Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

quinta-feira, 2 de julho de 2009

PROTESTO CONTRA A DIREÇÃO E BM > TESTEMUNHA DE UMA VERGONHA

São esses brigadianos que estão aí para nos proteger? Prefiro ficar sem proteção. E a direção, sempre pedindo que a torcida ajude o clube, e por acaso eles nos ajudam? Alguma coisa tem que ser feita, e não é só a devolução do dinheiro ou qualquer outro prejuízo que o torcedor que ficou do lado de fora teve que irá resolver. Isso, se devolverem alguma coisa. Difícil.

Quantos se prepararam, gastaram o que não deviam, chegaram entusiasmados ao Estádio Olímpico Monumental com o objetivo de torcer e simplesmente torcer. Acreditando que a partir disso pudessem ajudar o IMORTAL TRICOLOR a passar pelo Cruzeiro, em uma semifinal da Copa Libertadores.

Mas a intolerância e a impunidade não permitiram que pessoas, cidadãos de bem, com seus ingressos nas mãos e completamente indefesos, eu me incluo, fui uma das vítimas, adentrassem o estádio para fazer o que mais gostariam: cantar, apoiar, vibrar, acreditar no GRÊMIO. Mesmo assim, do lado de fora do estádio, muitos cantavam, apesar dos pesares.

À direção imcompetente e à Brigada Militar mal-treinada e estúpida, só tenho que lamentar que tenham feito esse papelão, essa vergonha que eu e milhares testemunharam antes da partida de hoje.

Me dirijo à direção com uma só pergunta, ou duas: o que aconteceu? O estádio estava lotado, foram vendidos ingressos a mais? Ou foi sacanagem mesmo com os seus torcedores? Muitos sócios, donos de cadeira cativa, e demais torcedores com ingresso na mão, simplesmente foram proibidos de assistir a um espetáculo, arte para os brasileiros: uma partida de futebol.

As cenas que eu vi, caminhando de um lado a outro, ou mesmo até correndo (da polícia muitas vezes), foi de um filme. Cujo roteiro era de que nós torcedores éramos os passageiros da classe C do Titanic. Todos nós procurando uma chance de subir ao convés do navio para adentrar algum bote (entrar pelo portão de acesso e ir para o jogo) para não morrer nas águas frias do Atlântico (para poder ver o meu GRÊMIO jogar). Mas aí os tripulantes (a Brigada Militar) pegavam em armas (cassetetes, gás lacrimogênio ou bala de borracha, sem contar os cavalos) e atacavam os passageiros (nós torcedores) indefesos. Estava feito o tumulto, empurra-empurra de lá e de cá.

Eu sei que os brigadianos são despreparados, ganham pouco, alguns são de bem, são bons policiais, mas outros não são humanos, tem raiva e ódio no olhar, sentem gosto em agredir as pessoas. Já contra os bandidos, o que fazem? Outra coisa, lugar de cavalo não é no meio da multidão, principalmente quando há princípio de confusão. O mínimo de bom senso seria bom às vezes. Enquanto o futebol for uma selvageria, não por parte dos torcedores, mas dos brigadianos, não vale a pena ser sócio, gastar em um ingresso, levar a família para o jogo. O futebol acaba não sendo a arte, o espetáculo. Não faz sentido!

Desde às 20h30 os portões 10, 13, 16 e 18 estavam fechados, trancados, com milhares tentando inutilmente entrar nas dependências do estádio. Além de não conseguir entrar, apanhavam. Faltavam uma hora e vinte minutos para o jogo começar, tempo hábil para que a direção (incompetente) tomasse uma atitude de homem e chegasse a uma solução. Nada foi feito. Chegou 21h50 e o tumulto seguia. Foi nessa hora que houve um começo de pancadaria. Em frente ao portão 10, a torcida descontente (com toda razão) com a situação, começava a colocar fogo em caixotes, a atirar as grades de proteção em cima da Brigada e a forçar a entrada. Em contrapartida, os brigadianos pegaram em armas e atiraram bombas de efeito moral (gás lacrimogêneo) e balas de borracha. Não tinha para onde andar, de um lado e de outro, para onde você corria tinha no ar aquele gás. E eu sou testemunha: é horrível aquilo nos olhos e na garganta. Dentro do estádio, o espetáculo devia estar bonito, fora era uma verdadeira praça de guerra. Por volta das 22h, vendo que começavam a destruir o Quadro Social, a Brigada continuava a dispersar a multidão com extrema violência (abuso e excesso de poder) e na Ouvidoria torcedores tentavam agredir os ouvidores, vi que o melhor que eu tinha a fazer, era dar meia-volta, pegar um táxi e ir para casa. Foi o que eu fiz, muito triste de ter presenciado tamanho absurdo na Azenha.

A direção GREMISTA fez uma baita propaganda aos seus associados ou para aqueles que poderiam se associar. Acho que muitos irão desistir das mensalidades, a inadimplência irá aumentar e dificilmente terão novos associados. Não é um desejo meu, mas toda ação gera um efeito.

VERGONHA - essa é a palavra do momento. Me sinto constrangido de criticar assim, quem eu deveria agradecer. Direção GREMISTA e Brigada Militar, lamentável.

Quanto ao jogo, não há muito o que dizer. Assim como "eles" ontem, o GRÊMIO decepcionou e acabou só empatando. Pelo menos empatou, caiu de cabeça erguida. O sonho do TRI da América acabou... este ano. Em breve o sonho se reacende, a obsessão volta, e aí... "VAMOS TRICOLOR! QUEREMOS A COPA!".

Acho que eu já posso terminar por aqui. Valeu o desabafo, vou dormir mais descansado, joguei tudo para fora. Continuo a cada dia mais GREMISTA, mas um episódio como esse que eu testemunhei ao vivo e a cores, me deixa profundamente contrariado. Que venha o Brasilerão 2009. Será que lutaremos pela Taça? Sei lá, é o meu desejo. Mas uma vaguinha à Libertadores conquistada, eu já me dou por satisfeito. Força GRÊMIO hey! Parabéns torcida GREMISTA, foi um show, gostaria de ter presenciado, mas vi de casa, na TV. Parabéns!

Rodrigo Rodrigues - Blog IMORTAL SONHO

2 comentários:

henry urquhart disse...

Sou Pai de dois socios, que pagam religiosamente, todos os meses.
Sou cardiopata, tendo problema no coração.
Um de meus filhos, sabia que iria chegar tarde.
Hoje, pela manha, senti a alegria de falar com ele, mas por outro lugar, a indignação e revolta, de ouvir dele, da forma como apanhou para entrar, logo apos o segundo gol do Cruzeiro. Moro no interior, fiquei toda a noite de sobre salto, sem querer ligar para eles, esperando tranquilizarme, ou esperando alguma ligação deles.
Para que tanta violencia, ... informem que não entraram mais, que não á possibilidades de ingresso, que o cidadão retorna para sua casa., mas não de forma repressiva, machucam, atos violentos que geram magoa e frustração, que num futuro muito cercano, a sociedade por si e de forma calma, recebe seu troco, por essas atitudes do poder publico, ou institucional, uma pena !!!

Rodrigo Rodrigues disse...

Obrigado pelo relato. Revoltante mesmo.

Saudações TRICOLORES!

Rodrigo Rodrigues - Blog Imortal Sonho