Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FIM DA ERA TCHECO?

Foto: Rodrigo Coca/Foto Arena/Agência Estado

Ontem à noite, logo após a derrota contra o Santo André, o técnico Paulo Autuori falou que o GRÊMIO precisa mudar o perfil dos seus jogadores. Ele quer jogadores com perfil de vencedores, de campeões. Jogadores vitoriosos.

Hoje pela manhã, manhã de feriado, nem gostaria de ter acessado à web, mas acessei. Após um resultado como o de ontem, a vontade é fazer de conta que futebol e GRÊMIO não me pertencem mais.

Enfim, não dá para ficar alheio, então ao ingressar no
ClicRBS, vejo na capa do portal de notícias "No ataque: o fim da Era Tcheco está próximo no Grêmio". Cliquei e passei a ler a coluna virtual do jornalista Diogo Olivier.

O texto dele é direto, seco. Em resumo prático, ele diz que a Era Tcheco na Azenha acabou no momento em que (sem ter essa vontade ou intenção) Autuori falava que queria jogadores vitoriosos em 2010, e que irá trabalhar para procurar esse perfil. O camisa 10 e ex-capitão foi atingido com essa afirmação do treinador, na opinião do jornalista. Para mim, também.

"Mas qual o emblema deste Grêmio recente que sinceramente luta, sinceramente é bravo, sinceramente se dedica e sinceramente não consegue ser campeão de algo importante?

Tcheco. É ele o emblema do Grêmio que não ganha e não se impõe fora de casa."


O trecho acima foi retirado da coluna do Diogo Olivier. Pergunto a vocês, Tcheco é o emblema da derrota e do fracassso? Podemos colocar ele nesta condição? É injusto, cruel? Olivier diz que é a realidade.

Já para mim é injusto, cruel. Tcheco tem culpa em parte nessa cotação que muitos o fazem dele, como o próprio jornalista. Afinal, o meia some em jogos decisivos. Mas é só ele?

Tcheco não tem culpa das equipes montadas pela direção com dinheiro escasso, onde fica clara a falta de qualidade e competitividade em momentos decisivos. Tcheco não tem culpa que na Libertadores de 2007 tivemos pela frente o inspirado Riquelme e o seu Boca Juniors, enquanto nós... Nada de culpa quando o técnico GREMISTA era Celso Roth, esse sim sinônimo de fracasso. Me adianto, faz campanhas boas o nosso ex-técnico. Está fazendo, mas já ser Campeão não é de sua alçada. Não será Campeão com o Atlético Mineiro. Tem culpa Tcheco o que acontece com nossos atacantes, quando na frente do gol eles finalizam para fora, na trave ou seja o lugar que for que não seja o das redes?

Eu creio que não. Agora se acreditarmos em fatores extra-campo, sobrenaturais, em "espírito de derrotado" ou algo do tipo, aí não está na minha alçada. Acreditar na IMORTALIDADE TRICOLOR é uma coisa, outra é acreditar nesses fatores extra-campo, sobrenaturais, ...

Querem crucificar Tcheco? Crucifiquem. Só que lembrem que talvez o GRÊMIO conseguiu chegar a tantos momentos decisivos (nesses últimos anos e com equipes ruins) muito por "culpa" do nosso camisa 10 e ex-capitão. É aquele ditado que já está velho de tanto muitos falaram: RUIM COM TCHECO, PIOR SEM ELE.

Espero ver Tcheco em 2010, com bons companheiros ao seu lado, com o técnico Paulo Autuori começando o trabalho desde o início do ano, dando a sua tática, o time assimilando as ideias e partindo para conquistas. Ainda quero ver o Tcheco levantando um título, não mais na condição de capitão mas de um jogador importante - quem sabe o craque do campeonato. Tcheco tem condições disso. Basta ele querer ser, tomar para si a responsabilidade.

> Agora se Tcheco não ficar em 2010, quem irá vir para substituí-lo? Difícil achar algum, já que Roger não serve, não tem perfil...

Mas e você torcedor, o que acha? Quer ver Tcheco no GRÊMIO em 2010? Sim? Não? Participe da enquete sobre essa questão na lateral-direita do Blog. Deixe o seu voto. Valeu!

Tcheco, eu estou contigo! E estamos?

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo contigo, o Tcheco ainda tem muito a dar pelo nosso Grêmio.
Tem um blog com notícias sobre o Tcheco e um movimento pela sua permanência, é só acessar http://tchecofc.blogspot.com/