Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

terça-feira, 28 de abril de 2009

LIBERTADORES 2009: GRÊMIO 3 x 0 Boyacá Chicó (COL)

Foto: Miguel Neves
A torcida voltou a fazer espetáculo. Mais de 30 mil GREMISTAS fizeram a maior festa no Monumental com a vitória de 3 x 0 sobre o Boyacá Chicó e a consequente melhor campanha da Libertadores até aqui.

Foto: Valdir Friolin

Em apenas 16 minutos, o meia Souza deu show. Primeiro um golaço de cobertura num chute de três dedos, e depois recebendo um belo passe de Jonas e completando com um chute forte para as redes. Foi um verdadeiro "Showza" o 1° tempo do GRÊMIO.

Fotos: Jefferson Botega

Para completar o 1° tempo e consolidar a vitória, o zagueiro Leo só empurrou para as redes. No lanbce de bola parada foi o meia Tcheco que cruzou, mas foi Réver que ajeitou para que Leo marcasse seu segundo gol pela Copa. GRÊMIO 3 x 0 ao natural.

Com a classificação mais que garantida para as Oitavas-de-Final, os jogadores TRICOLORES eram só alegria após cada gol. Com o placar já de 3 x 0 e a certeza de melhor campanha entre todos os participantes, o relaxamento e a tranquilidade na partida foram normais.

Foto: José Doval

E foi graças a esse relaxamento na marcação que nos primeiros minutos do 2° tempo o Boyacá Chicó gostou da partida. Aos 8 minutos o jogador Girón foi derrubado na grande área por Leo, e na área é pênalti. Aí veio o show do goleiro Victor, a Muralha. O árbitro mandou voltar a primeira cobrança do meia Caneo, que havia sido convertida, por ter tido uma invasão por parte dos colombianos. Na segunda cobrança, a sorte e competência estava do lado de nosso goleiro. O argentino Caneo chutou no mesmo canto, e Victor adivinhou e defendeu. Dá-lhe Victor, GRÊMIO 3 x 0!

Foto: Jefferson Botega

Interino com campanha de Campeão, assim é Rospide. São 3 jogos, 3 vitórias, 100% de aproveitamento. Sem contar que fez 8 gols e nenhum levou. Parabéns Marcelo Rospide! E que nas oitavas ele mantenha esse trabalho vitorioso. Contamos com isso.

Sempre se afirma que o futebol é uma caixinha de surpresas. Em certos momentos tal relato é verdadeiro. Mas na maioria das vezes o futebol não prega peça em ninguém. Assim foi o jogo entre GRÊMIO e Boyacá Chicó (COL). Se imaginava uma grande vitória, e assim foi. O mesmo vale também para a forma como o TRICOLOR obteve sua classificação em um grupo teoricamente (se confirmou na prática também) fraco. Pois estava no roteiro já previamente pensado por todos nós, GREMISTAS ou não, um GRÊMIO classificado na 1° colocação do Grupo 7. Talvez o que não estivesse na imaginação de todos nós era ver o IMORTAL ser o melhor entre os melhores da Libertadores nesta 2ª Fase, a de Grupos. Essa classficação a próxima fase foi além das expectativas. Comparado ao drama que foi a nossa classificação na Libertadores de 2007, com o TRICOLOR se classificando por volta dos 30 minutos do 2° tempo contra o Cerro Porteño (PAR) com gol salvador do atacante Éverton em pleno Olímpico Monumental lotado, esse ano de 2009 foi tranquilo, apesar da troca bendita do técnico e os problemas desencadeados por derrotas em GRE-nais e desclassificação prematura no Gauchão. Somos os Melhores da América, é o que se lê de manchetes em sites e blogs, jornais impressos, TV e rádio. O GRÊMIO, logo ele, o sempre tratado com certa desconfiança chegou aos 16 pontos em 6 jogos, chegando a maior pontuação entre todas as equipes. Invicto com a melhor defesa e o melhor ataque da Copa. Foi melhor do que a encomenda este início. Temos agora logo na próxima semana as Oitavas-de-Final. Para muitos o verdadeiro começo da Libertadores, a hora da prova de fogo. Um deslize, adeus Copa! Hasta luego!

Logo após o jogo de hoje do GRÊMIO, o San Luis (MEX) venceu o Libertad (PAR) e se classificou para a próxima fase da Libertadores, porém não será o adversário GREMISTA. O mesmo vale para o Universitario (PER), que perdeu para o San Lorenzo e está fora da comeptição. Agora é esperar quinta-feira pela definição do adversário. Pois é neste dia que o Universidad San Martín (PER) viaja a Buenos Aires para enfrentar o River Plate (ARG). Já classificado, o San Martín cumpre tabela e ao mesmo tempo decide o seu futuro na competição. Caso perca por 2 gols ou mais terá pela frente o GRÊMIO, pois ficará com a pior campanha entre os classificados. Caso isso não aconteça, ou seja, ele vença, empate ou perca por apenas 1 x 0, o TRICOLOR terá como adversário o Defensor Sporting (URU). Enquanto esta definição não ocorre, o negócio é analisar a partida de hoje. Vamos ao Jogo.

Foram precisos 30 minutos de 1° tempo para o GRÊMIO liquidar a fatura contra o Boyacá Chicó, se classificar com a melhor campanha da competição e fazer a sua torcida começar a festa bem cedo. Por falar em torcida, bom público no Olímpico. Quase 35 mil torcedores foram à cancha apoiar o TRICOLOR rumo à vitória contra os colombianos do Boyacá. Não que o apoio tenha sido determinante para o placar, tendo em vista o show de Souza em campo. Após pressionar nos primeiros minutos, o GRÊMIO chegou a criar chances com Jonas e Maxi López, todas elas em velocidade e pelos lados do campo. Mas foi aos 12 minutos que o GRÊMIO chegou ao gol. O volante Adílson recebeu do zagueiro Rafael Marques, girou sobre a marcação e na linha intermediária dos campos deu um belo passe para o meia Souza. O jogador avançou até chegar próximo a área e chutou de três dedos encobrindo o goleiro Velásquez. GRÊMIO 1 x 0. Golaço de Souza!

Passou apenas 4 minutos para que Souza recebesse belo passe do atacante Jonas e com um chute forte acertasse o canto do goleiro, não sem ele antes ter tocado na bola. Enfim, a bola morreu no fundo das redes e o GRÊMIO em 16 minutos de jogo fazia 2 x 0. Com show de Souza, ou seria simplesmente "Showza".

Não demorou muito e sem muita vontade o TRICOLOR chegou ao terceiro gol no jogo. Eram 29 minutos quando Souza recebeu falta na intermediária, e na bola parada o meia Tcheco cruzou para a área. O zagueiro Réver se esticou todo e em um carrinho escorou para o zagueiro Leo, que vindo de trás em posição legal só empurrou a bola para as redes. GRÊMIO 3 x 0.

Meia-hora de jogo, placar definido e a melhor classificação da competição. Não tinha mais o que ocorrer. O 1° tempo se arrastou ao seu final sem muitas oportunidades novas de gols para o GRÊMIO e sem oportunidade alguma pelo lado do time colombiano.

Mas se os colombianos não mostraram nada no 1° tempo, levando três gols ao natural, na 2ª etapa eles vieram com mais gana de ir ao ataque. Isso resultou em um pênalti cometido por Leo. Na primeira cobrança, o meia argentino Caneo converteu o pênalti em gol, mas não contava com a invasão da área do seu companheiro de time. Nova cobrança e Caneo chuta o pênalti no mesmo lado e o goleiro Victor adivinhando o canto defende a penalidade máxima. Festa do time, da torcida e principalmente de Victor. Depois do show de Souza nos primeiros 45 minutos, o restante do tempo complementar foi de show de Victor.

Após a oportunidade de diminuir o placar ser perdida, o Boyacá Chico não ofereceu maiores dificuldades à zaga GREMISTA. O jogo foi de poucas chances de um lado, e quase nenhuma do outro. O técnico interino Marcelo Rospide fez alterações. Tirou o aplaudidíssimo Maxi López para colocar o atacante Alex Mineiro, recuperado de lesão. Depois retirou o capitão Tcheco para colocar o meia uruguaio Orteman. E perto dofinal da partida colocou o ala esquerdo Jadílson no lugar do também ala Fábio Santos. Substituições “seis por meia-dúzia” e que nada mudaram o restante da partida.

Assim foi o 2° tempo, sem muita emoção, a não ser a “defesaça” de Victor na penalidade máxima. GRÊMIO classificado, aguardando o seu adversário da Oitavas-de-Final da Copa Libertadores 2009.

DESTAQUES DO JOGO

> Victor > Não é só pela defesa da penalidade máxima no jogo de hoje, mas por tantas outras defesas importantes que ele tem feito no decorrer das partidas deste ano. Tudo bem que em certas partidas ele foi um mero espectador, mas contra o Universidad de Chile lá em Santiago foi ele que com no mínimo três grandes defesas ajudou o GRÊMIO a chegar a uma vitória de 2 x 0. Antes ele já tinha provado ter competência, mas hoje provou que a sorte está do lado dele. Teve a sorte de escolher o canto em que o jogador já tinha cobrado anteriormente (o árbitro mandou voltar a primeira cobrança por invasão a área) e acertar. Se aquela velha máxima do futebol - "uma boa equipe começa por um bom goleiro" - estiver certa, já estamos com o TRI da América bem encaminhado.

> Adílson > A defesa teve alguns erros durante a 2ª etapa. O motivo deve ter sido a falta de motivação diante de um placar já em definitivo. Por outro lado, serve de lição que não é possível relaxar. Isso serve tanto para a próxima fase quanto para as outras, aquelas que desejamos chegar. O destaque negativo nesse ponto foi o volante Adílson. Sendo jogador formado no Olímpico, sempre visto com desconfiança pela torcida e também pela imprensa, não é admissível que ele seja displicente no jeito de jogar. Mesmo sendo o Boyacá, e mesmo com um placar de 3 x 0, não é bom para ele errar tantos passes no campo de defesa como ele fez no 2° tempo contra os colombianos. Abre o olho Adílson, e joga o que sabe. Pelo passe que deu para Souza no primeiro gol, Adílson sabe muito.

> Souza > Ele deu show em apenas 16 minutos. Primeiro um golaço encobrindo o goleiro. Depois chutou forte e a bola foi morrer no fundo das redes. Foram 2 gols contra o Boyacá Chicó, e já são 3 gols pela Libertadores. O melhor jogador GREMISTA neste ano, apesar das vaias da torcida quando ele foi "fominha" contra o Aurora, vem sendo determinante para a boa fase da equipe na competição sul-americana. Que continue assim, pois será importante. E quanto à sua renovação de contrato: ô direção, vê se não demora!

> União > Deu para ver em todos os gols: o TRICOLOR está unido, está em sintonia na busca pela Copa. Os jogadores, pós saída daquele lá, se sentem mais aliviados e mostram isso a cada gol marcado. Muitos dizem que Marcelo Rospide deu isso ao GRÊMIO e ao elenco de jogadores, deu tranquilidade ao trabalho, trouxe paz ao vestiário. A união é sempre importante. Um grupo unido e com qualidade é meio caminho andado para a Conquista da América. Que esta aliança entre jogadores prevaleça até o final. A torcida está do lado, e vem provando isso jogo a jogo. Rumo ao TRI, GRÊMIO!

> Marcelo Rospide > Como técnico interino vem sendo melhor que a encomenda, assim como a campanha GREMISTA. São 3 jogos, 3 vitórias, 8 gols marcados, nenhum levado. Campanha perfeita, 100%. Será que o ex-técnico chegaria a isso? Deixa para lá, o interessante é ver Rospide fazendo um bom trabalho. A torcida já o apóia, e sente confiança no trabalho que se segue nas Oitavas-de-Final. Parabéns a ele!

Que venha Defensor Sporting ou Universidad San Martín! Estamos mais do que preparados para vencer esta Libertadores, estamos ansiosos, obcecados por isso! Lutamos por esta Glória e não pouparemos esforços em busca disso! Dá-lhe GRÊMIO, nós seremos Campeões da América!


Ficha do Jogo - Grupo 7 (6ª Rodada) - Copa Libertadores 2009

GRÊMIO - 3 : Victor, Leo, Rafael Marques, Réver, Ruy, Adílson, Souza, Tcheco (Orteman), Fábio Santos (Jadílson), Jonas e Maxi López (Alex Mineiro). Técnico: Marcelo Rospide (interino).

Banco de Reservas do GRÊMIO: Marcelo Grohe, William Thiego, Jadílson, Makelele, Orteman, Alex Mineiro e Herrera.

Boyacá Chicó (COL) - 0 : Velásquez; Pino, Tejera (Giron), García e Madera; Ramírez, Tapia (Rada), Núñez e Caneo; Palacios e Pérez (Duran). Técnico: Alberto Gamero.

Estádio Olímpico (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 31.110 - Público Total: 34.974 torcedores - Renda: R$ 636.914,00

Gols: Souza, aos 12 e 16 minutos, e Leo, aos 29 minutos do 1° tempo (GRÊMIO).

Cartões Amarelos: Tcheco e Rafael Marques (GRÊMIO), Nuñez, Pino e García (Boyacá Chicó).

Árbitro: Jorge Larrionda (URU).
Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e Miguel Nievas (URU).

Nenhum comentário: