Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

segunda-feira, 6 de abril de 2009

JÁ SE FOI O DISCO VOADOR!

Foto: Fernando Gomes
Um técnico que perde quatro GRE-nais consecutivos não tem mais moral para treinar uma equipe como o GRÊMIO. Ainda mais tendo atrelado a isso uma sucessão de fatos que colaboram com esta decisão tomada pela direção GREMISTA ontem à noite. Celso Roth se foi, foi demitido. Estamos livres, do Gauchão e do Roth, o TRI da América é logo ali!

Foi de fato admirável acordar hoje pela manhã, apesar da derrota no GRE-nal de ontem e a consequente eliminação prematura no Gauchão 2009. Acordei com a seguinte informação: tu sabias que o Roth tinha sido demitido? Foi minha irmã quem me indagou sobre isso. Ela completou dizendo que estava na capa de Zero Hora. Roth fora demitido em reunião do presidente Duda Kroeff juntamente com o diretor de futebol André Krieger e o assessor de futebol Lúis Onofre Meira, ainda no vestiário da Beira do Lago após ambos terem dito ao sair do gramado que Roth ficaria. Quem ouviu a entrevista coletiva do ex-técnico (como soa bem ex-técnico, puxa vida) tinha a nítida impressão que ele ficaria, pois ele não se mostrava interessado em deixar à disposição o cargo. Tinha que partir da direção esta decisão, e diante dos primeiros discursos pós-jogo essa possibilidade parecia descartada. Mas depois veio a notícia da demissão anunciada pelos dirigentes e
publicada no Site GREMIO.net.

A notícia da demissão de Celso Roth foi publicada aos quatro minutos desta segunda-feira, 00:04, 6 de abril de 2009, no Clic Esportes (ClicRBS). Eu já tinha desligado a Internet, o rádio e após a derrota no Clássico não quis ver nenhum programa esportivo na TV. Ou seja, acordei como eu disse lá em cima com esta bela notícia. Acordo de mau humor normalmente, admito. Mas hoje diante dessa informação, acordei com um sorriso de orelha a orelha, com um baita bom humor.

Nunca fui com a cara do nosso ex-técnico Celso Roth (como é bom dizer isso mais uma vez), é incompatibilidade desde sempre. Quando Vágner Manicini foi demitido ano passado, e as primeiras informações da imprensa davam conta que o técnico que viria a substituir era Celso Roth, eu quase caí para trás. Como é que pode? Um técnico que já havia treinado o TRICOLOR em três ocasiões, nunca tinha levado o time a grande coisa, voltaria mais uma vez? Não dava para acreditar. Um treinador sem títulos, mesmo tendo mais de dez anos de experiência no currículo. Tem treinador aí que precisou de bem menos para ganhar uma coisa. Já Roth não, este fica sempre no "quase", ou quem sabe não tenha sorte. Para mim é falta de competência.

Vejamos o ano passado no Campeonato Brasileiro. Tínhamos uma boa equipe? Certo, não tínhamos. Não tínhamos principalmente atacantes de qualidade. Porém a equipe GREMISTA chegou a um grau de efetividade que o seu torcedor passou a acreditar no TRI do Nacional. Ledo engano, a equipe parou e o treinador do "quase" viu passivamente o TRICOLOR ruir e ver o São Paulo passar, ficar com a faixa de Campeão, enquanto nós "pobres imortais" nos contentávamos e aplaudíamos um Vice-Campeonato. Mas e a vaga à Libertadores deste ano? Quem nos levou? Indagaria um defensor pela manutenção de Roth à frente do GRÊMIO (se é que nessas alturas alguém tem essa coragem). Ora, assim como o Roth não é o único culpado pelas derrotas e fracassos, ele não é o único responsável pelos bons resultados. O que eu quero dizer é que Celso Roth é um bom técnico, mas não para o GRÊMIO. É clube demais para técnico de menos. Sei que ele vai encontrar um clube para ele, menor, sem muita pressão, e aí sim o trabalho dele fluirá. Sem conquistas, sem troféus no armário. Que fique bem claro, não queiram tanta mudança assim.

A cultura brasileira quanto ao futebol tem regras específicas quando a situação chega a esse extremo como vive o clube neste exato momento: se algo está errado, as vitórias não chegam, eliminações acontecem, o alvo imediato é o treinador. Até porque, o dirigente, aqueles caras que tomam as decisões, os patrões do "negócio", não iriam dar tiro no próprio pé. E por outro lado, ninguém seria louco de demitir um plantel de 30 jogadores em prol de continuar com o seu técnico de trabalho "competente" e "confiável" como fazia Roth. Segundo a direção, eu fora. Essa cultura está aí faz tempo. Não seria o GRÊMIO quem fugiria dessa lógica.

Quanto à decisão tomada, vejo como sendo acertada. Quatro GRE-nais consecutivos, quatro derrotas. Situação insustentável, argumentos como o time jogou bem ou o foco é a Libertadores, Gauchão não nos interessa, não cabem na cabeça de um torcedor. Como sei disso? Sou um deles. O torcedor GREMISTA já vinha ferido, e o Clássico de ontem, o terceiro do ano, a terceira derrota, fez com que o ferimento se abrisse ainda mais. Qual o jeito de estancar a ferida? Não fugindo da cultura brasileira: a troca do técnico. A relação Torcida x Roth nunca foi boa, sempre acabou sendo no limite do que é devido, sempre foi um tratamento ríspido de ambos os lados. O técnico nunca fez questão de agradar a torcida, e a torcida nunca fez muita questão de abraçar o técnico. Sendo dessa forma, a pressão era grande sobre os ombros de Roth, abalava também o grupo e por consequência indignava os torcedores. O relacionamento só piorava, e o punido por isso era o GRÊMIO. A demissão de Roth foi a forma mais rápida de unir a torcida um tanto abalada com o seu clube do coração que tem uma Copa Libertadores pela frente. E assim seguimos a vida com um novo técnico.

Ao longo desse pouco mais de um ano à frente do GRÊMIO, o técnico Celso Roth deu muitos motivos para uma demissão. Porém, a direção resistia, acreditava no trabalho que vinha sendo realizado e por fim, não demitia. Chegou o dia 5 de abril, derrota em mais um confronto com o Internacional e a decisão tomada: Roth não é mais técnico do GRÊMIO. Confira os momentos de abalos que colocaram Roth na berlinda até culminar no dia de hoje.

O6/04/2008 e 09/04/2008 > No dia 6 de abril de 2008, há um ano atrás exatamente, o GRÊMIO perdia por 3 x 2 para o Juventude, em pleno Estádio Olímpico e acabava eliminado nas Quartas-de-Final do Gauchão. Três dias depois, também no Olímpico, a equipe de Celso Roth venceu no tempo normal a equipe do Atlético Goianiense por 2 x 1, mas viria a perder nas penalidades máximas por 4 x 3. Eliminado do Gauchão e da Copa do Brasil em menos de uma semana, o TRICOLOR ficaria um mês parado até o começo do Brasileirão em maio. Roth balançou, mas não caiu.

10/05/2008 > Primeira partida pelo Campeonato Brasileiro, o GRÊMIO estreia contra o São Paulo fora de casa, no Estádio Morumbi. O treinador está na guilhotina: se perder está demitido. A equipe GREMISTA vence por 1 x 0, gol do zagueiro Pereira. O técnico se salva e parte rumo à tranquilidade, mas não sem pressão.

28/09/2008 > No segundo GRE-nal do Brasileirão, o GRÊMIO vinha de derrota para o Goiás no Olímpico dias antes e um empate sem gols com o Atlético Paranaense fora de casa. O Clássico era no Beira Rio e uma vitória GREMISTA levava o TRICOLOR firme rumo à Conquista do Brasileiro. Porém, a equipe jogou mal, foi prejudicada pela arbitragem e acabou goleada por 4 x 1 pelo Inter. Diante da inoperância tática e da falta de reação da equipe, a torcida chegou a pedir para que o técnico saísse do cargo. A partida culminou na perda da LIDERANÇA do Campeonato Brasileiro e o começo do fim do sonho do TRI.

23/11/2008 > O GRÊMIO já não era o LÍDER do Brasileirão, mas continuava a perseguir de perto o São Paulo na 2ª posição. O jogo era no Barradão contra o Vitória, e a equipe GREMISTA precisava da vitória à todo custo. Derrota significava ver o São Paulo se distanciar. Após estar vencendo no 1° tempo, chegamos a nos ver na 1ª colocação do campeonato mais uma vez. Mas foi muito rápido, pois o São Paulo virava o placar no seu jogo e o GRÊMIO acabava de ceder a virada. Final do jogo: 4 x 2 para o Vitória. A torcida passou a não acreditar muito na Taça de Campeão. Roth permanecia.

10/12/2008 > Faziam três dias do fim do Campeonato Brasileiro, o GRÊMIO tinha ficado com o Vice-Campeonato Nacional e a futura direção já começava as tratativas para renovação de contrato com o técnico Celso Roth. Entretanto, a proposta de renovação por parte do treinador surpreende. Ele pede R$ 300 mil por mês, a direção não aceita. Por um instante a torcida pede para que o clube não renove o contrato, é muito dinheiro para um treinador "quase" vencedor. O contrato é assinado dias depois, Roth passa a receber absurdos R$ 220 mil mensais do TRICOLOR. Insatisfação total por parte da torcida diante desse alto valor.

01/03/2009 > O GRÊMIO havia empatado com o Universidad de Chile (CHI) na sua estreia pela Libertadores dias antes. Tinha jogado bem, não fez gols por falta de sorte, muitas chances foram criadas. Mesmo com a equipe titular tendo jogado muito bem com o esquema 3-5-2 naquela partida, o técnico Celso Roth manda à campo uma equipe no 3-6-1 contra o Internacional, em jogo válido pela Final da Taça Fernando Carvalho no Beira Rio. O erro no esquema 3-6-1, depois a derrota momentânea, o acerto na transformação do esquema 4-4-2, o empate momentâneo, o erro na transformação do esquema para um 3-5-2 e a derrota definitiva. Entre poucos acertos e muitos erros, o técnico balança mais uma vez.

08/03/2009 > Fazia uma semana da segunda derrota GREMISTA em Clássico GRE-nal no ano e entre este meio tempo o GRÊMIO já havia empatado com o Ypiranga de Erechim em pleno Estádio Olímpico. O jogo foi contra o Santa Cruz fora de casa e a derrota por 3 x 2 não foi bem digerida pela torcida. Ao fim da partida todos pediam a demissão do técnico. A direção tratou de adiar esta decisão: dependeria do resultado da partida contra o Boyacá Chicó (COL) pela Libertadores.

11/03/2009 > Em mais um jogo sob pressão, a equipe de Celso Roth vence o Boyacá Chicó por 1 x 0, na segunda partida válida pela Libertadores. Apesar do placar magro, o GRÊMIO cria muitas chances de gols e joga bem. O jogo dá tranquilidade para a continuidade do trabalho. O GRÊMIO fica como um dos LÍDERES do Grupo 7, ao lado do Universidad de Chile.

05/04/2009 > Após um bom tempo sem protestos contra o técnico Celso Roth, os primeiros dias de abril chegam para tumultuar a vida do treinador. No dia 1° de abril, o técnico fala de forma um tanto grosseira (habitual no futebol) com o jogador Douglas Costa e acaba alvo de muita polêmica da imprensa esportiva. Um dia depois o time reserva do GRÊMIO vai à Caxias do Sul e é goleado por 4 x 0 pelo Caxias. Com este resultado o TRICOLOR acaba na 4ª posição do seu grupo e dessa forma antecipa o GRE-nal para as Quartas-de-Final. Antes do Clássico o técnico diz que acata o pedido da direção e afirma que irá colocar titulares para a partida. Não sem antes salientar que por ele o GRÊMIO iria de mistão ou de reservas. Domingo, 5 de abril, 19 horas, o GRÊMIO joga bem (nada muito superior ao adversário) mas perde por 2 x 1 para o Internacional no Beira Rio. Dá adeus ao Gauchão prematuramente. A torcida por meio da imprensa é unânime: fora Celso Roth! Nos últimos minutos do domingo a direção se reúne com os jogadores e anuncia que o técnico Celso Roth não é mais técnico do GRÊMIO, e logo após transmite a notícia à imprensa. O presidente Duda Kroeff, em entrevistas, diz bem claramente que o treinador está fora do clube, pois era chegada a hora de mudar. Já André Krieger, também em entrevistas, foi mais específico afirmando que a decisão foi tomada em consenso, e que ela é boa para o GRÊMIO e para o treinador.


ERA ROTH
> O técnico reassumiu o GRÊMIO no dia 15 de fevereiro do ano passado. Veio para substituir o invicto técnico Vágner Manicini, demitido sob alegação de não combinar com o estilo de jogo GREMISTA. Comandou a equipe em 78 partidas, com 45 vitórias, 17 empates e 16 derrotas. Um aproveitamento de pouco mais de 64%. A vida de Roth durante este pouco mais de um ano à frente do GRÊMIO não foi só de desastres, mesmo que as eliminações nos Campeonatos Gaúchos (2008 e 2009) e Copa do Brasil (2008) sejam marcantes. O Vice-Campeonato Brasileiro em 2008 foi recheado de bons momentos: as goleadas sobre o Goiás (3 x 0 no Serra Dourada), Atlético Paranaense (3 x 0 no Olímpico), Figueirense (7 x 1 no Orlando Scarpelli), Atlético Mineiro (4 x 0 no Mineirão) e Ipatinga (4 x 1 no Ipatingão), as vitórias importantes sobre o São Paulo (1 x 0 nos dois jogos lá e cá), Cruzeiro (1 x 0 no Olímpico) e Palmeiras (1 x 0 no Parque Antártica). A boa campanha no Brasileiro, mesmo que sem Taça no armário, rendeu a vaga à Copa Libertadores da América. A Era Roth acaba, não deixará para mim saudades.

QUEM VEM PARA O LUGAR?


Dificilmente o técnico Geninho virá. Pois o clube que ele treina,
o Atlético Paranaense, publicou uma matéria no seu Site onde afirma não abrir mão do técnico de maneira alguma e diz querer contar com ele no mínimo até o fim do ano. O presidente do Atlético Paranaense, Marcos Malucelli, ainda diz que não admite que clubes, integrantes do Clube dos Treze, assediem treinadores uns dos outros. O presidente do Furacão acredita que a direção GREMISTA não chegará a formalizar uma proposta ao treinador do seu clube, lembrando que é necessário haver ética no futebol.

Neste caso a segunda opção, o Plano B, ganha a dianteira e poderá ser anunciado em breve como mais novo técnico GREMISTA. Se trata do ex-técnico do Flamengo, Caio Júnior (foto ao lado), que já foi atacante do GRÊMIO nos anos 80. O possível técnico do GRÊMIO está treinando atualmente o clube japonês Vissel Kobe. Ao longo de sua carreria como treinador boas campanhas pelas equipes por onde passou, com destaque para o ano de 2006, quando classificou o Paraná à Libertadores de 2007 ficando na 5ª posição do Campeonato Brasileiro. Assim como era o técnico Vágner Mancini, Caio Júnior chegaria como uma aposta. Entretanto, o fato de estar empregado, lá no Japão, pode dificultar alguma negociação com a direção GREMISTA.

Globo Vídeos > Renato Gaúcho concede entrevista exclusiva ao Esporte Espetacular (Rede Globo)

Faltam opções no mercado de treinadores, todos estão empregados. Exceto um, que ainda afirmou neste domingo em entrevista ao programa da TV Globo, o Esporte Espetacular (veja o vídeo acima), ter o sonho de ser treinador do GRÊMIO algum dia. Se trata de Renato Portaluppi. E não é que logo no dia que ele diz isso, o técnico Celso Roth é demitido. Não seria um sinal divino que estaria indicando à direção do GRÊMIO a contratação dele como técnico? O dia chegou? Se formos analisar os currículos, Portaluppi tem em três ou mais anos de atividade como técnico mais bagagem do que o Celso Roth em 20 anos. Fora que como jogador também conquistou muita coisa, e no GRÊMIO. Vencedor o cara é. Ainda conta com o apoio da torcida, é o maior Ídolo GREMISTA de todos os tempos. Em enquete do Site ClicEsportes dois nomes se sobressaem até o momento: Renato Portaluppi e Luiz Felipe Scolari. O primeiro está na nossa realidade, quer vir, o segundo infelizmente está longe no momento, mas sabemos que no futuro ele voltará.

Outros nomes também são colocados como opções: o técnico do Juventude, Gilmar Iser, e o técnico do Al-Rayyan (Qatar), Paulo Autuori. Todos comprometidos com seus clubes, dificilmente virão.

A meu ver é chegada a hora de trazer Renato Portaluppi para o comando técnico do TRICOLOR. Resta saber se a direção pensa a mesma coisa. Tudo indica que até hoje à noite o novo treinador deva ser anunciado. Antes que eu me esqueça. Tchau Celso Roth, até nunca mais!

____________________________

PÓS-POST

- O ex-técnico Celso Roth foi hoje por volta do meio-dia ao Estádio Olímpico para rescindir seu contrato com o clube e rapidamente criticar a diretoria GREMISTA pela sua demissão. Roth alegou que não houve consenso na sua saída como disse o André Krieger, pois ele não estava de acordo com a decisão. Não sei se foi uma interpretação equivocada minha sobre o que Krieger falou, mas entendi que foi um consenso entre a diretoria a demissão do então técnico GREMISTA. Será que eu entendi mal? Ou será que mais uma vez o Roth fez uma de suas habituais "burradas"?

- Junto com Celso Roth se foi também o até então auxiliar técnico e preparador "quebra galho" físico Beto Ferreira. Ele também foi por volta do meio-dia desta segunda rescindir seu contrato no Estádio Olímpico.

- Diante desse quadro, sem técnico e sem substituto ainda, o GRÊMIO encara o Aurora (BOL) com o auxiliar técnico Marcelo Rospide (o da foto aí do lado) à beira do campo amanhã, 19 horas, no Estádio Olímpico, pela Libertadores da América. O estranho disso é não convocarem o técnico dos juniores Julinho Camargo para treinar a equipe GREMISTA enquanto não há técnico, como chegou a ser feito ano passado entre a saída de Vágner Mancini e a chegada de Celso Roth.

- O momento na Azenha é de perguntas sem respostas. Pelo menos por enquanto. A primeira é quem será o novo técnico, o que deve acontecer amanhã somente após o jogo contra o Aurora, segundo o assessor de futebol Luis Onofre Meira. Renato Portaluppi parece estar na dianteira para assumir o cargo após ter ganho, além da aprovação do torcedor, a aprovação do presidente Fábio Koff. Outra pergunta momentânea, pois deve ser respondida rapidamente assim como a do novo técnico, é quem será o novo preparador físico do TRICOLOR. Será que vão preencher o cargo com um "quebra-galho" mais uma vez ou vão contratar um preparador físico de carteirinha?

- A imprensa está especulando que o GRÊMIO irá começar uma investida em novas contratações. Além da necessidade de um lateral direito, a direção estaria de olho no mercado atrás de um meia e mais um atacante. As contratações seriam visando as Oitavas-de-Final da Libertadores. É esperar para ver.

Nenhum comentário: