco ele desencanta.

> Celso Roth > Sua última chance é contra o Boyacá Chicó. Sem vitória, deu pra ti! Hoje mais uma vez o melhor de Celso Roth foi a entrevista coletiva. Com o velho discurso de que a torcida é passional e burra, não entende nada e eu sim entendo tudo, Roth confirmou as suspeitas: "...o Gauchão eu quero que se f...! O meu negócio é Libertadores!". Então que consiga isso Roth, na quarta-feira vença e convença a torcida GREMISTA. Afinal, você é capaz de reverter este quadro, é o tal grande treinador que não erra nunca. Não é mesmo? Pelo menos é isso que você diz a cada entrevista dada à imprensa! Na quarta-feira é o seguinte: VITÓRIA ou DEMISSÃO. Tu escolhe Roth!

> Plátanos > O Estádio dos Plátanos é um dos piores estádios do Rio Grande do Sul, senão o pior. Há mais de cinco anos eu ouço falar que a direção do Santa Cruz irá construir cabines de imprensa para dar maior qualidade às transmissões de TV. E não é que até hoje a TV é obrigada a mostrar o jogo com uma câmera quase na mesma linha do campo. Deve ficar uns três ou quatro metros do chão a câmera, horrível de se ver uma partida assim. Antes que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) construa uma Sede às margens do Rio Guaíba por sei lá eu quanto de dinheiro, que ajude a construir uma cabine de imprensa decente para que as emissoras de TV possam dar ao seu telespectador uma boa transmissão dos jogos. Depois querem cobrar Pay-Per-View. Fora o campo dos Plátanos, outra porcaria.

E é nesse clima que vamos à segunda peleia em busca do TRI da América. Em meio de uma crise, todos querendo mandar o técnico embora, menos a direção convicta do "bom trabalho". Pois é, vamos à Colômbia, na cidade de Tunja, tentar contra o Boyacá Chicó trazer a PAZ de volta ao Monumental. Eu não sou louco de pensar em nada além de vitória na quarta-feira, por mais que eu não goste do técnico, eu sou GRÊMIO, não torço contra! Nunca irei torcer contra...quer dizer, se for para o mal do Inter, quem sabe? Posso vir a pensar no caso! GRÊMIO x Boyacá Chicó, quarta-feira, 21h50, Estádio La Independencia, Tunja, Colômbia. A hora é de voltar a vislumbrar e sonhar com o TRI da América, com ou sem Celso Roth. "Vamos TRICOLOR, queremos a Copa, a Banda tá louca e eu quero te ver Campeão. Eu vou te apoiar como em todos os anos, força e raça meu GRÊMIO temos que ganhar!". Dá-lhe GRÊMIO!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 2 :
Victor, William Thiego, Réver (Rafael Marques), Heverton, Makelele, Diogo, Tcheco, Douglas Costa, Jadílson (Saimon), Maxi López (Herrera) e Reinaldo. Técnico: Celso Roth.

Santa Cruz - 3 : Cássio, Simônio, Vinicius, Juliano, Polaco, William, Sananduva (William Santos), Cléber Oliveira, Emanuel, Rafael Paty e Eraldo (David). Técnico: Agenor Piccinin.

Estádio dos Plátanos (Santa Cruz do Sul - RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Reinaldo, aos 20 minutos do 1° tempo, e Herrera, aos 27 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Rafael Paty, aos 30 minutos, e Polaco, aos 40 minutos do 1° tempo, Eraldo, aos 13 minutos do 2° tempo (Santa Cruz).

Cartões amarelos: Makelele, Rafael Marques e Herrera (GRÊMIO), Polaco e Rafael Paty (Santa Cruz).

Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS).
Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição (RS) e Carlos Selbach (RS).

Nenhum comentário: