Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A BASE NOS DANDO ORGULHO E SERVINDO DE EXEMPLO

BICAMPEÃO! BICAMPEÃO! O Grêmio conquistou nesta tarde de terça-feira o Bicampeonato Brasileiro Sub-20, jogando no Estádio Paso D'Areia, em Porto Alegre. A conquista veio com uma vitória no tempo normal por 1x0 no Atlético Mineiro.

Fotos exclusivas: Rodrigo Rodrigues/Imortal Sonho
(clique e amplie as fotos)


Algo vem se repetindo ano após ano para o Grêmio. Quem anda salvando as temporadas nos últimos anos são as Categorias de Base. E esse é o sentimento que leva cinco mil torcedores a rumarem até o Passo D'Areia em plena tarde de terça-feira, sob um forte calor, para assistir à final entre Grêmio e Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. Um sentimento traduzido na seguinte sentença, "eles não irão nos decepcionar".

Particularmente, não há erro nesta afirmação. Pelo menos faz algum tempo que são os jovens jogadores quem nos dão a alegria das vitórias e conquistas, sem contar o orgulho de ser Gremista. Esse ano por exemplo fomos Campeões Gaúchos nos Juniores, Juvenil, Infantil e Sub-13. E na tarde desta terça-feira a maior das conquistas vindas das Categorias de Base esse ano - o título de Campeão Brasileiro Sub-20. Fato que repete 2008, que salva o fim da temporada e presenteia o Natal dos Gremistas.

A entrada em campo, a festa da Geral e a saudação dos jogadores (fotos). Clima de jogo, Passo D'Areia transformado no Olímpico. E pressão para cima dos atleticanos. O Atlético Mineiro havia sido derrotado pelo Grêmio por 2x1 na 1ª Fase, pelo Grupo 2. Jogo em que eles reclamaram o favorecimento da arbitragem aos donos da casa (o jogo foi em Santa Maria) e nós nos classificamos. Outro fato este ano juntou as duas equipes em um momento decisivo. Na Taça BH, em julho, Grêmio e Atlético-MG empataram em 2x2 na semifinal, mas os atleticanos venceram nos pênaltis por 3x2. Na final da competição, o Galo venceria o Inter e se tornaria Campeão.

Assistir a um jogo de jovens é diferente de assistir aos profissionais. Lógico que queremos a vitória, o título em disputa. Mas o que o torcedor foi ver é quem daqueles em campo podem vir em breve a ser aproveitado no time de cima. Por isso, a necessidade de se observar mais, torcer de menos. Não necessariamente nessa ordem, pois o coração é de torcedor.

Definir quem tem futuro em um jogo decisivo não é fácil. O nervosismo e a pressão da torcida podem prejudicar a atuação de certos jovens. Entretanto, é um jogo desses que serve como teste para se ver quem está pronto para subir aos profissionais.

A final foi boa de se ver. O Grêmio era quem mais tomava iniciativa no jogo e através de faltas próximas à área atleticana levava perigo. Já o Atlético-MG, levado pelo bom camisa 10 Wendell, cadenciava o jogo com a posse de bola. A verdade é que a zaga Tricolor não dava espaços e o Galo não conseguia entrar na área Gremista.

Em dado momento e em certa pressão do ataque Tricolor, o atacante Alex abriu o placar aos 31 minutos do 1° tempo. Grêmio 1x0. O resultado foi esse até o final. Com um bom Atlético-MG esbarrando na defesa Gremista, e um bom Grêmio sabendo administrar o placar - tomando alguns sustos lá atrás e desperdiçando contra-ataques na frente.

Título a ser comemorado e muito pela "gurizada" Sub-20. Taça erguida pelos capitães Saimon e Matheus Magro - o volante foi capitão até as quartas-de-final, quando se lesionou. Parabéns jogadores, comissão técnica e direção! Que sirvam de exemplo aos profissionais!

Grêmio, Bicampeão Brasileiro Sub-20 2009!

> Impressões de um Jogo

Busatto: o melhor jogador do campeonato já está cotado para subir a Serra junto com os profissionais. Mostrou ser digno da camisa que veste, heróico e decisivo. Está pronto!

Saimon: desfila elegância na arte de marcar. Na final, esbanjou categoria. É daqueles zagueiros que preferem a saída de bola qualificada, sem "chutão" para frente. Talvez por isso formou boa zaga com Neuton, de característica diferente - mas bom zagueiro. Saimon ainda deu o passe para o gol Gremista. Em 2010, lutará por vaga na equipe de Silas.

Fernando: elogiado pela vitalidade, pelo esforço e pela seriedade em campo. Para alguns um veterano no meio dos "guris". Foi voluntarioso do primeiro minuto ao último. Cobra faltas e escanteios, atua pela esquerda ao lado do lateral. Única crítica: não pode confundir garra com deslealdade. Sem dúvida um jogador pronto.

Bruno Renan: já havia se destacado na mesma competição ano passado, com apenas 17 anos. Agora, com ainda apenas 18, voltou a ser destaque na meia-chancha Tricolor. Bruno Renan foi vendido ao Villareal (ESP) no meio do ano, voltou para assinar contrato de dois anos com o Grêmio e tem tudo para que em 2010 exploda seu talento nos profissionais, basta receber a chance. Habilidoso, lembra Rafael Carioca - não dá "chutão" em hipótese alguma, prefere a bola no chão e o passe no pé. Craque, na final fez quase um gol de placa. Maldito travessão!

Ataque: não está pronto o ataque Sub-20 do Grêmio para 2010 despontar nos profissionais. Bérgson tem potencial - velocidade, drible e chute -, mas ficou devendo futebol na final. Everaldo sem dúvida não vingará no Grêmio, é esforçado e nada mais. E Alex fez o gol do título, na semifinal já havia mostrado aguerrimento. Não tem medo de partir para cima da zaga adversária, mas pouco finaliza. Foi agraciado com o gol na final, que diga-se de passagem foi o único dele em toda a competição.

Sociais: assisti ao jogo das sociais do Passo D'Areia. Para variar os "chatos das sociais" estavam lá. É assim que vejo aqueles torcedores que são capazes da insanidade de vaiar na saída de campo o atacante Alex, justo o autor do gol do título. E a razão para tal ato da torcida? Simplesmente porque o jogador passou a cair demais em campo e a reclamar da arbitragem em um momento que o Grêmio passava por uma pressão atleticana nos minutos finais. O que é verdade, mas... Nada justifica.

Meira: deu pena ver Meira sorridente com o título recém-conquistado, mas sendo hostilizado por alguns torcedores no Passo D'Areia. Em vez de cessarem com o tempo, os xingamentos só aumentaram. O que começou em cobrança por reforços, passou rapidamente aos gritos de "viado". Constrangido, o antes sorridente Meira que ignorava se escondeu em meio à festa. Não que conseguisse. Pois é Meira, está difícil a vida para o teu lado. E vai piorar se não conseguir título em 2010. Vê se te ajuda, e por tabela ajuda nós.

- O CRAQUE BUSATTO

O goleiro de 19 anos e 1,90m foi escolhido o Craque do Campeonato Brasileiro Sub-20 2009, repetindo o feito de Mithyuê, meia Gremista eleito Craque da competição ano passado. Campeão com o Grêmio, Busatto fez uma grande final, mostrando segurança nas poucas vezes em que foi exigido pelo adversário. Mas o goleiro Tricolor ganhou a condição de Craque não só pela atuação na finalíssima contra o Atlético-MG, mas sim pelas decisivas atuações nas quartas-de-final contra o Coritiba e semifinal contra o Internacional, onde defendeu pênaltis no tempo normal e na decisão por penalidades.

Nas quartas-de-final contra o Coritiba, ainda em Santa Maria, defendeu duas cobranças na decisão por pênaltis e deu a classificação à equipe. Na semifinal contra o rival Internacional foi mais decisivo ainda. No mesmo palco da final, o Passo D'Areia, brilhou defendendo uma penalidade no tempo normal, garantindo o empate de 0x0, e novamente foi destaque ao defender mais duas penalidade na decisão contra o Inter. Defesas que garantiram o Tricolor na final.

Se hoje comemoramos o título de Bicampeão Brasileiro Sub-20 é graças a Busatto, que assim como Galatto vem das Categorias de Base e tem dois "tês" no nome. Coincidência? Talvez não, pois na semelhança está até o aspecto de Heróis nos momentos decisivos.

Valeu Busatto!


A Geral do Grêmio apoiou em todos os momentos, Santa Maria e Porto Alegre. Os jogadores sabedores desse apoio, levaram a Taça na direção dos torcedores. Na foto de cima, Passo D'Areia e cinco mil Gremistas na final.

- A TORCIDA

Foi assim durante toda a competição. A torcida do Grêmio foi exemplar em Santa Maria e Porto Alegre. Não desanimou com a goleada sofrida na primeira partida para o Atlético Paranaense. Pelo contrário, aumentou o apoio jogo a jogo. Foram três vitórias na sequência, todas embaladas pelo alento da torcida. Depois veio as fases decisivas e as classificações na base do sofrimento: quartas e semi decididas nos pênaltis. E convenhamos, decisão por pênaltis para Gremista é sofrimento em dobro, triplo. Não há equipe que sofra tanto nesse tipo de decisão quanto nós. Encaramos as duas e Busatto nos garantiu na final.

Porto Alegre, 16h. Um calor e um sol dignos de ficar em casa na base do ar-condicionado na capital dos gaúchos. Mas não, cinco mil Gremistas rumaram ao Passo D'Areia e prestigiram a final do Brasileiro Sub-20.

Foi uma bela festa da torcida, Grêmio Bicampeão!

Ficha do Jogo - Final - Campeonato Brasileiro Sub-20 2009

Grêmio - 1 :
Busatto, Spessato, Saimon, Neuton, Dener, Gérson (Sérgio), Fernando (Gerley), Bruno Renan, Bérgson (Juliano Fogaça), Everaldo (Douglas Silveira) e Alex (Émerson). Técnico: Andrey Lopes.

Atlético Mineiro - 0 : Paulo Vitor, Felipe (Danilo), Sidimar, Márcio, Rômulo, Felipe Souto (Vanderson), Paulinho (Alex), João Paulo, Wendell, Wescley e Marion (Breno). Técnico: Rogério Micali.

Estádio Passo D'Areia (Porto Alegre - RS)

Público: 4.985 torcedores - Renda: R$ 7.790,00

Gol: Alex, aos 31 minutos do 1° tempo (Grêmio).

Cartões Amarelos: Dener (Grêmio), Márcio, João Pedro, Wescley e Wendell (Atlético-MG).

Árbitro: Márcio Chagas (RS).
Auxiliares: Marcelo Barison (RS) e João Lúcio Júnior (RS).

> Assista ao gol do título

Nenhum comentário: