Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

sábado, 4 de abril de 2009

NOVO ÔNIBUS TRICOLOR FOI ENTREGUE NESTA SEXTA NO OLÍMPICO

Em um pequeno evento realizado nesta sexta-feira no pátio do Estádio Olímpico, o vice-presidente César Pacheco recebeu em nome do GRÊMIO a chave do novo Ônibus TRICOLOR das maõs do gerente regional da Volkswagen, Jorge Carrer. Além de César Pacheco, que representou o ausente presidente Duda Kroeff, o vice-presidente GREMISTA Alberto Guerra, outros representantes do GRÊMIO e da Volkswagen, 38 sócios GREMISTAS sorteados e a imprensa também puderam conhecer o novo ônibus durante o evento.

O novo transporte dos profissionais GREMISTAS, que estreia já no clima do GRE-nal deste domingo, foi adquirido pelo TRICOLOR através de uma parceria entre o clube, a Volksbus (Volkswagen Caminhões e Ônibus) e a Marcopolo. O TRICOLOR usará o ônibus por meio de um contrato de comodato com duração de dois anos. Não sei bem ao certo, mas muito provavelmente ao fim destes dois anos, o contrato deverá ser estendido com a aquisição de um novo modelo mais moderno e seguro, novamente por meio dessa parceria.

No evento realizado próximo ao Pórtico do Estádio Olímpico, o novo Ônibus TRICOLOR foi apresentado por representantes da Volkswagem aos dirigentes e sócios GREMISTAS. A imprensa também marcou presença. Durante o evento o vice-presidente GREMISTA, César Pacheco, recebeu uma miniatura idêntica ao novo Ônibus do GRÊMIO, como pode se ver clicando aqui.

De acordo com o dirigente César Pacheco há de se ressaltar que o GRÊMIO foi um dos primeiros clubes do Brasil a adquirir um ônibus personalizado, isso a cerca de dez anos. Ao mesmo tempo que disse isso, o dirigente aproveitou para explicar a razão de concretizar esta parceria com a Volkswagen.

"Há muito tempo temos um ônibus próprio, fomos um dos primeiros a adquirir isso aqui no Sul. Mas os grandes clubes tem que se modernizar também e foi isso que fizemos ao fechar esta parceria" - disse César Pacheco.

CONHEÇA O NOVO "BUS" TRICOLOR

Diferente do seu antecessor, o Trovão AZUL, o novo Ônibus TRICOLOR em parceria com a Volkswagen tem a cor azul claro e não escuro, além de ter somente como grande detalhe nas laterais um enorme símbolo do clube. O antigo tinha como detalhes o símbolo do clube, o desenho de um mosqueteiro (nosso mascote) e estilizado algo como o Planeta Terra. O novo transporte TRICOLOR também se diferencia na carroçaria, pois o antigo Trovão AZUL era um Busscar e o novo é da empresa gaúcha de Caxias do Sul, a Marcopolo. Ou seja, estamos valorizando o que é daqui. No interior do ônibus todo o conforto disponível aos jogadores: frigobar, ar condicionado, televisores com tela LCD e toaletes. E já na sua primeira partida, o novinho em folha Trovão AZUL (ao que parece batizaram o novo ônibus com o nome do antigo) encara um GRE-nal na Beira do Lago neste domingo. Que ele nos traga sorte e seja pé-quente!

SELEÇÃO VOLKSBUS

Tudo começou quando a Vokswagen Caminhões e Ônibus (Volksbus) ofereceu ao Corinthians um exclusivo ônibus. O clube paulista gostou da ideia e em 2007 lhe foi entregue um moderno ônibus personalizado. A partir disso a Volkswagen se viu diante de uma grande estratégia de marketing: aliar a sua marca ao futebol. Aos poucos foi promovendo parcerias com os grandes clubes do futebol brasileiro até formar a Seleção Volksbus. Desta seleção fazem parte 11 clubes: Atlético Paranaense, Corinthians, Flamengo, Goiás, GRÊMIO, Internacional, Náutico, Santos, São Paulo, Sport de Recife e Vasco da Gama.

"Com essa ação, além de garantir exposição na mídia, a Volkswagen Caminhões e Ônibus passa a proporcionar ao futebol brasileiro o que há de melhor no segmento de transporte de passageiros. Para nossa empresa, é uma grande honra poder levar toda essa tecnologia ao esporte mais popular do país" - afirma Roberto Cortes, presidente da Wolkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil.

Os paulistas Corinthians e Santos, os cariocas Flamengo e Vasco, e os gaúchos GRÊMIO e Internacional já receberam seus novos ônibus Volksbus nas últimas semanas. O Sport de Recife receberá seu ônibus na próxima quarta-feira, dia 8 de abril, já o Náutico e o Atlético-PR devem receber seus ônibus nas próximas semanas. O Goiás e o São Paulo foram os últimos a fechar parceria com a Volkswagen, portanto ainda não há um prognóstico de como será os ônibus e nem data de entrega de ambos.

Os 11 clubes brasileiros que firmaram esta parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus receberam o modelo de chassi rodoviário VW 18.320 EOT. Quanto às carroçarias dos ônibus, isto ficou a cargo de variadas montadoras escolhidas pelos clubes: Busscar, Comil, Irizar e Marcopolo.

VW 18.320 EOT - O VOLKSBUS RODOVIÁRIO

O modelo de chassi rodoviário VW 18.320 EOT chegou ao mercado brasileiro no final de 2006 e já é exportado para mais de 30 países. O modelo possui motorização Cummins ISC eletrônica Euro III, com sistema de injeção de combustível Common Rail e potência de 320 cv, traduzindo-se em operação com baixo nível de ruído, maior potência em menor rotação e agilidade nas retomadas e ultrapassagens.

Do seu antecessor VW 18.310 OT, o modelo herdou todas as qualidades de um produto que inaugurou uma nova categoria dentro do segmento de ônibus rodoviário. Além disso, apresenta diversas melhorias como um novo sistema de transmissão e nova suspensão traseira e dianteira.
Confira detahes técnicos do VW 18.320 EOT clicando aqui.

OS OUTROS VOLKSBUS

Depois de esclarecer questões sobre a Seleção Volksbus e especificações técnicas do Volksbus disponibilizado a todos os 11 clubes parceiros da Volkswagen, coloco aqui os demais 8 ônibus das seguintes equipes: Atlético-PR, Corinthians, Flamengo, Internacional, Naútico, Santos, Sport de Recife e Vasco da Gama. Lembrando que Goiás e São Paulo firmaram parceria por último e até agora não foi disponibilizado nenhuma amostra de como será os ônibus de ambos os clubes.

Seleção Volksbus: parceria inédita no futebol brasileiro > Clique aqui e confira uma matéria com muitas fotos desta parceria entre Volkswagen e clubes de futebol!

Atlético Paranaense - Carroçaria Busscar (Vissta Buss Elegance) > Clube rubro-negro, ou seja, vermelho e preto, o Atlético-PR foi o clube que recebeu o ônibus mais descaracterizado de todos. Com a cor cinza predominante, mesmo que com detalhes nas cores do clube (além do símbolo), o "Furacão Bus" não ficou nada bem. Confira outra foto do ônibus clicando aqui.

Corinthians - Carroçaria Irizar (Century Premium) > Escolhido por torcedores no Concurso Seleção Volksbus, o ônibus corintiano traz listras douradas com um grade símbolo no meio. Este não será o primeiro ônibus do Corinthians em parceria com a Volksbus, na verdade foi através desta parceria anterior que nasceu a ideia de expandir o mercado com outros clubes de futebol. O ônibus tem um nome: "Mosqueteiro V". Confira outra foto do ônibus clicando aqui.

Flamengo - Carroçaria Busscar (Vissta Buss Elegance) > O ônibus do Flamengo ficou fiel à camisa do clube. Listrado em vermelho e preto com símbolos do clube pelo carroçaria, o ônibus tem ainda a inscrição de "O mais querido!" nas laterais. O ônibus também foi escolhido por torcedores no concurso promovido pela Volksbus. Confira outra foto do ônibus clicando aqui.

Internacional - Carroçaria Marcopolo (Paradiso 1200) > O ônibus do nosso rival só poderia ser predominantemente vermelho, já que o nosso é o contrário: todo AZUL. Com um grande símbolo nas laterais, os "vermelhinhos" foram mais longe. Colocaram a seguinte inscrição: "S.C. Internacional 1909 - Campeão de Tudo" também nas laterais. Deixa eles se iludirem com isto, afinal papel (ou nesse caso a lataria) aceita tudo. O ônibus do Inter também foi escolhido por seus torcedores. Confira outra foto do ônibus clicando aqui.

Náutico - Carroçaria Irizar (Century Premium) > No ritmo do frevo pernambucano, o Náutico fez do ônibus um carnaval. Vermelho com listras brancas, com o mascote do clube na lataria (um rato), com um grande símbolo, estrelas e ainda com a enorme inscrição "Timbus" (nome do ônibus logicamente): tudo isso nas laterais. Não que esteja feio, somente está poluído. Mas combina ao menos com o carnaval! Confira outra foto do ônibus clicando aqui.

Santos - Carroçaria Irizar (Century Premium) > Também escolhido pelos torcedores naquele concurso, o ônibus tem um design muito interessante. Ondas no melhor estilo "surf" compõem a carroçaria junto com símbolos do clube nas cores preto e branco. O ônibus santista foi batizado com o nome de "Baleia 77". Não, não existe a possibilidadade do Santos já ter tido mais de 70 ônibus. O 77 no nome do ônibus se refere a uma superstição do presidente do clube, Marcelo Teixeira. Ele gosta do número 7. Confira outra foto do ônibus clicando aqui.

Sport de Recife - Carroçaria Irizar (Century Premium) > Três clubes rubro-negros e a tarefa de não deixar suas carroçarias em conflito de identidade. Dessa forma o Atlético-PR ficou com aquele cinza e alguns detalhes, o Flamengo ficou com um ônibus que imita sua camisa e o Sport de Recife ficou no meio termo, ou seja, vermelho em cima, preto embaixo. Da mesma forma que os outros clubes fizeram, um símbolo grande na lateral e como outros clubes fizeram a inscrição de alguma coisa. Neste caso uma frase: "O Sport que emociona, o Sport que a gente ama.". Ônibus bem desenhado, mas o vermelho estraga na minha opinião. Confira outra foto do ônibus clicando aqui.

Vasco da Gama - Carroçaria Comil (Campione Vision 3.65) > Assim como Corinthians, Flamengo, Internacional e Santos, o Vasco também participou do Concurso Seleção Volksbus e sendo assim teve o seu ônibus escolhido pelo torcedor. Nas cores preta e branca, a carroçaria tem um desenho de ondas com uma caravela vascaína e igualmente aos demais ônibus o símbolo do clube em destaque. Confira outra foto do ônibus clicando aqui.

______________________________

- Curiosidades > A Seleção Volksbus teve duas curiosidades interessantes.

Curiosidade N° 1 - Como se pode constatar a Volkswagen tratou de firmar parceria com muitos clubes rivais: GRÊMIO e Inter, Flamengo e Vasco, Sport e Naútico e até mesmo a rivalidade paulista (Corinthians, Santos e São Paulo). Dos grandes centros do futebol brasileiro talvez você esteja estranhando o fato de que os rivais de Minas Gerais, Atlético Mineiro e Cruzeiro, não se encontram na Seleção Volksbus. Existe uma explicação bem clara para isso. Tanto o Atlético Mineiro como o Cruzeiro já foram patrocinados por concorrentes da Volkswagen (se eu não estou enganado os dois clubes mineiros eram patrocinados pela Fiat). Em razão disso a Volkswagen achou melhor não colocá-los dentro desta parceria.

Curiosidade N° 2 - A parceria entre Internacional e Volkswagen quase que não saiu por um simples motivo: o azul do logotipo da marca alemã. Como a rivalidade por aqui é mesmo levada muito a sério, a direção do Inter exigiu que o logotipo da Volks não fosse azul e sim preto na carroçaria do seu ônibus, e só assim assinaria o contrato. Como se pode ver nas fotos do ônibus colorado que coloquei lá acima, a Volkswagen fez conforme "eles" quiseram. É justo, eu por exemplo não iria admitir a Coca-Cola, ou a Kaiser, de vermelho no Olímpico. Tanto é que a Coca-Cola sempre foi escrita em preto e branco, e a Kaiser sempre teve um azul claro de fundo com as letras na cor branca. Faz parte do clima GRE-nal, e é assim que tem que continuar!

- Trovão AZUL > O já antigo Ônibus TRICOLOR, na estrada há 8 anos (segundo a Zero Hora) a serviço da equipe GREMISTA, deve tomar o rumo da venda. Isso mesmo, o Trovão AZUL será vendido. Sua despedida foi igual a muitas de suas histórias, um desastre. Viagem à Caxias do Sul, derrota por 4 x 0 diante do Caxias e com certeza uma volta nada boa à Capital. No decorrer desse tempo a serviço do GRÊMIO, podemos dizer que o Trovão AZUL não nos trouxe muitas alegrias e não deixará saudades. Talvez tenha pego a Copa do Brasil de 2001, nosso último triunfo relevante. Torçamos para que o novo "Busão TRICOLOR" traga sorte ao GRÊMIO, e que já neste domingo de GRE-nal nos dê uma bela vitória na sua estreia. O meu medo é que querem batizar o novo ônibus novamente de Trovão AZUL. Será bom sinal? É esperar para ver!

As fotos postadas aqui foram retiradas do Site GREMIO.net e da Volkswagen Trucks and Buses Press.

Um comentário:

[ADM] Digital Invest disse...

Dos grandes centros do futebol brasileiro talvez você esteja estranhando o fato de que os rivais de Minas Gerais, Atlético Mineiro e Cruzeiro, não se encontram na Seleção Volksbus. Existe uma explicação bem clara para isso. Tanto o Atlético Mineiro como o Cruzeiro já foram patrocinados por concorrentes da Volkswagen (se eu não estou enganado os dois clubes mineiros eram patrocinados pela Fiat). Em razão disso a Volkswagen achou melhor não colocá-los dentro desta parceria.


Sou engenheiro de processo da Vw CAminhões e ônibus de Resende.

isso não é verdade! os contratos só não foram apresentados porque não havia prazo suficiente de entrega dos onibus em 2009! os onibus já foram produzidos e estão em testes na nossa fábrica! serão entregues agora em 2010!!

não posso divulgar fotos! mas os torcedores irão gostar!! Abraços